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No Recife, Agamenon Magalhães terá corredor de ônibus no canteiro central

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Avenida Agamenon Magalhães não terá mais o monotrilho (espécie de metrô que circula preso a um elevado) como sistema de transporte. Durante debate na Rádio JC/CBN, na tarde desta segunda-feira (15), o secretário das Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral, revelou que o modal está descartado para a principal via do Recife, considerada o pulmão viário da capital e por onde trafegam 100 mil veículos diariamente, a uma velocidade de 4,5 km/h.  A promessa de construção de quatro viadutos na avenida, anunciada na semana passada pelo governador Eduardo Campos, é uma intervenção que por si só já inviabiliza o projeto porque o monotrilho é um sistema que opera elevado, a uma altura de aproximadamente nove metros. Sendo assim, é impossível tê-lo ao mesmo tempo em que existem viadutos.

Segundo Danilo Cabral, a Agamenon Magalhães também não deverá ter o elevado de BRT (Bus Rapid Transit) proposto no primeiro projeto do Corredor Norte-Sul, desenvolvido pelo urbanista Jaime Lerner, criador do modelo que há mais de 30 anos dá fama ao transporte público de Curitiba (PR). Pela proposta, o elevado teria seis quilômetros e ficaria sobre o canal da via. Danilo Cabral também revelou que, ao viabilizar os quatro viadutos na Agamenon, o governo poderá implantar um corredor de transporte nas margens do canteiro central da via porque terá eliminado os pontos de conflito.

Postado por Roberta Soares
JC Online

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Em São Paulo, Inauguração de estações do Metrô deve diminuir movimento na Sé

A inauguração das estações Luz e República da Linha 4-Amarela do Metrô deve fazer com que o número de pessoas que passam pela Sé caia em até 20%. A abertura das estações, que farão baldeação com as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, respectivamente, está prevista para acontecer em setembro.

A mesma redução deve ser notada nas estações Paraíso e Ana Rosa, que permitem baldeação entre as linhas Azul e 2-Verde. Já na Consolação, que liga as linhas Verde e Amarela, o movimento pode cair 33%, segundo o Metrô. A quantidade de passageiros da Linha 4, por outro lado, deve subir quase quatro vezes - de 190 mil pessoas por dia para cerca de 700 mil.

"A sobrecarga no Metrô de hoje se origina na falta de outras linhas. A abertura de novos trechos, como a Linha Amarela, vai reduzindo a concentração de pessoas nos ramais já existentes, principalmente onde há baldeação, pois as pessoas encontram outros caminhos para seus trajetos", avalia o professor de Engenharia Creso de Franco Peixoto, da Fundação Educacional Inaciana (FEI).


Fonte: G1.com.br

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Detro multa empresa por suspender linhas de ônibus sem autorização

Fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) fizeram nesta segunda-feira uma operação que multou a empresa Expresso Mangaratiba por suspender, sem autorização, três trajetos entre Mangaratiba e Duque de Caxias. Cinco veículos da companhia também foram recolhidos devido a alterações nas características (instalação de roletas em ônibus rodoviários) e má conservação.

Na operação, deflagrada devido ao grande número de reclamações dos usuários, os fiscais constataram que a Expresso Mangaratiba havia deixado de operar os trajetos Mangaratiba-Duque de Caxias via Campo Grande, via Nova Iguaçu e via Estrada do Campinho. Os ônibus circulavam apenas no trajeto entre Mangaratiba e Itaguaí. Além de ser intimada a retomar os trajetos abandonados, a empresa terá que pagar multa de R$ 1.786,82 por cada carro.



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Mudanças no trânsito de Curitiba visa mais segurança e fluidez no Bacacheri

O trânsito vai ganhar mais segurança e fluidez no entorno do cruzamento das avenidas Nossa Senhora da Luz e Erasto Gaertner, no Bacacheri, com alterações que serão feitas pela Diretran - a diretoria de Trânsito da Urbs - a partir desta terça-feira (16).

As mudanças vão acontecer na primeira quadra da Nossa Senhora da Luz no trecho entre Nicarágua e Erasto Gaertner e incluem proibição de conversão à esquerda da Nossa Senhora da Luz para a Erasto Gaertner; abertura de 18 vagas de estacionamento; implantação de Estacionamento Regulamentado (EstaR), relocação de duas vagas de táxi; implantação de semáforo a ser acionado apenas pelos bombeiros; e criação de acesso à Munhoz da Rocha em trecho segregado.

A nova sinalização começará a ser implantada às 9h e agentes de trânsito vão orientar motoristas e pedestres. A programação poderá ser alterada em caso de chuva, uma vez que pintura da sinalização só pode ser feita em asfalto totalmente seco.

Com a mudança, quem saía da Nicarágua para a Nossa Senhora da Luz para entrar na Erasto Gaertner agora deverá seguir em frente pela Nicarágua, contornar o Corpo de Bombeiros e chegar com segurança, duas quadras à frente, à Munhoz da Rocha. Placas, sinalização no asfalto e o chamado gelo baiano vão orientar o motorista e segregar o início da faixa de acesso à Munhoz da Rocha. Placas indicando o novo acesso também serão afixadas na Nicarágua, antes da Nossa Senhora da Luz; e na Coronel Amazonas Marcondes, antes da Munhoz da Rocha.

A sinalização será refeita nesta primeira quadra da Nossa Senhora da Luz onde até aqui é proibido o estacionamento à direita no sentido Bacacheri-Cabral. Com a mudança, haverá estacionamento dos dois lados da pista em toda a quadra, o que significará um total de 32 vagas de EstaR, aí incluídas vagas de carga e descarga, exclusiva para idoso e 15 minutos livre com pisca alerta ligado.

A melhoria do trânsito com a proibição de conversão à esquerda, como é o caso deste trecho da Nossa Senhora da Luz, deve-se ao fato de que os motoristas deixam de fazer manobra com trânsito em sentido contrário, evitando uma situação de risco e  congestionamentos provocados pela formação da fila de carros que precisam esperar que o motorista da frente consiga fazer a conversão.

Esta é a sétima conversão à esquerda que passou a ser proibida neste ano. De janeiroaté agora passou a ser proibido fazer a conversão da rua Fernando Moreira para a Brigadeiro Franco, no Centro; da Júlia da Costa para a Mário Tourinho, no Seminário; e da Padre Germano Mayer para as ruas Professor Brandão, XV de Novembro, Marechal Deodoro e Fernando Amaro.
Serviço

A partir desta terça-feira (16) o motorista que está na rua Nicarágua e quer chegar à Erasto Gaertner, deve seguir em frente e contornar o Corpo de Bombeiros entrando na Munhoz da Rocha que, mais à frente, passa a se chamar Erasto Gaertner.

O motorista que estiver nesta quadra da Nossa Senhora da Luz só poderá seguir em frente, atravessando a Erasto Gaertner, sem fazer conversões.

Fonte: URBS

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Metrô do Recife agora conta com informações em Monitores LCD

Usuários do Metrô do Recife estão percebendo algumas mudanças na prestação de serviços do METROREC, depois de instalar ar condicionado em todos os trens onde deixou mais confortável as viagens, agora é a vez de monitores com informações, notícias, atualidades, vídeos entre outros.
Segundo a assessoria de imprensa do METROREC, vários são os registros de elogios pela ouvidoria eles ainda ressaltaram que esta mídia esta sendo explorada por uma empresa particular independente. Ainda não a previsão de que todos os vagões tenham os monitores, mas é de interesse colocar em todos os vagões nas linhas centro e sul.
Blog Meu Transporte

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Moradores da Zona Leste de Manaus denunciam a redução da frota de coletivos

Usuários do transporte coletivo que moram na Zona Norte de Manaus denunciam que estão com dificuldades de pegarem ônibus. Os coletivos das linhas 446, 443, 058 e 054 não estariam circulando porque estão sem motoristas.

Segundo moradores, algumas pessoas estão apelando para os ônibus executivos para conseguirem chegar aos seus destinos.

Foto: Antônio Lima
Segundo informações do representante do Sindicato dos Rodoviários, Élcio Campos, não há nenhuma manifestação sendo realizada na cidade, mas ele afirma que muitos carros da empresa Eucatur estão em condições precárias de funcionamento o que se reflete no atendimento ao usuário.

Na garagem da empresa, a informação é de que a frota está circulando normalmente neste domingo (14).
Empresas podem ser multadas
De acordo com a assessoria de comunicação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanso (SMTU) , caso a denúncia seja confirmada, as empresas vão ser notificadas e os funcionários faltosos serão advertidos.  Isso será verificado por meio do Sistema de Bilhetagem Eletrônica que informa quantos carros estão circulando na cidade.
Fonte: A Critica

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No Rio, A via expressa Transoeste vai unir bairros da Zona Oeste

Corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz, a Transoeste terá 32 km de extensão, com 30 estações de BRT (Bus Rapid Transit). A expectativa é que a via reduza pela metade o tempo médio de viagem entre os dois bairros da Zona Oeste do Rio.

As obras incluem a abertura de um túnel na Grota Funda, restauração de 255 mil m² e implantação de outros 522 mil m² de pavimentação e a instalação de 3.650 novos pontos de luz.

Pela Transoeste vão circular ônibus articulados, com linhas expressas e paradoras. A via, que é um dos três corredores do projeto de transportes da cidade para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, não terá pedágios, e seu corredor central contará com linhas alimentadoras dos bairros periféricos.

Ao todo, a nova via será dividida em três trechos: do Terminal Alvorada à Avenida Benvindo de Novaes; entre a Avenida Benvindo de Novaes e a Estrada da Matriz, em Guaratiba, e entre a Estrada da Matriz, em Guaratiba, até a Estrada da Pedra, em Santa Cruz.



Informações: Cidade Olimpica

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Metrô inicia construção da Estação Vila Prudente (monotrilho) da extensão da Linha 2-Verde

A nova estação será interligada à atual estação Vila Prudente da Linha 2-Verde e abrigará sob ela terminal de ônibus do Expresso Tiradentes, ex-”Fura-Fila”, da SPTrans (na ligação Vila Prudente-Parque Dom Pedro II).

A primeira viga de concreto, de uma série de oito, que irá estruturar a plataforma da estação, mede 27m de comprimento, 2,50m de altura e 1,10m de largura, com peso aproximado de 80 toneladas.

A nova estação Vila Prudente, com sistema monotrilho, faz parte da extensão da Linha 2-Verde, que terá 24,5 km de extensão total e 17 estações: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Iguatemi, Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes -todas localizadas na zona Leste da capital paulista.

opção pelo monotrilho

A opção do Metrô de São Paulo pelo monotrilho para fazer a ligação Vila Prudente-Cidade Tiradentes levou em consideração o tempo menor de implantação deste sistema em relação ao metrô convencional, além da previsão de atendimento pleno da demanda, com capacidade para transportar 48 mil passageiros/hora/sentido. A implantação do monotrilho, privilegiando o canteiro central de avenidas, a uma altura entre 12 e 15 metros, minimiza a necessidade de desapropriações.

A extensão da Linha 2-Verde avançará ao longo das avenidas Luiz Inácio de Anhaia Mello, Sapopemba, Metalúrgicos e Estrada do Iguatemi.

Com velocidade semelhante ao metrô convencional (máxima de 80 km/h e média operacional de 36 km/h), o monotrilho também é movido a energia elétrica, não poluente, e com reduzido ruído operacional também por rodar sobre pneus.

A tecnologia do monotrilho da extensão da Linha 2-Verde é fornecida pela fabricante canadense Bombardier, que usará sua fábrica no município paulista de Hortolândia para montar (com índice de nacionalização de equipamentos superior a 60%), 53 dos 54 trens do sistema, com sete carros cada (o primeiro trem virá da matriz no Canadá).

A extensão da Linha 2-Verde é um empreendimento orçado em R$ 2,4 bilhões (incluindo as obras civis, equipamento elétrico e trens). A inauguração do primeiro trecho, em construção entre Vila Prudente e Oratório, está prevista para 2013. O segundo trecho, até São Mateus, deverá iniciar funcionamento em 2014 e a chegada à Cidade Tiradentes, em 2015.

O mesmo local das duas estações Vila Prudente abrigará futuramente uma terceira linha do Metrô, a Linha 15-Branca, entre Vila Prudente e Tiquatira (após Penha), também na zona Leste.


Fonte: Metrô

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