Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

UFPA tem novos ônibus circulares para atender comunidade universitária

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A Universidade Federal do Pará conta com dois novos ônibus circulares. Um deles começou a rodar nesta terça-feira, dia 20. São ônibus de grande porte, os quais servirão prioritariamente para o transporte interno e gratuito da comunidade universitária, no Campus Guamá. Os ônibus estão equipados para atender pessoas com deficiência, que se utilizam de cadeiras de rodas. Os veículos também dispõem de ar condicionado e têm capacidade para 52 passageiros sentados. A expectativa é que os dois ônibus possam circular diariamente nos horários de maior demanda, diminuindo, assim, o tempo de espera dos passageiros nas paradas.

De acordo com o diretor de Infraestrutura da Prefeitura do Campus, Reinaldo Mota de Souza, o horário de circulação do transporte interno na UFPA é das 7h às 22h. Até a próxima segunda-feira, dia 26, apenas um dos novos ônibus estará rodando neste horário. Na próxima semana, a circulação será de dois ônibus, das 7h às 12h; um ônibus, das 12h às 14h; dois ônibus, das 14 às 18h; e um ônibus, das 18h às 22h. Os horários foram pensados de acordo com a demanda da comunidade acadêmica. Seguindo esse esquema, o tempo de espera nas paradas poderá ser reduzido de 25 para 15 minutos.

Além dos 52 assentos, o ônibus ainda pode transportar mais 48 passageiros em pé. Os dois ônibus juntos, portanto, dão lugar, em cada viagem, para cerca de 200 pessoas. Os novos ônibus substituem o antigo, o qual data de 1994 e tem capacidade para apenas 40 passageiros sentados. “Agora, os usuários desse transporte podem contar com acessibilidade, conforto e mais segurança”, afirmou Reinaldo Souza. Segundo o diretor, apenas haverá restrição com relação à utilização do ar condicionado de cada ônibus, o qual será reservado ao período de chuvas, a fim de reduzir gastos com combustível. A rota do ônibus circular da UFPA tem um total de seis quilômetros e 200 metros.
A Diretoria de Infraestrutura da Prefeitura do Campus destaca que, para o êxito do novo transporte, é necessário que haja colaboração das pessoas que dispõem de transportes particulares. Por serem de grande porte, os novos ônibus precisam de mais espaço para realizar manobras, o que implica em atenção redobrada na hora de estacionar os veículos dentro do Campus. Os pontos de estacionamento a serem evitados são aqueles que estão próximos às pontes de veículos, em frente ao Complexo Vadião, ao redor do prédio da Reitoria e do Centro de Eventos Benedito Nunes.

Informações da UFPA

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960