Ciclistas de São Caetano aprovam faixa exclusiva na Av. Tijucussu

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ciclistas de São Caetano ganharam ciclofaixa de aproximadamente dois quilômetros na Avenida Tijucussu, no bairro Olímpico. O prefeito José Auricchio Júnior (PTB) inaugurou ontem o parque linear na via, que agora está integrado à área verde da Avenida Presidente Kennedy.
O espaço será reservado ao passeio de bicicleta aos domingos, das 8h às 17h. Nos demais dias, a faixa será ocupada por veículos automotores. Ao todo, a cidade possui cerca de quatro quilômetros entre ciclovias e ciclofaixas.
Auricchio afirmou que a criação do parque linear foi a saída encontrada pela Prefeitura para suprir a falta de espaço no município. "Este conceito é muito usado no Exterior. Aqui em São Caetano, se quisermos espaço, temos de desapropriar terrenos ou usar a criatividade", comentou o prefeito.
O investimento foi de R$ 4,8 milhões e contemplou mudanças no viário da Praça dos Imigrantes. Com a eliminação da rotatória em frente à Avenida Tijucussu, a área verde foi ampliada, passando de 5.000 para 9.000 metros quadrados. A praça ganhou também playground, aparelhos de ginástica e deque de madeira, além da iluminação especial nos chafarizes, inaugurada na noite de sábado. A fonte, aliás, fez a alegria da criançada na tarde ensolarada de ontem. Depois que Auricchio deixou o local, o espaço foi invadido pelos pequenos, que se refrescaram utilizando o espelho d'água como piscina.
A ciclofaixa foi elogiada pelos frequentadores do espaço. O ajudante Severino Lira, 57 anos, afirma que já utiliza a ciclovia da Kennedy todos os domingos. "Agora vou poder esticar meu passeio. Isso é importante porque, além da diversão, temos mais uma opção de esporte."
Acompanhado da filha, o sindicalista Luiz Grande, 52, avalia que o espaço ajuda a despertar nos motoristas a consciência sobre o respeito aos ciclistas. "Mesmo sendo uma pista de lazer que funciona apenas aos domingos, os motoristas que passam por aqui vão acostumar a dividir o espaço conosco", avalia.
Para o funcionário público José Messias, 35, a melhor novidade foi a ampliação da área verde. "Ficou lindo, está muito moderno. É uma ótima opção de lazer."

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960