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sexta-feira, 1 de julho de 2011Postado por Meu Transporte às 08:51 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Dois corredores de Mauá terão ônibus 24h por dia
As chamadas "Linhas Corujão" vão ligar o Centro da cidade aos bairros Jardim Zaíra 4 e Jardim Itapeva todos os dias. Elas começam a circular na madrugada de sábado (2).
Além dos usuários dos terminais, as linhas também pegarão passageiros nos pontos dos corredores, tanto na ida quanto na volta.
Fonte: Diário do Grande ABC
Postado por Meu Transporte às 08:50 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Campo Grande: Ministro libera R$ 338 mi para mobilidade urbana
Fonte: Vinícius Squinelo e Wendell Reis - Capital News
Postado por Meu Transporte às 08:50 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso do Sul
Em São Paulo, Faixa preferencial à esquerda na Avenida Comendador Martinelli diminui tempo de viagem
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.
Paradas e linhas:
Parada Ponte Freguesia do Ó (Plataforma Central – à esquerda)
8214-10 Jd. Paulistano – Praça do Correio
8528-10 Jd. Guarani – Praça do Correio
9501-10 Term. V.N Cachoeirinha – Paissandu
978A-10.Term. V.N. Cachoeirinha – Metrô Barra Funda
117Y-10 Cohab Antártica – Pinheiros
8542-10 Brasilândia – Praça do Correio
8548-10 Jardim das Cunhas – Praça do Correio
Parada Ponte Freguesia do Ó (Ponto Lateral – à direita)
8542-10 Brasilândia – Praça do Correio
8545-10 Penteado – Metrô Barra Funda
8548-10 Jd. Dos Cunhas – Praça do Correio
8549-10 Taipas – Praça do Correio
9012-10 Itaberaba – Terminal Lapa
9014-10 Morro Grande – Terminal Lapa
9014-42 Jd. Iracema – Terminal Lapa
938L-10 Term. V.N Cachoeirinha – Lapa
957T-10 Cohab Taipas – Itaim Bibi
9181-10 Vila Terezinha – Lapa
938P-10 Vila Penteado – Metrô Barra Funda
938V-10 Jd. Vista Alegre – Metrô Barra Funda
9785-10 Vila Terezinha – Terminal Barra Funda
978T-10 Jd. Guarani – Terminal Barra Funda
148L-10 Cachoeirinha – Lapa
148L-41 Mandaqui – Lapa
148R-10 Cohab Jd. Antártica – Lapa
118Y-10 Lauzane Paulista – Lapa
128Y-10 Jd. Pery Alto – Lapa
Parada Martinelli (Plataforma Central – à esquerda)
8214-10 Jd. Paulistano – Praça do Correio
8528-10 Jd. Guarani – Praça do Correio
9501-10 Term. V.N. Cachoeirinha – Paissandu
978A-10 Term. V.N. Cachoeirinha – Metrô Barra Funda
117Y-10 Cohab Antártica – Pinheiros
Parada Martinelli (Ponto Lateral - à direita)
8542-10 Brasilandia - Praça Do Correio
8545-10 Penteado - Metrô Barra Funda
8548-10 Jd. Dos Cunhas - Pca. Do Correio
8549-10 Taipas - Praça Do Correio
9012-10 Itaberaba - Terminal Lapa
9014-10 Morro Grande - Terminal Lapa
9014-42 Jd Iracema - Terminal Lapa
938L-10 Term. V.N.Cachoeirinha - Lapa
957T-10 Cohab Taipas - Itaim Bibi
9181-10 Vila Terezinha - Lapa
938P-10 Vila Penteado - Metrô Barra Funda
938V-10 Jd. Vista Alegre - Metrô Barra Funda
978T-10 Jd. Guarani - Metrô Barra Funda
148L-10 Cachoeirinha - Lapa
148L-41 Mandaqui - Lapa
148R-10 Cohab Jd. Antártica - Lapa
118Y-10 Lauzane Paulista - Lapa
128Y-10 Jd. Pery Alto – Lapa
Assessoria de Imprensa – SPTrans
Postado por Meu Transporte às 10:29 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Anunciadas melhorias no transporte coletivo de Porto Alegre
Melhorias no transporte coletivo de Porto Alegre e Região Metropolitano:
Postado por Meu Transporte às 09:43 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Em Curitiba, Sai Licitação para extensão da Linha Verde Sul
O edital de licitação estará publicado nos jornais desta quinta-feira (30). As obras têm custo total de R$ 15,2 milhões e fazem parte do PAC da Copa.
Numa extensão de 1,7 quilômetro o eixo da BR-476 vai se transformar numa via urbana com a implantação de 10 pistas de rolamento, sendo duas para canaletas exclusivas para o transporte coletivo, seis para o sistema viário (três em cada sentido) e duas vias locais de passagem (uma em cada sentido), ciclovia, além de iluminação renovada, paisagismo e calçadas.
No trecho, que vai da altura do terminal do Pinheirinho até a Issac Ferreira da Cruz haverá a estação Winston Churchill de integração do transporte coletivo.
Integração metropolitana - A extensão da Linha Verde Sul tem, no total, dois lotes de obras dentro dos limites de Curitiba.
Além da ligação de 1,7 quilômetros do primeiro lote há o trecho que vai desde a Isaac Ferreira da Cruz até o trevo do Contorno Leste, numa extensão de 1,6 quilômetros. Ainda não há data prevista para a licitação do segundo trecho de obras.
Para além dos limites de Curitiba estão previstas as obras de extensão da Linha Verde Sul até o município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana. A intervenção no trecho sob concessão da OHL, também prevê a reserva de área para a linha exclusiva de transporte num trecho de 11,8 quilômetros até Fazenda Rio Grande e a duplicação da rodovia prosseguindo até o município de Mandirituba.
A Prefeitura é a responsável pelo investimento de R$ 13,5 milhões na construção das alças de acesso à rodovia nas proximidades da Ceasa e a OHL por 15,8 milhões para a execução da trincheira no local.
Fonte: O Estado do Paraná
Postado por Meu Transporte às 09:15 0 comentários
Marcadores: Paraná
Salvador deverá ter rede de ciclovias de 215km, sendo a maior malha cicloviária do Brasil
Postado por Meu Transporte às 08:50 0 comentários
Marcadores: Bahia, Bicicletas
Fiscalização eletrônica melhora fluxo do transporte público
A prática dos chamados Bus Rapid Transit (BRTs), comum em alguns países e cidades brasileiras como Curitiba, Goiânia e São Paulo, é uma solução que está sendo ampliada, a exemplo de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Nestas cidades, o projeto já considera a fiscalização nas faixas exclusivas de tráfego - este ano a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET–Rio) implantou um sistema de monitoramento teste na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, e a BHTrans terá 12 equipamentos para registrar os veículos que invadem o espaço destinado aos ônibus.
O corredor exclusivo para transporte coletivo da capital carioca ganhou uma adaptação e outro nome: Bus Rapid System (BRS). As vias seletivas ocupam duas das quatro faixas e trabalham num sistema interessante: porque Copacabana é uma região residencial, os engenheiros de trânsito criaram um sistema em que o motorista pode acessar o BRS para virar na primeira via que der mão à direita ou acessar garagens e só é multado se dois dispositivos seguidos flagrarem o veículo no corredor.
Richele Cabral, diretora de Mobilidade Urbana da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), explica que as obras foram feitas pensando nos grandes eventos internacionais que estão por vir: “A Prefeitura começou a trabalhar os sistemas de exclusividade pelo advento da Copa e das Olimpíadas, como forma de organizar e planejar melhor o trânsito numa cidade com três milhões de usuários de ônibus, e 208 empresas de transporte atuando. E, em pouco tempo, já podemos notar que os motoristas absorveram a cultura de respeito à segregação dos transportes. Um mês após a implantação, quando as multas começaram a ser computadas, notamos um número baixo de infrações, o que demonstra o respeito dos motoristas à nova orientação”, diz.
No Zona Sul do Rio, a fiscalização é feita por 23 câmeras espalhadas pela via e cerca de 70 guardas municipais. Richele pontua os benefícios da ação: “Apesar de nossa primeira opção ser sempre a construção de um corredor exclusivo para o trânsito dos transportes coletivos, quando falamos de vias já existentes, o controle por esses dispositivos se mostra extremamente eficaz, em contrapartida das outras opções, que seria a construção de uma barreira física. Temos estimativas de que o tempo que se levava para percorrer a Avenida Nossa Senhora de Copacabana reduziu 40% após o início das atividades de fiscalização. Antes, um carro levava 40 minutos, agora leva, em média, 17 minutos”, aponta.
Fiscalização da velocidade dos ônibus
A solução da tecnologia para garantir a medida restritiva dos corredores funciona bem e pode ir além. Segundo José Mario de Andrade, especialista em trânsito e diretor da Perkons, “A eficácia comprovada da fiscalização eletrônica no fluxo dos BRTs também suscita uma polêmica. Há quem defenda a utilização desses dispositivos posicionados nas vias especiais também na vigilância dos próprios ônibus. E os acidentes graves, cada vez menos espaçados, e com várias vítimas, colocam essa possibilidade dentro do cabível. Nem só por conta das penalidades, que, antes de alcançar o infrator, passariam por um grande processo burocrático, mas pela imposição de respeito que a presença do aparelho causa. Se o motorista sabe que está sendo fiscalizado, não vai abusar da velocidade, o que garante facilmente a segurança do usuário de transporte público”, sugere.
O professor Coca Ferraz, Coordenador do Núcleo de Estudos de Segurança no Trânsito da USP - São Carlos, acredita que somente as ferramentas disponíveis hoje para conter a velocidade dos ônibus poderiam ser reforçadas. “Os órgãos responsáveis pelo trânsito costumam controlar a velocidade dos ônibus com tacógrafos, dispositivos que registram e armazenam as velocidades desenvolvidas pelo veículo. Essas podem ser verificadas após o período de operação. Assim, o tacógrafo atua de maneira eficaz para o controle da velocidade, uma vez que o condutor sabe que se ultrapassar o limite permitido o fato ficará registrado”, explica.
No entanto, aponta o especialista, que vários acidentes com ônibus em corredores exclusivos são causados por alta velocidade. “Sem dúvida, a fiscalização eletrônica seria uma solução para a segurança dos usuários desse transporte, pois contribuiria para um maior controle da velocidade e redução dos acidentes, sobretudo se os ônibus não tivessem operando com tacógrafo”, pontua.
Sobre a hipótese de contrassenso de implantação de fiscalização eletrônica em corredores com veículos com velocidade controlada, na medida em que o governo é responsável por ambas as áreas (transporte coletivo e controle de tráfego), o professor desmistifica a questão: “O controle com fiscalização eletrônica se somaria ao controle com tacógrafo, inibindo ainda mais o emprego de velocidade acima do permitido”, conclui.
Postado por Meu Transporte às 08:30 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro