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quinta-feira, 30 de junho de 2011Postado por Meu Transporte às 08:50 0 comentários
Marcadores: Bahia, Bicicletas
Fiscalização eletrônica melhora fluxo do transporte público
A prática dos chamados Bus Rapid Transit (BRTs), comum em alguns países e cidades brasileiras como Curitiba, Goiânia e São Paulo, é uma solução que está sendo ampliada, a exemplo de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Nestas cidades, o projeto já considera a fiscalização nas faixas exclusivas de tráfego - este ano a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET–Rio) implantou um sistema de monitoramento teste na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, e a BHTrans terá 12 equipamentos para registrar os veículos que invadem o espaço destinado aos ônibus.
O corredor exclusivo para transporte coletivo da capital carioca ganhou uma adaptação e outro nome: Bus Rapid System (BRS). As vias seletivas ocupam duas das quatro faixas e trabalham num sistema interessante: porque Copacabana é uma região residencial, os engenheiros de trânsito criaram um sistema em que o motorista pode acessar o BRS para virar na primeira via que der mão à direita ou acessar garagens e só é multado se dois dispositivos seguidos flagrarem o veículo no corredor.
Richele Cabral, diretora de Mobilidade Urbana da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), explica que as obras foram feitas pensando nos grandes eventos internacionais que estão por vir: “A Prefeitura começou a trabalhar os sistemas de exclusividade pelo advento da Copa e das Olimpíadas, como forma de organizar e planejar melhor o trânsito numa cidade com três milhões de usuários de ônibus, e 208 empresas de transporte atuando. E, em pouco tempo, já podemos notar que os motoristas absorveram a cultura de respeito à segregação dos transportes. Um mês após a implantação, quando as multas começaram a ser computadas, notamos um número baixo de infrações, o que demonstra o respeito dos motoristas à nova orientação”, diz.
No Zona Sul do Rio, a fiscalização é feita por 23 câmeras espalhadas pela via e cerca de 70 guardas municipais. Richele pontua os benefícios da ação: “Apesar de nossa primeira opção ser sempre a construção de um corredor exclusivo para o trânsito dos transportes coletivos, quando falamos de vias já existentes, o controle por esses dispositivos se mostra extremamente eficaz, em contrapartida das outras opções, que seria a construção de uma barreira física. Temos estimativas de que o tempo que se levava para percorrer a Avenida Nossa Senhora de Copacabana reduziu 40% após o início das atividades de fiscalização. Antes, um carro levava 40 minutos, agora leva, em média, 17 minutos”, aponta.
Fiscalização da velocidade dos ônibus
A solução da tecnologia para garantir a medida restritiva dos corredores funciona bem e pode ir além. Segundo José Mario de Andrade, especialista em trânsito e diretor da Perkons, “A eficácia comprovada da fiscalização eletrônica no fluxo dos BRTs também suscita uma polêmica. Há quem defenda a utilização desses dispositivos posicionados nas vias especiais também na vigilância dos próprios ônibus. E os acidentes graves, cada vez menos espaçados, e com várias vítimas, colocam essa possibilidade dentro do cabível. Nem só por conta das penalidades, que, antes de alcançar o infrator, passariam por um grande processo burocrático, mas pela imposição de respeito que a presença do aparelho causa. Se o motorista sabe que está sendo fiscalizado, não vai abusar da velocidade, o que garante facilmente a segurança do usuário de transporte público”, sugere.
O professor Coca Ferraz, Coordenador do Núcleo de Estudos de Segurança no Trânsito da USP - São Carlos, acredita que somente as ferramentas disponíveis hoje para conter a velocidade dos ônibus poderiam ser reforçadas. “Os órgãos responsáveis pelo trânsito costumam controlar a velocidade dos ônibus com tacógrafos, dispositivos que registram e armazenam as velocidades desenvolvidas pelo veículo. Essas podem ser verificadas após o período de operação. Assim, o tacógrafo atua de maneira eficaz para o controle da velocidade, uma vez que o condutor sabe que se ultrapassar o limite permitido o fato ficará registrado”, explica.
No entanto, aponta o especialista, que vários acidentes com ônibus em corredores exclusivos são causados por alta velocidade. “Sem dúvida, a fiscalização eletrônica seria uma solução para a segurança dos usuários desse transporte, pois contribuiria para um maior controle da velocidade e redução dos acidentes, sobretudo se os ônibus não tivessem operando com tacógrafo”, pontua.
Sobre a hipótese de contrassenso de implantação de fiscalização eletrônica em corredores com veículos com velocidade controlada, na medida em que o governo é responsável por ambas as áreas (transporte coletivo e controle de tráfego), o professor desmistifica a questão: “O controle com fiscalização eletrônica se somaria ao controle com tacógrafo, inibindo ainda mais o emprego de velocidade acima do permitido”, conclui.
Postado por Meu Transporte às 08:30 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Projeto de lei que liberava circulação de carros de passeio e de táxis nos corredores exclusivos de ônibus de Blumenau é vetado
Foto:Artur Moser / Agencia RBS |
Postado por Meu Transporte às 07:36 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Santa Catarina
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Postado por Meu Transporte às 07:36 0 comentários
Marcadores: Ceára
Linha 4-Amarela do Metrô de SP começa a funcionar até 21h
Na solenidade, Alckmin também definiu que a entrega de mais duas estações será antecipada: "nós vamos inaugurar em 30 dias duas estações novas: a estação República e Luz. Estavam programadas para outubro, elas virão para setembro e aí o horário vai para meia-noite e todos os finais de semana", assegurou.
Apesar de estar pronta para circular até o início da madrugada, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos optou por operar a Linha 4-Amarela até as 21h, enquanto ocorrem testes de operação em toda a linha, incluindo as estações República e Luz. Com a medida, será possível garantir a entrega das novas estações no próximo mês de setembro e, assim, antecipar a integração com as linhas 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera) e 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi).
Com as mudanças, o número de passageiros atendidos por dia salta de 10 mil para 150 mil. "Finalizando a instalação de alguns equipamentos e detalhes da comunicação visual, acabamento e limpeza, as estações República e Luz estarão praticamente prontas", disse o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes.
Até setembro, o Metrô de São Paulo deve contratar a segunda fase da Linha 4-Amarela, que compreende a complementação das estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis/Mackenzie, São Paulo/Morumbi e a implantação de mais 1,5 km de linha da estação e do terminal de ônibus de Vila Sônia. A segunda fase da linha, que inclui a aquisição de mais 15 trens pela concessionária Via Quatro, será entregue gradativamente à população até 2014 e atenderá a mais de 900 mil passageiros/dia.
Postado por Meu Transporte às 07:36 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Guarulhos ganha novos ônibus e serviço de atendimento telefônico 24 horas
Postado por Meu Transporte às 07:35 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Juiz de Fora, Nove linhas de ônibus têm horários e/ou itinerários alterados
- 1 – A linha 129 (Previdenciários) ganhará um novo veículo, o que permitirá a inclusão de novos horários para a população. Além disso, para adequação do tempo de viagem da linha, todo o quadro de horário será modificado. Confira como fica:
4h30 / 5h10 / 5h50 / 6h10 / 6h30 / 7h10 / 7h30 / 7h50 / 8h30 / 8h50 / 9h10 / 9h50 / 10h30 / 11h10 / 11h50 / 12h30 / 13h10 / 13h50 / 14h30 / 15h10 / 16h / 14h40 / 17h10 / 17h40 / 18h20 / 18h50 / 19h20 / 20h / 20h30 / 21h / 21h40 / 22h20 /23h / 23h40 / 00h20 / 00h55
5h10 / 5h50 / 6h30 / 7h10 / 7h50 / 8h30 / 9h10 / 9h50 / 10h30 / 11h10 / 11h50 / 12h30 / 13h10 / 13h50 / 14h30 / 15h10 / 15h50 / 16h30 / 17h10 / 17h50 / 18h30 / 19h10 / 19h50 / 20h30 / 21h10 / 21h50 / 22h30 / 23h10 / 23h50
5h10 / 5h50 / 6h30 / 6h50 / 7h10 / 7h50 / 8h10 / 8h30 / 9h10 / 9h50 / 10h30 / 11h10 / 11h50 / 12h30 / 13h10 / 13h50 / 14h30 / 15h10 / 15h50 / 16h20 / 17h30 / 18h / 18h30 / 19h10 / 19h40 / 20h10 / 20h50 / 21h40 / 22h20 / 23h / 23h40 / 00h20
5h50 / 6h30 / 7h10 / 7h50 / 8h30 / 9h10 / 9h50 / 10h30 / 11h10 / 11h50 / 12h30 / 13h10 / 13h50 / 14h30 / 15h10 / 15h50 / 16h30 / 17h10 / 17h50 / 18h30 / 19h10 / 19h50 / 20h30 / 21h10 / 21h50 / 22h30 / 23h10
- 2 – A linha 145 (Centenário / Santa Efigênia), nos dias úteis, terá os seguintes horários alterados:
- 3 – A linha 443 (Nossa Senhora de Lourdes) terá seu itinerário e seu horário alterados para adequação do tempo de viagem das linhas.
- 4 – A linha 444 (Nossa Senhora de Lourdes) terá seu itinerário e seu horário alterados para adequação do tempo de viagem das linhas.
- 5 – A linha 603 (Carlos Chagas) terá seus horários alterados nos dias úteis para adequar o tempo de viagem da linha.
- 6 – A linha 708 (Vale dos Lírios), nos dias úteis, terá as seguintes alterações para adequação do tempo de viagem da linha:
O horário de 08h10, com saída do Centro, será alterado para 08h30.
- 7 – A linha 716 (Distrito Industrial) terá as seguintes alterações:
- 8 – A linhas 740 (Humaitá) realizará, nos horários a seguir, o seguinte itinerário nos dias úteis:
- 9 – A linha 741 (Valadares) terá as seguintes alterações:
Postado por Meu Transporte às 07:34 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
No Rio, Passageiros do Metrô e da Supervia enfrentam transtornos nas estações
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Entre 6h e 7h37, a circulação entre Saracuruna-Vila Inhomirim foi suspensa por questões operacionais devido ao problema em uma locomotiva, segundo informou a SuperVia através de nota. Técnicos da concessinária estiveram no local para fazer o conserto.
Postado por Meu Transporte às 21:44 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
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