Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Fortaleza: Projeto proíbe motoristas de transporte coletivo acumular função de cobrador

terça-feira, 7 de junho de 2011

Várias empresas de ônibus em Fortaleza e outras capitais utilizam dispensaram o trocador em algumas linhas e o próprio motorista passa a receber o pagamento das passagens. 
Mas, essa prática pode estar com os dias contatos, caso vire lei um projeto (PL-2163/03) em tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta é do deputado Vicentinho, do PT paulista, e está pronta para ser votada na Comissão de Trabalho.
Segundo o autor, os motoristas de ônibus que acumulam a função correm mais risco de acidentes e são submetidos a situações-limite de estresse, porque além de se preocuparem com o trânsito devem dar atenção aos passageiros.
Vicentinho argumenta ainda que o acúmulo da função de cobrador elimina um número importante de postos de trabalho no país.
Relator do projeto na Comissão de Trabalho, o deputado Assis Melo, do PCdoB gaúcho, apresentou parecer favorável à proposta. Assim como Vicentinho, Assis Melo também acredita que o acúmulo de funções coloca em risco a vida dos passageiros.
Para o presidente da Associaçao Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Otavio Cunha, a proposta é um retrocesso. Mas ele explica que a tendência mundial é o fim da função de cobrador para a adoção de sistemas mais modernos, como o de cartões magnéticos, já implantados em cidades brasileiras como Goiânia, Recife e Florianópolis.
"Esse projeto é uma volta ao passado. Hoje, com a tecnologia da informação, com os sistemas de bilhetagem eletrônica que estão sendo implantados, com os novos corredores agora - os corredores exclusivos - essa figura do cobrador não vai existir mais. Não quer dizer que nós vamos pegar os cobradores e mandar embora. Eles serão aproveitados em outras atividades."
Como o projeto foi rejeitado em 2007 pela Comissão de Transportes, caso seja aprovado na Comissão de Trabalho e na CCJ, precisará ser votado pelo Plenário da Câmara dos Deputados.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960