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No Rio, Prefeitura adia punição a motorista que desrespeitar corredor exclusivo para ônibus

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A aplicação de multas para os motoristas que não respeitarem o novo corredor exclusivo para ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana, ainda não tem data para começar. A Prefeitura do Rio voltou atrás e decidiu ampliar a fase educativa, que terminaria segunda-feira. Criado para dar agilidade ao transporte público, o novo sistema de tráfego divide opiniões entre especialistas, pois pode ter reflexos negativos no restante do bairro.

Para o engenheiro de trânsito Fernando Mac Dowell, que percorreu a avenida a convite de O DIA, o fluxo de veículos na Atlântica e em vias perpendiculares vai aumentar consideravelmente. “Com menos espaço para trafegar na Nossa Senhora de Copacabana, o tráfego vai se realocar. É um processo natural. Os motoristas já estão optando por outras vias, que não vão suportar o aumento do fluxo”, alerta.

Quarta-feira, o trajeto entre a Rua Miguel Lemos e a Avenida Princesa Isabel foi percorrido em 20 minutos na pista destinada aos carros e em 10, na seletiva dos ônibus. No dia seguinte, a viagem foi repetida no mesmo trecho e horário, e o tempo de carro caiu pela metade.

Para Mac Dowell, a diferença mostra que o tráfego está escoando por outras vias. “Os motoristas já estão se mandando da Nossa Senhora de Copacabana. O fluxo diminuiu muito de um dia para o outro, não é normal”, avalia. O engenheiro alerta que o excesso de veículos em outras vias pode dar um nó no trânsito do bairro.

Já o engenheiro de trânsito Alexandre Rojas, privilegiar o transporte público tem suas consequências. Ele concorda com a implantação da pista exclusiva, mas ressalta que o BRS pode atrasar a viagem de quem opta pelo carro.

“O BRS é justificável e, no cenário que temos, é a melhor alternativa. Mas essa agilidade no transporte público tem um preço: sobra menos espaço para carros. Você tem que priorizar alguma coisa em detrimento de outra”, ponderou Alexandre Rojas.

A prefeitura continuará distribuindo panfletos educativos a semana que vem.

Solução

O engenheiro de trânsito Fernando Mac Dowell aponta o metrô como a melhor alternativa para desafogar o trânsito em Copacabana. “É o único sistema que tira o carro da rua”, afirma.

Mas o especialista acredita que é preciso melhorar o serviço prestado para atrair a população. “O sistema precisa chegar à Barra da Tijuca e o intervalo entre as composições tem que diminuir bastante. Desta forma, grande parte do fluxo de veículos vai deixar de passar por Copacabana”, acredita.


Fonte: O Dia Online

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Circulação de trens na zona oeste de SP é restabelecida

A circulação de trens das linhas 7-rubi e 8-diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) nas estações Lapa e Barra Funda, zona oeste de São Paulo, foi restabelecida no final da tarde deste domingo. A forte chuva que caiu hoje na cidade deixou as estações alagadas.

Segundo a CPTM, a linha 7 foi interrompida às 15h55, uma via voltou a circular às 17h07 e a outra às 18h50. Já a linha 8 parou às 15h05 e retornou às 19h30
Durante a interrupção, a CPTM acionou o sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), com transporte gratuito feito por ônibus entre as duas estações.

CHUVA
A forte chuva que atingiu São Paulo neste domingo deixou toda a cidade em estado de atenção. A região da Subprefeitura de Pinheiros e Butantã, na zona oeste de São Paulo, chegou a ficar por uma hora em estado de alerta --das 16h10 às 17h10--, depois de o rio Pinheiros transbordar nas proximidades da Cidade Universitária.
A escala usada pelo CGE passa por observação (condições normais), atenção (possibilidade de alagamentos), alerta (transbordamento de rios e córregos) e alerta máximo (estado de calamidade pública).

Os bombeiros foram chamados para atender a várias ocorrências de alagamento, sobretudo na zona oeste. De acordo com os bombeiros, uma pessoa ilhada foi resgatada de um ônibus tipo lotação na avenida Pompeia, na zona oeste, e passa bem.

Uma mulher ilhada entrou em trabalho de parto dentro de seu carro, na marginal Pinheiros, e teve que ser socorrida pela equipe do helicóptero Águia, da PM. Ela foi levada ao Hospital São Camilo, em Pompeia (zona oeste), a tempo, segundo a PM.

O estacionamento e a portaria da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), que fica na região oeste, ficaram inundados. Segundo funcionários do local, o estoque de frutas e verduras não foi atingido.

O aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, está aberto para pousos e decolagens, mas opera com uso de instrumentos desde as 15h20, por causa da visibilidade ruim.
O barracão da escola de samba Pérola Negra, que fica sob o Viaduto Mofarrej, na Vila Leopoldina, zona oeste da cidade, ficou inundado. A chuva estragou fantasias e algumas esculturas de carros alegóricos.

Cidades da Grande São Paulo também sofreram com a chuva, de acordo com os bombeiros. As que mais solicitaram serviços dos bombeiros foram Osasco e Barueri --que ficam a oeste de São Paulo.
Uma estação automática do CGE, instalada no Butantã, mostrou, em números ainda não consolidados, que em duas horas choveu 84 milímetros na região oeste --mais do que um terço da média mensal de fevereiro, de 217 milímetros. Os relatórios consolidados sobre a chuva deste domingo ficarão prontos na segunda (28) pela manhã.


Fonte: Folha.com

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Em Campo Grande, Nova tarifa do transporte coletivo passa a vigorar

Começou a valer as novas tarifas do transporte coletivo na cidade, para linhas urbanas o valor será de R$ 2,70 para linhas urbanas, R$ 3,35 para linhas executivas, o chamado fresquinho, e R$ 9,60 para tarifa cheia até o Distrito de Anhanduí. O troco máximo dentro dos coletivos será de R$ 10,00.
O decreto que estabelece o preço da tarifa de R$ 2,70 para as linhas urbanas, um aumento de 8% em relação ao preço atual, também estipula 7 datas comemorativas em que haverá desconto no valor da tarifa. O usuário que usar cartão para pagar a passagem vai pagar, nesses dias, R$ 1,00.
Essa tarifa vale para o Dia do Trabalhor (1º de maio), Dia das Mães (9 de maio), Dia dos Pais (9 de agosto), Aniversário de Campo Grande (26 de agosto), Dia de Finados (2 de novembro), Natal e Ano Novo.
Para a Técnica de Penitenciária, Micheline Teles, 38 anos, o preço da passagem em Campo Grande é abusiva. “Faz um ano que moro aqui na cidade e não me conformo com o valor dessa tarifa. A cidade é um ovo, sou de Pernambuco, lá a gente anda Recife toda pelo valor de R$ 1,85, argumentou.
“A passagem só aumenta mesmo, já tem uma hora que estou esperando ônibus. O preço é alto e a qualidade é péssima”. afirma a operadora de Telemarketing, Vanessa Firmo Ferreira, 29 anos.
A diarista, Lourdes Firmo Ferreira, 47 anos, reclama que todos os domingos têm que pegar ônibus para ir para a igreja. “Esse valor é auto demais, o salário mínimo aumenta e junto com ele sobe tudo”, lamenta Lourdes.

Reajuste - Os novos preços do transporte coletivo foram anunciados na semana passada, após reunião entre representantes das empresas, da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito) de Campo Grande e da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados.
A tarifa, segundo foi explicado, foi calculada com base em planilha elaborada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O aumento do preço do diesel foi um dos fatores apontados para o reajuste de 8%.


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Em Curitiba, Pontos de ônibus podem ganhar informação sobre horários das linhas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Os vereadores de Curitiba devem votar na próxima segunda-feira (28) um Projeto de Lei que obriga a Urbs a implantar os horários dos ônibus em todos os pontos da Capital. A proposta é do vereador Julião Sobota (PSC). Caso seja aprovada em sessão plenária e sancionada pelo prefeito, a informação de saída e chegada no terminal e ponto final deverá ser afixada em local visível e de fácil acesso.

Atualmente, os horários dos ônibus são disponibilizados nos terminais e pela internet, mas o parlamentar quer melhorar este acesso aos passageiros.

“Esta solicitação tem o objetivo de atender grande parte da população curitibana, usuária do transporte coletivo e que necessita desta informação”, justificou o vereador no projeto. Ele acredita que isto facilitará a vida de muitos usuários. “As pessoas poderão se programar melhor para seus afazeres diários”, acrescentou. A medida também auxiliará na fiscalização do cumprimento da programação.

Parquímetros — A Câmara de Curitiba também aprovou nesta semana, em plenário, pedido de informações da vereadora Julieta Reis (DEM), que indaga a Urbs sobre a viabilidade do projeto de implantação de parquímetros para as áreas do EstaR na cidade, o Estacionamento Regulamentado. Julieta Reis questiona a empresa “se existe um projeto a curto prazo para realizar o processo de licitação e pergunta, também, sobre a previsão da publicação do edital".

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No Rio, Faixa preferencial reduziu em 11 minutos viagem de ônibus

Enquanto os passageiros de ônibus tiveram seu tempo de viagem reduzido em 11 minutos, de 23 para 12 minutos, depois da implantação da faixa preferencial em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, os motoristas dos demais veículos aumentaram em um minuto seu tempo no tráfego, de 18 para 19 minutos. Esses dados foram anunciados pelo prefeito Eduardo Paes, na entrega da reforma de R$ 930 mil do piscinão de Ramos, neste sábado (26).

Fonte: R7.com

Paes admitiu que houve erro no planejamento do BRS (Bus Rapid System), a faixa preferencial para ônibus na avenida Nossa Senhora de Copacabana, demarcada no dia 19. Segundo ele, a comunicação da troca de linhas e como funcionaria o novo sistema deveria ter sido feita com pelo menos vinte dias de antecedência. No entanto, para o prefeito, o que importa agora é o resulta final, que ele define como um sucesso.
- O corredor está indo bem. Até todo mundo se organizar vai doer um pouquinho. Mas a cidade é de todos, não é propriedade privada de ninguém. Conseguimos incentivar o transporte coletivo. Ao olhar pelas câmaras a avenida Nossa Senhora de Copacabana percebemos que aquilo sim é uma cidade civilizada.
Ainda segundo o prefeito, o número de ônibus no horário de pico também caiu no trecho, passando de 419 para 292. Os demais veículos aumentaram de 1.198 para 1.429. 

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Construção de ciclovias em Santos está 65% concluída, diz prefeitura

Pelo menos 65% das obras que envolvem a construção de ciclovias nas avenidas Ana Costa e Pinheiro Machado (Canal 1), já estão concluídas. A informação é da Prefeitura.

Na Avenida Costa, os serviços se concentram entre as ruas Espírito Santo e Pedro Américo. No local, de acordo com a Prefeitura, está sendo feita a concretagem das pistas. No total a obra terá 3,5 km, da Avenida Rangel Pestana até a praia.

No momento, ainda conforme a Prefeitura, o trecho disponível situa-se entre a Rangel Pestana e a Espírito Santo, onde os ciclistas já circulam. "Falta apenas a sinalização de solo e semafórica", disse o arquiteto Ronald Couto Santos, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (a Siede).

O projeto contemplou a preservação das 294 palmeiras imperiais, bem como a ampliação da área ajardinada em 11 mil m² de grama e implantação de rampas e de piso tátil nas travessias, facilitando a circulação de pessoas com deficiência.

Na próxima semana, serão iniciados trabalhos no canteiro central, entre a Francisco Glicério e a praia.

Pinheiro MachadoAs obras da ciclovia do Canal 1 também estão sendo intensificadas com várias frentes de trabalho. A pista no trecho que vai da Claudio Luiz da Costa com o canal 1 até próximo da via férrea (proximidades da Francisco Glicério) está praticamente concluída. Restam alguns detalhes de acabamento.

Os trabalhos se concentram em alguns cruzamentos com a readequação do traçado geométrico das cabeceiras dos canais, recuperação de calçadas, instalação de rampas de acesso, piso tátil, e de guarda-corpo junto às muretas, que estão sendo reconstruídas.

A ciclovia é dividida em dois segmentos: um começa na Claudio Luiz da Costa com Canal 1 até a Rua Carlos Gomes (sentido Centro-praia) e a outro da Carlos Gomes até a linha férrea (direção praia-Centro).

Depois de terminadas, ambas as faixas vão se interligar ao sistema de ciclovias da praia, Francisco Glicério e Waldemar Leão. Os recursos das obras são provenientes do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias) e atingem R$ 1.839.124, 54 (Ana Costa) e R$ 3.387.914, 84 no Canal 1.
Segundo a Administração Municipal, depois que as ciclovias estiverem prontas, o Município contará com 28 km de vias destinadas aos ciclistas.


Fonte: A Tribuna

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Tarifa de ônibus de Belém não vai ser reajustada e continua sendo a mais barata do Brasil

Aumento do preço da passagem de ônibus em Belém, por enquanto, não. Essa é a posição da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) ao pedido dos empresários de ônibus, formalizado em ofício do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setrans-Bel) e protocolado na CTBel, que solicitava aumento da tarifa de ônibus urbano de R$ 1,85 para R$ 2,15, um reajuste de 16,22%.
Em ofício-resposta ao Setrans-Bel, a diretora-superintendente em exercício da CTBel, Ellen Margareth, argumenta que não pode agora dar provimento ao pleito dos empresários por reajuste da tarifa de ônibus, pois a Companhia precisa ainda estabelecer critérios a serem cumpridos por eles em relação à qualidade e melhoria do transporte coletivo para a população.
Dentre esses critérios para uma possível discussão de uma nova tarifa com os empresários, Ellen Margareth cita a idade média da frota aquém do ideal; o reordenamento das linhas em andamento no planejamento do órgão; encerramento da pesquisa de catraca; e, por fim, o descumprimento pelas empresas às ordens de serviço referentes ao quadro de horário nas linhas, frota reduzida e quilometragem operacional.
Segundo Ellen Margarteh, a CTBel está realizando estudo desde novembro do ano passado para verificar se esses parâmetros operacionais estão sendo cumpridos pelas empresas de ônibus. Só após esse estudo - que não tem previsão de conclusão - é que a Companhia analisará os pleitos dos empresários em relação a um novo aumento da tarifa de ônibus urbano em Belém.

Fonte: Pref. de Belém

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Ônibus intermunicipais serão proibidos de circular no corredor de ônibus de Blumenau

A proibição da circulação de ônibus intermunicipais no corredor de ônibus de Blumenau desagrada grande parcela da população pomerodense e de cidades vizinhas desde que o projeto estava somente no papel. Com a implementação do projeto, as reclamações não param de chegar à redação do Jornal de Pomerode.
Os usuários do transporte intermunicipal questionam quais são as vantagens do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes, Seterb, ao proibir a entrada dos ônibus de cidades vizinhas, que trazem trabalhadores e consumidores a Blumenau. “Como usuária, posso apontar o contrário, ou seja, quais são as desvantagens, já que os prejuízos para cada um de nós usuários são enormes. Em certos casos, temos que pagar mais do que o dobro de transporte, viajar em ônibus lotados em Blumenau, ter que sair antes de casa e voltar mais tarde, descontentamento e decepção”, aponta por e-mail, uma das leitoras do JP.
Entre as reclamações, os usuários acreditam que a medida fará com que aumente o trânsito de veículos de passageiros, pois, com o preço elevado do transporte, utilizarão carros, motos, outros optarão pelas vans e alguns trocarão de emprego, deixando de pagar seus impostos e fazer compras em Blumenau. “Ou seja, a medida tende a ser menos vantajosa para o consórcio Siga e para os cofres municipais, do que o inicialmente planejado”, avaliam.
Uma internauta sugeriu bom senso às autoridades, pois os poucos ônibus intermunicipais não causam engarrafamentos, especialmente com os corredores em operação. “Mas a proibição arbitrária trará mais congestionamentos, indo na contramão do Projeto Blumenau 2050”.
Outra leitora, Tatiane C. V. Just, explica que trabalha em Blumenau e também necessita utilizar diariamente o transporte coletivo. “Muitas pessoas de Pomerode devem estar se perguntando como vai ficar sua situação. Vários trabalhadores serão prejudicados”.

Entenda a situação
As empresas de ônibus intermunicipais serão notificadas e informadas que, a partir do dia 10/04, não poderão mais compartilhar a infraestrutura do transporte coletivo urbano de Blumenau.
Estudos estão sendo realizados com objetivo de fazer a integração física e tarifária entre o transporte intermunicipal e o transporte coletivo blumenauense. Para isso, um grupo de trabalho foi constituído, envolvendo técnicos do Departamento de Trânsito e Terminais (Deter), Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), Consórcio Siga e consultoria contratada pelas empresas de ônibus intermunicipais, que tem por objetivo concluir os trabalhos e oferecer esta inovação para o transporte coletivo da região.
A consultoria curitibana representa as três empresas de Transportes, Coletivos Volkmann Ltda., Auto Viação Rainha Ltda. e Viação Verde Vale. “Estamos elaborando um projeto de integração físico tarifária. A empresa responsável garantiu a integração da região metropolitana de Curitiba. Investimos neste projeto na tentativa de beneficiar a população. Se o passageiro tiver mais gastos e ficar insatisfeito com o serviço oferecido, também seremos prejudicados”, explicou Peter Stephan Volkmann, que atua na Gestão de Pessoas da empresa.
Segundo a empresa Volkmann, o projeto está previsto para ser concluso em 90 dias. “Caso seja necessário, solicitaremos a ampliação do prazo, ou seja, se não tivermos o projeto em mãos até o dia 10/04, pediremos mais 60 dias”, complementa.

Visão do Seterb
Em contato com o Seterb, através do presidente Rodolfo Clebesch, o mesmo informou que a intenção na verdade, é criar um sistema de integração que leve passageiros de Pomerode, por exemplo, até Ilhota, Blumenau e outras cidades que farão parte deste sistema. “Será uma interligação metropolitana, onde o passageiro pagará apenas uma passagem para ir a todos esses lugares”, relata o presidente. Segundo ele, isso melhorará significativamente o transporte da região.
O segundo motivo que leva os passageiros da empresa Volkmann a não poderem mais desembarcar no corredor de ônibus de Blumenau, é o trânsito da cidade. “Há 15 anos, quando implantamos o sistema integrado, 130 mil blumenauenses por dia, tiveram que sair da comodidade de pegar apenas um ônibus para chegar a qualquer lugar da cidade. Todas, desde aquela época, têm que desembarcar em algum terminal para se dirigir ao centro da cidade. Isso, já há 15 anos, fez com que dois mil ônibus parassem de circular pelo centro de Blumenau por dia”, relata.
Atualmente, seis mil pessoas, em média, vêm de outros municípios diariamente até Blumenau. A intenção é que elas desçam em um ponto específico, não paguem outra passagem, e de lá, sigam até os pontos desejados através dos ônibus disponibilizados pelas empresas específicas da cidade. “Serão linhas alimentadoras centrais, que farão o trabalho de levar e buscar esses passageiros aos pontos da cidade, isso, sem custos ou tarifas adicionais ao passageiro”.
O presidente finaliza relatando que até 10 de abril, possivelmente esse sistema piloto deva entrar em vigor. “Desejamos que isso aconteça”, finaliza.

Fiscalização
Desde a última segunda-feira, dia 21, o primeiro trecho do corredor exclusivo de ônibus, localizado na Rua Sete de Setembro, está sendo fiscalizado pelos agentes da Guarda Municipal de Trânsito. Os corredores são faixas exclusivas dedicadas à circulação do transporte público coletivo de Blumenau.
A regulamentação está prevista no Artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro, que regulamenta a faixa da direita como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros ou conversões à direita. Para o condutor que não respeitar a sinalização, será aplicada a notificação de trânsito. A infração é leve e o valor é de R$ 42 até o vencimento.
Saiba mais
Os corredores de ônibus estão em funcionamento desde o dia 16 de janeiro na Rua 7 de Setembro. Está prevista para o início abril, a instalação das estações de pré-embarque, onde o passageiro efetuará o pagamento da passagem antes de entrar no ônibus.

Corredores de ônibus
Os corredores de ônibus são vias, exclusivas ou preferenciais, dedicadas à circulação de transportes públicos rodoviários, para que haja maior fluidez no tráfego. Com o objetivo de proporcionar mobilidade urbana, especialmente nos horários de pico, a Prefeitura planejou a implantação de nove trechos de corredores na área central do município. A mudança permitirá que o transporte coletivo tenha uma faixa própria na qual poderá circular com mais velocidade e chegar próximo ao horário esperado pelo usuário, tanto nos pontos de rua quanto nos terminais.

Cronograma de obras
As obras estão sendo realizadas nas Ruas 7 de Setembro, Engenheiro Paul Werner, São Paulo e 2 de Setembro, e nas Avenidas Beira-Rio e Martin Luther. A obra é executada com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor total de R$ 4,6 milhões.
Em etapas posteriores, os corredores de ônibus serão implantados em mais oito trechos: T1 – Rua Sete de Setembro (Rua São José até Rua Amazonas); T2a – Avenida Beira-Rio (Início até ponte Adolfo Konder); T2b – Avenida Beira-Rio (Ponte Adolfo Konder até Avenida Martin Luther); T3 – Avenida Martin Luther (Início até Rua Heinrich Hosang); T4 – Rua São Paulo (Saída Ponte Tamarindo até Rua Henrique Clasen); T5 – Rua Engenheiro Paul Werner (Colégio Machado de Assis até Rua São Paulo); T6 – Rua São Paulo (Rua Antônio da Veiga até Rua Pedro Zimmermann); T7 – Rua 2 de Setembro (Ponte Udo Deeke até Rua Santa Catarina); T8 – Rua 2 de Setembro (Rua 25 de Julho até Ponte Parada 1 - contra-fluxo).


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