Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Obra do Metrofor na Via Expressa gera polêmica

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dois projetos de mobilidade urbana e milhares de dúvidas sobre a remoção das 3.500 famílias impactadas pelas obras na Via Expressa para a Copa do Mundo de 2014. Se as ações para a instalação do Ramal Parangaba/Mucuripe do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e o alargamento da avenida ainda estão no papel, o temor de perder as casas já está na boca do povo da área.

Dezenas de moradores, às margens da via férrea entre o bairro Mucuripe e a Avenida Raul Barbosa, já tiveram as residências marcadas com tinta verde, sinal de possível retirada já no ano que vem. O clima é de incertezas sobre o futuro da nova morada. Vale lembrar que muitos habitam o bairro há mais de cinco décadas.

"Até agora, a gente não sabe de nada oficialmente. Uns dizem que nós vamos sair daqui no próximo ano, outros, que vai demorar ainda. Ninguém do governo veio me explicar nada", disse, queixoso, o porteiro Marcos Antônio Vitorino, habitante de uma casa simples na Rua Córrego das Flores.

O percurso do VLT atravessará 22 bairros e servirá de ligação entre a região hoteleira e o Centro da Cidade (na integração com a Linha Sul do Metrofor) e o bairro Parangaba, assim como integração com o ramal Parangaba/Castelão.

Na Rua Juvêncio Vasconcelos, no Mucuripe, o clima é de revolta. Da linha férrea descendo uns cinco quarteirões, tudo será derrubado para passar o Ramal VLT e realizar o alargamento da Via Expressa, afirmou a comerciante Fátima Araújo, 60. Ela disse estar cansada de tanto "falatório" e especulação sobre o futuro.

"Tem até amigas minhas que estão em depressão, não querem morar em outro bairro, longe de todas as suas memórias", lamentou a senhora.

Dessas especulações, os projetos da Copa vão virando uma verdadeira "caixa-preta", disse a doméstica Maria do Carmo Monteiro, 65, moradora da Comunidade do Trilho, na Via Expressa, próximo ao cruzamento com a Padre Antônio Tomás.

Custos
Conforme a Secretaria das Cidades, o projeto orçado em R$ 265,5 milhões prevê a implementação do sistema de VLT no ramal ferroviário que liga Parangaba ao Porto de Mucuripe. Serão dez estações de superfície ao longo dos 13km de extensão. A Caixa custeará R$ 170 milhões correspondentes às obras, enquanto o Governo do Estado arcará com em torno de R$ 95,5 milhões, previstos para desapropriações.

A previsão para término é junho de 2013. Sobre o andamento da instalação do VLT, a assessoria de comunicação do Metrofor informou que o projeto ainda está em fase inicial e que ainda não há um documento finalizado a respeito. Segundo Felipe Araújo, gerente do Projeto Copa 2014, ainda não há data para o alargamento da Via Expressa.

Fonte: Diário do Nordeste
READ MORE - Obra do Metrofor na Via Expressa gera polêmica

Em Natal, Bilhetagem única deve ser implantada em janeiro

A bilhetagem eletrônica unificada, prometida pela prefeita Micarla de Sousa desde o mês de março, durante a assinatura do sistema eletrônico dos alternativos, deve ser implantada em janeiro. A informação é do novo secretário Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Kalazans Bezerra. Segundo ele, a Prefeitura de Natal deverá implantar o sistema único de bilhetagem já no mês de janeiro do próximo ano. E o sistema a ser implantado será realmente o proposto pelo Seturn, ou seja, um cartão de passagens híbrido, com dois chips, um utilizado nos alternativos e o outro no transporte convencional.

A Prefeitura do Natal até então não havia se pronunciado concretamente sobre a demora na unificação da bilhetagem eletrônica, desde a implantação do sistema de bilhetagem dos alternativos no mês de março. Mas, segundo o secretário, para a implantação do sistema híbrido ainda depende de que a categoria dos opcionais comprove que já possui um sistema organizado e funcionando corretamente (daí a necessidade desse tempo de testes dos equipamentos), é preciso que a categoria garanta que fará o percurso completo (daí a necessidade de se instalar também GPS para o rastreamento dos veículos) e de que não haverá interrupção no serviço e nem intransigência nas negociações. Para o secretário, essa é melhor forma de fazer unificação e o cartão com duas janelas beneficiará tanto a usuário quanto a permissionários.

As declarações do secretário Kalazans Bezerra tiveram a reação de imediato da comissão que hoje representa o Sindicato do Transporte Opcional do Rio Grande do Norte (Sitoparn). Eles, definitivamente, não querem o sistema híbrido e criticam o representante da Semob que desde que assumiu ainda não recebeu a categoria para discutir o impasse. "Aguardamos, ansiosamente, que ele marque um dia para nos receber", ressalta o membro da comissão representativa do Sitoparn, o permissionário Nivaldo Andrade Silva. Ele reconhece o interesse da Prefeitura de Natal em realizar a bilhetagem única, mas diz que aos empresários de ônibus não interessa a implantação.

Para ele, um cartão de dois chips não alteraria em nada o sistema que já funciona atualmente com dois cartões, o do Seturn e do Sitoparn. O usuário e os empregadores que compram passes para funcionários teriam dificuldades para abastecer em dois lugares diferentes. "Além disso, o sistema de duas janelas, ao contrário do que disse o secretário Kalazans, não existe em nenhuma capital do país, pois onde existe bilhetagem eletrônica o sistema é unificado, como em Recife, Fortaleza, São Paulo, Rio de janeiro", infomou o permissionário.

Fonte: Diário de Natal
READ MORE - Em Natal, Bilhetagem única deve ser implantada em janeiro

Obras para melhorar o trânsito em Cuiabá necessitarão de 400 desapropriações

A desapropriação de áreas para as obras de mobilidade urbana em Cuiabá é um dos maiores desafios a ser enfrentado. A opinião é do deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT), que sugere a criação de uma comissão formada por vários setores da sociedade e dos poderes para tratar da questão. Os primeiros levantamentos feitos pela Agecopa mostram que seriam necessárias cerca de 400 desapropriações somente nas principais avenidas de Cuiabá, como é o caso da Fernando Corrêa da Costa e da Tenente Coronel Duarte.
Segundo o parlamentar, é preciso confirmar para os proprietários dos imóveis que serão desapropriados da importância disso para a Capital e recomenda cautela.
Wellington Fagundes também falou, em entrevista a uma emissora de rádio de Cuiabá, sobre as obras do Aeroporto Marechal Rondon, que estão atrasadas. Ele criticou a atual gestão da Infraero e disse que já levou o problema para a presidente eleita, Dilma Rousseff, que garantiu promover mudança no órgão logo após a sua posse. Para Wellington, no ritmo atual da Infraero, o Brasil corre o risco de ter problemas em todos os aeroportos no período da Copa 2014.
Ainda sobre a Copa, o parlamentar garantiu que vai destinar emenda individual ao Orçamento Geral da União para a construção do novo Parque de Exposições de Cuiabá. O governo do Estado cedeu uma área de 100 hectares na estrada que liga a Capital a Santo Antônio do Leverger, para onde deve ser transferido o Parque de Exposições, que hoje funciona na avenida Beira Rio.

READ MORE - Obras para melhorar o trânsito em Cuiabá necessitarão de 400 desapropriações

Sistema de transporte de Teresina será modernizado

Uma série de inovações será implantada no sistema de transportes coletivos de Teresina. Várias das ações foram coletadas durante a visita que o prefeito de Teresina, Elmano Férrer, junto com diretores do Sindicato das Empresas de Transportes Urbano de Teresina (Setut) e secretários municipais fizeram a Fortaleza (CE). Na visita, a comitiva pode conhecer toda a tecnologia utilizada no controle do trânsito e transporte coletivo na capital cearense.

O diretor executivo da empresa Via Urbana, Gustavo Porto, apresentou a tecnologia de acompanhamento via satélite, através de GPS, que todas as empresas de transporte coletivo de Fortaleza utilizam. “Nesse sistema acompanhamos, em tempo real, todo o itinerário dos ônibus, a velocidade praticada, o número de passageiros no momento e o tempo de viagem no percurso. Com isso, podemos identificar se um ônibus está demorando a chegar ao seu ponto, se há lotação ou se o veículo está quebrado. Essas informações nos permitem colocar ou retirar um ônibus da linha caso haja necessidade, entre outras ações”, explica.

O prefeito Elmano Férrer destacou que o sistema de monitoramento é uma boa ferramenta que pode ser implantada em Teresina, pois irá melhorar a qualidade do serviço e ajudar na segurança dos passageiros. “Esse sistema é muito bom, pois a empresa tem como determinar a entrada ou saída de um ônibus na linha conforme a demanda de passageiros. Além disso, é possível localizar com precisão os veículos em caso de assaltos”, frisou o prefeito ao comentar que a implantação do sistema em Teresina será estudada com os empresários do setor.

Herbert Miúra, presidente do Setut, declarou que o sistema de transporte coletivo de Fortaleza possui inovações que ajudam na administração do sistema, racionalizando os custos do transporte e melhorando o atendimento ao usuário. “Esse sistema traz uma série de benefícios para o transporte como a diminuição no tempo de espera e a redução dos custos. Sua implantação em Teresina será benéfica, mas para isso precisamos de uma série de intervenções. As empresas teresinenses já estão se articulando para todas essas transformações que teremos com a integração do sistema de transporte e, com certeza, todas as mudanças trarão benefícios”, disse Miúra.

Fonte: Portal AZ
READ MORE - Sistema de transporte de Teresina será modernizado

No Rio, Projetos de BRT terão auditoria para reduzir riscos de acidentes

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Prevista no Termo de Cooperação Técnica, será realizada uma auditoria nos projetos de Bus Rapid Transit (BRT) em andamento, preparando a
cidade como uma das sedes dos jogos da Copa do Mundo em 2014 e dos
Jogos Olímpicos em 2016. O objetivo é melhorar a segurança viária e reduzir as mortes no trânsito. O projeto a ser avaliado será o da linha Transcarioca, que ligará as zonas Norte e Oeste do Rio. O termo foi assinado pela prefeitura com a Rede EMBARQ e seu Centro de Transporte Sustentável do Brasil (CTS-Brasil).
Para realizar o trabalho, promovido pela prefeitura, o dinamarquês especialista em segurança viária, Carsten Wass, será assessorado pela engenheira de transporte do CTS-Brasil, Brenda Medeiros. A auditoria de segurança viária analisa o traçado, paradas de ônibus e sinalização das vias

READ MORE - No Rio, Projetos de BRT terão auditoria para reduzir riscos de acidentes

Londres deve lançar novo ônibus de 2 andares em 2012 e ampliar metrô

A estação de metrô e trem de Stratford é a que servirá o Parque Olímpico de Londres em 2012, portanto o plano do governo é que ela seja especialmente renovada até lá.
Para chegar lá, que fica do lado leste da cidade, estão em processo extensões das linhas de metrô das regiões norte e sul para chegar direto ao leste.
Deste modo, não seria preciso sempre passar pelo centro de Londres no caminho.
Em 2012, também deve ser lançado um novo modelo do tradicional ônibus de dois andares inglês. Segundo o governo, ele será mais sutentável, acessível e climatizado.
Há alguns anos, um modelo de dois andares antigo, com estrutura aberta por cima, foi aposentado, mas o modelo fechado continua em circulação.

BIKE
Como "maneira de promover a saúde e a sustentabilidade em Londres", um sistema público de aluguel de bicicletas começou neste ano na região central da cidade --como ocorre em São Paulo.
O sistema possui 6.000 bicicletas e 400 pontos de aluguel. Mais de 1 milhão de viagens foram registradas nas primeiras dez semanas de seu funcionamento.

ACESSIBILIDADE
Londres tem a maior frota de ônibus acessível do mundo, e todo táxi na cidade é acessível a cadeirantes, segundo o Visit Britain.
Apenas 25% das estações de metrô tem acesso sem degraus --mas a rede de trens de superfície DLR, no leste da cidade, afirma-se 100% acessível.
Além disso, toda a rede de trens foi modificada para atender melhor a pessoas com diferentes deficiências, com treinamento específico para os funcionários.

READ MORE - Londres deve lançar novo ônibus de 2 andares em 2012 e ampliar metrô

Metrô Rio: Passageiros reclamaram do fim da gratuidade na Cidade Nova

No primeiro dia de embarque pago na estação do metrô Cidade Nova, muitos passageiros foram pegos de surpresa pelo fim da gratuidade. O ponto foi inaugurado no início do mês para testes e franqueava o bilhete, que custa R$ 2,80. Até o início da noite de ontem, cerca de 2,5 mil usuários cruzaram as roletas do terminal, dentro das expectativas do Metrô Rio. A concessionária prevê que, em breve, 10 mil usem a estação todo dia.

As estudantes Cristiane Lambes, 26 anos, e Aline Silva, 28, moradoras da Zona Norte, foram de van até a Cidade Nova e fizeram baldeação na estação para chegar mais rápido ao Centro contando com o bilhete grátis. “O metrô fez propaganda enganosa. Anunciaram que o embarque seria gratuito até o fim de novembro, mas anteciparam o prazo. Eu poderia seguir de van até meu trabalho, mas resolvi pegar o metrô por causa do trânsito”, reclamou Aline.

READ MORE - Metrô Rio: Passageiros reclamaram do fim da gratuidade na Cidade Nova

Grande Recife: Obra na Pan Nordestina altera o itinerário de 14 linhas

A partir das 4h de hoje(23/11), o Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco (DER-PE) interditou um trecho da Av, Pan Nordestina para dar continuidade às obras do Viaduto sobre a rotatória com a Av. Presidente Kennedy. Por isso, o Grande Recife alterou provisoriamente o itinerário de 14 linhas (segue lista abaixo) que trafegam pela Av. Pan Nordestina no sentido subúrbio/cidade.

A interdição está ocorrendo em um trecho de aproximadamente 380 metros entre a Rua Cônego Xavier, antes da Soservi Empresa de Serviços Gerais, e a giratória da Av. Presidente Kennedy. A alteração nos itinerários tem caráter provisório, ou seja, com o fim das obras e a liberação das vias, as linhas voltarão a trafegar normalmente.

Durante a execução das obras, os ônibus que trafegam pela Avenida Pan Nordestina em direção à Avenida Presidente Kennedy estão seguindo o itinerário provisório:
...Avenida Pan Nordestina, Rua Cônego Xavier, Rua Professor Agamenon Magalhães, Avenida Presidente Kennedy...

Para saber maiores informações sobre o itinerário das linhas, o usuário pode acessar o site www.granderecife.pe.gov.br. Caso deseje esclarecer outras dívidas ou realizar uma reclamação/sugestão, pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158.

Detalhamento das linhas que tiveram o itinerário alterado:

822–JARDIM BRASIL I (CRUZ CABUGÁ)
823–JARDIM BRASIL II (ESTRADA DE BELÉM)
831–JARDIM BRASIL II (CRUZ CABUGÁ)
838–ALTO DA CONQUISTA
841–NOVA OLINDA
842–ÁGUAS COMPRIDAS
843–ALTO DA BONDADE (VILA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO)
844–SANTA CASA
846–ÁGUAS COMPRIDAS (BACURAU)
847–ALTO NOVA OLINDA
851–CÓRREGO DO ABACAXI
852–CAIXA D’ÁGUA
881–CAENGA/RIO DOCE (GETÚLIO VARGAS)
882–CAENGA/RIO DOCE (CARLOS DE LIMA CAVALCANTI)
Fonte: CGRT
READ MORE - Grande Recife: Obra na Pan Nordestina altera o itinerário de 14 linhas

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960