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Os atrasos nos ônibus de São Paulo

domingo, 24 de julho de 2011

Todo mundo que anda de ônibus já passou por isso. Esperar, esperar e esperar no ponto, até cansar. O resultado essas pessoas também estão cansadas de saber: atraso para compromissos importantes, chegar tarde ao trabalho, perder aquela sessão de cinema.

A fiscalização dos técnicos do TCM (Tribunal de Contas do Município) agora conseguiu dimensionar o tamanho do problema e constatou que, de cada dez ônibus em São Paulo, sete saem atrasados.

O pior é que as empresas não podem reclamar de falta de dinheiro. O preço da passagem subiu mais que a inflação. E isso apesar de as companhias receberem quase R$ 1 bilhão em ajuda (subsídios) da prefeitura.

O serviço, portanto, tinha obrigação de ser bem melhor. São necessários mais ônibus, para diminuir a superlotação nos momentos de maior movimento, e também mais empenho para cumprir os horários.

A prefeitura diz que aplicou 48 mil multas por atrasos (seriam três, em média, para cada um dos 15 mil ônibus da cidade). Mas alguma coisa está errada. Ou o valor (R$ 360) é baixo, ou as empresas não estão pagando. Se doesse no bolso de verdade, o serviço iria melhorar.

Esse é apenas um dos problemas. Os corredores prometidos pelo prefeito Gilberto Kassab ainda não se concretizaram. Não adianta nada o ônibus sair no horário e ficar parado no trânsito infernal da cidade.

O itinerário para melhorar o transporte público está traçado: aumentar a fiscalização e a cobrança sobre as empresas e cumprir as promessas de criar mais corredores. Do contrário, o paulistano vai continuar esperando por um serviço de qualidade que nunca chega.



Fonte: Agora São Paulo

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Conheça exemplo de políticas públicas que melhoraram trânsitos de várias cidades

Engarrafamentos não acabam apenas com sua paciência, tempo e qualidade de vida, mas também ajudam a deteriorar o Meio Ambiente. Segundo 1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, no Brasil, o setor de transportes é o que mais causa impactos na qualidade do ar, e 90% de suas emissões de gases poluentes, como o CO2, vêm dos carros. A boa notícia é que existem exemplos em outros países que ajudaram a desacelerar a influência dos automóveis na poluição.

Aliado a sistemas de transportes coletivos eficientes, vários países europeus utilizaram, simultaneamente, táticas de punição a quem insistia em abusar dos carros e recompensa para quem os abandonava.

Na Alemanha, há descontos a quem usa com frequência o transporte público, mas também há restrições, em cidades como Munique, a
prédios novos, que, em algumas áreas da cidade, não podem sequer ser erguidos com garagem. Na última década, outras cidades como Londres e Nova York adotaram pesados pedágios para quem chega ao centro de carro. A tática foi inaugurada em Cingapura em 1975. Nos anos seguintes à implantação do pedágio do país asiático, a demanda por transporte público aumentou 63% e os engarrafamentos diminuíram 47 %.

Na opinião do Mario Montavani, diretor do SOS Mata Atlântica, o Brasil, onde já há 6,9 habitantes por
carro, se virá obrigado a tomar medidas mais enérgicas para restringir os carros nas grandes cidades. “Aqui o carro ainda é um símbolo de status muito forte. A situação vai ficar impraticável e teremos que adotar o sistema de multas e mudanças de cultura, como incentivar o ‘home office’, opina.
Trânsito na China é um dos piores do mundo

Chineses apelam para rodízio ‘paulista’ e sorteio

Um dos países que mais sofrem com a poluição urbana, a China colocou em prática este ano uma das táticas mais curiosas para se diminuir o trânsito: quem morar em grandes cidades e quiser adquirir um carro novo tem que entrar numa espécie de sorteio. A lei enfureceu a população, já que as chances de conseguir comprar o automóvel chega a ser de 1 para 17, em Pequim.

A cidade, que desde 2008 adotou um sistema de rodízio de placas de carros que podem rodar a cada dia, como São Paulo, está empatada com a Cidade do México como dona do pior trânsito do mundo, segundo levantamento de 2010 da IBM. Segundo a pesquisa, São Paulo tem o pior trânsito do Brasil, ocupando a 5ª posição.


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Volkswagen lança linha de ônibus articulado

sábado, 23 de julho de 2011

Com 18,6 metros de comprimento, novo articulado é puxado por motor 8.9 litros
Com um protótipo apresentado à imprensa especializada em novembro de 2010 durante a feira Fetransrio no Rio de Janeiro (RJ), o Volksbus articulado apresenta não só as inovações tecnológicas comuns a todos os veículos da linha, mas inaugura um novo nicho de atuação para os chassis da marca.

Dotado de uma articulação leve, eficiente e de manutenção reduzida, com 18,6 metros de comprimento, o produto é uma solução de relação custo-benefício diferenciada, e acentuada produtividade, especialmente graças ao novo motor Cummins ISL de 8,9 litros. A nova transmissão ZF Ecolife permite a programação de condições de rota de acordo com a aplicação, garantindo a previsibilidade da condução do veículo e aumento da durabilidade dos componentes.
Os detalhes construtivos e os intensos estudos de engenharia realizados oferecem a robustez necessária para aplicações de alto volume, como as dos corredores troncais e sistemas BRT.

Fonte: Vrum

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Construção do metrô de Porto Alegre é aprovada pelo governo federal

A construção do metrô de Porto Alegre foi aprovada pela equipe técnica do governo federal que avalia quais projetos entrarão no volume de recursos disponibilizados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Agora, só falta a assinatura da presidente Dilma Rousseff.

A informação foi confirmada pelo prefeito José Fortunati ao jornalista José Antônio Pinheiro Machado na noite de quinta-feira.

Um dos itens que surpreendeu a equipe técnica foi o valor dos recursos federais solicitados pela prefeitura, de R$ 1,58 bilhão. Os técnicos do Ministério das Cidades acreditavam que a proposta seria maior do que R$ 2 bilhões.

O custo do projeto, no entanto, é maior. São R$ 2,4 bilhões, mas a modelagem financeira apresentada pela prefeitura, como isenção de impostos e as contrapartidas da administração da Capital e da empresa a ser contratada possibilita abater quase R$ 900 milhões do valor total.




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São Paulo: Começa a expansão da Linha 5-Lilás do Metrô

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), dá início amanhã às obras de expansão da Linha 5-Lilás do metrô, no trecho entre as estações Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin. Estarão presentes também o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), Sérgio Avelleda.

 
Para simbolizar o início da ampliação do trecho, o governador irá operar uma retroescavadeira e iniciará a demolição de um dos imóveis desapropriados que fará parte do canteiro de obras para a construção da futura estação Alto da Boa Vista. O trecho Largo Treze - Adolfo Pinheiro, que corresponde à primeira fase da ampliação da linha, teve as obras iniciadas em setembro de 2009.

 
Dois "tatuzões" serão empregados na construção entre as estações Alto da Boa Vista e Água Espraiada, com dois túneis paralelos, e um "megatatuzão" construirá um túnel único desde a Avenida Bandeirantes, antes da estação Ibirapuera, até Chácara Klabin.


A expansão total da Linha 5 terá 11,5 quilômetros de extensão e 11 estações. A previsão é que ela seja totalmente concluída em 2015, passando a atender uma demanda diária superior a 600 mil usuários. Atualmente, a Linha 5 tem 8,4 quilômetros de extensão operacional e transporta diariamente 205 mil pessoas.


Fonte: Diário do Grande ABC





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Metrô Recife: Estação Cosme e Damião que fica na cidade da copa está com 70% da obra concluída

Em ritmo acelerado, assim estão às obras da estação Cosme e Damião, localizada no município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife e a 1,5km da Arena da Copa.  

A conclusão da primeira obra em mobilidade urbana voltada para o evento da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no estado de Pernambuco está prevista para o mês de Dezembro de 2011. Segundo Fabrício Gaudêncio, Coordenador Operacional de Implantação da CBTU-Metrorec, informou “que a obras já se encontram com mais de 70% do cronograma executado e que o investimento é da ordem de R$ 7milhões.” 

Com uma infra-estrutura moderna a estação Cosme e Damião contará com elevadores e escadas rolantes, além de espaço destinado a seis lojas comerciais.

A nova estação vem atender uma antiga reivindicação da comunidade de Cosme e Damião. Com a conclusão das obras da estação e do terminal integrado, o metrô do Recife integrará a comunidade ao sistema de trens e ônibus, proporcionando conforto e cidadania aos usuários do metrô e aos futuros torcedores que se deslocarão para a Arena da Copa de 2014, utilizando o metrô como meio de transporte.


Fonte: Metrorec

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Ônibus em Maceió: Técnicos da SMTT demonstram como será a Integração Temporal

Na manhã desta sexta-feira (22), no auditório da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), técnicos da Assessoria de Transportes Urbanos (Assestru) fizeram a apresentação do projeto de Integração Temporal para os fiscais da SMTT. Num segundo momento, foi a vez dos motoristas e cobradores das linhas de ônibus que adotarão o sistema.  Na oportunidade, foi demonstrada toda logística do projeto e como será o funcionamento dos cartões eletrônicos e do validador – maquina que faz a leitura do cartão.

Além da apresentação do projeto Integração Temporal, pelos técnicos da SMTT, o representante da Nova Agência, Jair Rogério de Lima, apresentou a campanha de divulgação do projeto, que começa a funcionar a partir do próximo dia 30.

Tendo em vista os problemas que assolam os usuários de transporte coletivo no bairro Benedito Bentes, a Assestru fez uma visita técnica ao terminal daquele bairro. Um dos problemas que mais chamaram a atenção foi a superlotação dos ônibus. Em reunião com a Empresa Piedade, e líderes comunitários do Benedito Bentes, surgiu a idéia da Integração Temporal.

Os usuários das linhas 703, 704, respectivamente, Benedito Bentes / Ponta Verde – via Gruta; Benedito Bentes / Ponta Verde – via Farol; além da linha 809 – Alimentador / Conjunto Selma Bandeira; a partir do dia 30, passarão a pagar uma só passagem e terão 60 minutos para pegar o segundo coletivo, das referidas linhas, desde que estejam no mesmo sentido, ou seja: o segundo ônibus deve estar no mesmo sentido do primeiro.

Os ônibus das linhas citadas serão adesivados com a marca da Integração Temporal, proporcionando identificação imediata ao usuário. Para obter maiores informações basta acessar o site da SMTT, www.smtt.maceio.al.gov.br, ou ligar para o 118.

Assessoria SMTT

Fonte: O Jornal Web
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Monotrilho em São Paulo deve ter barreira acústica

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) aceitou instalar barreiras acústicas e visuais e criar áreas verdes e espaços acessíveis e de lazer no trajeto do monotrilho elevado da Linha 2-Verde, na zona leste de São Paulo. As exigências são da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) da prefeitura e visam a reduzir o impacto visual da obra, que liga o Oratório à Cidade Tiradentes.

O Metrô ainda terá de enterrar toda a fiação elétrica suspensa e remover postes paralelos ou transversais às vigas e aos pilares de concreto do monotrilho. A linha completa vai da Vila Prudente até o Hospital de Cidade Tiradentes e terá 27 estações em um trecho de 24,6 quilômetros de extensão. O Metrô estima que 550 mil pessoas usarão o sistema. A previsão de conclusão é 2016.



Esse monotrilho passará pelo canteiro central das Avenidas Luís Inácio de Anhaia Mello, Sapopemba, Ragueb Chohfi, Sousa Ramos e dos Metalúrgicos, além da Estrada do Iguatemi e da Rua Márcio Beck Machado. A duplicação das pistas simples da Ragueb Chohfi até a Avenida dos Metalúrgicos foi posta como primeira condição para que o trecho entre em funcionamento. Essa parte da obra, porém, caberá à Prefeitura, que contribuirá com R$ 1 bilhão, conforme convênio firmado com o Estado.


A segunda condição para o trecho funcionar é promover o plantio de árvores em estágio avançado de crescimento para formar um "corredor verde" no canteiro central sob o monotrilho. As exigências da CPPU ainda podem ser incorporadas às do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades) para que a obra receba a Licença Ambiental Prévia. O documento atesta a viabilidade dentro da legislação de uso do solo e ambiente.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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