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Estudo defende corredor de ônibus e tarifa barata para aumentar uso de transporte público
quinta-feira, 5 de maio de 2011Postado por Meu Transporte às 08:41 0 comentários
Marcadores: Brasil, Resultados enquetes
Maioria de usuários de transporte coletivo está insatisfeita, diz Ipea
Dois terços no coletivo
Postado por Meu Transporte às 08:41 0 comentários
Marcadores: Brasil, Reportagem especial, Resultados enquetes
Estudo mostra que 65% da população usam o transporte público nas capitais
A bicicleta é o meio de transporte de 3,22% das pessoas que vivem nas capitais. Nas outras cidades, esse percentual é de 8,45%. A moto é usada por 5,5% da população que vive nas capitais e por 15% nas demais cidades. Em todos os municípios brasileiros, 23% da população adotam o carro como meio de transporte.
O estudo sobre mobilidade urbana faz parte de uma série chamada Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS). A partir deste e de outros estudos, o órgão poderá propor medidas mais adequadas para cada tipo de região. E, também, deixar a população mais esclarecida sobre os serviços e as possibilidades de transporte que são oferecidos.
Nas grandes cidades, por exemplo, o governo poderá aplicar ações que motivem as pessoas a deixarem o carro na garagem e usar o transporte público. E em pequenas cidades, estimular o uso de bicicletas ou o hábito de andar a pé quando a locomoção for por pequenas distâncias.
Uma das conclusões à que chegou o Ipea é a tendência de se alcançar melhores resultados a partir de investimentos em corredores de ônibus e metrôs, aliados a políticas tarifárias que permitam ampliar o número de usuários de transporte público.
O instituto enfatiza que, nesse cenário, deve ser estimulada a redução do tempo de viagem. “A rapidez, a disponibilidade e o menor custo foram características recorrentemente citadas de forma explícita pelos entrevistados”, afirma o estudo. Segundo ele, a diferença de percepção da segurança entre os usuários de automóveis e os de transporte público pode revelar importantes aspectos para a atuação pública.
A pesquisa perguntou que motivo faria os não usuários de transporte público a passar a fazer uso dele. A maior rapidez do transporte público foi a resposta mais apresentada pelos usuários de bicicleta, carro e moto. Para quem se locomove a pé, a resposta está ligada à questão da disponibilidade desse tipo de meio de transporte.
Os motivos mais indicados pelos pedestres para terem optado por andar a pé são a saúde e a rapidez. No entanto, eles afirmam predominantemente que passariam a usar o transporte público caso houvesse maior disponibilidade, fosse mais barato e também mais rápido. Para o pedestre, estas duas últimas características são necessárias para se ter um bom transporte.
A população, de acordo com o documento, precisa ser esclarecida quanto às características de cada modo de transporte em suas respectivas cidades. Além de ter direito à escolha do meio de transporte que quiser utilizar, “a população tem que ter acesso à informação para poder realizar esta escolha dentro dos critérios que considerar mais relevantes”.
Postado por Meu Transporte às 08:39 0 comentários
Marcadores: Brasil, Minas Gerais
Em Porto Alegre, EPTC libera corredor de ônibus para circulação de carros na Avenida Sertório
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Medida divide especialistas ao abrir para qualquer veículo, nos horários de pico, pista exclusiva para coletivos |
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) liberou os corredores, outrora exclusivos para os coletivos, para uso de qualquer tipo de veículo — apenas nos horários de pico e quando fiscais estiverem presentes.
Na prática, os corredores da Sertório têm ficado abertos aos veículos em geral todos os dias, nos horários de pico (início da manhã e fim de tarde).
Fonte: Zero Hora
Postado por Meu Transporte às 08:00 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Ônibus será meio de transporte preferencial para o Rock in Rio
quarta-feira, 4 de maio de 2011
“O Rock in Rio precisa impactar minimamente o trânsito e a vida das pessoas que vivem na cidade. Por isso, nos últimos dois meses antes do evento, faremos uma forte campanha em todas as mídias lembrando às pessoas de se organizar para chegar até a Cidade do Rock. Vamos facilitar muito esse acesso para que, mesmo aqueles que não têm o hábito de andar de ônibus, sintam-se tranquilos e confortáveis para utilizar este tipo de transporte coletivo”, disse a vice-presidente executiva do Rock in Rio, Roberta Medina, que garante que não será possível chegar de carro ao Rock in Rio.
A proposta do festival é que os fãs — cerca de 60 mil pessoas para cada dia do evento — adotem meios de transporte público para ir aos shows. Além das linhas de ônibus regulares municipais e intermunicipais que já atendem à área, estarão disponíveis outras duas linhas.Todos os passageiros poderão utilizar os cartões Rio Card (Rio Card, Rio Card Jovem, Bilhete Único Carioca e Bilhete Único Intermunicipal) para pagar as passagens. Além disso, será lançado um Rio Card personalizado para as vendas com foco no público de fora do Rio de Janeiro.
"Vamos começar a vender este bilhete diferenciado no próximo sábado (7), dia em que também estarão disponíveis os ingressos para o festival. Quem adquirir este cartão poderá pegar os ônibus que farão ponto nos aeroportos, rodoviária e outros locais específicos da cidade, como Lagoa, Ipanema, Botafogo, Santa Cruz, Castelo e Campo Grande. A gente acredita que vá atender 40% do público de fora do Rio", disse Edmundo Fornasari, diretor de Marketing e Comunicação da RioCard/Fertranspor.
Já a linha circular fará o trajeto entre o Terminal Alvorada — ponto final de diversas linhas municipais e intermunicipais — e o Autódromo/Cidade do Rock, parada mais próxima da entrada do evento. No total, 300 ônibus circulares serão destacados para o trajeto, operando em intervalos de 15 minutos em um corredor exclusivo aos ônibus e moradores dos arredores.
Táxis poderão acessar a Cidade do Rock apenas pela Avenida Salvador Allende.
Horário de funcionamento: das 10h às 5h
Vai até: Autódromo/Cidade do RockEmbarque:
Aeroporto Santos Dumont
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro
Castelo
Rodoviária
Lagoa (Parque dos Patins)
Ipanema (Praça Nossa Senhora da Paz)
Botafogo (Rio Sul)
Santa Cruz
Campo Grande
- Linha circularHorário de funcionamento: das 8h às 5h
Vai até: Autódromo/Cidade do RockEmbarque: Terminal Alvorada
- Linhas regulares diretasHorário de funcionamento: 24 horas
Vai até: Autódromo/Cidade do Rock
Embarque (linhas):
332 Castelo - Taquara (via Barra da Tijuca)
347 Castelo - Largo dos Piabas
348 Castelo - Rio Centro (via Linha Amarela)
352 Castelo - Rio Centro (via Autódromo e Linha Amarela)
368 Castelo - Rio Centro
382 Carioca - Piabas (via Av. Benvindo de Novaes)
613 Del Castilho - Rio Centro (Via Autódromo e Linha Amarela)
736 Cascadura - Riocentro (circular)
747 Vargem Grande - Madureira (circular)
749 Cascadura - Recreio (via Vargem Grande)
757 Cascadura - Riocentro (Camorim)
758 Cascadura - Recreio (via Av. Salvador Allende) (circular)
SV758 Cascadura - Recreio (via Av. Benvindo de Novaes) (circular)
- Linhas regulares comunsHorário de funcionamento: 24 horas
Vai até: Terminal AlvoradaEmbarque (linhas):
301 Rodoviária +Barra da Tijuca (via Avenida das Américas)
302 Rodoviária + Recreio dos Bandeirantes (via Av. Sernambetiba)
303 Rodoviária + Barra da Tijuca (via Linha Amarela) (circular)
304 Rodoviária + Recreio dos Bandeirantes (via Av. das Américas)
305 Rodoviária + Barra da Tijuca (via Túnel Rebouças)
308 Central + Barra da Tijuca (via Copacabana/Av. das Américas)
309 Central+ Alvorada (via Botafogo/Av. Sernambetiba)
314 Central + Recreio dos Bandeirantes (via Copacabana/Av. das Américas)
315 Central + Recreio dos Bandeirantes (via Linha Amarela)
316 Central + Recreio dos Bandeirantes (via Botafogo/Av. Sernambetiba)
317 Central + Alvorada (via Túnel Santa Barbara) (circular)
318 Barra Sul +Castelo
333 Rodoviária a+ Barra da Tijuca (via Av. Sernambetiba)
345 Praças Mauá + Barra da Tijuca (via Furnas)
360 Carioca + Recreio dos Bandeirantes
361 Carioca + Recreio dos Bandeirantes (via Linha Amarela)
387 Marambaia + Carioca (via Barra da Tijuca)
465 Cascadura + Gávea (via Av. Ayrton Senna)
523 Alvorada + Leme (via Copacabana) (circular)
524 Botafogo + Barra da Tijuca (via Humaitá) (circular)
690 Méier + Alvorada (via Av. D. Helder Câmara)
691 Méier + Alvorada (via Taquara/Linha Amarela)
692 Méier + Alvorada (via Av. D. Helder Câmara/Linha Amarela)
693 Méier + Alvorada (via R. Dias da Cruz/Linha Amarela)
701 Madureira + Alvorada
753 Cascadura + Recreio (via Av. Ayrton Senna) (circular)
765 Cascadura + Barra da Tijuca (via Av. Ayrton Senna) (circular)
803 Senador Câmara + Alvorada
805 Alvorada + Jardim Oceânico (circular)
806 Boiúna + Barra da Tijuca (via Autódromo) (circular)
809 Recreios + Rio das Pedras (via Praia)
818 Joatinga + Recreio dos Bandeirantes (via Av. das Américas) (circular)
826 Joatinga + Vargem Grande (circular)
831 Colônia + Joatinga (via Barra Sul)
832 Colônia + Joatinga (via Autódromo)
844 Barra Shopping + Barrinha (circular)
853 Vila Kennedy + Barra da Tijuca
854 Campo Grande + Barra da Tijuca
855 Bangu + Barra da Tijuca (via Jardim Maravilha)
863 Rio das Pedras + Barra da Tijuca (via Av. Ayrton Senna) (circular)
877 Campo Grande + Alvorada
878 Santa Cruz +Alvorada (via Avenida Dom João VI)
879 Campo Grande +Alvorada (via Estrada do Magarca)
880 Rio das Pedras + Recreio (via Ayrton Senna)
882 Santa Cruz +Barra da Tijuca (via Avenida Dom João VI)
883 Bangu + Barra da Tijuca (via Estrada do Pre)
886 Freguesia + Barra da Tijuca (circular)
887 Pechincha + Barra da Tijuca (circular)
888 Sulacap + Barra da Tijuca (via Av. Ayrton Senna)
891 Sepetiba + Barra da Tijuca (via Pedra de Guaratiba)
896 Pingo D'Água + Barra da Tijuca (via Pedra de Guaratiba)
2018 Aeroporto Internacional do RJ +Alvorada
332 Castelo + Taquara (via Barra da Tijuca)
2329 Recreio + Castelo (via Av. Sernambetiba)
2330 Rodoviária + Barra da Tijuca (via Linha Amarela) (circular)
2334 Campo Grande + Castelo (via Estrada da Ilha e Barra da Tijuca)
2335 Santa Cruz + Castelo (via Barra da Tijuca)
2337 Santa Cruz + Castelo (via Sepetiba)
2338 Campo Grande + Castelo (via Estrada do Magarca)
2801 Campo Grande + Barra da Tijuca (Via Magarca)
2802 Santa Cruz + Barra da Tijuca (via Américas)
2918 Aeroporto Internacional R.J. + Alvorada (via Linha Amarela)
metro General Osorio + Alvorada
metro Del Castilho + Alvorada
SP465 Cascadura + Barra da Tijuca
SV2334 Campo Grande + Castelo (via B. da Tijuca/Cachamorra)
361 Carioca + Recreio dos Bandeirantes (via Linha Amarela)
- Linhas intermunicipaisHorário de funcionamento: consultar
Vai até: Terminal AlvoradaEmbarque (linhas):
415T Duque de Caxias - Barra da Tijuca (Viação Vera Cruz e Transportes Santo Antônio)
415T Magé – Barra da Tijuca (Viação Vera Cruz e Transportes Santo Antônio)
425T Queimados - Barra da Tijuca (Auto Lotação Ingá e Transportadora Tinguá)
425T Japeri – Barra da Tijuca (Auto Lotação Ingá e Transportadora Tinguá)
400T Belford Roxo - Barra da Tijuca (Auto Lotação Ingá e Transportadora Tinguá)
410T São João de Meriti - Barra da Tijuca (Expresso Cruzeiro do Sul)
420T Mesquita - Barra da Tijuca (Expresso Cruzeiro do Sul)
420T Nilópolis – Barra da Tijuca (Expresso Cruzeiro do Sul)
405T Nova Iguaçu - Barra da Tijuca (Viação Costeira e Viação Cidade do Aço)
405T Barra da Tijuca - Itaguaí Expresso Pégaso Ltda (Viação Costeira e Viação Cidade do Aço)
Dica: simule o seu trajeto através do site www.vadeonibus.com.br
Postado por Meu Transporte às 23:42 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Grande Belém pode ficar sem ônibus nesta quinta
Dependendo da resposta obtida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Pará, que se reunirá hoje com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) para discutir as reivindicações da categoria, os rodoviários de Belém podem decidir também por uma greve no dia 5.
Segundo o presidente do sindicato, Altair Brandão, a categoria recorreu à superintendência porque todas as negociações feitas com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setrans-Bel) foram frustradas. “Tivemos três reuniões com o SetransBel e eles ofereceram apenas 3% de reajuste em tudo que pedimos. Eles negociaram algumas cláusulas, mas a parte econômica não avançou”.
Segundo ele, a categoria pede reajuste salarial de 12%, aumento do benefício da clínica médica de R$ 125 mil para R$ 200 mil e aumento do vale alimentação de R$ 280 para R$ 350, porém, para todas as exigências foi oferecido o reajuste de 3%. “O que nós queremos é que pelo menos o
reajuste fique acima da inflação, que foi de cerca de 6%”.
Após a reunião que acontecerá hoje pela manhã, na sede da SRTE, os rodoviários se reunirão em assembleia, às 19h, para decidir se irão ou não paralisar as atividades. “Vai ter a última negociação e a partir disso vamos decidir se entramos em greve a partir de 0h do dia 5 de maio”.
Diante da possibilidade de greve, os usuários do serviço de transporte público na Região Metropolitana de Belém podem enfrentar grandes problemas para se locomover, já que a previsão de início da paralisação dos rodoviários de Belém coincide com o primeiro dia da greve já anunciada pelos rodoviários de Ananindeua e Marituba.
O conferente Mike Sena já tem uma saída para fugir da longa espera por um transporte coletivo que a greve dos rodoviários de Ananindeua e Marituba deve ocasionar. Como depende das linhas de ônibus dos municípios para ir trabalhar, ele terá que apelar para o transporte alternativo. “O único jeito é pegar mototáxi ou o transporte alternativo. Como eu já sabia que ia ter greve, já comecei a me programar”.
Além dele, a estudante Katellen Mafra também vai recorrer ao transporte alternativo para ir para a aula. “Vou depender das vans. Ia ser difícil se não pudéssemos contar com elas”.
Diante da possibilidade de lucrar mais, na tarde de ontem o mototaxista Edir Carlos da Paixão já fazia planos para o dia da greve. “Na quinta temos que estar aqui (no ponto em que trabalha) às 6h para pegar essa demanda extra. Para nós a greve é melhor porque vamos ter mais clientes”.
Elber Sales, mototaxista que trabalha em outra área de Ananindeua, também esperava faturar mais com a greve. “Normalmente a gente faz 50 corridas por dia, sendo que para o centro são só três. Mas com a greve, acho que a gente vai chegar a fazer umas oito corridas pra lá (centro)”.
Ainda assim, alguns usuários do transporte público terão que faltar o trabalho por causa da falta do serviço. “Como eu moro em Benevides, fica muito caro ir de mototáxi para lá. Então, o jeito vai ser ficar em casa esperando a greve passar”, explicou a doméstica Maria de Fátima Araújo. “Vou ficar no prejuízo porque vou ter que faltar e isso vai ser descontado”.
Na tarde de ontem, integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Ananindeua e Marituba entregavam panfletos nas paradas de ônibus anunciando o dia da greve. “Estamos entregando o aviso e os ônibus já estão rodando com os faróis acesos para indicar para a população que vai ter greve, assim, vão poder se programar”, disse o diretor financeiro do Sintram, Reginaldo Cordeiro. “Não temos a intenção de prejudicar outros trabalhadores. Nós preferíamos ter resolvido tudo no diálogo, mas não foi possível”.
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Postado por Meu Transporte às 18:12 0 comentários
Marcadores: Pará
Metrô da Cidade do México tem mais de 200 km de malha
Postado por Meu Transporte às 09:19 0 comentários
Marcadores: M u n d o, trem/metrô, Videos
BRT em Sorocaba é questão de debate
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BRT em Curitiba é referência mundial |
O objetivo é debater e discutir a viabilidade de implantação do BRT em Sorocaba, num complemento às profundas mudanças no sistema de transporte coletivo urbano da cidade.
A discussão também poderá ser acompanhada ao vivo via internet por este link:
http://www.camarasorocaba.sp.gov.br/
sitecamara/tvcamara/tvcamara3.html
• Sobre o BRT
O BRT prevê um serviço rápido, eficiente e confortável de transporte coletivo urbano que funciona à base de corredores exclusivos ou preferenciais para a circulação de ônibus, embarques e desembarques rápidos através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos e pré-pagamento de tarifa, usando veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas que promovem a transferência entre rotas sem incidência de custo adicional.
Curitiba, capital do Paraná, foi a pioneira na implantação desse sistema de transportes, em 1979. Hoje, ele é copiado em diversos países, reconhecido como a melhor escolha para a mobilidade urbana principalmente por seu conceito flexível, absorvendo tanto ônibus como trens leves (VLT) e cabendo dentro da realidade física e condições do município de Sorocaba.
Fonte: Viva Cidade
Postado por Meu Transporte às 09:18 0 comentários
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BRT Aricanduva
Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba
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