Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Em São Paulo, Paulistanos cobram construção de mais ciclovias na cidade, ''Só há 37,5 km de ciclovias''

terça-feira, 10 de maio de 2011

Seja para lazer, ir para o trabalho ou chegar mais rápido, as bicicletas, aos poucos, conquistam mais espaço nas ruas da capital. É bom para o trânsito e bom para deixar o ar melhor da cidade.
Wagner Carvalho, dono de um café, usa a bicicleta o dia inteiro. “Quanto mais pessoas andarem de bicicleta, mais o motorista sente a presença do ciclista e vai acostumando e sabendo que existem ciclistas e respeita mais”, diz.
Quem anda sobre duas rodas também tem que respeitar as regras de trânsito. O ciclista deve evitar a calçada para não atrapalhar os pedestres e andar na rua, ocupando uma faixa como se fosse um carro. Assim, motoristas e ciclistas vão aprendendo a conviver uns com os outros.
A ciclofaixa, que existe aos domingos há dois anos e liga quatro parques em 30 km, também tem ajudado a formar essa consciência.
“A gente não escuta aquela buzinada que antigamente escutava quando ia andar, sem toda essa infraestrutura”, lembra Rafael Iglesias.
Já as ciclovias podem ser usadas a semana inteira. Mas são apenas 37,5 km em toda a cidade. A Prefeitura diz que tem projetos para mais três ciclovias. “A construção de ciclovias e pista de corrida pelas marginais Pinheiros e Tietê é o sonho para São Paulo. É meu sonho”, revela a professora Lucilene Azevedo.
Quem não tem bicicleta pode alugar uma nos parques ou estações do Metrô. Já são 4,5 mil bikes alugadas por mês. A locação de bicicletas é um sucesso. Por isso, na próxima semana serão inaugurados três bicicletários: um na estação Butantã do Metrô, um na nova estação Pinheiros e um no Parque das Bicicletas. São 460 novas bikes disponíveis para quem quiser deixar o carro em casa.
“Basta trazer um documento com foto, um comprovante de residência e um cartão de crédito. A partir daí a primeira hora do sistema é gratuita e a partir da segunda cobra-se R$ 2”, diz Ismael Caetano, presidente do Instituto Parada Vital.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960