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Passagem de ônibus é reajustada para R$ 2,50 em Petrópolis
domingo, 5 de dezembro de 2010Postado por Meu Transporte às 00:10 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Tarifa de ônibus em BH pode aumentar em 2011, valor pode chegar à R$ 2,50
sábado, 4 de dezembro de 2010
Apesar do valor estimado, Ramon Victor Cesar não quis assumir o aumento, alegando que a BHTrans ainda não sabe qual será o resultado da “conta”, lembrando que em 2009 não houve aumento e que poderá não haver também neste ano.
Ramon apresentou o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Belo Horizonte e o Plano Estratégico 2020, que trazem metas para serem alcançadas e projetos, como o BRT (Bus Rapid Transit), um transporte coletivo que será construído até a Copa do Mundo de 2014. O investimento será de R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 1 bilhão de empréstimos da Caixa Econômica Federal e o restante de recursos da Prefeitura de Belo Horizonte
Segundo levantamento, há um carro para cada duas pessoas na capital mineira. A população cresceu 6% nos últimos 10 anos, enquanto a frota cresce 6% ao ano. Com tantos veículos nas ruas, a velocidade no entorno da praça Sete e Rodoviária, no horário de pico, chega a 10 km/h.
O grande desafio, segundo o diretor da empresa, é fazer com que essas pessoas deixem o automóvel em casa e passem a usar o transporte público. Ramon acredita que isso só acontecerá se for oferecido mais conforto e rapidez. Algumas medidas, como as estações de embarque e desembarque com o piso nivelado com o do ônibus e com passagens pagas antes de entrar nos veículos, são exemplos de conforto. Haverá ainda um controle na central da BHTrans. O órgão saberá se os ônibus estragaram, se eles estão atrasados e o que deve ser feito para solucionar o problema.
Ramon Cesar disse ainda que no dia 12 de dezembro, aniversário da cidade, será anunciada a contratação de um primeiro conjunto de obras de ciclovias. Serão cerca de 20 km. Estão planejadas seis rotas. Uma delas, a rota leste (4,82 km), que vai ligar a região ao centro da cidade pelo vale do ribeirão Arrudas. Outra é a rota nordeste (2,10 km), ligando a ciclovia da avenida Saramenha à estação São Gabriel, com implantação de calçada da via 240. A rota stação Barreiro (1,95 km) vai iniciar na avenida do Canal e atingir a estação Barreiro do BHBUS pela avenida Afonso Vaz de Melo. Há ainda a rota norte, da avenida Vilarinho à futura estação Pampulha; a rota Savassi, com 2,40 km e a rota avenida Américo Vespúcio.
Postado por Meu Transporte às 09:12 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
São Paulo: Entrega de ampliação da Estrada do M'Boi Mirim está atrasada
Postado por Meu Transporte às 09:08 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Metrô de SP recebe 5 propostas para construção da linha Ouro
Postado por Meu Transporte às 08:56 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Rio de Janeiro: Venda de bilhetes especiais do metrô para o Réveillon começa na segunda
Além de garantir as passagens de ida e volta por R$ 5,00 de forma antecipada, os clientes irão economizar 10% no valor da tarifa cobrada atualmente (R$ 2,80 por cada trajeto) e ainda contribuir para causas sociais. Segundo o Metrô Rio, toda a renda líquida das vendas será revertida para as organizações não governamentais.
A venda dos bilhetes será feita até o dia 24 de dezembro nas estações Pavuna, Del Castilho/Nova América, Saens Peña, Central, Carioca, Botafogo, Largo do Machado e Ipanema de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e sábado e domingo, das 9h às 18h.
Já entre os dias 25 e 31 de dezembro, a compra poderá feita apenas nas estações Central, Carioca e Largo do Machado.
Horários diferenciados
No dia 31, o embarque tem horário pré-determinado, entre 19h e meia-noite, e será permitido apenas para passageiros com os bilhetes especiais, vendidos por faixa de horário, com validade de uma hora.
A volta poderá ser feita das 00h às 7h do dia 1º de janeiro, exclusivamente pelas estações Ipanema, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Largo do Machado, todas na Zona Sul. As demais estações das Linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para desembarque neste horário.
Postado por Meu Transporte às 08:50 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Governo de São Paulo vai recorrer de liminar contra obra do Metrô
O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público paulista (MP-SP) também recomendaram ao governo que suspenda a concorrência e à Caixa Econômica Federal (CEF), que vai financiar parte da obra, que interrompa a concessão dos financiamentos já aprovados para a linha enquanto não houver projeto básico para a concorrência, requisito previsto na Lei de Licitações (8.666/93).
O governo decidiu, porém, manter a sessão de hoje para a abertura dos envelopes com a proposta por entender que a decisão, da juíza Celina Kiyomi Toyoshima, suspende apenas a assinatura do contrato com o consórcio vencedor.
"Abertas as propostas, é preciso analisá-las até chegar a um vencedor. Houve uma liminar, vamos analisá-la, não temos conhecimento dela ainda, e certamente vamos recorrer ao Tribunal de Justiça (TJ), a não ser que a liminar tenha elementos que nos convençam de que a origem dela tem razão de ser", afirmou Goldman.
"A licitação continua normalmente, porque, pelo que eu li, ainda não vi o texto da liminar, foi a proibição de assinar o contrato e estamos muito longe ainda de assinar o contrato", disse ele, durante inauguração do Orquidário Professora Ruth Cardoso na capital paulista, que contou com presença do candidato derrotado à presidência, José Serra (PSDB), e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso..
Na avaliação do governador, a Associação Sociedade dos Amigos de Vila Inah (Saviah), que reúne moradores da região onde passará a Linha 17 - Ouro, tem direito de defender uma causa e vão receber indenização se forem prejudicados pela futura linha.
"É natural, é direito de cada um defender o que acha que deve ser defendido. Quando você faz uma linha do metrô, evidentemente você está atendendo algumas centenas de milhares de pessoas e o transporte coletivo delas e, evidentemente, afetando a vida, não vou dizer prejudicando, porque as pessoas todas são indenizadas quando há um prejuízo", afirmou.
"Sempre você tem algum tipo de efeito numa cidade que tem 11 milhões de habitantes e uma região metropolitana dessas. Isso nós tivemos em todas as linhas, desde a primeira linha, e vamos ter sempre", disse o tucano.
Imóveis - A linha deverá custar R$ 3,17 bilhões e desapropriará 132,3 mil metros quadrados na região. A alegação dos moradores é de que o projeto causará desvalorização dos imóveis, não respeitou a lei das licitações e não possui licença ambiental. Para Goldman, não há qualquer possibilidade de o governo voltar atrás e desistir do projeto, embora o Estádio do Morumbi tenha sido descartado como sede da abertura dos jogos da Copa de 2014.
"A linha está dentro da rede prevista. A Caixa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já assinaram o financiamento. Já temos recursos previstos portanto, não tem nenhuma razão para não se fazer essa linha", afirmou.
"Quanto ao licenciamento ambiental, nenhuma obra é feita sem licenciamento ambiental. Se você não tem hoje, vai ter antes que comece a obra. Quanto à valorização e desvalorização de bens, aí é outro tipo de questionamento. Ao fazer uma linha de metrô, na realidade a maioria dos imóveis tem valorização. Pode ser que um ou outro, em função de sua localização, tenha alguma desvalorização, e aí é um direito do morador cobrar uma indenização."
Fonte: (Com Agência Estado)
Postado por Meu Transporte às 08:46 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Grupo de Portugal conhece projeto do metrô de Macaé
Depois do encontro na secretaria de Mobilidade Urbana, o grupo seguiu para reunião com o prefeito Riverton Mussi, para discussão de outras possibilidades de investimento como sistema de TVs em ônibus, conhecido como Bus TV e ainda a construção de edifícios-garagem.
Postado por Meu Transporte às 08:43 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, VLT
Rio começa a testar ônibus elétrico na semana que vem
Segundo a Volvo, testes na Europa revelaram economia de 35% no consumo e corte de 80% a 90% no lançamento de gases poluentes no ar. As negociações entre a Fetranspor e a Fundação Clinton duraram cerca de um ano. O ônibus será testado na linha 172 (Rodoviária-Leblon), do Consórcio Intersul.
- Queremos saber o custo-benefício para, se for viável, implantar esse motor em toda a frota visando aos Jogos Olímpicos, em 2016. O objetivo dessa parceria com a Fundação Clinton é trazer outras montadoras para testar esse motor e montar esses ônibus no país. Aqui, vamos usar diesel e biodiesel, com a energia elétrica gerada pelo motor usada para mover o ônibus - explica Guilherme Wilson.
Segundo a Volvo, para economizar combustível, o ônibus tem o motor desligado quando parado. Ao arrancar, o propulsor se vale da energia elétrica, passando a funcionar a diesel ou biodiesel a partir dos 20km/h. Cidades como Londres e Nova York já operam ônibus semelhantes. Na capital inglesa, aliás, o que mais se vê nas ruas são os famosos double-deckers, como são chamados os ônibus vermelhos de dois andares, com pouca emissão de gases.
- Essa tecnologia é vista hoje como uma das maiores oportunidades para sustentabilidade econômica na operação de ônibus. Na Europa e nos EUA, as empresas já têm essa opção. A média de consumo desse motor é 30% menor, com emissão de gases reduzida em mais de 50% - completa o diretor de operações da Fetranspor.
Outra vantagem do ônibus é ter o seu piso rebaixado, na altura da calçada, facilitando embarque e desembarque de passageiros. O veículo será apresentado no Aterro do Flamengo. No evento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Fetranspor assinarão um convênio para promover experiências com combustíveis alternativos e tecnologias ecologicamente mais limpas.
Postado por Meu Transporte às 00:46 0 comentários
Marcadores: Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo
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