Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

SPTrans coloca em ação a 2ª fase da reorganização das linhas que circulam pelo Corredor M'Boi Mirim

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A SPTrans dá início no próximo sábado, dia 11/12, à 2ª fase da reorganização das linhas de ônibus que circulam pelo Corredor M'Boi Mirim.
Entre as mudanças, estão a ampliação das atuais 18 linhas para 20 itinerários e o aumento da oferta de lugares em 26%, medida que irá beneficiar 1,5 milhão de passageiros. Além disso, haverá a implementação do transbordo de passageiros nos terminais Jd. Ângela e Guarapiranga, na Estação de Transferência Manoel Lopes ou no terminal da Estação Santo Amaro do Metrô para os usuários vindos da Zona Sul com destino ao Centro da Cidade, Pinheiros ou estações de Metrô.
Com a medida, os passageiros terão o benefício de um menor intervalo dos veículos nos bairros e mais opções de destino nos terminais, de onde partem ônibus maiores, articulados e biarticulados, e mais confortáveis. Com as mudanças, haverá um acréscimo de 5.800 lugares nos ônibus no horário de pico, beneficiando os moradores dos bairros Jardim Jacira, Jardim Horizonte Azul, Jardim Vera Cruz, Jardim Maracá, Vila Remo, Jardim Ângela, Jardim Vaz de Lima e Piraporinha.
Além disso, uma das principais medidas da reorganização será a retirada da maioria das linhas que circulam à direita da Estrada do M'Boi Mirim, dando prioridade aos ônibus no corredor, que, com a faixa reversível, ganhou fluidez e tem colaborado para a melhoria do trânsito no local.
Técnicos da SPTrans organizaram reuniões com os moradores dos bairros beneficiados pelas alterações, nas quais explicaram as mudanças que vão ocorrer nas linhas de ônibus que circulam na região. A última reunião contou com a presença de cerca de 100 pessoas, principalmente representantes das associações de moradores dos bairros.
A SPTrans mantém constante monitoramento do sistema de transporte coletivo da cidade, para avaliar a movimentação de origens e destinos dos usuários e se a quantidade de ônibus atende a demanda de passageiros. Há um ano, teve início a reorganização de linhas que circulam no corredor M'Boi Mirim, provenientes do Jardim Ângela e do Jardim Jacira. São mais de 1,5 milhão de passageiros que circulam em 2.232 veículos, distribuídos em 198 linhas.
Há três anos, a Secretaria Municipal de Transportes, através da SPTrans deu início a uma política de reorganização das linhas de ônibus da capital, para racionalizar as linhas eliminando a sobreposição de itinerários. Antes, a maioria das linhas seguia até a região central da cidade ou a grandes centros de interesse. Para evitar que essas regiões fiquem sobrecarregadas, o sistema de transporte foi reorganizado de forma que veículos menores sejam responsáveis pelas linhas locais, dentro dos bairros, e os maiores sigam pelos corredores nas linhas estruturais, levando os passageiros até as regiões centrais.
Outras ações simultâneas para melhorar o atendimento:
  • Aumento do número de ônibus nas linhas com maior demanda.
  • Substituição dos ônibus por outros maiores e com maior capacidade de transportar passageiros. Os ônibus convencionais transportam 74 passageiros e um biarticulado consegue levar até 189 pessoas. Esta medida vai possibilitar um aumento de 5.800 lugares nos horários de pico, com um aumento de 26% na oferta. Substituir os coletivos por modelos maiores é importante porque aumenta a oferta de lugares sem necessidade de colocar um número maior de ônibus circulando na mesma via.
  • Presença permanente de 20 agentes da SPTrans para fiscalização do cumprimento das obrigações das empresas de ônibus.
  • Presença permanente de 30 técnicos das operadoras de ônibus para auxiliar no embarque/desembarque.
  • Presença de 14 agentes da CET para priorizar a fluidez do corredor de ônibus.
  • Manutenção constante dos pontos de parada, da sinalização vertical e horizontal e dos terminais.
  • Reforma e transformação da Parada Manoel Lopes em Estação de Transferência;
  • Integração da linha Jd. Jacira com a Estação Santo Amaro do Metrô. O usuário pode escolher seguir caminho em ônibus maiores ou por meio de integração com a Linha Esmeralda da CPTM.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960