Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

No Recife, Agamenon Magalhães terá corredor de ônibus no canteiro central

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Avenida Agamenon Magalhães não terá mais o monotrilho (espécie de metrô que circula preso a um elevado) como sistema de transporte. Durante debate na Rádio JC/CBN, na tarde desta segunda-feira (15), o secretário das Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral, revelou que o modal está descartado para a principal via do Recife, considerada o pulmão viário da capital e por onde trafegam 100 mil veículos diariamente, a uma velocidade de 4,5 km/h.  A promessa de construção de quatro viadutos na avenida, anunciada na semana passada pelo governador Eduardo Campos, é uma intervenção que por si só já inviabiliza o projeto porque o monotrilho é um sistema que opera elevado, a uma altura de aproximadamente nove metros. Sendo assim, é impossível tê-lo ao mesmo tempo em que existem viadutos.

Segundo Danilo Cabral, a Agamenon Magalhães também não deverá ter o elevado de BRT (Bus Rapid Transit) proposto no primeiro projeto do Corredor Norte-Sul, desenvolvido pelo urbanista Jaime Lerner, criador do modelo que há mais de 30 anos dá fama ao transporte público de Curitiba (PR). Pela proposta, o elevado teria seis quilômetros e ficaria sobre o canal da via. Danilo Cabral também revelou que, ao viabilizar os quatro viadutos na Agamenon, o governo poderá implantar um corredor de transporte nas margens do canteiro central da via porque terá eliminado os pontos de conflito.

Postado por Roberta Soares
JC Online

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960