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Cartilha Parada Fácil facilita a rotina do usuário do sistema de transporte público em Canoas

sexta-feira, 18 de março de 2011

Os cerca de 2.100 horários de ônibus que servem o sistema de transporte público de Canoas estão compilados e à disposição da população na segunda edição da Cartilha Parada Fácil. O livreto de pouco mais de 50 páginas, foi entregue na tarde desta quarta-feira, 16, pelo prefeito Jairo Jorge e pelo secretário de Transportes e Mobilidade Luiz Carlos Bertotto, à usuários do sistema na principal parada no Centro da cidade, em frente à galeria Golden Center.

Na cartilha estão disponíveis os horários dos coletivos que circulam em toda a cidade, no sentido Bairro/Centro e vice-versa, horários dos micro ônibus do transporte seletivo, conhecidos como “amarelinhos”, linhas transversais, além de orientações sobre a integração metropolitana.

FISCALIZAÇÃO

O prefeito Jairo Jorge percorreu o local entregando o livreto e explicando sua utilização aos usuários. Ele destacou que a cartilha servirá principalmente, para que a população fiscalize o correto funcionamento do serviço de transporte público. “Quando houver o descumprimento em algum horário, o usuário poderá ligar gratuitamente para o atendimento ao cidadão da prefeitura, pelo número 0800-51-1234, para fazer a reclamação, o que poderá acarretar em multa para a empresa concessionária do serviço”, falou.

HORÁRIOS DE ÔNIBUS ADAPTADOS

Uma das principais inovações é o apontamento dos horários de partida dos ônibus adaptados, para pessoas que possuem deficiência física. O símbolo de acessibilidade aparece grafado ao lado do respectivo horário, facilitando a programação de quem precisa utilizar o transporte público. Dos 109 ônibus da frota em Canoas, 36 são adaptados.

A novidade foi aprovada pela Coordenadora de Inclusão e Acessibilidade da prefeitura, Oni Pereira. “É uma conquista para a comunidade, a partir de um trabalho conjunto entre vários setores da administração municipal”, falou. O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Jair Silveira, lembrou a divulgação dos horários dos ônibus adaptados irá facilitar a fiscalização.

EXEMPLARES

Inicialmente foram produzidas 25 mil unidades da Cartilha, número que, conforme o secretário Luiz Carlos Bertotto, pode ser ampliado de acordo com a demanda. O canoense pode encontrar a Cartilha da Parada Fácil em qualquer subprefeitura e na Secretaria de Transportes e Mobilidade, que fica na Estação Rodoviária. De acordo com Bertotto, as associações de moradores que solicitarem exemplares também podem ser procuradas pelos usuários.


Fonte: Pref. de Canoas

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DFTrans abre posto de cadastramento do Passe Livre na UnB

A partir da próxima segunda-feira (21/3), um novo posto do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) atenderá os estudantes que queiram se cadastrar no programa Passe Livre. O guichê de atendimento será instalado na Universidade de Brasília (UnB) e terá como alvo principal os alunos da instituição, que retomam as aulas na próxima semana.

O atendimento será realizado de 8h às 21h, no mezanino da entrada norte do Instituto Central de Ciências (ICC, vulgo Minhocão). No local, será feito o cadastro dos estudantes que não utilizavam o benefício em 2010. Também serão atendidos os que desejam alterar o itinerário cadastrado. A recarga e o recebimento dos cartões são realizados apenas nos postos da Fácil.

Segundo a assessoria, não se sabe por quanto tempo o posto funcionará no local. Desde fevereiro, quando o DFTrans assumiu o controle dos cadastros, quase 40 mil estudantes entraram na lista de beneficiados. Neste prazo, a Fácil-DF realizou cerca de 100 mil recargas.

Documentos necessários

O pré-cadastro pode ser realizado via internet, ou nos postos de atendimento. Em seguida, o estudante precisa apresentar:
- Termo de compromisso legal para aquisição de créditos;
- CPF (original e cópia) do estudante ou responsável, se menor de 18 anos;
- Carteira de identidade ou certidão de nascimento (original e cópia);
- Declaração da instituição de ensino, com série, turno, endereço, matrícula e dias letivos;
- Duas fotos 3x4.

Após a conclusão do cadastro, o cartão leva um prazo de 10 dias úteis para ser liberado nos postos da Fácil - onde também é feita a recarga de créditos.

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Ministro sugere ônibus verde e trem magnético nos aeroportos do Rio para a Copa de 2014

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, sugeriu na manhã desta quinta-feira (17) que o ônibus movido a hidrogênio e o trem de levitação magnética desenvolvidos pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) sejam usados como meio de transporte nos aeroportos do Rio durante a Copa de 2014 e os Jogos de 2016.

O ônibus híbrido movido a eletricidade e a hidrogênio e o trem que dispensa a utilização de trilhos e de rodas foram desenvolvidos pela Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Mercadante sugeriu que o trem, batizado de Maglev-Cobra, faça a ligação entre os terminais 1 e 2 do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador, na zona norte, e que o ônibus transporte passageiros entre este aeroporto e o Santos Dumont, localizado no centro do Rio.

- Há um esforço do ministério da Ciência e Tecnologia para apresentar essas duas alternativas de transporte já na Copa do Mundo.

Segundo Mercadante, o governo federal está negociando a implantação dos dois projetos pioneiros com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O coletivo foi desenvolvido com tecnologia 100% nacional e já faz o transporte de passageiros no campus do Fundão da UFRJ. O ônibus funciona de forma híbrida, com energia elétrica e bateria movida a hidrogênio, não emite poluentes e libera apenas vapor d’água.
Fonte: R7.com

O trem magnético é mais econômico, além de não poluir o meio ambiente. Segundo os coordenadores do projeto, implantar o sistema de levitação custa o equivalente a um terço do valor necessário para construir uma linha de metrô.

Mercadante citou uma medida provisória, de sua autoria, que permite que o governo brasileiro pague até 25% acima do valor do mercado em projetos que tragam inovação, mas deu um puxão de orelhas na iniciativa privada, que na sua opinião não investe o suficiente em inovação.

- É uma ousadia e a gente tem que apostar. Inovação é sempre uma aposta. A indústria automotiva tem que ajudar a financiar ciência e tecnologia. Não se pode ter uma postura passiva.

Ao visitar a Coppe hoje pela manhã, o ministro circulou entre os laboratórios no ônibus híbrido e “levitou” na plataforma do trem magnético.

- É silencioso e bem agradável. O design também é muito bonito.


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Prefeitura do Rio de Janeiro prepara o 2º corredor exclusivo no bairro de Copacabana

A partir da última semana deste mês, o novo corredor exclusivo de Copacabana deverá entrar em vigor. A prefeitura já pintou a listra azul ao longo da Rua Barata Ribeiro e deverá concluir os serviços na noite desta 3ª feira, com as faixas brancas que vão do túnel sá freire até a Rua Raul Pompeia. Esse será o 2º corredor exclusivo do bairro, que já conta com um na Av. Nossa Senhora de Copacabana. Segundo as regras da prefeitura, só será permitido a circulação de coletivos, transporte escolar, taxis ocupados os adaptados a portadores de necessidades.


Fonte: Radio Rio de Janeiro

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Bilhete eletrônico será implantado em travessia de pedestres na Baixada Santista

A Dersa (Desenvolvimento Rodoviária S.A) vai implantar, a partir do dia 21 deste mês, o sistema de bilhete eletrônico na travessia de pedestres nas embarcações que interligam Santos ao Guarujá e Santos (praça da República) a Vicente de Carvalho. Segundo a empresa, os passageiros poderão pagar a viagem com cartão magnético até o final deste semestre.

As tarifas das travessias não sofrerão alteração por conta da mudança. Os trechos de ida e volta de Vicente de Carvalho – Santos continuarão a custar R$1,05 cada e o trecho Guarujá – Santos vale R$ 2,10.

Os usuários que tiverem bilhetes de papel não usados terão o prazo de um mês, a partir do início das operações, para trocá-los por créditos no cartão magnético.

A bilhetagem eletrônica nas travessias vai funcionar do mesmo jeito que o bilhete eletrônico usado no sistema de transporte público (ônibus, metrô e trens). A Dersa diz que estuda a possibilidade de integrar os sistemas com o transporte público das cidades Guarujá e Santos.

Ainda segundo a Dersa, a substituição do bilhete de papel pelo cartão magnético vai facilitar a viagem e aumentar a segurança dos passageiros do sistema. A implantação deve durar até março deste ano e custará cerca R$ 324 à empresa.

Como funciona
A Dersa irá disponibilizar seis tipos de bilhetes: comum (recarregável), vale transporte, escolar (50% de desconto para estudantes matriculados nas escolas dos municípios), isento (para pessoas com mais de 65 anos), portador de necessidades especiais, unitário e múltiplo de dois (ida e volta).

A aquisição do bilhete unitário e do múltiplo de dois só acontecerá nas bilheterias das estações de Vicente Carvalho, Praça da República e Guarujá. Já a compra de crédito para o bilhete comum será feita nos guichês de todas as estações.

Com exceção dos bilhetes unitários e múltiplos de dois, para adquirir os outros tipos de bilhetes o usuário deverá ir até central de atendimento da estação Vicente de Carvalho.


Fonte: R7.com

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Tarifa de ônibus em Paulínia foi reajustada para R$ 2,60, porém, vai continuar com o subsídio para que a população continue pagando apenas R$ 1

O Semanário Oficial de Paulínia publicou nesta semana autorização para a Passaredo, empresa que presta serviços de transporte coletivo da cidade, a aumentar a tarifa. A Prefeitura, porém, vai continuar com o subsídio para que a população continue pagando apenas R$ 1.
A tarifa foi reajustada em R$ 0,30 no dia 11 de março, de R$ 2,30 para R$ 2,60. A autorização veio através do decreto nº 6.048, publicado nesta semana no Semanário.
No mesmo decreto, o prefeito José Pavan Jr reassume o compromisso assumido durante a campanha de manter a tarifa mais barata para a população. Logo, a tarifa  de 1 real continua valendo de segunda à sábado. Aos domingos e feriados o transporte continua gratuito.
O subsídio da tarifa do transporte público foi uma das primeiras ações de Pavan quando assumiu a prefeitura de Paulínia, após muitos protestos de moradores e usuários do transporte, que reclamavam do valor de R$ 2,30 cobrado pela Passaredo, já que, antes, a passagem custava R$ 1,30. Com o reajuste, a Prefeitura vai passar a pagar R$ 1,60 de segunda à sexta, e R$ 2,60 aos domingos e feriados por pessoa que passar as catracas dos ônibus que circulam pela cidade.



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Em São Luís, 50 ônibus novos irão reforçar frota de coletivos da capital

Em seu pronunciamento, João Castelo disse que a ação de renovação da frota dos coletivos tem o intuito de proporcionar maior conforto e segurança aos usuários do sistema integrado de transporte de São Luís. “É com imensa alegria que nós entregamos mais 50 ônibus. Vamos continuar com o mesmo trabalho para que a população possa ter um serviço mais eficiente, de melhor qualidade e com novos equipamentos”, afirmou.
Acompanhado de secretários municipais, do presidente da Câmara Municipal, vereador Isaías Pereirinha (PSL), dos vereadores José Joaquim (PSDB), Barbosa Lages (PDT), Armando Costa (PSDC), Francisco Chaguinhas e Nato, ambos do PRP, além de lideranças de bairro e da população em geral, Castelo fez uma vistoria nos veículos entregues e acompanhou o embarque de um cadeirante em um dos carros acessíveis. “Estamos honrando nosso compromisso de bem servir a população”, acrescentou o prefeito.
O secretário Clodomir Paz reiterou o esforço da Prefeitura de São Luís e da SMTT para renovar o sistema de transporte coletivo da capital. “Estamos inserindo novos ônibus em substituição aos que estavam com a idade média avançada. Continuaremos a implementar, de forma gradativa, melhorias no sistema de forma que o cidadão possa ir e vir com todo conforto que merece e sem se atrasar ou perder seus compromissos”, assinalou.

Acessibilidade
O presidente da Associação de Cadeirantes da Cidade Operária, Carlivan Borges, disse que os novos ônibus garantirão melhor acessibilidade às pessoas com deficiência. “É com grande louvor que agradecemos a entrega desses novos ônibus, todos eles acessíveis. Sem dúvidas, é uma iniciativa de grande importância para as pessoas com deficiência que não têm condições de ir para o serviço, escola, faculdade”, destacou.
Todos os veículos possuem elevadores, favorecendo melhor acessibilidade a cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. São carros longos, com 16 metros de comprimento e três portas, próprios para Terminais de Integração. Os novos ônibus são das empresas Solemar e 1001 Expresso e atenderão bairros como o São Cristóvão, Cidade Operária, Coroadinho, Parque Vitória, Turu, Vila Palmeira, entre outros.
Com o intuito de renovar a frota e, consequentemente, melhorar a qualidade do transporte coletivo da capital, a substituição destes veículos também possibilitará a redução da idade média, conforme prevista em Lei Municipal, dos ônibus que circulam no Sistema Integrado de Transporte de São Luís.
Os 50 ônibus fazem parte do compromisso firmado pela Prefeitura de São Luís e pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo, em fevereiro de 2010, de renovar, com aproximadamente 300 ônibus, a frota de coletivos da capital. Desde o ano passado, já foram renovados cerca de 280 novos coletivos.


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Curitiba estima baratear metrô em R$ 250 milhões

quinta-feira, 17 de março de 2011

A prefeitura de Curitiba espera diminuir em R$ 250 milhões o custo do metrô, estimado em R$ 2,25 bilhões, com a isenção de impostos municipais (Imposto Sobre Serviço), estaduais (ICMS) e federais (PIS, Cofins e IPI). Após o carnaval, os prefeitos de Curitiba, Lu­­ciano Ducci, de Porto Alegre, José For­­­tunati, e de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, vão a Brasília ne­­gociar o corte de tributos. O objetivo das capitais é garantir a maior fatia possível dos R$ 6 bilhões disponíveis a fundo perdido (sem a necessidade de devolução) do PAC Mobilidade Grandes Cidades. Outras seis capitais estão na disputa: São Paulo, Rio de Janeiro, Bra­sília, Recife, Fortaleza e Salvador.

Na manhã de ontem, os três prefeitos se reuniram em Curitiba e saíram com o discurso afinado, sem detalhar o que deve acontecer na negociação que deve seguir com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro das Cidades, Mário Negromonte. “Va­­mos tentar viabilizar recursos em comum do orçamento da União. Há um quantitativo que vamos buscar por meio de empréstimos”, diz Ducci. Além disso, o projeto do metrô gaúcho deve usar o mesmo tipo de bitola (largura dos trilhos) e de carros, a fim de facilitar a negociação para importação. “O projeto de Porto Alegre não está pronto e pode vir a ser igual”, afirma.

O metrô curitibano está orçado em R$ 2,25 bilhões para os 14,2 quilômetros do trecho Sul; o projeto gaúcho, com extensão entre 12,5 e 15 quilômetros, deve custar entre R$ 2,1 bilhões e R$ 2,3 bi­­lhões; enquanto a expansão do metrô de Belo Horizonte é mais ampla, com 30 quilômetros em diferentes linhas ao valor de R$ 3,5 bilhões. Somados, eles ultrapassam os R$ 6 bilhões a fundo perdido e, por esse motivo, negociam uma composição. Também há outros R$ 12 bilhões disponíveis pelo PAC para empréstimos. De acordo com os prefeitos, a esperança de garantir o recurso se deve à existência de uma linha específica de financiamento federal para projetos de alta capacidade, caso dos metrôs.

Contrapartida
Curitiba espera garantir ao menos de 80% do valor total do metrô a fundo perdido, e os 20% restantes viriam de empréstimos do governo federal com uma contrapartida municipal. “Conside­rando o custo de R$ 2 bilhões, estamos fazendo equação financeira. Ninguém sabe com clareza como será essa composição”, despista Ducci. O eixo Norte-Sul, onde deve ser implantado o metrô, responde por cerca de 20% dos deslocamentos diários da capital e está no limite de sua capacidade operacional, com a saída de um biarticulado a cada 50 segundos no horário de pico, segundo o instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).






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