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Transporte coletivo na cidade do Rio de Janeiro é um dos mais caros do mundo

quinta-feira, 31 de março de 2011

Uma pesquisa mostra que o transporte coletivo - metrô, ônibus e trem - no Rio de Janeiro é um dos mais caros do mundo.
Um transtorno para passageiros, que sofrem com a falta de infraestrutura e o trânsito na cidade.



Video: eBand

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Tarifa de transporte coletivo pode sofrer reajuste em Boa Vista

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) recebeu da empresa responsável pelo transporte coletivo de ônibus em Boa Vista uma solicitação de reajuste na tarifa, que hoje custa R$ 2, justificado pelo aumento no valor do combustível e outros itens. O reajuste previsto na planilha seria de R$ 2,25.

Caso seja decidido pelo reajuste, os táxis-lotação também devem acompanhar o aumento. A Emhur informou que analisa a solicitação e vai organizar uma reunião com o Conselho Municipal de Transportes para discutir sobre o assunto e outras melhorias para o transporte coletivo.

O presidente do Sindicato dos Taxistas do Estado de Roraima, Jurandir Pereira de Lucena, disse que convocou uma discussão para consultar a classe sobre um possível aumento imediato da passagem, que hoje sai a R$ 2,50. Com base na divergência de opiniões, ele disse que será aberta uma votação na qual serão analisadas quatro propostas: o aumento imediato para R$ 2,75 ou para R$ 3, depois que os ônibus reajustarem seus valores ou ainda nenhum aumento.

“Abriremos a urna no sábado e o que for mais votado será levado para a Emhur como proposta para a classe”, disse. Edilson Almeida, presidente da Cooperativa dos Táxis-lotação, é contra a formulação de uma proposta de aumento no momento. Ele diz que caso os ônibus venham a aumentar as tarifas, a proposta deve se basear em manter a diferença de R$ 0,50 a mais para os lotações. Segundo ele, uma proposta de aumento agora será precipitada, uma vez que cabe à Emhur deliberar sobre a questão. (PF)

Fonte: Portal Amazônia

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Trens e VLT devem usar mesmo trilho em Joinville

Para o engenheiro eletricista, Luiz Antônio Negri, a implantação do metrô de superfície na região de Jaraguá é viável. “Os trilhos já existem. Será necessário uma central de controle, assim como funciona nas centrais de controle de aeroportos, para estes trens terem um horário para usar o mesmo trilho – tanto o trem de carga como o VLT”, acredita Negri.

De acordo com a assessoria de imprensa da América Latina Logística (ALL), concessionária do transporte ferroviário do Sul do País, existe uma cláusula no contrato de concessão a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que a malha ferroviária utilizada por trens de cargas também pode ser usada para veículos de passageiros.

A comissão técnica de implantação do novo sistema de transporte terá de apresentar um projeto para a ANTT, com os horários desejados para a circulação do metrô de superfície e quantos vagões terá o veículo. Após a aprovação do órgão nacional, a ALL e a empresa que ficará responsável pelo serviço na região de Jaraguá do Sul, terão de entrar em acordo sobre o uso dos trilhos. O controle da malha ferroviária continua com a ALL.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já está construindo a linha férrea do contorno entre Joinville e São Francisco do Sul, para desafogar os congestionamentos causados pelos trens nas regiões centrais destas duas cidades. A obra atrasou por causa das chuvas e, a princípio, deve ser finalizada em 2012.

Na parte do desvio da ferrovia em Jaraguá do Sul e Guaramirim, a obra não começou. De acordo com a assessoria de imprensa do Dnit, o processo licitatório está passando por novas reformulações e não tem previsão para sair.

Fonte: A Notícia


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Japeri terá nova linha de ônibus para o centro do Rio de Janeiro

Os moradores do município de Japeri, na Baixada Fluminense, contarão agora com uma nova linha de ônibus direto para o centro do Rio de Janeiro. A partir da próxima segunda-feira (4) começará a circular a linha Japeri-Castelo, da empresa Normandy. A iniciativa é fruto de solicitação do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos e do vice-prefeito Cleber Joaquim de Farias.

A linha terá duas saídas de Japeri e duas do Centro do Rio, pela manhã e à tarde. O ônibus sairá às 5h de Japeri e retornará do Castelo às 7h. À tarde a saída será às 14h do município da Baixada, com retorno às 16h50 do Centro do Rio. A passagem custará R$ 7,50 no preço normal, mas vai aceitar o bilhete único (R$4,40).

De acordo com o vice-prefeito terá no início apenas estes dois horários, o que já beneficia muitos passageiros. Segundo a direção da Normandy, poderão ser acrescentados novos horários de acordo com a demanda.

- Já temos uma linha, da empresa Blanco, que sai de Engenheiro Pedreira, mas era uma solicitação antiga daqueles moradores. A empresa Normandy prometeu manter a linha que sai de Paracambi às 5h15, e passa no centro do distrito de Japeri às 5h45, em direção ao centro do Rio de Janeiro.

O ônibus Japeri-Castelo partirá da rua Leni Ferreira, no centro do distrito, passando pela RJ 125, rodovia Presidente Dutra, avenidas Brasil, Francisco Bicalho, Presidente Vargas e Rio Branco, rua Araujo Porto Alegre, Presidente Antônio Carlos e ponto final na avenida Nilo Peçanha.

Na volta o ônibus sairá da avenida Nilo Peçanha e passará pelas avenidas Graça Aranha, Almirante Barroso, Primeiro de Março, Presidente Vargas, ruas Bento Ribeiro e Rivadávia Correia, avenidas Presidente Rodrigues Alves, Brasil, rodovia Presidente Dutra, RJ 125 e centro do distrito de Japeri.



Fonte: R7.com

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Motoristas negociam reajuste salarial com empresas de ônibus em Goiânia

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte (Sindtransporte) e das empresas de ônibus (Setransp) estiveram reunidos nesta quarta-feira (30) na Superintendência Regional do Trabalho para discutir o reajuste no salário dos motoristas do transporte coletivo de Goiânia.

Atualmente eles recebem R$ 1126, e apresentaram proposta para aumentar em 8% o ganho real da gratificação mensal, além de 6,36% de aumento, considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período, aumento para R$ 260 no valor do ticket alimentação, R$ 109 em uma gratificação suplementar, manutenção do anuênio e melhoria nas condições de trabalho.

O Chefe de Relações da Superintendência Regional do Trabalho, Paulo Gama, que intermediou as negociações, disse que o acordo ainda não foi fechado. “Nenhuma das Comissões aqui tem autorização pra já fechar o que foi discutido aqui, então elas vão levar uma proposta, que foi apresentada pela própria Superintendência de um reajuste linear de 8% em todos os itens da remuneração dos trabalhadores, e aí eles vão complementar com mais algumas alterações que eles pretendem fazer”, explicou Paulo.

O presidente do Setransp, Décio Caetano, reforçou que pretende antecipar o resultado da proposta do sindicato patronal, para encaminhar aos trabalhadores e evitar que ocorram paralisações do transporte coletivo em Goiânia.

“Nos comprometemos a fazer uma reunião, uma assembléia das empresas operadoras do Setransp amanhã (quinta-feira) pra poder estar avaliando essa proposta, e se possível dar um retorno aos motoristas, aos sindicatos, que tem uma assembléia marcada pro próximo domingo, pra gente avançar nessa proposta e evitar qualquer tipo de transtorno pra população”, comentou.

Sindtransporte aprova proposta

O presidente do Sindtransporte, Alberto Magno, ficou satisfeito com alguns elementos da proposta, principalmente a manutenção do anuênio. “Tirou-se aqui hoje uma proposta que vem do mediador do Ministério do Trabalho, que seria 8% linear nos três itens, e continua o anuênio como está, que seria a grande vantagem hoje, que é o não congelamento do anuênio”, avaliou.

No próximo domingo às 08h30 ocorrerá uma assembleia dos motoristas para avaliar a proposta encaminhada pela Superintendência do Trabalho e Emprego. Segundo Alberto Magno, diante do saldo da reunião desta quarta, não há necessidade dos motoristas fazerem greve. “Se não aprovada em Assembleia, será discutido o rumo do movimento, mas enquanto não fechar as negociações, as possibilidades de negociar, não há motivo para isso”, disse.



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Prefeito de Curitiba destaca melhorias para motoristas e cobradores

quarta-feira, 30 de março de 2011

Os 97 novos ônibus entregues pelo prefeito Luciano Ducci, no dia do aniversário da cidade, 29 de março, vão melhorar não apenas a vida para os usuários do transporte coletivo da capital. Os trabalhadores do setor, motoristas e cobradores, também terão mais conforto para trabalhar. O prefeito destacou a importância dos servidores para o bom funcionamento do transporte coletivo da cidade.

"São ônibus modernos, confortáveis e mais ecológicos. Tenho certeza que nossos motoristas estão bem capacitados e com os novos ônibus terão mais conforto para trabalhar. Os funcionários realizam um trabalho vital, pois transportam as famílias curitibanas pela cidade", disse o prefeito Luciano Ducci, que fez questão de tirar uma foto com todos os motoristas que participaram da entrega dos novos veículos.

Até julho a cidade vai ganhar 544 ônibus zero quilômetro. Isso representa quase 29% dos 1.915 veículos da frota operante da Rede Integrada de Transporte. Os novos ônibus têm uma melhor visibilidade que os antigos, pois possuem uma maior parte envidraçada na frente. Os veículos também são equipados com ventilador e exaustor, para manter a temperatura interna agradável, mesmo nos dias frios e quentes.

Para o motorista Hamilton da Silva dos Santos, os novos ônibus são um grande investimento para a cidade. "Vai melhorar bastante o nosso trabalho com esses novos ônibus. Também vai ficar melhor para os usuários. Os carros são bonitos e bem confortáveis. Esse novo Ligeirão vai transportar mais pessoas, será bom para os horários de pico", contou o motorista.

O presidente da Urbs, Marcos Isfer, também destaca a utilização de combustíveis mais ecológicos nos veículos. "Estamos avançando com novos veículos e com a utilização do biocombustível. O Ligeirão fará viagens mais rápidas, pois irá parar menos durante o trajeto", definiu.

Ao todo são 12.266 funcionários que trabalham na Rede Integrada de Transporte (RIT). Destes, 6.710 são motoristas e 5.556 cobradores.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

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São Paulo: Mudanças em mão de direção de algumas ruas altera itinerários de ônibus na Zona Oeste

A SPTrans informa que em função das alterações  e mudanças de mão direção em algumas ruas no bairro Alto da Lapa, Zona Oeste da Cidade, no próximo dia 2 de abril, sábado, nove linhas municipais e três intermunicipais terão os seus itinerários alterados.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:


8060/10 Vila Piauí – Terminal Lapa
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a Av. Mercedes, R. Brig. Gavião Peixoto, R. Monte Pascal, R. Barão de Itaúna (à esquerda), R. Belmonte, R. Guaipá, prosseguindo normal.

847J/10 City Jaraguá – Jaguaré
957T/10 COHAB Taipas – Itaim Bibi
Ida:
normal até a R. Laurindo de Brito, R. Brig. Gavião Peixoto, R. Monte Pascal, R. Barão de Itaúna (à esquerda), R. Belmonte, R. Guaipá, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

178T/10 Metrô Santana – CEASA
278A/10 Penha – CEASA
Ida:
normal até a Av. Mercedes, R. Brig. Gavião Peixoto, R. Monte Pascal, à R. Barão de Itaúna (à esquerda), R. Belmonte, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

748R/41 Jd. Boa Vista – Lapa
748R/51 COHAB Raposo Tavares – Lapa
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a Av. Mercedes, R. Brig. Gavião Peixoto, R. Monte Pascal, R. Barão de Itaúna (à esquerda), R. Belmonte, R. Guaipá, prosseguindo normal.

8615/10 Pq. da Lapa – Term. Pq. D. Pedro II
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a Av. Mercedes, R. Brig. Gavião Peixoto, R. Monte Pascal, R. Barão de Itaúna (à esquerda), R. Belmonte, prosseguindo normal.

8038/10 Pq. Continental – Lapa
Sentido único:
normal até a Av. Mercedes, R. Brig. Gavião Peixoto, R. Monte Pascal, R. Barão de Itaúna (à esquerda), R. Belmonte, R. Guaipá, prosseguindo normal.

LINHAS INTERMUNICIPAIS:


C052-TRO Osasco (Jd. Elvira) – São Paulo (Lapa)
C085-TRO Santana de Parnaíba (Pq. Santana) – São Paulo (Lapa)
C228-TRO Barueri (Alphaville 2) – São Paulo (Lapa)
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a Av. Mercedes, R. Brig. Gavião Peixoto, R. Monte Pascal, R. Barão de Itaúna (à esquerda), R. Belmonte, R. Guaipá, prosseguindo normal.

Fonte: SPTrans

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Volvo apresenta os primeiros lotes dos 383 ônibus para Curitiba e região metropolitana

A Volvo apresentou o primeiro lote de 53 ônibus da marca de um total de 383 chassis que a empresa está fornecendo para o sistema de transporte coletivo urbano de Curitiba e cidades da região metropolitana.

Os veículos são dos modelos B340M biarticulado, B340M articulado e B290R, todos produzidos na fábrica da Volvo localizada em Curitiba, sede sul-americana da marca. “É uma das maiores vendas já realizadas pela Volvo para a capital paranaense, dona de um dos maiores, mais eficientes e mais avançados sistemas de transporte coletivo organizado da América Latina”, declara Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

Os ônibus foram adquiridos pelos consórcios Pontual, Transbus e Pioneiro, grupos que congregam 11 empresas de transporte coletivo urbano na RIT (Rede Integrada de Transporte) de Curitiba e região metropolitana.

As entregas se prolongam no primeiro semestre deste ano. “Essa venda reafirma a posição da Volvo como o mais importante parceiro dos operadores de transporte de Curitiba, principalmente em função da grande capacidade de transporte e a eficiência dos chassis da marca no BRT da capital”, afirma Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America. BRT (Bus Rapid Transit) é a sigla em inglês para sistemas organizados de transporte coletivo urbano.

Segundo ele, os chassis adquiridos pelos operadores da RIT destacam as tradicionais vantagens competitivas dos chassis da Volvo, como alta tecnologia, baixo custo por passageiro transportado e menor consumo de combustível. Freio a disco, controle de tração, ABS e suspensão eletrônica são alguns dos itens integrados aos ônibus da marca.

Os ônibus B340M biarticulados terão a cor azul e serão chamados “Ligeirões”, pois vão parar apenas nos terminais de ônibus, tornando as viagens muito mais rápidas. Sensores garantirão ao Ligeirão prioridade nos semáforos ao longo de toda a chamada Linha Verde, por onde rodarão.

Com o deslocamento algumas mudanças, a Prefeitura conseguiu implantar o sistema Ligeirão, com parada apenas nos terminais. O Ligeirão Boqueirão, por exemplo, fará apenas três paradas.

Mais eficiência

“A opção por adquirir os chassis Volvo reafirma uma visão moderna por parte dos operadores de Curitiba e cidades do entorno. O uso desses veículos representa excelente opção para ampliar o atendimento ao usuário, diminuir o tempo de deslocamento e ainda aumentar o número de passageiros”, observa Marco Portes, representante regional de ônibus da Volvo Bus Latin America. “Veículos com maior capacidade de transporte significam menos ônibus nas ruas e menos emissões de poluentes”, diz.

Informações: Volvo do Brasil

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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