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Rio começa a testar ônibus elétrico na semana que vem

sábado, 4 de dezembro de 2010

A Fetranspor inicia nesta segunda-feira (6) os testes com um ônibus híbrido movido a biodiesel e a energia elétrica financiado pela Fundação Clinton, do ex-presidente dos EUA Bill Clinton, com recursos de US$ 1,5 milhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Produzido pela Volvo, o veículo possui motor com bateria de lítio. A expectativa é que a economia de combustível chegue a, pelo menos, 30%, com redução de mais da metade da emissão de gases que provocam o efeito estufa.

Segundo a Volvo, testes na Europa revelaram economia de 35% no consumo e corte de 80% a 90% no lançamento de gases poluentes no ar. As negociações entre a Fetranspor e a Fundação Clinton duraram cerca de um ano. O ônibus será testado na linha 172 (Rodoviária-Leblon), do Consórcio Intersul.
Segundo o diretor de operações da Fetranspor, Guilherme Wilson, o teste deve durar, no mínimo, dez semanas, período em que serão avaliados emissão de gases poluentes, consumo e performance do veículo.

- Queremos saber o custo-benefício para, se for viável, implantar esse motor em toda a frota visando aos Jogos Olímpicos, em 2016. O objetivo dessa parceria com a Fundação Clinton é trazer outras montadoras para testar esse motor e montar esses ônibus no país. Aqui, vamos usar diesel e biodiesel, com a energia elétrica gerada pelo motor usada para mover o ônibus - explica Guilherme Wilson.


Motor desliga quando estiver parado

Segundo a Volvo, para economizar combustível, o ônibus tem o motor desligado quando parado. Ao arrancar, o propulsor se vale da energia elétrica, passando a funcionar a diesel ou biodiesel a partir dos 20km/h. Cidades como Londres e Nova York já operam ônibus semelhantes. Na capital inglesa, aliás, o que mais se vê nas ruas são os famosos double-deckers, como são chamados os ônibus vermelhos de dois andares, com pouca emissão de gases. 
Aqui, Curitiba e São Paulo já testaram o modelo híbrido e agora é a vez de Rio e Bogotá, na Colômbia.

- Essa tecnologia é vista hoje como uma das maiores oportunidades para sustentabilidade econômica na operação de ônibus. Na Europa e nos EUA, as empresas já têm essa opção. A média de consumo desse motor é 30% menor, com emissão de gases reduzida em mais de 50% - completa o diretor de operações da Fetranspor.

Outra vantagem do ônibus é ter o seu piso rebaixado, na altura da calçada, facilitando embarque e desembarque de passageiros. O veículo será apresentado no Aterro do Flamengo. No evento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Fetranspor assinarão um convênio para promover experiências com combustíveis alternativos e tecnologias ecologicamente mais limpas.

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