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Em Blumenau, Estudantes têm até março para renovar o Siga

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os estudantes cadastrados no Consórcio Siga têm até o dia 31 de março para fazer o recadastramento. Os usuários do serviço devem comparecer na Central de Atendimento do Siga, no shopping Neumarkt, portando comprovante de matrícula ou frequência escolar, RG, certidão de nascimento, comprovante de residência, declaração da instituição dos cursos técnicos ou profissionalizantes com início e término.

O agendamento do recadastro é feito automaticamente pelo site do Siga após a confirmação da matrícula pela instituição de ensino. Para ter direito ao Cartão Siga Estudante é preciso morar a mais de 1 mil metro da instituição. A taxa do recadastro é R$3,00 e o aluno precisa estar presente para a conclusão do processo.

Fonte: Folha de Blumeanu

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BH avalia articulado da Mercedes-Benz para BRT

A cidade de Belo Horizonte (MG) está avaliando o chassi O 500 MA da Mercedes-Benz para ônibus articulado, com carroçaria Marcopolo, para utilização no sistema de transporte coletivo BRT (Bus Rapid Transit).

A prefeitura local visando oferecer melhores condições de locomoção aos munícipes e também aos turistas e torcedores durante a Copa do Mundo de 2014.

"O BRT possibilitará uma redução significativa no tempo de viagem. O sistema contará com 60 estações de transferência para embarque e desembarque de passageiros", explica o diretor de Planejamento da BHTrans, Célio Freitas.

O modelo 500 MA Mercedes-Benz apresentado à BHTrans tem capacidade para transportar até 160 passageiros, em seus 18,6 metros de comprimento e 2,5 metros de largura. Com motor traseiro a biodiesel, o veículo conta com portas laterais à esquerda, poltronas ergonômicas com encosto de cabeça, e corredores amplos.

Segundo a fabricante, o ônibus pode receber adequações para atender necessidades específicas de cada gestor do transporte, como ar condicionado e espaço para bicicleta.

"A grande maioria das 12 cidades que receberão os jogos da Copa já optou pelo BRT. Elas se apoiam em vantagens como custos de implantação até dez vezes menores e um prazo de implantação até dois terços menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros", avalia o especialista em Sistemas BRT da área de Marketing de Produto - Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Gustavo Nogueira.

Informações: Web Pesados


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Começou os protestos contra possível aumento da passagem em Curitiba

As entidades ligadas a Rede Contra o aumento da tarifa do transporte coletivo de Curitiba estão preparando um documento para ser entregue à Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), que gerencia o transporte na Capital. O documento trará as reivindicações das entidades, especialmente sobre o congelamento do valor da passagem de ônibus e a divulgação das planilhas de custo das empresas que operam o sistema.
Hoje, as entidades marcaram uma manifestação contra a possibilidade de aumento da tarifa, que atualmente é de R$ 2,20. A manifestação acontece na Praça Tiradentes (se não chover), a partir das 9 horas. “Desde o final do ano passado vivemos com esse temor de alta na passagem quando, tanto a Urbs quanto as empresas disseram que seria necessário subir a tarifa neste ano”, diz um dos coordenadores do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPR, Wagner Tauscheck. O DCE é uma das entidades que formam a rede contra o aumento da tarifa.
A Rede tem um abaixo-assinado com mais de 10 mil nomes, que também será entregue à Urbs. Além disso, os estudantes de várias universidades também vêm realizando panfletagem e contatos nas escolas de Curitiba. Uma ação deve ser encaminhada para o Ministério Público do Paraná.
Mas não é somente o custo da passagem o alvo da manifestação. Também é exigido mais qualidade no transporte, conforto e segurança. A manifestação foi marcada para a Praça Tiradentes para lembrar os graves acidentes registrados com os ônibus coletivos nos últimos tempos, como o que matou duas pessoas no ano passado na própria Praça Tiradentes.

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Terminais de ônibus têm realidades diferentes em Goiânia

As pes­so­as che­gam e já se co­lo­cam nas fi­las, uma atrás da ou­tra, co­mo se sou­bes­sem qual o lu­gar de­las e res­pei­tas­sem a or­dem. São du­as fi­las: uma pa­ra o em­bar­que so­li­dá­rio – com pre­fe­rên­cia pa­ra ido­sos, de­fi­cien­tes, ges­tan­tes e pes­so­as com cri­an­ças de co­lo – e ou­tra pa­ra os de­mais. Não se vê tu­mul­to ou em­pur­ra-em­pur­ra, e as re­cla­ma­ções são das pes­so­as que­ren­do mais ôni­bus. Por dia, são 50 mil pas­sa­gei­ros que fre­quen­tam o Ter­mi­nal Cru­zei­ro do Sul, em Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, e 67 mil no Ter­mi­nal Ban­dei­ras, os dois que fo­ram re­cém-re­for­ma­dos na Re­gi­ão Me­tro­po­li­ta­na.

Nos de­mais ter­mi­nais de ôni­bus a realidade é bem diferente. As pes­so­as che­gam e se co­lo­cam no lu­gar que con­si­de­ram o me­lhor pa­ra pri­mei­ro en­trar no ôni­bus. Não fi­car de fo­ra do pró­xi­mo co­le­ti­vo é a úni­ca or­dem, fei­ta pe­la pró­pria po­pu­la­ção, atra­vés do cos­tu­me, ex­pe­ri­ên­cia e so­bre­vi­vên­cia. Quan­do o ôni­bus che­ga, a pri­o­ri­da­de é do mais for­te ou mais es­per­to. Ido­sos, de­fi­cien­tes, ges­tan­tes e pes­so­as com cri­an­ças de co­lo dis­pu­tam o es­pa­ço com os de­mais. 

Os no­vos ter­mi­nais es­tão sob os cui­da­dos da Re­de Me­tro­po­li­ta­na de Tran­spor­te Co­le­ti­vo (RMTC) e, se­gun­do pro­je­to da pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia, se­rão pa­re­ci­dos com to­dos os ou­tros, as­sim que hou­ver a re­for­ma. O pró­xi­mo da lis­ta é o do Se­tor Ga­ra­ve­lo. Até lá, os pas­sa­gei­ros de­vem con­vi­ver com tu­mul­to e ca­os a ca­da em­bar­que nos de­mais ter­mi­nais, sem nin­guém que or­ga­ni­zas­se as fi­las e sem o pró­prio res­pei­to dos ci­da­dã­os em dar pri­o­ri­da­de aos mais ne­ces­si­ta­dos ou se or­ga­ni­za­rem.

Há 20 fun­cio­ná­rios da RMTC que tra­ba­lham co­mo or­ga­ni­za­do­res das fi­las em ca­da um dos ter­mi­nais Cru­zei­ro do Sul e Ban­dei­ras, das 5 ho­ras à meia-noi­te, em es­ca­la. O su­per­vi­sor de ca­da ter­mi­nal é res­pon­sá­vel por or­ga­ni­zar as es­ca­las e es­ta­be­le­cer em que pon­to de em­bar­que es­ta­rá os or­ga­ni­za­do­res e quan­tos se­rão. Nos ho­rá­rios de pi­co – en­tre 6 e 8 horas e 17 e 18 horas – o nú­me­ro des­ses tra­ba­lha­do­res é mai­or. Os ou­tros ter­mi­nais es­tão sob a res­pon­sa­bi­li­da­de da Com­pa­nhia Me­tro­po­li­ta­na de Tran­spor­tes Co­le­ti­vos (CMTC), até que se­jam re­for­ma­dos e pas­sa­dos à RMTC.

Preferencial
La­ris­sa Araú­jo San­ti­a­go, au­xi­li­ar de au­tóp­sia de 33 anos, diz que o em­bar­que no Ter­mi­nal Cru­zei­ro fun­cio­na bem, in­clu­si­ve o pre­fe­ren­ci­al. “O pro­ble­ma aqui é que pre­ci­sa de mais ôni­bus, en­tão as fi­las fi­cam mai­o­res e o em­bar­que de­mo­ra, mas as pes­so­as res­pei­tam, não tem em­pur­ra-em­pur­ra”, con­ta. Ela, que uti­li­za qua­tro co­le­ti­vos por dia, afir­ma que faz o pos­sí­vel pa­ra sem­pre pas­sar por es­te ter­mi­nal e evi­ta os de­mais, que ain­da não fo­ram re­for­ma­dos.

Os or­ga­ni­za­do­res de fi­la são iden­ti­fi­ca­dos ape­nas com um cra­chá ou tam­bém com uni­for­me e fi­cam no iní­cio da fi­la. Eles dão si­nais pa­ra os mo­to­ris­tas que iden­ti­fi­cam on­de eles de­vem pa­rar e or­ga­ni­zam o em­bar­que em ca­da fi­la. “Eles aju­dam bas­tan­te. Co­mi­go sem­pre fo­ram edu­ca­dos, nos tra­tam bem. Ou­tra van­ta­gem é que aqui sem­pre tem os co­mu­ni­ca­dos pe­los al­to-fa­lan­tes e as pes­so­as se con­sci­en­ti­zam, no Ban­dei­ras, que não tem is­so, dá mais pro­ble­ma”, re­ve­la La­ris­sa.

Fonte: O Hoje

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Rio de Janeiro: Obras do metrô avançam até São Conrado, na zona sul

As obras do metrô para a Barra estão avançando e a abertura do próximo canteiro está para ser iniciada. São Conrado, na zona sul, é a próxima parada da Secretaria Estadual de Transportes, que apresentou nesta semana o projeto da Linha 4 para os moradores e comerciantes do bairro.
A nova estação será construída na subida da Estrada da Gávea, próxima à comunidade da Rocinha. Segundo o secretário de Transportes, Sebastião Rodrigues, todo o bairro de São Conrado será servido pela nova estação, e os ônibus poderão ser utilizados para integrar quem mora em áreas do bairro mais afastadas da estação.
- A nova estação será utilizada tanto pelos moradores da Rocinha, como pelos moradores de São Conrado. A intenção do governo do Estado é desenvolver a mobilidade de toda a região. Estamos certos de que, além da agilidade no deslocamento da população, a chegada do metrô a São Conrado será vital para a recuperação urbanística local.
Ao todo, a Linha 4 terá seis estações, passando ainda pelos bairros de São Conrado, Gávea, Leblon e Ipanema. A nova linha beneficiará não somente a população que mora ou trabalha na Barra e no Recreio dos Bandeirantes. Com a chegada do TransOeste, corredor expresso para ônibus que ligará a Barra e Campo Grande, os moradores de todos os bairros do trecho poderão fazer a integração direta com o metrô.
Com a extensão até a Barra, o metrô do Rio terá capacidade para transportar mais 230 mil passageiros diariamente, proporcionado mais dignidade às viagens da população.

Fonte: R7.com

 
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Fortaleza: Transfor inicia nova obra na avenida 13 de Maio

Mais um trecho em obras na avenida 13 de Maio. Por pelo menos trinta dias, o Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) vai interditar a avenida entre as ruas Dom Sebastião Leme e Paula Rodrigues, no sentido Pontes Vieira-Benfica para melhorias de drenagem, pavimentação, padronização das calçadas e reforma dos canteiros.
O motorista que vier pelo viaduto da avenida Aguanambi vai precisar reduzir a velocidade para desviar à direita na rua Dom Sebastião Leme e contornar a Praça Pio IX para retornar à 13 de Maio. (Veja detalhes no mapa acima)
Além de reduzir a velocidade, é necessário ter atenção para a travessia de pedestres na rua Dom Sebastião Leme. Apesar do aviso da sinalização horizontal, a placa que indica a travessia está escondida atrás de uma árvore. Na tarde de ontem, O POVO constatou o desrespeito dos motoristas à sinalização e o tormento que é tentar atravessar a rua no trecho.
“É terrível. A gente fica esperando pela boa vontade dos motoristas”, reclama Manoela Cruz, 29, gestora de recursos humanos. Sem sinalização para a parada de ônibus improvisada, pegar transporte coletivo é outro desafio. “À noite tem motorista de ônibus que não para”, completa.
De acordo com Daniel Lustosa, coordenador do Transfor, mesmo depois de o esquema de desvios ser aprovado, as alterações criadas pelas obras são avaliadas. “Qualquer alteração é efetivamente implantada”, garante, falando em relação aos problemas com a travessia de pedestres e o ponto de ônibus. Ainda segundo ele, as obras são feitas em pequenos trechos para minimizar impactos das intervenções.


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Em Manaus, Primeira fase da licitação do transporte coletivo habilita três empresas

Três empresas, das nove que apresentaram propostas para concorrer à licitação do transporte coletivo urbano de passageiros, estão habilitadas a prosseguir na próxima fase da concorrência. Este foi o resultado anunciado na manhã desta quarta-feira (9) pelos integrantes da Comissão Especial de Licitação da Prefeitura de Manaus, na sede da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).
Viação São Pedro Ltda, Expresso Coroado Ltda e Via Verde Transportes Coletivos Ltda, prosseguem na disputa por terem apresentado documentos de acordo com as exigências do Edital de Licitação. As seis empresas inabilitadas - City Transportes Ltda, Rondônia Comércio e Extração de Minérios Ltda, Viação Nova Integração Ltda, Transtol Empresa de Transporte Coletivo Toledo Ltda, Global GNZ Empreendimentos e Participações Ltda e Auto Ônibus Líder Ltda – terão prazo de cinco dias úteis, a partir da data do anúncio, para contestar a decisão.
A Comissão Especial deliberou que as seis empresas foram Inabilitadas porque deixaram de apresentar provas documentais de garantia financeira para participar do sistema de transporte urbano. Em outro caso, uma das concorrentes ficou fora do certame por não declarar experiência de atuação no setor, dentro das exigências do Edital de Licitação.
Depois de encerrado o prazo do recurso das inabilitadas, os Integrantes da Comissão vão analisar o segundo lote de documentos das empresas que seguem na concorrência. Serão analisadas as propostas para o valor de outorga, ou seja, preço pago pelo operador do sistema, e  declarações que comprovem experiência de participação  e conhecimento técnico no sistema de transporte público. Finalizadas as apreciações, a Comissão anunciará nova data para divulgar os nomes das empresas classificadas a operar no setor de transporte coletivo da capital.
O Edital de licitação lançado pela Prefeitura de Manaus no dia 15 de dezembro de 2010 determina que, além da frota renovada de mais 800 ônibus, as 235 linhas do sistema de transporte convencional serão divididas em dez lotes de linhas. A operação de cada lote, rota, local, trecho e horário de cada área de abrangência, serão definidos a critério e por determinação do poder concedente. Cada empresa considerada classificada no processo licitatório poderá operar em até dois lotes.

Fonte: D24 am

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Minas Gerais realiza seminário sobre mobilidade urbana

A mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) começou a ser discutida, na terça-feira (8), em Seminário Internacional promovido pelo Governo de Minas, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo do evento, que termina na quarta-feira (9), é promover um espaço de discussão sobre soluções de mobilidade urbana visando ao desenvolvimento socioeconômico da região, por meio da troca de experiências de gestores públicos e especialistas nacionais e internacionais.
No encontro, que será dividido em seis painéis de discussões, serão apresentadas experiências e boas práticas brasileiras e estrangeiras de mobilidade, focando em três eixos de articulação, essenciais para a melhoria da mobilidade urbana das metrópoles: arranjo institucional e financiamento; circulação e planejamento urbano e soluções em transporte de massa.
O público alvo do seminário são os técnicos da área de mobilidade, pesquisadores, acadêmicos, gestores públicos, empreendedores e executivos da área e representantes da sociedade civil ligados ao assunto. “Promovendo um seminário desta importância, fica clara a preocupação do Governo de Minas com os usuários do transporte urbano, que é um gargalo que aflige não só o Brasil, mas todo o mundo. No caso específico da RMBH, ela exige a mais alta dedicação de inteligências, em função da complexidade e das características do transporte de massa local que precisa, portanto, de soluções inovadoras e viáveis”, avaliou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles.
O secretário de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, informou que o seminário é a concretização da intenção do Governo de Minas Gerais para o avanço da mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte, da trafegabilidade com sustentabilidade e da preocupação com o cidadão.

Transporte na RMBH
Atualmente o transporte na RMBH, composta por 34 municípios, é gerido por 13 agências municipais, duas estaduais e uma da esfera federal. O transporte intermunicipal é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), que faz o planejamento operacional da rede de ônibus, e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), responsável pela fiscalização. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), através de uma superintendência regional gere o trem metropolitano de Belo Horizonte. O transporte municipal em 13 cidades é gerido pelos próprios municípios, e nos demais o DER/MG também opera o sistema municipal.
O Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte vêm fazendo gestões junto ao governo federal para que algumas necessidades da capital, relacionadas ao transporte de massa e à circulação, entrem na pauta de importantes discussões.

Investimentos
Desde 2003, o Governo de Minas investiu cerca de R$ 3,8 bilhões em transportes e obras públicas, nos 34 municípios da RMBH. Foram realizadas, além das obras de duplicação de vias, construção de viadutos e passarelas, também a construção de escolas, creches, hospitais e outros.

Linha Verde
Foram investidos, por meio do Governo de Minas, cerca de R$ 483 milhões nas obras da Linha Verde, que incluiu a implantação do Boulevard Arrudas, na área central de Belo Horizonte, intervenções ao longo da avenida Cristiano Machado e duplicação do trecho da MG-010, entre a avenida Pedro I e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Foram construídos 20 viadutos, 22 passarelas e duas trincheiras e travessias para pedestres. Foi realizada pintura anti-pichação e recuperação funcional da pista. Outras quatro passarelas serão construídas na Cristiano Machado.
Para a prolongação do Boulevard Arrudas, o Governo de Minas fez a recuperação do fundo do canal do ribeirão Arrudas, no trecho da avenida dos Andradas entre a alameda Ezequiel Dias e a rua Levi Coelho, próximo ao Centro de Especialidades Médicas. Essa intervenção antecede o prolongamento do Boulevard Arrudas, que já tem projeto realizado (estimativa de investimentos de R$ 50 milhões). O projeto prevê a cobertura do ribeirão Arrudas, num trajeto de aproximadamente um quilômetro, entre a alameda Ezequiel Dias e a rua Levi Coelho e no sentido contrário, entre a rua Rio de Janeiro e a Carijós, cujo trajeto tem 1,2 quilômetro.

Antônio Carlos
O Governo de Minas realizou investimentos de cerca de R$ 190 milhões na obra de duplicação da avenida Antônio Carlos, realizada em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte que investiu cerca de R$ 62 milhões. A intervenção fez com que a via tivesse sua capacidade de tráfego dobrada, incluindo pistas exclusivas para ônibus e a construção de sete viadutos e seis passarelas acopladas. Foram implantadas duas pistas com quatro faixas de tráfego e duas pistas exclusivas para ônibus. No momento está em obras o viaduto que fará a ligação da avenida com o hipercentro da cidade, que integrou posteriormente o escopo do projeto.

ProMG
Com relação à melhoria das rodovias estaduais na RMBH, o Governo de Minas, por meio do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG), destinou R$ 51,5 milhões para recuperação, manutenção e conservação, por um período de quatro anos, de 347,1 km de vias da Coordenadoria Regional de Belo Horizonte, que contempla os municípios da RMBH, por meio de contrato entre o DER/MG e empreiteira vencedora da licitação.

PAC Arrudas
Em parceria com o governo federal e as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem, o Governo de Minas está investindo cerca de R$ 32,2 milhões na requalificação urbana e ambiental do ribeirão Arrudas. Atualmente o investimento total soma R$ 208 milhões, sendo 75% de repasse da União, 12,5% do Governo do Estado, 6,25% da Prefeitura de Contagem e 6,25% Prefeitura de Belo Horizonte.
Entre as intervenções estão a construção de 672 apartamentos de dois e três quartos para reassentamento de famílias que ocupam área de risco; remoção de outras 124 famílias para habitações já existentes, dentro dos critérios do Programa Reassentamento Monitorado (Remo) da Prefeitura de Contagem; canalização de dois trechos do ribeirão Arrudas, bem como a extensão da avenida Tereza Cristina em 2,7 quilômetros, com impacto positivo no trânsito e no transporte na região; melhoria nas condições de saneamento e para a saúde da população. Serão beneficiadas diretamente cerca de 300 mil pessoas e outras 600 mil que moram no Vetor Oeste da RMBH serão beneficiadas indiretamente.

Proacesso
Taquaraçu de Minas era o único dos 34 municípios da RMBH que, em 2003, não contava com rodovia asfaltada até o seu perímetro urbano. Com investimentos de cerca de R$ 3,21 milhões, foram asfaltados os 9,3 quilômetros da rodovia que ligava a sede do município à BR-381, de um total de 13,1 km.

MG-020
As obras de duplicação na MG-020, entre Belo Horizonte e Santa Luzia, com 6 km de extensão, tiveram investimento de cerca de R$ 34 milhões. Também foi realizada a desapropriação necessária, ponte sobre o córrego Isidoro, obras de contenção e construção de passarela.
Reestruturação do Sistema de Transporte Metropolitano
Um novo modelo do Sistema de Transporte Metropolitano entrou em operação em 2008, quando a Setop transformou o atendimento das linhas da RMBH em sete redes integradas de transportes, RITs. A frota foi numerada com quatro algarismos, não existindo mais as letras anteriormente utilizadas no final de cada série. O critério utilizado, para definir a sequencia numérica, foi criado de acordo com o número do consórcio vencedor da licitação em que a linha irá atender. Dentre os diversos benefícios para os usuários destaca-se a renovação da frota, nova pintura externa que facilita a identificação, bilhetagem eletrônica (Cartão ÒTIMO), integração ônibus-ônibus e ônibus-metrô e o próximo passo será a construção de terminais metropolitanos que farão a integração dos ônibus.


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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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