Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Com R$ 380 mi do Fundo Clima, BNDES financia aquisição de 54 ônibus elétricos em Curitiba

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 380 milhões para o Município de Curitiba (PR) adquirir 54 ônibus elétricos a bateria e implantar dois eletropostos, com os respectivos equipamentos de recarga. O investimento na eletrificação da frota de ônibus, com recursos do Fundo Clima, integra o Novo PAC, no eixo de investimentos “Cidades Sustentáveis e Resilientes - Mobilidade Urbana Sustentável”.

No final de 2023, o Novo PAC abriu seleção para estados e municípios enviarem propostas para aquisição de ônibus no âmbito do Refrota. A proposta de Curitiba, que foi selecionada pelo Governo Federal, também está inserida no Programa de Mobilidade Sustentável do PlanClima do município.

Os novos ônibus elétricos, de fabricação nacional, serão utilizados na linha Inter 2, responsável pelo deslocamento de aproximadamente 91 mil passageiros por dia, e que atravessa 28 dos 75 bairros de Curitiba onde se concentram cerca de 600 mil habitantes. A linha conecta os Eixos de BRT da cidade e o trajeto engloba 19 paradas, que ocorrem em 13 estações tubo e em seis terminais de integração. Atualmente, o sistema de transporte coletivo de Curitiba movimenta cerca de 1,36 milhão de passageiros por dia.

“A eletrificação da frota de ônibus está contemplada no âmbito do Novo PAC do governo do presidente Lula justamente porque traz benefícios significativos para a economia das cidades e para o ambiente, trazendo inclusive avanços tecnológicos para o Brasil. Além de eliminar a emissão de CO2, o ônibus elétrico tem vida útil 50% maior que um veículo a diesel, o custo da energia elétrica por quilômetro é 71% menor do que o custo do diesel por quilômetro, e o custo de manutenção com peças e acessórios, por quilômetro, chega a ser 72% menor”, explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, responsável pela coordenação do plano de investimentos do Novo PAC, considera que a incorporação de novas tecnologias no contexto das cidades responde à necessidade de incentivar a transição energética. “Nós aceitamos e incorporamos no PAC 100% das solicitações dos prefeitos e das prefeitas e dos governadores que solicitaram apoio para o financiamento de ônibus elétricos. Significa que queremos aumentar a produção de ônibus elétricos no Brasil, para retirar os ônibus a combustão das ruas, mas também que caminhamos para promover mais saúde e mais qualidade de vida para todas as pessoas”, afirma Rui Costa.

A frota de ônibus elétricos tem crescido significativamente nos últimos anos em todo o mundo, impulsionada pelo mercado chinês, responsável por 96% da frota global, de quase 580 mil ônibus. Na América Latina, há, atualmente cerca de 5 mil ônibus elétricos a bateria em operação, com destaque para Chile (2,5 mil) e Colômbia (1,6 mil). O Brasil tem 377 ônibus elétricos, numa frota total de ônibus urbanos de cerca de 107 mil unidades.

Fundo Clima – O Fundo Clima é um dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima e se constitui em um fundo de natureza contábil, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com a finalidade de garantir recursos para apoio à implantação de empreendimentos, aquisição de máquinas e equipamentos e desenvolvimento tecnológico relacionados à redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e à adaptação às mudanças climáticas e seus efeitos.

O projeto de Curitiba se enquadra na modalidade Logística de Transporte, Transporte Coletivo e Mobilidade Verdes do Fundo, que prevê investimentos na eletrificação das frotas de ônibus para transporte público, inclusive para transporte escolar.

Informações: Agência de Notícias

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960