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Ministério autoriza crédito de R$ 293 milhões para obras de mobilidade em Natal

terça-feira, 7 de junho de 2011

O Ministério da Fazenda e a Secretaria do Tesouro Nacional enviaram, nesta segunda-feira, carta à prefeita de Natal, Micarla de Sousa, com o aval positivo e a aprovação da operação de crédito entre a Prefeitura do Natal e a Caixa Econômica Federal para a execução das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. O documento constata o cumprimento de todos os prazos e requisitos prévios à contratação e, ainda, garante que a Prefeitura do Natal está apta a contratar os R$ 293 milhões destinados à execução de empreendimentos integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltados para o Mundial da Fifa.

A Prefeitura vem cumprindo todas as etapas e, com esta garantia, Natal dá mais um passo para a realização deste evento que vai beneficiar toda a população natalense. A cidade foi contemplada com o maior volume de investimentos de mobilidade urbana para a Copa de 2014 (R$ 338 milhões), o que garante obras de infraestrutura necessárias para a realização do evento. "Este é mais um passo importante. Estamos lutando para acelerar a conclusão dos projetos executivos para o início das obras. Ultrapassamos etapas mais complicadas. Temos a garantia dos recursos", destacou a prefeita Micarla de Sousa.

A contratação dos R$ 293 milhões envolve a construção do corredor estrutural Oeste, com faixa exclusiva para ônibus na BR-226, do Complexo Viário em frente à Urbana; reestruturação geométrica da Av. Capitão Mor Gouveia, incluindo a construção de pontilhão elevado e viaduto; entroncamento da Av. Capitão Mor Gouveia com a Av. Prudente de Morais; entroncamento da Av. Prudente de Morais com a Rua Raimundo Chaves; entroncamento da Av. Prudente de Morais com a Av. Lima e Silva; entroncamento da Av. Lima e Silva com a Av. Romualdo Galvão; entroncamento da Av. Sen. Salgado Filho com a marginal da mesma via; entroncamento da Av. Capitão Mor Gouveia com a Av. Sen. Salgado Filho.

No PAC II, Natal também já possui a garantia de recurso, junto ao Governo Federal, na ordem de R$ 180 milhões para obras de drenagem, urbanização e pavimentação em diversas áreas de Natal. O projeto contempla o túnel de drenagem a ser localizado na área onde será construído o estádio Arena das Dunas. O projeto está orçado em R$ 126 milhões. A Prefeitura do Natal aguarda resposta do Governo Federal sobre a aprovação de novos projetos nas áreas de mobilidade urbana e drenagem, que somam mais de R$ 371 milhões. Para a construção de creches, praças, unidades de saúde e quadras, também são aguardados R$ 21 milhões.


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Após queixas de usuários, Curitiba vai mudar suas ciclovias

Curitiba tem cem quilômetros de ciclovias, uma das maiores malhas do País - esse trecho representa, por exemplo, a distância entre São Paulo e Campinas ou Rio de Janeiro e Teresópolis. O uso de bicicletas está incorporado ao cotidiano da cidade. Porém, ao longo dos últimos meses tem havido um número crescente de reclamações e protestos contra as condições das vias, principalmente por conta de falta de segurança e ausência de ligação entre elas. A prefeitura concorda com algumas delas e prepara mudanças no desenho das faixas.
Na capital paranaense, essas críticas levaram ao surgimento de um grupo interessado em mudar a concepção do uso da bicicleta, chamado "Bicicletada Curitiba". Vista geralmente como meio de lazer, o que os membros da Bicicletada pretendem é que o setor público seja, de fato, um meio de transporte.
“Temos uma rede mal cuidada, sem sinalização adequada e falta de uma política que mostre que o carro tem que respeitar a bicicleta e o pedestre”, critica o professor Jorge Brand, que prefere utilizar a bicicleta sempre que possível.
Para outro participante da Bicicletada de Curitiba, Gabriel Nogueira, resolver a questão não é complicado. “A infraestrutura já existe, com as milhares de ruas asfaltadas podem ser compartilhadas com as bicicletas. Só falta a prefeitura pintar algumas baratas e seguras ciclofaixas”, reforça. Ele cita ainda exemplos de cidades como Bogotá, Barcelona e Londres que incluíram a bicicleta no projeto urbanístico.
A fiscalização das ciclovias de Curitiba é feita pela Ciclo Patrulha, um grupo da guarda municipal. O problema é que, em muitos pontos, a ciclovia é um espaço compartilhado com o pedestre.

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Teste da linha Sul do Metrô de Fortaleza está previsto para este mês

Está agendado para o próximo dia 20 o teste da Linha Sul do Metrô de Fortaleza e dia 20 a entrega de trens da Linha Oeste, segundo o Governo do Estado. A data foi definida nesta segunda-feira em reunião no Palácio da Abolição entre o governador do Ceará, Cid Gomes, e o secretariado.
Definida também a data de inauguração do Terminal de Múltiplo Uso do Porto do Pecém (TMUT), que será 5 de agosto deste ano. O investimento do empreendimento é avaliado em R$ 410 milhões, e irá atender a demanda de movimentação de contêineres.
Na reunião ficou marcado para dia 4 de agosto o início da terraplanagem do terreno onde será implantada da Siderúrgica do Pecém. O investimento previsto da Compania Siderúrgica do Pecém (CSP) é da 4 bilhões de dólares.
Além das datas, foram apresentados projetos a serem executados até 2014, último ano de gestão do governador Cid Gomes. Entre os projetos estão universalização do abastecimento de água potável, formação de médicos especialistas para hospitais públicos e desenvolvimento da pesca.


Fonte: G1.com.br

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Em Aracaju, Cadastramento biométrico é para usuários acima dos 60 anos que utilizam o transporte coletivo

Teve início na manhã desta segunda-feira, 6, o cadastramento biométrico para usuários do sistema de transporte coletivo acima de 60 anos. O primeiro local que está recebendo o cadastro é o Centro de Referência de Assistência Social localizado na Avenida Canal 4, no conjunto Augusto Franco. O cadastramento biométrico é realizado a partir das 7h30 às 17h30.
No ato do cadastramento as atendentes irão solicitar, automaticamente, o cartão Mais Aracaju Gratuidade, o novo passaporte dos idosos para o transporte público. A previsão do Sindicato das Empresas de Transporte (Setransp) é que a partir do segundo semestre o Finger (equipamento que está sendo instalado nos ônibus para realizar a leitura da digital) já esteja em pleno funcionamento. Dessa forma, os idosos não utilizarão mais a carteira de identidade e poderão transitar livremente pelo interior dos ônibus.
O usuário Eduardo Conceição Farias conta que utiliza o ônibus coletivo diariamente. “Praticamente todos os dias em uso o coletivo, com esse cadastramento vai melhorar porque aí a gente irá passar direto. Sempre tem lugar, mas às vezes a gente não encontra e o jeito é ficar em pé mesmo. Acredito que esse sistema vai facilitar já que poderemos nos descolar para o fundo do ônibus também”, afirma.
De acordo com a gerente de produtos da Setransp, Andréa Aragão, a previsão é que todo o cadastramento na cidade seja realizado até o mês de agosto. “Estamos iniciando o cadastramento hoje aqui no Cras do Augusto Franco e devemos realizar esse trabalho em todos os Cras até o mês de agosto. Estamos cadastrando inicialmente 100 pessoas por dia. O horário de funcionamento é das 7h30 às 17h30”, ressalta.
Por Bruno Antunes (Infonet)

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Em Fortaleza, Terminal de Messejana recebe mutirão de organização de filas

O terminal de ônibus de Messejana recebe, a partir desta segunda-feira, 6, um “mutirão de organização de filas”. Até a próxima sexta-feira, 10, de 5h às 9h, cerca de 60 agentes estarão de prontidão nas plataformas do terminal para tentar garantir o embarque seguro dos passageiros.

O projeto, de iniciativa da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), já mobilizou mais de 500 mil usuários dos terminais de ônibus do Siqueira, da Parangaba e do Papicu. O objetivo é estimular o respeito entre os usuários do serviço de transporte coletivo, enfatizando o cuidado com idosos, gestantes e crianças.

Fonte: O Povo Online

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Araraquara lança campanha contra música alta sem fone em ônibus

Uma campanha lançada no início de junho pela Companhia Tróleibus de Araraquara (CTA), administradora do transporte coletivo da cidade, tenta coibir a música alta sem fone em ônibus. O passageiro que estiver incomodando os demais com o som será obrigado a desligar o aparelho. Se não respeitar a determinação, será convidado a se retirar do veículo.

“O motorista não vai prosseguir viagem enquanto a pessoa não desembarcar ou desligar o aparelho”, disse Nelson Brito dos Santos, diretor técnico da CTA. A ideia surgiu após constantes reclamações dos usuários do transporte coletivo da cidade. “Algumas músicas têm palavras obscenas”, completou dos Santos.

Adesivos no interior dos ônibus alertam os passageiros sobre as novas medidas e também buscam incentivá-los a usar os fones. Segundo dos Santos, cada passageiro terá o papel de fiscal, a exemplo de motoristas e cobradores.



Projeto de leiUm projeto de lei em discussão na Câmara Municipal se propõe a tratar do incômodo do som em vias públicas.

O texto, de autoria do vereador Elias Chediek, sugere “a proibição do uso de aparelhos de som, portáteis ou instalados em veículos automotores estacionados ou em movimento, nas vias e logradouros públicos, nos horários e nas condições que estabelece e dá outras providências”. O assunto ainda não foi votado.

Fonte: EPTV

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Estudo da viabilidade do sistema de transporte VLT em Cuiabá sai esta semana

O presidente da Agecopa, Éder de Moraes, afirmou, hoje, que esta semana deve ser entregue o laudo técnico de uma empresa especializada para analisar a implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT) em Mato Grosso. Para ele, esta modalidade de transporte é mais moderno e vai proporcionar um transporte coletivo de qualidade para os moradores de Cuiabá e Várzea Grande. Outro benefício deste sistema de transporte é o número menor de desapropriações.

O estudo encomendado pelo governador Silval Barbosa (PMDB) tem como finalidade analisar o número de desapropriações, valor da tarifa e a real viabilidade do sistema visando a Copa do Mundo de 2014. O maior receio do governo é com relação ao valor da tarifa do transporte, que é um fator que poderia inviabilizar o projeto, segundo o próprio Silval Barbosa anteriormente.

Conforme Só Notícias já informou, o presidente da Assembleia Legislativa e principal defensor deste sistema de transporte, José Riva (PP), disse que a principal saída para a implantação do novo sistema de transporte seria viável em uma Parcerias Público-Privadas (PPP) entre o governo do Estado e a iniciativa privada. O empreendimento, segundo ele, poderia ser realizada dentro de 24 meses.



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Fortaleza: Projeto proíbe motoristas de transporte coletivo acumular função de cobrador

Várias empresas de ônibus em Fortaleza e outras capitais utilizam dispensaram o trocador em algumas linhas e o próprio motorista passa a receber o pagamento das passagens. 
Mas, essa prática pode estar com os dias contatos, caso vire lei um projeto (PL-2163/03) em tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta é do deputado Vicentinho, do PT paulista, e está pronta para ser votada na Comissão de Trabalho.
Segundo o autor, os motoristas de ônibus que acumulam a função correm mais risco de acidentes e são submetidos a situações-limite de estresse, porque além de se preocuparem com o trânsito devem dar atenção aos passageiros.
Vicentinho argumenta ainda que o acúmulo da função de cobrador elimina um número importante de postos de trabalho no país.
Relator do projeto na Comissão de Trabalho, o deputado Assis Melo, do PCdoB gaúcho, apresentou parecer favorável à proposta. Assim como Vicentinho, Assis Melo também acredita que o acúmulo de funções coloca em risco a vida dos passageiros.
Para o presidente da Associaçao Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Otavio Cunha, a proposta é um retrocesso. Mas ele explica que a tendência mundial é o fim da função de cobrador para a adoção de sistemas mais modernos, como o de cartões magnéticos, já implantados em cidades brasileiras como Goiânia, Recife e Florianópolis.
"Esse projeto é uma volta ao passado. Hoje, com a tecnologia da informação, com os sistemas de bilhetagem eletrônica que estão sendo implantados, com os novos corredores agora - os corredores exclusivos - essa figura do cobrador não vai existir mais. Não quer dizer que nós vamos pegar os cobradores e mandar embora. Eles serão aproveitados em outras atividades."
Como o projeto foi rejeitado em 2007 pela Comissão de Transportes, caso seja aprovado na Comissão de Trabalho e na CCJ, precisará ser votado pelo Plenário da Câmara dos Deputados.


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