Garantir a mobilidade urbana a todos os cidadãos de Paulínia. Esse é um desejo já realizado pela Administração Municipal que implantou toda a frota de ônibus urbanos adaptados.
Na semana em que se celebra a Luta das Pessoas com Deficiência, o prefeito de Paulínia, José Pavan Junior, comentou que “é obrigação da Administração oferecer assistência e apoio aos deficientes físicos de Paulínia, para minimizar as dificuldades encontradas diariamente”, disse o prefeito.
A frota 100% adaptada de Paulínia conta com veículos com elevadores para facilitar a acessibilidade dos cadeirantes ou das pessoas com baixa mobilidade. Os motoristas e cobradores são treinados para oferecer o atendimento adequado a estes passageiros.
A Prefeitura investiu também na implantação também de 200 rampas de acesso que já foram implantadas, ou estão em fase de implantação, como acontece nas 100 novas coberturas de ônibus que a cidade está recebendo. Todos estes pontos contam com rampa acessível para facilitar o acesso dos cadeirantes. Além disto, alguns cruzamentos da cidade, assim como, trechos da Avenida José Paulino possuem também as rampas de acessibilidade.
De acordo com o secretário de Transportes, Paulo Franco, a instalação das rampas é um trabalho contínuo realizado em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos. “Analisamos todos os pedidos que chegam e implantamos conforme a demanda da população, ou quando observamos que o local tem grande circulação e precisa de uma rampa”, disse o secretário.
Promoção Social
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social (Seprodes), de Paulínia também tem um intenso trabalho para atender os deficientes físicos. Este ano a Prefeitura forneceu 14 cadeiras de rodas e um novo pedido está em andamento para atender as demais demandas.
Também é de responsabilidade da Seprodes atender todos os pedidos protocolados de fraldas geriátricas, leite em pó (até 1 ano de idade) e óculos. No caso especial, fralda infantil somente em caso de deficiência. Entre julho de 2010 a maio de 2011, foram atendidos 74 pacientes, totalizando 740 pacotes neste período.
Tanto as solicitações de cadeiras, como dos demais pedidos, para serem atendidos, será feita análise social e econômica, por meio de entrevista social e visita domiciliar.
Fonte: Paulinia News
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