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quarta-feira, 11 de maio de 2011Postado por Meu Transporte às 09:21 0 comentários
Em Cuiabá, Começa primeira obra de mobilidade para Copa de 2014
Com 228 metros de extensão e 11 de largura, a também permitirá a ligação de Cuiabá com a região norte do estado sem a necessidade de atravessar a cidade.
Além do início dos trabalhos na ponte, o governo autorizou a licitação para a duplicação da rodovia Mário Andreazza (MT-444) num trecho de 10 quilômetros que começa na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, e vai até o Trevo do Lagarto, em Várzea Grande.
O edital para a duplicação da rodovia, estimada em R$ 22 milhões, de ser publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.
Postado por Meu Transporte às 09:21 0 comentários
Marcadores: Copa 2014, Mato Grosso
Cidades fazem obras que aumentam os problemas de trânsito, afirma especialista
terça-feira, 10 de maio de 2011
“O Brasil ainda paga o preço de um pensamento errôneo do século 20, quando políticos ganhavam votos fazendo estradas e viadutos. Houve casos em que até presidentes falavam que governar é fazer estradas. Em vez de calçadas, cidades foram construídas a partir de pistas. Com o tempo, as ruas ficaram entupidas de automóveis e as pessoas passaram a ter a falsa impressão de que o alargamento de pistas, a construção de viadutos e de estacionamentos seria a solução. O problema é que essa ’solução’ acaba servindo para alimentar ainda mais o problema”, disse o especialista à Agência Brasil.
Segundo ele, essa é uma premissa falsa porque não leva em consideração que tais obras acabam servindo como um convite para as pessoas usarem cada vez mais os carros. “Em cinco anos tudo volta a ficar engarrafado novamente e o tiro acaba saindo pela culatra”, acrescentou. Para ele, os rodízios adotados em algumas capitais “são apenas a consequência de planejamentos errados”.
Como solução, Morais aponta a adoção de medidas que dificultem a vida de quem anda de carro. Mas enfatiza que essas medidas precisam vir acompanhadas de alternativas, como a melhoria do sistema de transporte público, com corredores exclusivos para os ônibus coletivos. “Imagina um motorista parado no trânsito e vendo os ônibus passarem livremente por essas pistas exclusivas. No dia seguinte ele certamente cogitará deixar o carro na garagem e ir de ônibus para o trabalho. Sou da opinião de que carro é para deslocamentos excepcionais ou para o lazer”.
Ele questiona também o conceito de que a modernidade seja a construção de veículos cada vez mais potentes e com novas tecnologias. “Há intelectuais que defendem que o conceito de modernidade para o transporte não é a potência de um veículo ou as tecnologias de ponta que são colocadas nele. Modernidade é ter eficiência e qualidade no transporte público e cidades sustentáveis, onde a distância entre a casa e o trabalho seja pequena”, argumenta.
Um outro erro histórico apontado por Morais é o de as cidades concentrarem os locais de trabalho em seus centros. “Grandes volumes de atividades acabaram expulsando a população dos centros. Ninguém mais mora lá. Há apenas pontos de trabalho e um fluxo muito grande de pessoas para esses locais”, afirma o pesquisador da UnB.
Segundo ele, essas concentrações já estão extrapolando a fronteira das grandes cidades. “Há casos de cidades com 40 mil habitantes que já apresentam engarrafamento e zonas azuis [áreas de estacionamento pago] por causa da concentração de carros no centro da cidade”, acrescenta.
Fonte: Agência Brasil
Postado por Meu Transporte às 19:48 0 comentários
Marcadores: Brasil, Especialistas, Reportagem especial
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Postado por Meu Transporte às 15:17 0 comentários
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O presidente da Conurb, Francisco de Assis, diz que a intenção é colocar o corredor para funcionar durante o fim de semana ou na segunda-feira. O início da mudança será comunicada e agentes de trânsito irão orientar os motoristas. O novo corredor terá 450 metros.
Postado por Meu Transporte às 09:57 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Santa Catarina
Prefeito de Salvador descarta sistema de transporte VLT na cidade
segunda-feira, 9 de maio de 2011
TB- Já está tudo certo para ser o BRT o sistema de transporte de massa a ser adotado na cidade? Já foi batido o martelo?
João Henrique- Bem, o estado lançou a PMI e agora acabou de receber as propostas. Parece-me que há uma comissão avaliando as propostas. Agora, por parte da prefeitura - sempre trabalhando em harmonia com o estado-, temos uma posição definida de que é muito mais indicado que seja implantado o BRT. O BRT não é impeditivo a médio e longo prazo para o VLT. As pistas que servem para o BRT no pós Copa do Mundo, tendo o aporte financeiro necessário, podem ser integradas depois ao VLT. Temos um marco regulatório que é a Copa do Mundo e não há como pensar agora em VLT. Imagine que seis quilômetros de metrô levaram onze anos para ficarem prontos. Nós estamos em 2011 e a Copa é em 2014. Estou falando de três anos. Outra coisa, cerca de R$560 milhões estão sendo tomados pelo governo do estado para o BRT – 14 quilômetros da Avenida Paralela. Pois bem, se for VLT, os mesmos 14 quilômetros você não faz por menos de R$ 3 bilhões. Seja pelo fator tempo, pelo fator recursos financeiros, seja pelo fator mão de obra, nós não temos como fazer o VLT, mas temos como fazer o BRT. Tudo leva para a adoção do BRT.
Postado por Meu Transporte às 14:56 2 comentários
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