Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em SP, 80% dos ônibus estão adaptados para pessoas com mobilidade reduzida

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Dos 14.739 ônibus do sistema de transporte público municipal, 11.760 estão adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Nova licitação do sistema irá prever acessibilidade imediata em todos os veículos 

Desde 2013, nenhum ônibus entra no sistema municipal de transporte coletivo da cidade de São Paulo sem que seja acessível. Nos últimos dois anos, a cidade ganhou 2.517 novos coletivos, inclusão que é feita mensalmente para chegar a totalidade dos veículos.

A SPTrans cuida para que seja garantida a acessibilidade do sistema. Por isso, dos 14.739 ônibus, numero atual da frota do sistema municipal de transportes de São Paulo, 11.760 são acessíveis. Além de garantir maior conforto a todos os passageiros, os novos veículos facilitam as viagens de pessoas com mobilidade reduzida nas 1.393 linhas de ônibus disponíveis na cidade. 

Atualmente, a frota se torna acessível gradativamente, na medida em que a vida útil permitida para os ônibus em operação termina e eles vão sendo substituídos por modelos novos. Na nova licitação para operação do sistema de ônibus na capital, porém, cujo edital será lançado em breve, será prevista, de imediato, a acessibilidade em toda a frota operacional da cidade.

Bilhete Único Especial
O Bilhete Único do Idoso conta com um milhão de cadastrados, já o Bilhete Único de Pessoas com Deficiência tem 209.414 pessoas cadastradas que utilizam o beneficio para se locomover. Em janeiro, foram realizados 1.945.267 embarques através do Bilhete Único gratuito, que inclui essas duas modalidades. 

Desde setembro de 2014, os idosos não precisam comparecer aos postos da SPTrans para solicitar ou renovar o Bilhete Único. Os documentos podem ser enviados três meses antes de completar 60 anos, para solicitar o Bilhete Único. A renovação é feita cruzando os dados do Sistema Nacional de Óbitos com as pessoas que têm o benefício.

Já para solicitar o Bilhete Único de Pessoas com Deficiência é necessário efetuar o cadastro em http://www.sptrans.com.br/Deficiente/, gerar o Relatório Médico que será preenchido pelo médico de sua escolha, e que também deve estar cadastrado. Para efetivar a solicitação, basta comparecer a um dos 17 Postos de Atendimento, de 2ª a 6ª, das 8h às 16h.

O passo a passo de ambas solicitações pode ser conferido no site http://bilheteunico.sptrans.com.br/especial.aspx. 


Atende 
A SPTrans mantém, ainda, o Serviço de Atendimento Especial (Atende), que transporta pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência, impossibilitadas de utilizar os meios de transporte público convencionais para a realização de tratamentos médicos, estudos, trabalho e até mesmo lazer. 

O atendimento é prestado a passageiros cadastrados, feito porta a porta, e conta com 369 veículos adaptados. São transportados 8.281 passageiros, sendo 4.749 pessoas com deficiência e 3.532 acompanhantes. 

Em fevereiro, o serviço realizou um total de 101.890 viagens, das quais 2.711 foram feitas pelo serviço de táxi acessível e 3.956 destinadas aos eventos realizados nos finais de semana. 

Informações: SPTrans

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960