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No Rio, Corredor expresso Barra-Galeão entra em obras no próximo mês

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Dois projetos que prometem desafogar o trânsito da cidade, criando corredores exclusivos para ônibus, sairão do papel em fevereiro. Depois de assinar, ontem, contrato de financiamento com o BNDES, a prefeitura iniciará as obras do corredor expresso BRT Transcarioca, que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. Também está prevista, para o próximo mês, a implantação das pistas exclusivas para coletivos em Copacabana.

Com investimento de R$ 1,3 bilhão — R$ 1,1 bi do governo federal e R$ 200 milhões do município — a Transcarioca será concluída em 3 anos. Os ônibus que circularão na via usarão combustíveis ‘limpos’, ou seja, ecológicos. Segundo o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, a tecnologia será desenvolvida em parceria com o setor privado e a intenção é de que seja motor elétrico híbrido. A prefeitura estuda como tornar a medida viável sem pesar na tarifa. “Queremos um veículo articulado grande, que possa no futuro substituir os motores atuais de forma competitiva”, explica Coutinho.



CINE VAZ LOBO RECUPERADO

Segundo o prefeito Eduardo Paes, a previsão é de que outros corredores, como o Transoeste (Barra-Campo Grande), operem com o combustível ecológico. Paes disse que as obras da Transcarioca vão reorganizar o subúrbio carioca. “Teremos obras de urbanização de áreas degradadas da cidade. Nós vamos resgatar o Cine Vaz Lobo”, prometeu.

Segundo o secretário de Transportes, Alexandre Sansão, em fevereiro, será implantado o corredor exclusivo para ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana e, logo depois, na Barata Ribeiro. Serão reservadas duas das 4 faixas das vias para ônibus. O projeto prevê ainda redução em 30% de coletivos que passam pelas vias.

Início pelo Viaduto do Campinho

A concorrência para o segundo lote da Transcarioca (Penha-Galeão) acontece dia 8 de fevereiro. As obras nesse trecho estão orçadas em R$ 548,3 milhões. A primeira etapa da obra (Barra-Penha) começa pela construção do viaduto do Campinho. A previsão é de que 400 passageiros utilizem o corredor todos os dias e gastem a metade do tempo no trajeto. Serão 39 km de extensão, 45 estações, três terminais para embarque e desembarque, além de 2 mergulhões e 10 viadutos. Haverá integração física e tarifária com metrô e trens, além do BRT da Av. Brasil. O traçado das atuais linhas de ônibus será redesenhado.
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Recife: Mobilidade urbana será o grande desafio para o novo secretário estadual das Cidades

Com o desafio de melhorar a mobilidade urbana de Pernambuco, o secretário das Cidades, Danilo Cabral (PSB) já prepara suas primeiras ações. Segundo ele, ainda no início de 2011, a frota de coletivos na Região Metropolitana será ampliada. Ao todo, 400 novos veículos serão colocados em uso. Em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM, Cabral assumiu que um dos seus grandes desafios à frente da pasta é o trânsito. "A questão da mobilidade urbana é um problema nacional. Por isso, será um dos desafios da secretaria", afirmou.

O secretário também assumiu o compromisso de ainda em 2011 colocar em circulação coletivos adaptados para pessoas de mobilidade reduzida, GPS e a requalificação de espaços urbanos públicos. "O esforço para resolver a questão da mobilidade urbana depende do investimento em transporte público e requalificação e construção de corredores", afirmou.
Cabral assumiu a pasta com diversos projetos em andamento. Entre eles, a Operação Reconstrução, obras nos terminais integrados, academia das cidades e recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para habitação, além do transporte público.
Danilo Cabral acha que o lançamento do Corredor Norte-Sul, que ligará Igarassu ao bairro de Cajueiro, sai ainda primeiro semestre deste ano.

Fonte: Blog da Folhape
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DF: Recarga de cartões do Passe Livre pela internet terá taxa de 2,57%

Nos postos de recarga, ninguém percebeu a cobrança ainda. A Fácil não quis gravar entrevista, mas explicou que o percentual de 2,57% começou a ser cobrado agora, só para quem recarrega o cartão pela internet - um serviço que existe desde 2008. O pagamento dos créditos é por boleto bancário, só que a Fácil não avisou que iria começar a cobrar.

A empresa também informou que o usuário não é obrigado a pagar. Como o percentual já é debitado automaticamente na fatura, quem quiser que a tarifa seja suspensa tem que procurar os guichês da Fácil com o cartão e documentos e pedir o cancelamento da cobrança.

A Fácil disse que está sem assessoria de imprensa e por isso não divulgou a cobrança. A Secretaria de Transportes disse que a responsabilidade sobre Passe Livre é do DFTtrans, cujo diretor será empossado nesta quarta-feira (12) e não quis falar sobre o problema. - Renata Costa / Josuel Ávila

Fonte: DFTV
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Chuva causa transtornos nos serviços de trem e ônibus em São Paulo

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

As fortes chuvas que atingiram São Paulo na madrugada desta terça-feira causaram problemas na circulação de trens e ônibus. Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), um alagamento que atinge a região metropolitana de São Paulo provocou a interrupção do serviço entre as estações Caieiras e Franco da Rocha, na linha 7-Rubi.
De acordo com a companhia, desde o começo da manhã até por volta das 9h - quando o serviço foi normalizado - os trens circularam apenas entre as estações Luz e Caieiras e entre Franco da Rocha e Jundiaí, nesta linha. O sistema de transporte gratuito por ônibus foi acionado.
Já a São Paulo Transportes (SPTrans) informou que, devido a falta de energia elétrica provocada pelas fortes chuvas da madrugada, na região das avenidas Mateo Bei e Rio das Pedras, na zona leste da cidade, os trólebus não estão operando desde às 8h. A Eletropaulo foi acionada e trabalhava no local por volta das 9h para resolver o problema.
Segundo a SPTrans, as linhas de trólebus que atendem a região são: 2290/10 Terminal São Mateus - Terminal Parque Dom Pedro II e 342M/10 Terminal São Mateus - Terminal Penha. A companhia solicitou aos usuários dos dois serviços a utilizarem as linhas de ônibus abastecidas por veículos à diesel, que passam pelo local.

Aeroportos

Fonte: Terra

Segundo a Infraero, no aeroporto de Guarulhos dos 78 voos programados para decolar até as 11h, 36 (46,2%) registraram atrasos. Segundo a empresa, a chuva que atingiu a região na noite de ontem e nesta madrugada colaborou com os atrasos, mas o aeroporto opera normalmente. Em Congonhas, foi registrado atraso em 14 dos 80 voos programados (17,5%). O aeroporto opera com o auxílio de instrumentos desde as 6h de hoje devido à chuva.
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Dia de caos no trânsito de São Paulo devido as chuvas

A chuva forte que atingiu a cidade de São Paulo na noite de segunda-feira e na madrugada desta terça ainda causa transtornos ao morador da capital paulista nesta manhã. Apesar de a chuva ter cessado, a Marginal Tietê, principal corredor de veículos de São Paulo, apresentava às 8h vários pontos de alagamento intransitáveis em quase todas as regiões, em ambos sentidos, o que ajudava a provocar grandes congestionamentos na cidade - no horário, a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) registrava 80 km de lentidão.
A orientação da CET é para que o motorista evite sair de casa, já que não há muitas alternativas para o cidadão evitar ficar parado no trânsito. Por conta desta situação, a Secretaria dos Transportes suspendeu o rodízio de carros durante todo o dia e de caminhões e veículos pesados até o meio dia. De acordo com a CET, depois que as águas baixarem, ainda será preciso limpar toda a sujeira para que as vias sejam liberadas. Um total de 677 agentes da CET, 15 equipes de manutenção de semáforos e 356 viaturas (incluindo motos e guinchos) foram deslocadas para monitorar locais com maior possibilidade de alagamentos, em um aumento de efetivo - as equipes que estavam em campo prorrogaram seu turno de trabalho, somando-se aos agentes que estavam iniciando sua jornada.
Os principais pontos de lentidão eram registrados na Radial Leste e na Marginal Tietê. Na pista sentido centro da Radial, os motoristas enfrentavam trânsito lento nos 9,5 km entre a estação Guilhermina do Metrô até a rua Almirante Brasil. No sentido contrário, eram 4,7 km, da rua Wandelkolk ao viaduto Pires do Rio.
Na pista expressa da Marginal Tietê, sentido Castello Branco, havia lentidão entre as pontes do Aricanduva e Jânio Quadros (4,2 km). Já no sentido contrário, a CET também registrava 4,2 km de congestionamento, da ponte do Aricanduva até a ponte Jânio Quadros.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) aponta que ainda há 49 pontos ativos de alagamento, sendo que 33 deles são intransitáveis. Os principais problemas eram registrados na região da Marginal Tietê, que estava em estado de alerta às 7h30. A zona norte encontrava-se em estado de atenção. A situação já começa a ficar complicada nos pontos de acesso à capital. Nas rodovias Presidente Dutra, Castelo Branco, Anhanguera e Bandeirantes, o trânsito está praticamente parado na chegada à cidade.
Apesar de as principais vias apresentarem problemas com o trânsito, a SPTrans, responsável pela gestão dos ônibus em São Paulo, informou que a circulação não será afetada pelas chuvas e que toda a frota estará normalmente nas ruas - em caso de impossibilidade de tráfego, os motoristas estão orientados a usarem os acessos designados pela CET.
No Metrô e na CPTM, responsável pelos trens metropolitanos, a situação é normal. Segundo as empresas, quando há chuva forte, o procedimento adotado é a diminuição da velocidade dos trens. Apesar disso, até o momento não há nenhuma orientação neste sentido. A CPTM informou que nenhuma via se encontra alagada.

Redação Terra
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Estudantes liberam trânsito no Centro do Recife

O trânsito do Centro do Recife viveu um dia de caos nesta terça-feira (11) por conta do protesto realizado por estudantes contra o reajuste das passagens de ônibus. A manifestação começou por volta das 14h com a interdição da avenida Conde da Boa Vista e seguiu até as 17h40 com as duas faixas da avenida Sul, na altura das Torres Gêmeas, no bairro de São José, fechadas. O bloqueio refletiu em diversos pontos da cidade, deixando o trânsito parado tanto para quem tentou chegar ao Centro do Recife, como quem se dirigia para a Zona Sul.

O trânsito só foi normalizado por volta das 18h com a dispersão dos manifestantes. Cerca de 30 minutos antes, uma das faixas já havia sido liberada após uma reunião entre uma comissão de estudantes e a presidente em exercício do Grande Recife Consórcio de Transporte, Taciana Ferreira.

O primeiro ato de protesto dos estudantes foi interromper o trânsito nos dois sentidos da avenida Conde da Boa Vista no cruzamento com a rua do Hospício, um dos pontos mais movimentados do Centro do Recife. A interdição durou cerca de 20 minutos. Impedidos de passar, diversos ônibus deram meia volta e mudaram os itinerários.

Em seguida, os estudantes saíram em caminhada pela Conde da Boa Vista, fizeram uma segunda parada no cruzamento da rua da Aurora com a ponte Duarte Coelho. Depois, a caminhada seguiu pelas avenidas centrais da cidade até o Grande Recife Consórcio de Transporte, no Cais de Santa Rita. Lá, mais uma vez a circulação de veículos foi bloqueada provocando congestionamentos em várias vias.

Por volta das 17h, uma comissão de estudantes conseguiu entrar para uma reunião com a presidente em exercício do Grande Recife Consórcio de Transporte, Taciana Ferreira. Com isso, uma das faixas foi liberadas. A liberação total veio antes mesmo do final do encontro, por volta das 17h40h.

Fonte: pe360graus.com
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Trânsito no centro do Recife está parado em protesto contra o aumento das passagens de ônibus

O trânsito do Centro do Recife vive um dia de caos nesta terça-feira (11) por conta do protesto realizado por estudantes contra o reajuste das passagens de ônibus. Após fechar a avenida Conde da Boa Vista por cerca de 20 minutos, os manifestantes interromperam ainda as duas faixas da avenida Sul, em frente à sede do Grande Recife Consórcio de Transportes, no bairro de São José.

Eles se concentraram por volta das 14h no trecho que fica entre a rua do Hospício e avenida Conde da Boa Vista. Cerca de 100 estudantes fecharam o local por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, eles seguiram em passeata por uma das faixas até a sede do Grande Recife Consórcio de Transportes. Lá, voltaram a bloquear o trânsito provocando um grande engarrafamento tanto para quem vai para o Centro, como quem tenta chegar em Boa Viagem.

Os estudantes querem formar uma comissão para tentar conversar com representantes do Grande Recife Consórcio de Transportes. Entretanto, o Grande Consórcio afirma que só vai receber a comissão quando o trânsito for liberado.

Policiais militares e agentes da Companhia de Trânsito e Transportes Urbano (CTTU) acompanham a movimentação.

O aumento de 8,66% nas tarifas dos transportes públicos entrou em vigor neste domingo (09). De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, 1.850.000 pessoas usam o sistema de ônibus, das quais 80% pagam a passagem do anel A, que passou de R$ 1,85 para R$ 2,00. A tarifa B passou de R$ 2,80 para R$ 3,10 e a do anel D subiu de R$ 2,25 para R$ 2,45. Já a do anel G, que era de R$ 1,20, custa agora R$ 1,30.

E o aumento não foi só para os ônibus. O metrô do Recife, usado todos os dias por 240 mil passageiros, também ficou mais caro. A passagem era R$ 1,40 e agora custa R$ 1,50.

O Grande Recife Consórcio de Transporte explicou que o reajuste aprovado equivale à variação do índice de preço ao consumidor amplo (IPCA), referente ao período entre 2009 e 2010. A direção do Metrorec informou que reajustou as tarifas por causa do aumento das passagens de ônibus.

Fonte: JC Online
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BNDES defende uso de modelos híbridos em ônibus usados no Transcarioca

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, defendeu que os novos ônibus articulados usados no Transcarioca sejam híbridos. Segundo ele, o ideal será que usem o mínimo de diesel. Coutinho afirmou que o banco está procurando parcerias com grandes empresas internacionais para desenvolver o motor:
— A Transcarioca cria a escala mínima inicial para viabilizar esse avanço tecnológico.
A Fetranspor, por sua vez, informou que, por enquanto, os planos são usar B20 (20% de biodiesel misturados ao combustível tradicional), mas, se houver outro biocombustível economicamente viável, será adotado quando o Transcarioca começar a circular. Hoje há testes com B50 e veículos movidos a hidrogênio e híbridos diesel/elétrico.
Para o presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Pietro Erber, a iniciativa do BNDES é positiva, pois, sem subsídio ou financiamento especial, os híbridos não conseguem entrar no mercado:
— Em média eles custam de 30% a 50% mais que os convencionais, embora, além da redução da emissão de gases poluentes, consumam até 30% menos, sem falar no uso muito menor de lonas de freio.

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