Hoje, 9, às 19h, será apresentado à cidade um ônibus articulado desenvolvido pela Neobus, em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), nos moldes do sistema BRT, sigla em inglês para ônibus de transporte rápido, visando ao novo projeto de transporte integrado.
O evento será na sede social da Carris (rua Frei Antônio de Caxias, 300, bairro Partenon) e contará com as presenças do prefeito José Fortunati, do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, do diretor-presidente da Carris, João Pancinha, do presidente da Neobus, Edson Tomiello, e do presidente da ATP, Ênio dos Reis.
O veículo, que poderá circular nas ruas da Capital, tem capacidade para 51 passageiros sentados, é adaptado para deficientes físicos, possui ar condicionado, motor ecológico, tem 20 metros de comprimento e suporte para três bicicletas.
A SPTrans dá início no próximo sábado, dia 11/12, à 2ª fase da reorganização das linhas de ônibus que circulam pelo Corredor M'Boi Mirim.
Entre as mudanças, estão a ampliação das atuais 18 linhas para 20 itinerários e o aumento da oferta de lugares em 26%, medida que irá beneficiar 1,5 milhão de passageiros. Além disso, haverá a implementação do transbordo de passageiros nos terminais Jd. Ângela e Guarapiranga, na Estação de Transferência Manoel Lopes ou no terminal da Estação Santo Amaro do Metrô para os usuários vindos da Zona Sul com destino ao Centro da Cidade, Pinheiros ou estações de Metrô.
Com a medida, os passageiros terão o benefício de um menor intervalo dos veículos nos bairros e mais opções de destino nos terminais, de onde partem ônibus maiores, articulados e biarticulados, e mais confortáveis. Com as mudanças, haverá um acréscimo de 5.800 lugares nos ônibus no horário de pico, beneficiando os moradores dos bairros Jardim Jacira, Jardim Horizonte Azul, Jardim Vera Cruz, Jardim Maracá, Vila Remo, Jardim Ângela, Jardim Vaz de Lima e Piraporinha.
Além disso, uma das principais medidas da reorganização será a retirada da maioria das linhas que circulam à direita da Estrada do M'Boi Mirim, dando prioridade aos ônibus no corredor, que, com a faixa reversível, ganhou fluidez e tem colaborado para a melhoria do trânsito no local.
Técnicos da SPTrans organizaram reuniões com os moradores dos bairros beneficiados pelas alterações, nas quais explicaram as mudanças que vão ocorrer nas linhas de ônibus que circulam na região. A última reunião contou com a presença de cerca de 100 pessoas, principalmente representantes das associações de moradores dos bairros.
A SPTrans mantém constante monitoramento do sistema de transporte coletivo da cidade, para avaliar a movimentação de origens e destinos dos usuários e se a quantidade de ônibus atende a demanda de passageiros. Há um ano, teve início a reorganização de linhas que circulam no corredor M'Boi Mirim, provenientes do Jardim Ângela e do Jardim Jacira. São mais de 1,5 milhão de passageiros que circulam em 2.232 veículos, distribuídos em 198 linhas.
Há três anos, a Secretaria Municipal de Transportes, através da SPTrans deu início a uma política de reorganização das linhas de ônibus da capital, para racionalizar as linhas eliminando a sobreposição de itinerários. Antes, a maioria das linhas seguia até a região central da cidade ou a grandes centros de interesse. Para evitar que essas regiões fiquem sobrecarregadas, o sistema de transporte foi reorganizado de forma que veículos menores sejam responsáveis pelas linhas locais, dentro dos bairros, e os maiores sigam pelos corredores nas linhas estruturais, levando os passageiros até as regiões centrais.
Outras ações simultâneas para melhorar o atendimento:
Aumento do número de ônibus nas linhas com maior demanda.
Substituição dos ônibus por outros maiores e com maior capacidade de transportar passageiros. Os ônibus convencionais transportam 74 passageiros e um biarticulado consegue levar até 189 pessoas. Esta medida vai possibilitar um aumento de 5.800 lugares nos horários de pico, com um aumento de 26% na oferta. Substituir os coletivos por modelos maiores é importante porque aumenta a oferta de lugares sem necessidade de colocar um número maior de ônibus circulando na mesma via.
Presença permanente de 20 agentes da SPTrans para fiscalização do cumprimento das obrigações das empresas de ônibus.
Presença permanente de 30 técnicos das operadoras de ônibus para auxiliar no embarque/desembarque.
Presença de 14 agentes da CET para priorizar a fluidez do corredor de ônibus.
Manutenção constante dos pontos de parada, da sinalização vertical e horizontal e dos terminais.
Reforma e transformação da Parada Manoel Lopes em Estação de Transferência;
Integração da linha Jd. Jacira com a Estação Santo Amaro do Metrô. O usuário pode escolher seguir caminho em ônibus maiores ou por meio de integração com a Linha Esmeralda da CPTM.
Ônibus com retrovisores quebrados, pneus furados e mais transtornos para os usuários. Essa situação foi vivida, ontem, por quem assistiu a mobilização de sindicalistas interrompendo o tráfego nos Terminais do Papicu e Messejana. A paralisação começou no Papicu, na manhã e durou duas horas.
Alguns motoristas aderiram ao protesto e interromperam a viagem ainda na Avenida Engenheiro Santana Júnior obrigando os passageiros a descerem dos coletivos. À tarde, a paralisação aconteceu da mesma maneira no Terminal de Messejana. Com inicio às 15h30 e término uma hora depois, a interrupção no curso dos ônibus deixou passageiros revoltados, provocando vaias e demonstrações contrárias ao movimento dos motoristas e cobradores.
Questão de ordem
A paralisação foi decorrente do resultado da reunião do pleno do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Desembargadores e juízes deveriam decidir, ontem, pelo reajuste da categoria, durante o julgamento do dissídio referente às cláusulas econômicas. No entanto, uma questão de ordem levantada pelo advogado Cleto Gomes, representando o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), questionou a legitimidade do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro - CE) como representante dos motoristas, cobradores, fiscais e mecânicos.
Logo no início da sessão, o advogado lembrou que havia uma pendência sobre qual o sindicato representava os interesses dos trabalhadores em questão, haja vista a constituição de uma nova entidade, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Fortaleza (Sintrofor), criado em novembro de 2005.
Esse posicionamento fez com que o desembargador Antônio Parente, que tem a competência de emitir um parecer, votasse favorável a suspensão do julgamento, até que a legitimidade de um dos sindicatos ficasse claramente definida para a Justiça. O adiamento foi suficiente para que lideranças do movimento sindical promovessem mais um dia de quebra-quebra no entorno dos terminais.
O presidente do Sintro-CE, Domingos Neto, disse que não se tratava de greve, mas de uma demonstração de "desgosto" com a Justiça. "Estamos no aguardo desse reajuste desde maio", reclamou. Para o vice-presidente do Sintro- CE, Sérgio Medeiros, o resultado foi proposital. "Eles querem protelar. Dia 17 a Justiça entra de férias, aí nos aproximamos da nova data-base e ainda não teremos o piso da convenção de 2010" .
Todas as cidades do litoral brasileiro deveriam construir e cuidar das ciclovias. Muitas cidades já fazem isso, mas muitos prefeitos como é o caso da prefeitura da Cidade de São Sebastião (SP), que além de não construir novas ciclovias, ainda abandona aquelas construídas por prefeitos anteriores.
Após muitos pedidos dos moradores e matérias nos jornais locais, a Prefeitura de Niterói resolveu construir as tão sonhadas ciclovias.
A Prefeitura de Niterói está concluindo trabalhos de sinalização da ciclovia implantada ao longo da Estrada Fróes da Cruz, ligando os bairros de Icaraí e Ingá, na orla da Zona Sul da cidade. Após a pintura horizontal, em branco e vermelho, e instalação de placas indicativas ao longo de toda a via, a Nittrans faz nesta semana a colocação de tachas de sinalização da ciclovia, destinada ao uso permanente de ciclistas, caminhantes e corredores. Nos próximos dias, será iniciada a pintura de ciclovia no trecho da Rua Gavião Peixoto, entre Miguel de Frias e o Campo de São Bento.
A Nittrans começará a analisar as respostas da pesquisa veiculada no site nittrans. niteroi.rj.gov.br, com o objetivo de colher informações sobre o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade. A pesquisa organizada pela Diretoria de Planejamento, Transporte e Trânsito da Nittrans registra a participação de mais de Mil cidadãos e terá os dados utilizados nos projetos de ciclovias e ciclo faixas que estão sendo implantados na cidade.
A pintura e sinalização de faixa exclusiva para bicicletas, implantada a pedido dos praticantes de triatlo, na orla de São Francisco, foi concluída na semana passada. A ciclo faixa está situada ao longo da Avenida Quintino Bocayuva, com uso regulamentado até as 10 horas, conforme solicitação dos triatletas.
Os projetos de transporte e trânsito da Prefeitura de Niterói visam distribuir, de forma compartilhada, os espaços urbanos, com a criação de modais de circulação viária que contemplam equilibradamente as alternativas de transporte escolhidas por pedestres e usuários de ônibus, carros, motocicletas e bicicletas.
A Urbana-PE e o Observatório do Recife (ODR) promoveu o Fórum Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida no Brasil e em especial na Região Metropolitana do Recife, foram feitos esplanações sobre a real situação do problema como falta de infra-estrutura nas grandes cidades, desde calçadas mal conservadas, falta de acessibilidade para pessoas com deficiência, desorganização do trânsito e a falta de punição aos infratores como também falta de informações nas paradas de ônibus (Itinerários e horários) na qual muitas paradas são mais publicidade do que informação ao usuário, além da falta de abrigos adequados em muitos locais da cidade do Recife.
O tema também relatou o colapso no trânsito que teremos na cidade do Recife se não forem tomadas providências a curto, médio e longo prazo, como investimentos ousados em transporte público como corredores de ônibus, informação nas paradas, ônibus de qualidade, profissionais qualificados entre outros.
Para se ter uma idéia, são 8 mil novos veículos/mês que entram em operação na cidade do Recife, são números assustadores que levam os próprios motoristas reclamarem com eles mesmos, ou seja, já é de conhecimento da maioria dos condutores que o tempo gasto hoje na cidade do Recife em horários de pico equivale ao tempo gasto pelo ônibus, e em localidades como a zona leste, onde existe corredores exclusivo para ônibus como o da Av. Caxangá, já é possível levar menos tempo dentro do ônibus do que fazendo o mesmo percurso dentro de um carro, daí a importância de investimentos maciços em corredores para ônibus.
Porém vale salientar que nos últimos anos a cidade do Recife não vem investindo em corredores como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Uberlândia e Florianópolis, por enquanto são projetos audaciosos que não saíram do papel de fato, e pra complicar, a prefeitura da cidade do Recife não contrata novos agentes de trânsito há anos, deixando a cidade totalmente sem fiscalização, aumentando assim os engarrafamentos.
Se os poderes executivos (Governo e Prefeituras) mantiverem esse ritmo(lento) de cuidado com a mobilidade urbana na região metropolitana, teremos o colapso total em poucos anos, pois colapso no transito e no transporte público já estamos vivendo, só falta agora parar. ‘’Clayton Leal’’
O encontro aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na Boa Vista.
Ainda não há previsão para o funcionamento em horário integral das novas estações do Metrô de São Paulo, inauguradas em 2010. A Estação Tamanduateí está em operação desde o dia 21 de setembro, e a Vila Prudente, em 21 de agosto, ambas na Linha 2-Verde. Na Linha 4-Amarela, as estações Paulista e Faria Lima estão em atividade desde 25 de maio.
O Metrô diz que as duas estações da Linha Verde não podem funcionar no mesmo horário que as outras porque elas têm um sistema novo de controle de trens, que ainda está em teste. Hoje, o espaço mínimo entre um trem e outro, por segurança, tem que ser de 300 metros. Com a nova tecnologia, a distância pode ser só de 30 metros.
De acordo com o gerente de operações do Metrô, Wilmar Fratini, é necessário fazer alguns testes para que o horário seja estendido. “Ainda não temos data, mas agora falta muito pouco e em breve teremos a ampliação.”
Quando for aprovado, o novo sistema de controle vai ser implantado em toda a Linha Verde. Com isso, o intervalo entre os trens que hoje, no horário de pico, é de 2 minutos e 15 segundos, deve cair para 1 minuto e 40 segundos. O passageiro ainda não paga para usar as novas estações da Linha 2-Verde, que funcionam das 8h30 às 17h. A passagem só é cobrada na Estação Sacomã.
Na Linha 4-Amarela, a situação é diferente. Nas estações Paulista e Faria Lima, é preciso pagar R$ 2,65 e o horário é mais reduzido - das 9h às 15h. Ela não é administrada pelo Metrô, mas por uma concessionária, que também argumenta que os testes não terminaram. “Trata-se de uma linha automática e, enquanto tudo isso não estiver funcionado em perfeita sincronia, a gente não tem condições de operar em horário cheio. Não tenho condições de prever uma data. Posso dizer que os testes estão avançados e que isso deve acontecer rapidamente”, explica José Luis Bastos, gerente de operações da linha.
A esperteza de motoristas oportunistas que utilizam as faixas exclusivas para ônibus na intenção de furar os congestionamentos está com os dias contados em Belo Horizonte. Doze radares de fiscalização eletrônica para quem cometer esse tipo de infração serão instalados em quatro corredores de trânsito da cidade. A fase de testes dos novos aparelhos terminou em novembro e a previsão é que já no início de 2011, os radares estejam em pleno funcionamento.
Assim que concluir a licitação, aberta há um ano, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) irá publicar no Diário Oficial do Município (DOM) a homologação da contratação da empresa que irá administrar o serviço.
Os novos radares serão instalados nas vias que possuem a busway (faixa exclusiva para coletivos). Cinco equipamentos ficarão na avenida Nossa Senhora do Carmo, na região Centro-Sul, três na Cristiano Machado, outros três na Antônio Carlos e um equipamento na avenida Waldir Soeiro Emrich, numa área de estação de ônibus no bairro Milionários, no Barreiro (confira os trechos no quadro).
Segundo o gerente de Coordenação de Operação da BHTrans, Fernando Pessoa, a medida será adotada por causa do desrespeito dos motoristas à exclusividade dos coletivos nos trechos. Quem for flagrado na área dos ônibus terá que pagar multa de R$ 53, 20 e ainda perde três pontos na carteira de habilitação. "Com a frota de veículos cada vez maior na capital, essa medida tem o objetivo reforçar a prioridade ao transporte coletivo. As faixas exclusivas permitem que os ônibus sejam regulares e cumpram seus horários", explicou o gerente.
O tenente coronel Roberto Lemos, comandante do Batalhão de Trânsito de Belo Horizonte, disse que é comum flagrar, durante retenções no trânsito, motoristas de carros de passeio migrando para a busway. Ele não liberou estatísticas desse tipo de ocorrências, mas afirmou homens, jovens são os mais flagrados nesse tipo de situação. "É claro que pessoas de ambos os sexos e de várias faixas etárias praticam irregularidades no trânsito. A solução para todos é mesmo a educação que passa pelo impacto financeiro. Com multa, todo mundo aprende a respeitar as leis".
Tendo em vista que, em média, cada carro particular que trafega na capital carrega apenas uma pessoa, segundo Silvestre de Andrade Puty Filho, engenheiro civil e mestre na área de transportes, a necessidade de priorizar o transporte público é fundamental para a gestão do tráfego. "Enquanto dois carros carregam até três pessoas, um ônibus carrega 30. É óbvio que o transporte coletivo precisa ter exclusividade no trânsito".
Segundo ele, a utilização da punição com forma de controlar e educar a população é válida e bem-vinda. "Respeitar as normas do trânsito é uma questão de cidadania. Aquele aproveitador, que é o infrator, não desrespeita só a lei, mas também a sociedade".
O prefeito Cícero Almeida conheceu, na manhã desta terça-feira (7), em seu gabinete, a modelagem do novo sistema de transporte público que será implantado em Maceió. A apresentação foi feita pela empresa TecBus, responsável pelos estudos técnicos do projeto. O processo licitatório para instalação do sistema deve ocorrer no início de 2011 e a Prefeitura já tomou providências preliminares, já tendo, inclusive, enviado à Câmara de Vereadores o projeto de lei que trata da concessão no setor de transporte público na capital.
A licitação se dará em âmbito nacional e envolverá todo o sistema de transporte público da capital, podendo participar do certame empresas que já operam na cidade como também as demais interessadas na obtenção de concessão para o serviço.
Após a aprovação do projeto de lei na Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Maceió fará uma série de audiências públicas para que sejam garantidos o acesso à informação e a ampla participação da população. Preocupado com a transparência em todas as fases do processo, o prefeito Cícero Almeida determinou a todos os órgãos envolvidos que repassem todas as informações ao Ministério Público (MP) e ao juiz da Vara da Fazenda Municipal.
“Essa será a licitação mais importante da atual gestão municipal. Para garantir um certame totalmente fundamentado tecnicamente e com absoluta lisura, o prefeito Cícero Almeida determinou que, além das reuniões técnicas, sejam realizadas audiências públicas, para uma participação maciça da sociedade no processo”, comentou Pedro Alves, secretário municipal de Governo.
A reunião contou com a participação de técnicos da empresa TecBus; do superintendente de Transportes e Trânsito, Jorge Coutinho, do secretário de Governo, Pedro Alves; do procurador-geral do município, Marcelo Teixeira; do procurador David da Guia; da promotora de Justiça Fernanda Moreira; do assessor Mário Lima Gomes de Barros, que representou o juiz da Vara da Fazenda Municipal, Emanuel Dória; e de empresários do setor de transportes.