No Dia Mundial Sem Meu Carro, comemorado em 22 de setembro, a prefeitura de Porto Alegre vai iniciar as obras da ciclovia da avenida Ipiranga. A estrutura, de 9,4 quilômetros de extensão, vai ligar as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Antônio de Carvalho, na zona Leste da Cidade. A cerimônia de início dos trabalhos será marcada pela realização de um passeio ciclístico ao longo da via. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo prefeito José Fortunati, ao receber o projeto executivo da direção do Grupo Zaffari.
Durante seu discurso, o diretor de expansão do Zaffari, Cláudio Luiz Zaffari, destacou a parceria da iniciativa privada com o poder público. "O modelo servirá de parâmetro para a construção de novas ciclovias." O diretor do Praia de Belas Shopping, Sérgio Zukov, elogiou o trabalho realizado pelos técnicos da prefeitura em benefício de um trânsito mais seguro. Já Fortunati ressaltou que a próxima meta é conscientizar os motoristas para que eles tenham um convívio harmonioso com o ciclista. "O Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre será um exemplo para todo o País", afirmou.
O secretário de Mobilidade Urbana, Vanderlei Cappellari, informou que o Praia de Belas Shopping será responsável pela construção do trecho da avenida Edvaldo Pereira Paiva até a avenida Erico Verissimo. Já o Grupo Zaffari vai construir a estrutura da Erico Verissimo até a Antônio de Carvalho. "Em função dos empreendimentos do Grupo Zaffari, teremos a possibilidade de construir ciclovias em outros bairros da cidade", completou Cappellari.
A ciclovia da Ipiranga será construída às margens do arroio Dilúvio e terá duplo sentido de circulação. Além disso, mudará de lado em alguns pontos da avenida para um melhor aproveitamento do espaço. A pista terá piso na cor vermelha, sinalização horizontal e vertical (placas e pinturas) e sinaleira para ciclistas. Na Ipiranga, as obras da ciclovia serão feitas em horários alternativos para não prejudicar a circulação de veículos na região.
De acordo com Cappellari, o custo da obra está avaliado em R$ 2,5 milhões, recursos provenientes do Grupo Zaffari e do shopping Praia de Belas. A conclusão da ciclovia da Ipiranga está prevista para o primeiro semestre de 2012.
Segundo o secretário, já está em elaboração pelos técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) o projeto de construção de uma ciclovia na avenida Sertório. A obra, com 11 quilômetros de extensão, deverá se iniciar em 2012 e terá ligação com a rua Voluntários da Pátria e o aeroporto Salgado Filho.
Na Edvaldo Pereira Paiva, será construída uma ciclovia de cinco quilômetros. A ideia da prefeitura com a obra é realizar uma integração dos espaços para ciclistas nas avenidas Diário de Notícias, Edvaldo Pereira Paiva e Ipiranga, o que vai resultar em 17,4 quilômetros de espaços para ciclistas. Com os projetos do Plano Diretor Cicloviário, Porto Alegre terá 40 quilômetros de ciclovias até a Copa do Mundo de 2014.
Durante seu discurso, o diretor de expansão do Zaffari, Cláudio Luiz Zaffari, destacou a parceria da iniciativa privada com o poder público. "O modelo servirá de parâmetro para a construção de novas ciclovias." O diretor do Praia de Belas Shopping, Sérgio Zukov, elogiou o trabalho realizado pelos técnicos da prefeitura em benefício de um trânsito mais seguro. Já Fortunati ressaltou que a próxima meta é conscientizar os motoristas para que eles tenham um convívio harmonioso com o ciclista. "O Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre será um exemplo para todo o País", afirmou.
O secretário de Mobilidade Urbana, Vanderlei Cappellari, informou que o Praia de Belas Shopping será responsável pela construção do trecho da avenida Edvaldo Pereira Paiva até a avenida Erico Verissimo. Já o Grupo Zaffari vai construir a estrutura da Erico Verissimo até a Antônio de Carvalho. "Em função dos empreendimentos do Grupo Zaffari, teremos a possibilidade de construir ciclovias em outros bairros da cidade", completou Cappellari.
A ciclovia da Ipiranga será construída às margens do arroio Dilúvio e terá duplo sentido de circulação. Além disso, mudará de lado em alguns pontos da avenida para um melhor aproveitamento do espaço. A pista terá piso na cor vermelha, sinalização horizontal e vertical (placas e pinturas) e sinaleira para ciclistas. Na Ipiranga, as obras da ciclovia serão feitas em horários alternativos para não prejudicar a circulação de veículos na região.
De acordo com Cappellari, o custo da obra está avaliado em R$ 2,5 milhões, recursos provenientes do Grupo Zaffari e do shopping Praia de Belas. A conclusão da ciclovia da Ipiranga está prevista para o primeiro semestre de 2012.
Segundo o secretário, já está em elaboração pelos técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) o projeto de construção de uma ciclovia na avenida Sertório. A obra, com 11 quilômetros de extensão, deverá se iniciar em 2012 e terá ligação com a rua Voluntários da Pátria e o aeroporto Salgado Filho.
Na Edvaldo Pereira Paiva, será construída uma ciclovia de cinco quilômetros. A ideia da prefeitura com a obra é realizar uma integração dos espaços para ciclistas nas avenidas Diário de Notícias, Edvaldo Pereira Paiva e Ipiranga, o que vai resultar em 17,4 quilômetros de espaços para ciclistas. Com os projetos do Plano Diretor Cicloviário, Porto Alegre terá 40 quilômetros de ciclovias até a Copa do Mundo de 2014.
Fonte: Jornal do Comércio
0 comentários:
Postar um comentário