A Universidade Federal do Pará conta com dois novos ônibus circulares. Um deles começou a rodar nesta terça-feira, dia 20. São ônibus de grande porte, os quais servirão prioritariamente para o transporte interno e gratuito da comunidade universitária, no Campus Guamá. Os ônibus estão equipados para atender pessoas com deficiência, que se utilizam de cadeiras de rodas. Os veículos também dispõem de ar condicionado e têm capacidade para 52 passageiros sentados. A expectativa é que os dois ônibus possam circular diariamente nos horários de maior demanda, diminuindo, assim, o tempo de espera dos passageiros nas paradas.
De acordo com o diretor de Infraestrutura da Prefeitura do Campus, Reinaldo Mota de Souza, o horário de circulação do transporte interno na UFPA é das 7h às 22h. Até a próxima segunda-feira, dia 26, apenas um dos novos ônibus estará rodando neste horário. Na próxima semana, a circulação será de dois ônibus, das 7h às 12h; um ônibus, das 12h às 14h; dois ônibus, das 14 às 18h; e um ônibus, das 18h às 22h. Os horários foram pensados de acordo com a demanda da comunidade acadêmica. Seguindo esse esquema, o tempo de espera nas paradas poderá ser reduzido de 25 para 15 minutos.
Além dos 52 assentos, o ônibus ainda pode transportar mais 48 passageiros em pé. Os dois ônibus juntos, portanto, dão lugar, em cada viagem, para cerca de 200 pessoas. Os novos ônibus substituem o antigo, o qual data de 1994 e tem capacidade para apenas 40 passageiros sentados. “Agora, os usuários desse transporte podem contar com acessibilidade, conforto e mais segurança”, afirmou Reinaldo Souza. Segundo o diretor, apenas haverá restrição com relação à utilização do ar condicionado de cada ônibus, o qual será reservado ao período de chuvas, a fim de reduzir gastos com combustível. A rota do ônibus circular da UFPA tem um total de seis quilômetros e 200 metros.
A Diretoria de Infraestrutura da Prefeitura do Campus destaca que, para o êxito do novo transporte, é necessário que haja colaboração das pessoas que dispõem de transportes particulares. Por serem de grande porte, os novos ônibus precisam de mais espaço para realizar manobras, o que implica em atenção redobrada na hora de estacionar os veículos dentro do Campus. Os pontos de estacionamento a serem evitados são aqueles que estão próximos às pontes de veículos, em frente ao Complexo Vadião, ao redor do prédio da Reitoria e do Centro de Eventos Benedito Nunes.
Informações da UFPA
Share |
0 comentários:
Postar um comentário