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Samuel Carlos |
Nas últimas semanas, os usuários do transporte coletivo urbano de Montes Claros têm notado alterações nas linhas dos ônibus. Apesar de não terem sido divulgadas oficialmente, as mudanças dão menos ênfase ao sistema de integração entre lotações, novidade implantada a partir da última licitação do transporte público da cidade, e que foi motivo de reclamações da população no ano passado. As linhas radiais, que fazem o percurso bairro-centro, foram reduzidas de 38 para 13. Já as linhas diametrais, que ligam bairro a bairro, que eram apenas 11 em janeiro de 2010, passaram para 28.
As modificações vêm acontecendo gradativamente desde o dia 23 de janeiro deste ano. Um dos exemplos que voltou a funcionar no sistema antigo é a linha 1702 (Major Prates-Fábrica de Cimento).
De acordo com o diretor de transporte da MCTrans, Geraldo Junior, dependendo da demanda e da necessidade da população, outras linhas bairro a bairro poderão também circular. Ele informou, ainda, a criação de outras, como a 8201(Morada do Parque-UFMG), que começou a funcionar na última quarta-feira, 9, criada, segundo ele, em virtude de solicitações de estudantes universitários.
MOTIVOS
O diretor de transporte da MCTrans alega que os motivos pelos quais o sistema diametral voltou a funcionar com mais linhas se deve ao fato da necessidade de “atender melhor o usuário do transporte coletivo urbano”. Justifica também que no sistema radial um número considerável de ônibus ficava parado por um longo tempo na área central da cidade, provocando um acúmulo de veículos e criando transtornos no trânsito.
Indagado se estas mudanças têm algumas implicações em relação ao edital de licitação, ele afirmou que não, uma vez que o mesmo edital afirma que a administração pública tem a prerrogativa de fazer adequações de acordo com o interesse público.
- É importante salientar que o número de ônibus no sistema radial era insuficiente para atender a demanda. Constatamos que havia uma baixa demanda em outras linhas. Estes motivos também levaram a volta do sistema diametral em algumas linhas – explica.
DIVULGAÇÃO
Questionado se a comunicação junto à população em relação a estas mudanças foi satisfatória ou alcançou resultado, Geraldo Junior conta que foram afixados dentro dos ônibus do transporte coletivo urbano informações quanto às linhas que voltaram a funcionar no sistema diametral. Lembra que uma campanha publicitária na televisão não é possível neste momento.
Ele reconhece que pode ter ocorrido falha na comunicação no que tange a este assunto, entretanto foi enfático ao afirmar que todas as mudanças que porventura ocorrem são afixadas no interior dos ônibus com uma semana de antecedência, informando os usuários.
- Não há como passar toda mudança que ocorre no transporte coletivo urbano em uma campanha publicitária na televisão a não ser através de matérias não somente na TV bem como nos jornais – diz.
PASSAGEIROS
Geraldo Junior garante que não houve queda no número de passageiros que utilizam o sistema de integração do transporte coletivo. Observa que, pelo contrário, houve uma recuperação no número de passageiros transportados.
- Um milhão e meio de passageiros usam o transporte coletivo urbano no município mensalmente. São 114 carros utilizados, sendo que 11 ficam na reserva – frisa.
A reportagem foi às ruas na manhã de ontem para saber da população a opinião em relação às modificações no transporte público da cidade. A empregada doméstica Maria Cândida, moradora do bairro Major Prates, afirma que não sabia destas mudanças. No entanto, avalia como necessária, uma vez que o sistema bairro-centro não a tem agradado.
- Todos os dias pego lotação para levar minha filha na escola. Acredito que estas mudanças são para melhor e bem-vindas – acredita.
Maria Cleonice, funcionária pública, residente no bairro Alto da Boa Vista, também comemora a mudança, entretanto critica a falta de informação à população.
- Deveriam ter informado melhor. Falar que colocaram cartazes nos ônibus informando não é suficiente. E quem não sabe ler ou tem alguma dificuldade visual? – questiona.