Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Dia de caos no trânsito de São Paulo devido as chuvas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A chuva forte que atingiu a cidade de São Paulo na noite de segunda-feira e na madrugada desta terça ainda causa transtornos ao morador da capital paulista nesta manhã. Apesar de a chuva ter cessado, a Marginal Tietê, principal corredor de veículos de São Paulo, apresentava às 8h vários pontos de alagamento intransitáveis em quase todas as regiões, em ambos sentidos, o que ajudava a provocar grandes congestionamentos na cidade - no horário, a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) registrava 80 km de lentidão.
A orientação da CET é para que o motorista evite sair de casa, já que não há muitas alternativas para o cidadão evitar ficar parado no trânsito. Por conta desta situação, a Secretaria dos Transportes suspendeu o rodízio de carros durante todo o dia e de caminhões e veículos pesados até o meio dia. De acordo com a CET, depois que as águas baixarem, ainda será preciso limpar toda a sujeira para que as vias sejam liberadas. Um total de 677 agentes da CET, 15 equipes de manutenção de semáforos e 356 viaturas (incluindo motos e guinchos) foram deslocadas para monitorar locais com maior possibilidade de alagamentos, em um aumento de efetivo - as equipes que estavam em campo prorrogaram seu turno de trabalho, somando-se aos agentes que estavam iniciando sua jornada.
Os principais pontos de lentidão eram registrados na Radial Leste e na Marginal Tietê. Na pista sentido centro da Radial, os motoristas enfrentavam trânsito lento nos 9,5 km entre a estação Guilhermina do Metrô até a rua Almirante Brasil. No sentido contrário, eram 4,7 km, da rua Wandelkolk ao viaduto Pires do Rio.
Na pista expressa da Marginal Tietê, sentido Castello Branco, havia lentidão entre as pontes do Aricanduva e Jânio Quadros (4,2 km). Já no sentido contrário, a CET também registrava 4,2 km de congestionamento, da ponte do Aricanduva até a ponte Jânio Quadros.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) aponta que ainda há 49 pontos ativos de alagamento, sendo que 33 deles são intransitáveis. Os principais problemas eram registrados na região da Marginal Tietê, que estava em estado de alerta às 7h30. A zona norte encontrava-se em estado de atenção. A situação já começa a ficar complicada nos pontos de acesso à capital. Nas rodovias Presidente Dutra, Castelo Branco, Anhanguera e Bandeirantes, o trânsito está praticamente parado na chegada à cidade.
Apesar de as principais vias apresentarem problemas com o trânsito, a SPTrans, responsável pela gestão dos ônibus em São Paulo, informou que a circulação não será afetada pelas chuvas e que toda a frota estará normalmente nas ruas - em caso de impossibilidade de tráfego, os motoristas estão orientados a usarem os acessos designados pela CET.
No Metrô e na CPTM, responsável pelos trens metropolitanos, a situação é normal. Segundo as empresas, quando há chuva forte, o procedimento adotado é a diminuição da velocidade dos trens. Apesar disso, até o momento não há nenhuma orientação neste sentido. A CPTM informou que nenhuma via se encontra alagada.

Redação Terra

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960