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No Rio, Linha 3 do metrô que ligará Niterói, São Gonçalo e Itaboraí ficará pronto até 2014

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A Linha 3 do metrô - que ligará Niterói, São Gonçalo e Itaboraí - será construída até 2014 e representará o primeiro percurso intermunicipal feito por este meio de transporte no estado. Com uma estação projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Linha 3 vai atender 1,7 milhão de moradores e servirá a 350 mil passageiros por dia.

O investimento na obra será de cerca de R$ 1,2 bilhão, sendo R$ 400 milhões oriundos da Petrobras. O trajeto inteiro, com 37 quilômetros e 16 estações, será divido em dois trechos: o primeiro, que liga Niterói a São Gonçalo, e o segundo que segue até Itaboraí, com uma parte feita por rodovia.

A primeira estação, Arariboia, terá cerca de 24 mil metros quadrados e vai integrar barcas, metrô e ônibus, tornando-se a maior estação intermodal do Brasil e a primeira a contar com uma saída hidroviária. O projeto, que será do arquiteto Oscar Niemeyer, fará parte do Caminho Niemeyer. A segunda parada do trajeto será a Jansen de Melo. Depois, para dar lugar à Estação Barreto, será revitalizada a antiga gare ferroviária, assim como seu entorno. Ao lado da estação, um grande pátio será utilizado para manobras.


Governo do Estado do Rio de Janeiro

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Em São Paulo, Futura linha 15-Branca, fará ligação entre a Vila Prudente até Dutra

O Metrô de São Paulo já está realizando sondagens para a caracterização do subsolo em áreas que deverão ser usadas para a futura construção da Linha 15-Branca, ligação entre a Vila Prudente até Dutra. O novo traçado prevê 13,5 quilômetros de extensão e chegará até a divisa do município de Guarulhos.

Atualmente, as prospecções estão sendo realizadas em Vila Prudente, Mooca, Aricanduva e Penha. O objetivo dessas perfurações é conhecer a geologia do subsolo para o desenvolvimento dos projetos.

Sempre que uma linha metroviária vai ser construída são realizados o projeto funcional e o projeto básico. O projeto funcional estabelece o traçado da futura linha, a localização das estações, se a linha será subterrânea ou elevada, a demanda de usuários prevista para as estações, os locais de integração com outros sistemas de transporte, a localização dos pátios, a frota de trens necessária, entre outros aspectos.
O projeto básico complementa as informações do funcional, assegurando sua viabilidade técnica e econômica, com o pré-dimensionamento das estruturas, a avaliação do custo da obra, a definição dos métodos construtivos e o prazo de execução.

Primeiros estudos
Uma das primeiras ações para viabilizar o desenvolvimento dos projetos é a entrada em campo das equipes de sondagem para a investigação do subsolo, com a realização de perfurações ao longo do trecho onde a futura linha vai passar. Até o momento, foram iniciadas 44 sondagens e concluídas 20. A previsão é de que, ao término desta etapa, sejam realizadas aproximadamente 500 sondagens, com espaçamento de 30 a 50 metros uma da outra.

Na prática, o procedimento é simples e pode ser feito de maneira mecânica ou manual. Uma haste de perfuração adentra o solo e faz o recolhimento de amostras. Nesse início de investigação foram encontradas areia, argila e rocha no subsolo.

São avaliados o tipo e a consistência de cada material, além da profundidade do lençol freático. Essas sondagens são feitas em ruas, calçadas e, se autorizado, em localidades privadas, como clubes e estacionamentos. A partir dos resultados obtidos é possível mensurar características decisivas para a adequação do traçado, localização e profundidade das estações e demais estruturas previstas para a linha metroviária.

Linha 15-Branca deverá transportar 900 mil usuários/dia
No estágio atual, o projeto de implantação da Linha 15-Branca prevê a adoção de sistema de metrô convencional, com extensão de 13,5 km e 12 estações, entre a região de Vila Prudente e Dutra, divisa com o município de Guarulhos. A linha atenderá os bairros paulistas Jardim Anália Franco, Vila Formosa, Vila Manchester, Aricanduva, Penha e Tiquatira.


Informações do Metrô SP

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VLT do Cariri: Estação Escola será a nona da linha férrea que liga Juazeiro do Norte ao Crato

Avança a obra da nova estação do Metrô do Cariri. A Estação Escola será a nona da linha férrea que liga Juazeiro do Norte ao Crato. Já foram feitas a locação da obra, a execução da fundação, a escavação, a regularização das fundações e, atualmente, estão sendo colocadas as ferragens para a concretagem. A obra está sendo realizada pela Gaid Construções Ltda e deve ser concluída até o final deste ano. A estação está sendo construída na avenida Paulo Maia, no bairro São José, Juazeiro do Norte. A estrutura fica em frente à escola Profissionalizante Raimundo Coelho Saraiva, inaugurada há alguns meses pelo Governo do Estado. A estrutura é do tipo tubular, semelhante às oito estações já existentes: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, São Pedro, São José, Muriti e Padre Cícero.

O Metrô do Cariri é o primeiro serviço de transporte ferroviário operado com veículos leves sobre trilhos (VLT) do Nordeste e o primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado. A linha férrea tem 13,6 quilômetros e liga Juazeiro do Norte e Crato. O serviço funciona desde dezembro de 2009.

Desde sua implantação, o VLT do Cariri tem ajudado ao crescente processo de urbanização e integração regional, atraindo investimentos industriais e comerciais. O sistema tem interligado importantes polos geradores de viagens, como universidades, comércio, escolas e indústrias de Juazeiro do Norte e do Crato (com uma população de 363.810 habitantes). Além disso, o empreendimento tem sido fomentador do turismo religioso na região, visto que Juazeiro do Norte recebe milhares de fiéis que participam de diversas romarias ao longo do ano em homenagem a Padre Cícero, considerado santo popular no Nordeste.

Serviço

O Metrô do Cariri opera de segunda a sexta-feira, de 6 horas às 20 horas, fazendo um total de 42 viagens/dia.

Informações do Governo do Ceará

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Porto Alegre: Obras da Ciclovia da avenida Ipiranga começam neste mês

No Dia Mundial Sem Meu Carro, comemorado em 22 de setembro, a prefeitura de Porto Alegre vai iniciar as obras da ciclovia da avenida Ipiranga. A estrutura, de 9,4 quilômetros de extensão, vai ligar as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Antônio de Carvalho, na zona Leste da Cidade. A cerimônia de início dos trabalhos será marcada pela realização de um passeio ciclístico ao longo da via. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo prefeito José Fortunati, ao receber o projeto executivo da direção do Grupo Zaffari.

Durante seu discurso, o diretor de expansão do Zaffari, Cláudio Luiz Zaffari, destacou a parceria da iniciativa privada com o poder público. "O modelo servirá de parâmetro para a construção de novas ciclovias." O diretor do Praia de Belas Shopping, Sérgio Zukov, elogiou o trabalho realizado pelos técnicos da prefeitura em benefício de um trânsito mais seguro. Já Fortunati ressaltou que a próxima meta é conscientizar os motoristas para que eles tenham um convívio harmonioso com o ciclista. "O Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre será um exemplo para todo o País", afirmou.

O secretário de Mobilidade Urbana, Vanderlei Cappellari, informou que o Praia de Belas Shopping será responsável pela construção do trecho da avenida Edvaldo Pereira Paiva até a avenida Erico Verissimo. Já o Grupo Zaffari vai construir a estrutura da Erico Verissimo até a Antônio de Carvalho. "Em função dos empreendimentos do Grupo Zaffari, teremos a possibilidade de construir ciclovias em outros bairros da cidade", completou Cappellari.

A ciclovia da Ipiranga será construída às margens do arroio Dilúvio e terá duplo sentido de circulação. Além disso, mudará de lado em alguns pontos da avenida para um melhor aproveitamento do espaço. A pista terá piso na cor vermelha, sinalização horizontal e vertical (placas e pinturas) e sinaleira para ciclistas. Na Ipiranga, as obras da ciclovia serão feitas em horários alternativos para não prejudicar a circulação de veículos na região.

De acordo com Cappellari, o custo da obra está avaliado em R$ 2,5 milhões, recursos provenientes do Grupo Zaffari e do shopping Praia de Belas. A conclusão da ciclovia da Ipiranga está prevista para o primeiro semestre de 2012.

Segundo o secretário, já está em elaboração pelos técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) o projeto de construção de uma ciclovia na avenida Sertório. A obra, com 11 quilômetros de extensão, deverá se iniciar em 2012 e terá ligação com a rua Voluntários da Pátria e o aeroporto Salgado Filho.

Na Edvaldo Pereira Paiva, será construída uma ciclovia de cinco quilômetros. A ideia da prefeitura com a obra é realizar uma integração dos espaços para ciclistas nas avenidas Diário de Notícias, Edvaldo Pereira Paiva e Ipiranga, o que vai resultar em 17,4 quilômetros de espaços para ciclistas. Com os projetos do Plano Diretor Cicloviário, Porto Alegre terá 40 quilômetros de ciclovias até a Copa do Mundo de 2014.



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Metrô de SP vai reduzir tempo de espera no embarque

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou sábado a redução no tempo de espera por trens nas plataformas das três principais linhas em operação: 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Ele não deu um prazo definido, mas afirmou que um novo sistema de sinalização nos trilhos e nas estações será instalado até o ano que vem.
A aparelhagem permitirá a circulação de um trem mais perto do outro - a distância de segurança também será menor. Segundo o Metrô, o tempo entre cada composição cairá de 110 para 90 segundos, na Linha 1; de 150 para 120 segundos, na Linha 2; e de 108 para 85 segundos, na Linha 3.
Alckmin também prometeu mais 20 composições, cada uma com seis vagões (para 1.600 pessoas em média) até 2012. "Vai ser uma oferta de trem bem maior para a população."

O Metrô prevê, segundo o cronograma de inaugurações de novas paradas, que em 2012 pelo menos cinco linhas estejam em expansão: 2-Verde e 17-Ouro, ambas por monotrilho, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Branca. O monotrilho do ABC e a Parceria Público-Privada (PPP) da Linha 6-Laranja deverão ser apenas licitados até o fim de 2012.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

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Em Fortaleza, Reforma do terminal do Papicu é concluida

O Terminal do Papicu passou por uma série de intervenções para evitar acidentes e incentivar a passagem dos passageiros pela faixa de pedestres. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), concluiu a instalação de um gradil na plataforma dos boxes e no canteiro central da estação.

A implantação desta ação preventiva, que direciona o fluxo de passageiros, será avaliada junto à população e, posteriormente, estudada a possibilidade de ampliá-la para os demais terminais de integração.

Como parte da obra, iniciada em julho deste ano, foram construídas rampas, que facilitarão o acesso de pessoas com deficiência à entrada do terminal, além de nova bilheteria.


Ainda segundo a Etufor, cerca de 270 mil usuários de ônibus circulam diariamente pelo Terminal do Papicu.

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Fonte: O Povo Online



 
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Tarifa de ônibus de Atibaia reajustada nesta segunda-feira

Começou a vigorar, nesta segunda-feira, o reajuste da tarifa do transporte coletivo por ônibus – linhas urbanas e rurais – de Atibaia, que altera a tarifa de R$ 2,50 para R$ 2,60.
O reajuste foi solicitado pela empresa que detém a concessão do serviço de transporte público coletivo no município, a Viação Atibaia São Paulo. O pedido de reajuste pretendido pela concessionária solicitava alteração do valor de R$ 2,50 para R$ 2,77. Entretanto, a comissão responsável pela avaliação do pedido concluiu que as informações fornecidas pela empresa a respeito do número de passageiros transportados e sobre a depreciação da frota apresentaram divergências e imprecisões.
Apesar dos problemas envolvendo os dados apresentados, a Prefeitura autorizou acréscimo de R$ 0,10 no valor do bilhete, ao invés dos R$ 0,27 pretendidos pela concessionária.
A comissão incumbida de avaliar o pedido de aumento de tarifa da Viação Atibaia São Paulo utilizou como referência uma resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que autorizou um reajuste de 4,639% para transporte semiurbano interestadual e internacional de passageiros, a partir de 31 de agosto deste ano, válido para percursos de até 75 km, e também um reajuste de 5,017% para longa distância, acima de 75 km.
A Comissão também considerou os custos para operação do sistema apresentados pela empresa, que apontaram um aumento de 5,35% de maio de 2010 até junho de 2011.
O aumento dos custos ocasionou o desequilíbrio econômico-financeiro do contrato firmado entre a concessionária e o Município. A manutenção dessa proporção entre as despesas e as receitas da empresa, oriundas da prestação dos serviços de transporte coletivo por ônibus, é cláusula do contrato assinado entre a concessionária e a Prefeitura e, sobretudo, um direito garantido pela Lei nº 8.666/93.
O reajuste foi autorizado pelo Decreto n.º 6.528, de 24 de agosto de 2011, e publicado na Imprensa Oficial de sábado, 27 de agosto. O decreto pode ser consultado na íntegra pelo site www.atibaia.sp.gov.br , no link “Imprensa Oficial”.


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Ciclistas de São Caetano aprovam faixa exclusiva na Av. Tijucussu

Ciclistas de São Caetano ganharam ciclofaixa de aproximadamente dois quilômetros na Avenida Tijucussu, no bairro Olímpico. O prefeito José Auricchio Júnior (PTB) inaugurou ontem o parque linear na via, que agora está integrado à área verde da Avenida Presidente Kennedy.
O espaço será reservado ao passeio de bicicleta aos domingos, das 8h às 17h. Nos demais dias, a faixa será ocupada por veículos automotores. Ao todo, a cidade possui cerca de quatro quilômetros entre ciclovias e ciclofaixas.
Auricchio afirmou que a criação do parque linear foi a saída encontrada pela Prefeitura para suprir a falta de espaço no município. "Este conceito é muito usado no Exterior. Aqui em São Caetano, se quisermos espaço, temos de desapropriar terrenos ou usar a criatividade", comentou o prefeito.
O investimento foi de R$ 4,8 milhões e contemplou mudanças no viário da Praça dos Imigrantes. Com a eliminação da rotatória em frente à Avenida Tijucussu, a área verde foi ampliada, passando de 5.000 para 9.000 metros quadrados. A praça ganhou também playground, aparelhos de ginástica e deque de madeira, além da iluminação especial nos chafarizes, inaugurada na noite de sábado. A fonte, aliás, fez a alegria da criançada na tarde ensolarada de ontem. Depois que Auricchio deixou o local, o espaço foi invadido pelos pequenos, que se refrescaram utilizando o espelho d'água como piscina.
A ciclofaixa foi elogiada pelos frequentadores do espaço. O ajudante Severino Lira, 57 anos, afirma que já utiliza a ciclovia da Kennedy todos os domingos. "Agora vou poder esticar meu passeio. Isso é importante porque, além da diversão, temos mais uma opção de esporte."
Acompanhado da filha, o sindicalista Luiz Grande, 52, avalia que o espaço ajuda a despertar nos motoristas a consciência sobre o respeito aos ciclistas. "Mesmo sendo uma pista de lazer que funciona apenas aos domingos, os motoristas que passam por aqui vão acostumar a dividir o espaço conosco", avalia.
Para o funcionário público José Messias, 35, a melhor novidade foi a ampliação da área verde. "Ficou lindo, está muito moderno. É uma ótima opção de lazer."

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
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