Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Rio de Janeiro: Obras do metrô avançam até São Conrado, na zona sul

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

As obras do metrô para a Barra estão avançando e a abertura do próximo canteiro está para ser iniciada. São Conrado, na zona sul, é a próxima parada da Secretaria Estadual de Transportes, que apresentou nesta semana o projeto da Linha 4 para os moradores e comerciantes do bairro.
A nova estação será construída na subida da Estrada da Gávea, próxima à comunidade da Rocinha. Segundo o secretário de Transportes, Sebastião Rodrigues, todo o bairro de São Conrado será servido pela nova estação, e os ônibus poderão ser utilizados para integrar quem mora em áreas do bairro mais afastadas da estação.
- A nova estação será utilizada tanto pelos moradores da Rocinha, como pelos moradores de São Conrado. A intenção do governo do Estado é desenvolver a mobilidade de toda a região. Estamos certos de que, além da agilidade no deslocamento da população, a chegada do metrô a São Conrado será vital para a recuperação urbanística local.
Ao todo, a Linha 4 terá seis estações, passando ainda pelos bairros de São Conrado, Gávea, Leblon e Ipanema. A nova linha beneficiará não somente a população que mora ou trabalha na Barra e no Recreio dos Bandeirantes. Com a chegada do TransOeste, corredor expresso para ônibus que ligará a Barra e Campo Grande, os moradores de todos os bairros do trecho poderão fazer a integração direta com o metrô.
Com a extensão até a Barra, o metrô do Rio terá capacidade para transportar mais 230 mil passageiros diariamente, proporcionado mais dignidade às viagens da população.

Fonte: R7.com

 
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Fortaleza: Transfor inicia nova obra na avenida 13 de Maio

Mais um trecho em obras na avenida 13 de Maio. Por pelo menos trinta dias, o Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) vai interditar a avenida entre as ruas Dom Sebastião Leme e Paula Rodrigues, no sentido Pontes Vieira-Benfica para melhorias de drenagem, pavimentação, padronização das calçadas e reforma dos canteiros.
O motorista que vier pelo viaduto da avenida Aguanambi vai precisar reduzir a velocidade para desviar à direita na rua Dom Sebastião Leme e contornar a Praça Pio IX para retornar à 13 de Maio. (Veja detalhes no mapa acima)
Além de reduzir a velocidade, é necessário ter atenção para a travessia de pedestres na rua Dom Sebastião Leme. Apesar do aviso da sinalização horizontal, a placa que indica a travessia está escondida atrás de uma árvore. Na tarde de ontem, O POVO constatou o desrespeito dos motoristas à sinalização e o tormento que é tentar atravessar a rua no trecho.
“É terrível. A gente fica esperando pela boa vontade dos motoristas”, reclama Manoela Cruz, 29, gestora de recursos humanos. Sem sinalização para a parada de ônibus improvisada, pegar transporte coletivo é outro desafio. “À noite tem motorista de ônibus que não para”, completa.
De acordo com Daniel Lustosa, coordenador do Transfor, mesmo depois de o esquema de desvios ser aprovado, as alterações criadas pelas obras são avaliadas. “Qualquer alteração é efetivamente implantada”, garante, falando em relação aos problemas com a travessia de pedestres e o ponto de ônibus. Ainda segundo ele, as obras são feitas em pequenos trechos para minimizar impactos das intervenções.


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Em Manaus, Primeira fase da licitação do transporte coletivo habilita três empresas

Três empresas, das nove que apresentaram propostas para concorrer à licitação do transporte coletivo urbano de passageiros, estão habilitadas a prosseguir na próxima fase da concorrência. Este foi o resultado anunciado na manhã desta quarta-feira (9) pelos integrantes da Comissão Especial de Licitação da Prefeitura de Manaus, na sede da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).
Viação São Pedro Ltda, Expresso Coroado Ltda e Via Verde Transportes Coletivos Ltda, prosseguem na disputa por terem apresentado documentos de acordo com as exigências do Edital de Licitação. As seis empresas inabilitadas - City Transportes Ltda, Rondônia Comércio e Extração de Minérios Ltda, Viação Nova Integração Ltda, Transtol Empresa de Transporte Coletivo Toledo Ltda, Global GNZ Empreendimentos e Participações Ltda e Auto Ônibus Líder Ltda – terão prazo de cinco dias úteis, a partir da data do anúncio, para contestar a decisão.
A Comissão Especial deliberou que as seis empresas foram Inabilitadas porque deixaram de apresentar provas documentais de garantia financeira para participar do sistema de transporte urbano. Em outro caso, uma das concorrentes ficou fora do certame por não declarar experiência de atuação no setor, dentro das exigências do Edital de Licitação.
Depois de encerrado o prazo do recurso das inabilitadas, os Integrantes da Comissão vão analisar o segundo lote de documentos das empresas que seguem na concorrência. Serão analisadas as propostas para o valor de outorga, ou seja, preço pago pelo operador do sistema, e  declarações que comprovem experiência de participação  e conhecimento técnico no sistema de transporte público. Finalizadas as apreciações, a Comissão anunciará nova data para divulgar os nomes das empresas classificadas a operar no setor de transporte coletivo da capital.
O Edital de licitação lançado pela Prefeitura de Manaus no dia 15 de dezembro de 2010 determina que, além da frota renovada de mais 800 ônibus, as 235 linhas do sistema de transporte convencional serão divididas em dez lotes de linhas. A operação de cada lote, rota, local, trecho e horário de cada área de abrangência, serão definidos a critério e por determinação do poder concedente. Cada empresa considerada classificada no processo licitatório poderá operar em até dois lotes.

Fonte: D24 am

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Minas Gerais realiza seminário sobre mobilidade urbana

A mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) começou a ser discutida, na terça-feira (8), em Seminário Internacional promovido pelo Governo de Minas, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo do evento, que termina na quarta-feira (9), é promover um espaço de discussão sobre soluções de mobilidade urbana visando ao desenvolvimento socioeconômico da região, por meio da troca de experiências de gestores públicos e especialistas nacionais e internacionais.
No encontro, que será dividido em seis painéis de discussões, serão apresentadas experiências e boas práticas brasileiras e estrangeiras de mobilidade, focando em três eixos de articulação, essenciais para a melhoria da mobilidade urbana das metrópoles: arranjo institucional e financiamento; circulação e planejamento urbano e soluções em transporte de massa.
O público alvo do seminário são os técnicos da área de mobilidade, pesquisadores, acadêmicos, gestores públicos, empreendedores e executivos da área e representantes da sociedade civil ligados ao assunto. “Promovendo um seminário desta importância, fica clara a preocupação do Governo de Minas com os usuários do transporte urbano, que é um gargalo que aflige não só o Brasil, mas todo o mundo. No caso específico da RMBH, ela exige a mais alta dedicação de inteligências, em função da complexidade e das características do transporte de massa local que precisa, portanto, de soluções inovadoras e viáveis”, avaliou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles.
O secretário de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, informou que o seminário é a concretização da intenção do Governo de Minas Gerais para o avanço da mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte, da trafegabilidade com sustentabilidade e da preocupação com o cidadão.

Transporte na RMBH
Atualmente o transporte na RMBH, composta por 34 municípios, é gerido por 13 agências municipais, duas estaduais e uma da esfera federal. O transporte intermunicipal é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), que faz o planejamento operacional da rede de ônibus, e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), responsável pela fiscalização. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), através de uma superintendência regional gere o trem metropolitano de Belo Horizonte. O transporte municipal em 13 cidades é gerido pelos próprios municípios, e nos demais o DER/MG também opera o sistema municipal.
O Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte vêm fazendo gestões junto ao governo federal para que algumas necessidades da capital, relacionadas ao transporte de massa e à circulação, entrem na pauta de importantes discussões.

Investimentos
Desde 2003, o Governo de Minas investiu cerca de R$ 3,8 bilhões em transportes e obras públicas, nos 34 municípios da RMBH. Foram realizadas, além das obras de duplicação de vias, construção de viadutos e passarelas, também a construção de escolas, creches, hospitais e outros.

Linha Verde
Foram investidos, por meio do Governo de Minas, cerca de R$ 483 milhões nas obras da Linha Verde, que incluiu a implantação do Boulevard Arrudas, na área central de Belo Horizonte, intervenções ao longo da avenida Cristiano Machado e duplicação do trecho da MG-010, entre a avenida Pedro I e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Foram construídos 20 viadutos, 22 passarelas e duas trincheiras e travessias para pedestres. Foi realizada pintura anti-pichação e recuperação funcional da pista. Outras quatro passarelas serão construídas na Cristiano Machado.
Para a prolongação do Boulevard Arrudas, o Governo de Minas fez a recuperação do fundo do canal do ribeirão Arrudas, no trecho da avenida dos Andradas entre a alameda Ezequiel Dias e a rua Levi Coelho, próximo ao Centro de Especialidades Médicas. Essa intervenção antecede o prolongamento do Boulevard Arrudas, que já tem projeto realizado (estimativa de investimentos de R$ 50 milhões). O projeto prevê a cobertura do ribeirão Arrudas, num trajeto de aproximadamente um quilômetro, entre a alameda Ezequiel Dias e a rua Levi Coelho e no sentido contrário, entre a rua Rio de Janeiro e a Carijós, cujo trajeto tem 1,2 quilômetro.

Antônio Carlos
O Governo de Minas realizou investimentos de cerca de R$ 190 milhões na obra de duplicação da avenida Antônio Carlos, realizada em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte que investiu cerca de R$ 62 milhões. A intervenção fez com que a via tivesse sua capacidade de tráfego dobrada, incluindo pistas exclusivas para ônibus e a construção de sete viadutos e seis passarelas acopladas. Foram implantadas duas pistas com quatro faixas de tráfego e duas pistas exclusivas para ônibus. No momento está em obras o viaduto que fará a ligação da avenida com o hipercentro da cidade, que integrou posteriormente o escopo do projeto.

ProMG
Com relação à melhoria das rodovias estaduais na RMBH, o Governo de Minas, por meio do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG), destinou R$ 51,5 milhões para recuperação, manutenção e conservação, por um período de quatro anos, de 347,1 km de vias da Coordenadoria Regional de Belo Horizonte, que contempla os municípios da RMBH, por meio de contrato entre o DER/MG e empreiteira vencedora da licitação.

PAC Arrudas
Em parceria com o governo federal e as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem, o Governo de Minas está investindo cerca de R$ 32,2 milhões na requalificação urbana e ambiental do ribeirão Arrudas. Atualmente o investimento total soma R$ 208 milhões, sendo 75% de repasse da União, 12,5% do Governo do Estado, 6,25% da Prefeitura de Contagem e 6,25% Prefeitura de Belo Horizonte.
Entre as intervenções estão a construção de 672 apartamentos de dois e três quartos para reassentamento de famílias que ocupam área de risco; remoção de outras 124 famílias para habitações já existentes, dentro dos critérios do Programa Reassentamento Monitorado (Remo) da Prefeitura de Contagem; canalização de dois trechos do ribeirão Arrudas, bem como a extensão da avenida Tereza Cristina em 2,7 quilômetros, com impacto positivo no trânsito e no transporte na região; melhoria nas condições de saneamento e para a saúde da população. Serão beneficiadas diretamente cerca de 300 mil pessoas e outras 600 mil que moram no Vetor Oeste da RMBH serão beneficiadas indiretamente.

Proacesso
Taquaraçu de Minas era o único dos 34 municípios da RMBH que, em 2003, não contava com rodovia asfaltada até o seu perímetro urbano. Com investimentos de cerca de R$ 3,21 milhões, foram asfaltados os 9,3 quilômetros da rodovia que ligava a sede do município à BR-381, de um total de 13,1 km.

MG-020
As obras de duplicação na MG-020, entre Belo Horizonte e Santa Luzia, com 6 km de extensão, tiveram investimento de cerca de R$ 34 milhões. Também foi realizada a desapropriação necessária, ponte sobre o córrego Isidoro, obras de contenção e construção de passarela.
Reestruturação do Sistema de Transporte Metropolitano
Um novo modelo do Sistema de Transporte Metropolitano entrou em operação em 2008, quando a Setop transformou o atendimento das linhas da RMBH em sete redes integradas de transportes, RITs. A frota foi numerada com quatro algarismos, não existindo mais as letras anteriormente utilizadas no final de cada série. O critério utilizado, para definir a sequencia numérica, foi criado de acordo com o número do consórcio vencedor da licitação em que a linha irá atender. Dentre os diversos benefícios para os usuários destaca-se a renovação da frota, nova pintura externa que facilita a identificação, bilhetagem eletrônica (Cartão ÒTIMO), integração ônibus-ônibus e ônibus-metrô e o próximo passo será a construção de terminais metropolitanos que farão a integração dos ônibus.


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Entidades discutem transporte coletivo no Entorno do DF

O secretário extraordinário do Entorno do Distrito Federal, Gastão Araújo Leite, se reuniu hoje com representantes do Ministério Público Estadual e das prefeituras dos municípios pertencentes à região para discutir melhorias a serem aplicadas no sistema de transporte coletivo na Região do Entorno. Durante a reunião foi elaborado um documento que sinaliza a intenção das entidades envolvidas em trabalhar em conjunto com o Governo do Distrito Federal para desenvolver um sistema integrado de transporte público para a população, semelhante ao adotado na Região Metropolitana de Goiânia. Também existe a intenção dos municípios adotarem uma tarifa única adequada às condições dos usuários.

Fonte: Goiás Agora

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Em João Pessoa, Dez novos ônibus vão entrar em operação

O prefeito Luciano Agra e os empresários do setor de transporte coletivo de João Pessoa incorporam mais 10 veículos novos à frota da capital. A entrega oficial dos ônibus zero quilômetro, que passam a integrar o sistema de transporte urbano da cidade, será realizada no próximo sábado (12), a partir das 8h30, nas proximidades do Campo da Marquise, no Valentina Figueiredo. Todos os veículos são dotados de três eixos, que asseguram melhor dirigibilidade para o motorista e mais  conforto para os passageiros.
Dos dez novos ônibus, sete pertencem à empresa São Jorge e três à empresa Reunidas. Até o final do ano, mais 40 novos veículos deverão ser incorporados à frota da cidade que, atualmente, é composta por 517 ônibus, que realizam cerca de 5 mil viagens/dia, com o transporte de uma média de oito milhões de passageiros/mês. “Somente nos últimos cinco anos, já renovamos a frota da capital em mais de 300 novos ônibus, o que nos permite ter uma idade média das mais baixas do país, com cerca de 3,8 anos”, destaca o diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), lembrando que a média da idade da frota nacional fica em torno de 5,5 anos.
O empresário Marcos Pereira, diretor da São Jorge, afirma que a aquisição de novos ônibus está inserida no processo de melhoria contínua adotado pelas empresas que operam na cidade. “A renovação anual da frota é um compromisso que buscamos, apesar das dificuldades, honrar todos os anos, porque ele faz parte do conjunto de ações que buscam melhorar, cada vez mais, os serviços prestados à população”, destaca ele.
Dados do Sistema
Atualmente, o sistema de transporte pessoense conta com uma frota de 517 ônibus, sendo que 454 ônibus ficam em operação. Os 63 veículos restantes ficam nas garagens como reserva técnica, das seis empresas concessionárias: Transnacional, Reunidas, São Jorge, Santa Maria, Mandacaruense e Marcos da Silva. A frota está distribuída em 86 linhas que trafegam pelos bairros da capital. Destas, 60 são radiais, 20 são circulares e seis são destinadas à integração em bairros.

Fonte: PB News

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Em Juiz de Fora, Empresas de ônibus vão testar padronização de letreiros

A Secretaria de Transporte de Trânsito (Settra) apresentou às empresas de transporte coletivo urbano (TCU) uam proposta de padronização dos letreiros dos ônibus de Juiz de Fora. Como forma de verificar o efeito desta medida, os veículos começarão a circular com as modificações na próxima segunda-feira, 14, em estado de teste.

O projeto busca melhorar a visibilidade dos painéis dos veículos, facilitando ao usuário a identificação das informações. Segundo a proposta elaborada pela Settra, os letreiros dos ônibus vão trazer somente o número e o nome da linha, que deverá ser escrito em caixa alta, as abreviações poderão ser usadas de acordo com regras definidas pela secretaria. Fica determinado também que em linhas onde a informação precisa ser dividida em duas aparições, o tempo de exibição será de dois segundos cada.

O número será alinhado à esquerda do visor, em led laranja ou branco. E deve ser exibido também nos painéis lateral e traseiro, que só poderão trazer esta informação.

Outras mensagens (como Bom dia e Feliz Natal, por exemplo) só poderão ocorrer com autorização da Settra.

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Uberaba: Empresas de transporte coletivo vão ajudar cobradores a tirar CNH

Cobradores de ônibus do transporte coletivo vão retirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para se tornarem motoristas. A proposta foi feita pelo vereador Samuel Pereira (PR). De acordo com o parlamentar, no fim do ano passado houve uma demissão em massa de cobradores de ônibus nas empresas que prestam este serviço em Uberaba. Ele disse ainda que as empresas enviaram uma carta à Câmara Municipal na tarde de ontem, explicando que não houve demissão de cobradores, sendo que o número de trabalhadores nesse setor cresceu 20% e que após ser instalado o sistema de bilhetagem eletrônico, houve um remanejamento na escala de trabalho e que alguns colaboradores receberam férias.
A carta diz ainda, que há vários anos, em algumas linhas de transporte coletivo, os motoristas trabalhavam sem cobradores e que eles recebiam um adicional de 100% no valor do vale-alimentação, sendo que com a instalação da bilhetagem eletrônica, houve um avanço tecnológico no sistema de transporte coletivo em Uberaba.
De acordo com Samuel, as empresas fizeram um acordo de demitir funcionários somente por justa causa. Ele alega que todo cobrador de ônibus sonha ser motorista um dia e relata que sugeriu às empresas Líder e Piracicabana, que financiassem o custo para que os cobradores pudessem retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), descontando parcelas mensalmente de seus salários. O parlamentar disse que as empresas aceitaram a sugestão e que a partir deste mês, iniciarão o projeto. “Todos os cobradores que eu conheço, sonham ser motoristas e às vezes não têm condições financeiras, eu solicitei que as empresas financiassem o custo da CNH, e elas aceitaram, fico muito feliz em contribuir com o crescimento de funcionários dessas empresas”, finaliza Pereira. (JC)

Fonte: Jornal de  Uberaba

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