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DF: A partir de domingo, ônibus interestaduais passam a desembarcar na nova Rodoviária

quinta-feira, 22 de julho de 2010


A partir deste domingo (25/7), os ônibus que vêm de outros estados não desembarcarão mais na Rodoferroviária. Os veículos que chegarem a Brasília vindos de qualquer distância superior a 75 quilômetros terão a nova Rodoviária Interestadual como destino. A obra em formato de asa delta está localizada na Estrada Parque Industrial (Epia), ao lado da estação Shopping do Metrô. A estimativa é de que aproximadamente 4,6 mil pessoas passem por lá todos os dias.

Com um atraso de mais de três meses na inauguração, a obra, que estava prevista para ser concluída antes da festa dos 50 anos de Brasília (21/4), ganhou um comitê especial, dirigido pela vice-governadora Ivelise Longhi, que definiu o fim da construção como uma das prioridades.

Segundo a assessoria da Secretaria de Transportes, ainda estão sendo estudadas as propostas para a destinação do espaço da Rodoferroviária. A maior parte dos ônibus do Entorno desembarca na Rodoviária do Plano Piloto. Outros veículos, que também paravam no centro de Brasília, passarão a desembarcar na Rodoviária Interestadual, como os vindos de Caldas Novas, Cristalina e algumas cidades de Minas Gerais.

Fonte: Correio Braziliense
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Campinas ganha a 19ª Estação de Transferência: Campos Salles


Depois de quase quatro meses de obras, a Estação de Transferência Campos Salles está pronta. Num trecho de cerca de 900 metros, entre as avenidas Andrade Neves e Francisco Glicério, as quadras do lado direito da Campos Salles sofreram intervenções nos pontos de embarque e desembarque de ônibus.
Os trabalhos começaram no dia 24 de março e o cronograma de obras foi elaborado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC). As intervenções na via foram realizadas “quadra a quadra”, para minimizar o impacto na fluidez do trânsito e na rotina do comércio.
Sete quadras da Avenida foram beneficiadas: Álvares Machado e Ernesto Kuhlmann; Senador Saraiva e Álvares Machado; José Paulino e Ernesto Kuhlmann; José Paulino e Francisco Glicério; Andrade Neves e Onze de Agosto; Saldanha Marinho e Visconde do Rio Branco; e Visconde do Rio Branco e Avenida Senador Saraiva.
Os pontos receberam novos abrigos, lixeiras, iluminação específica, piso podotátil e comunicação visual com informações importantes aos usuários do transporte público. Além disto, o entorno das quadras recebeu rampas acessíveis, para ampliar a acessibilidade de pessoas com baixa mobilidade e deficiência física; e as sinalizações da Avenida foram reforçadas e recuperadas.
“As estações de transferência fazem parte do processo de revitalização e requalificação urbana, pelo qual Campinas está passando. São estações de cidadania, que deixam a cidade mais saudável e segura”, afirmou o prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos, durante o discurso de inauguração.
Para o secretário de Transportes e presidente da (EMDEC), Sérgio Torrecillas, “todas as mudanças no Centro melhoram o trânsito, mas o objetivo principal é o de melhorar a qualidade do transporte público coletivo, levando mais segurança, conforto e rapidez para a população”.
Campos Salles revitalizada
A Avenida Campos também deve passar por um importante processo de revitalização. Com a implantação da Estação de Transferência, as calçadas do lado direito da Avenida serão reformadas; e, ao invés do antigo mosaico português preto e branco, receberão piso em módulos de concreto e detalhe em mosaico com fundo branco e o desenho de uma andorinha, símbolo da cidade, em preto.
Além do novo calçamento, as fachadas dos comércios serão remodeladas, a publicidade adequada e as bancas ganharão padronização.
Os investimentos para implantação da Estação Campos Salles foram custeados pelo Consórcio Concicamp e estão orçados em cerca de R$ 1 milhão. A implantação da Estação Campos Salles garante muito mais conforto e segurança aos 50 mil usuários que utilizam diariamente o transporte público coletivo no local.
Estações de transferência
As estações de transferência começaram a ser implantadas, em Campinas, em julho de 2009. Elas fazem parte do processo de modernização e ampliação da qualidade do serviço de transporte público no município; que começou em maio de 2006, com o Sistema InterCamp e o Bilhete Único.
De lá para cá, 19 estações já foram inauguradas: Campos Salles, DIC I, Parque Itajaí, Parque dos Eucaliptos, Campina Grande/São Luiz, João Jorge, Parque Industrial, Vila Georgina, Parque Vista Alegre, Adhemar de Barros, Sousas, Icaraí, Senador Saraiva, Moraes Salles, Dona Libânia, Irmã Serafina, Anchieta, Amarais e Expedicionários.
A Estação de Transferência Parque Prado está em fase de finalização. O espaço terá 12 abrigos, com seis pontos de embarque e desembarque, sendo três no sentido Centro x bairro; e os outros três no sentido inverso (bairro x Centro). Eles serão implantados no canteiro central da junção da Avenida Washington Luís com a Rua Lux Aeterna, em frente ao Shopping Prado.

Fonte: EMDEC
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Campinas: Entrega de 102 novos ônibus acessíveis


Campinas vai receber mais 102 ônibus novos e acessíveis. Deste total, 62 são para renovação da frota em circulação; e 40 para ampliação do serviço. O evento de entrega da nova frota faz parte da programação de aniversário da cidade, garantindo, também, bons motivos para os usuários do transporte público comemorar.
Dos 102 veículos, 49 serão apresentados nessa quinta, dia 22 de julho, na Praça Arautos da Paz, pelo prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos; pelo secretário de Transportes, Sérgio Torrecillas; e representantes das empresas concessionárias e da Transurc. Os demais veículos acessíveis serão incorporados ao Sistema InterCamp, em agosto desse ano.
Com a chegada de mais esses 102 veículos acessíveis, Campinas atingirá a marca de 78% de renovação da frota do transporte público.
Serviço: Apresentação de frota acessível para o transporte público – 49 veículos de 102, até agosto; com a participação do prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos; do secretário de Transportes, Sérgio Torrecillas; e de representantes das empresas concessionárias e Transurc.

Fonte: EMDEC
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Manaus: Tarifa de ônibus volta para R$ 2,25 nesta Sexta


O desembargador Aristóteles Thury concedeu liminar em favor das empresas de ônibus, reajustando a tarifa em Manaus para R$ 2,25. O valor deve ser cobrado a partir da próxima sexta-feira. Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), até a noite desta quarta-feira (21), a Prefeitura Municipal de Manaus ainda não foi notificada sobre a decisão judicial que reajusta a tarifa de ônibus.
A tarifa foi reduzida para R$ 2,10 no final do mês de junho pela prefeitura de Manaus, da juíza Ida Maria, da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal, que atendeu representação do Ministério Público Estadual.
Na ocasião, as empresas informaram que o valor estava abaixo dos custos e que, por conta disso, teriam dificuldades em pagar os seus funcionários. As empresas, então, foram à Justiça para solicitar o retorno ao valor antigo da tarifa.
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Manaus (Sinetram) declarou, por meio de sua assessoria que já está ciente da decisão e que a partir desta quinta-feira vai começar a informar a população nos ônibus. Segundo o assessor jurídico da Transmanaus, Fernando Borges, a cobrança do valor de R$ 2,25 começa na sexta-feira. Eles alegaram que precisam de um dia para modificar o sistema remoto de bilhetagem eletrônica.

Fonte: D24 am
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Metrô-SP: Usuários podem embarcar com bicicletas nos trens em horários específicos


Para integrar o uso da bicicleta com o transporte metropolitano sobre trilhos, o Metrô e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) liberam o último vagão dos trens para embarque das bikes.

Aos sábados, o transporte de bicicletas é permitido das 14h até 1h do domingo. Aos domingos e feriados, é liberado o dia inteiro.

No caso do Metrô, os ciclistas também podem embarcar com as bikes de segunda a sexta-feira a partir das 20h30. Cada vagão pode transportar, no máximo, quatro bicicletas por viagem. Menores de 12 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Fonte: Metrô - SP
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SPTrans substitui 3 linhas de trólebus por veículos a diesel nesta sexta-feira


A SPTrans vai substituir 3 linhas de trólebus por veículos movidos a diesel, das 23h de sexta-feira (23/7) às 5h de sábado (24/7), em virtude de realização de serviços de manutenção da rede de trólebus no Terminal Vila Carrão.

Para informações sobre os trajetos e linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas:
2100/10 Term. Vila Carrão – Praça da Sé
2290/10 Term. São Mateus – Term. Pq. D. Pedro II
342M/10 Term. São Mateus – Term. Penha

Fonte: SPTrans
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Brasília é a capital dos carros: ''Falta investimentos no transporte público''


A cidade sonhada por Lucio Costa tem avenidas amplas que se perdem no horizonte. Tem pilotis livres e espaços preenchidos por muito verde que, depois de surrados pelo ir e vir dos pedestres, transformam-se em caminhos calçados, não onde o administrador acha que convém, mas onde os pés do povo escolhem pisar. Imaginou-se para Brasília o convívio harmônico entre automóveis e pedestres. Mas passados 50 anos da construção da capital, não é isso que se vê.

A falta de investimento em transporte público, o inchaço populacional das cidades ao redor de Brasília, a concentração de empregos no Plano Piloto e a renda do brasiliense têm relação direta com o crescimento da frota. Resultado: as avenidas já não conseguem dar vazão a tantos carros.

Até junho deste ano, o Departamento de Trânsito (Detran) tinha registrado 1.182.368 veículos. O crescimento médio da frota gira em torno de 8% ao ano.

A violência no trânsito fez 424 vítimas ano passado. Dessas, 27,1% ou 115 pessoas estavam a pé quando perderam a vida e outras 42 (9,9%) eram ciclistas. Boa parte deles dividia o espaço com os carros porque, apesar da topografia quase plana — altamente favorável ao transporte por meio de bicicleta, Brasília tem apenas 42km de ciclovia concluídos.

Para o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no DF (Iphan), Alfredo Gastal, “a paisagem da cidade está sendo destruída pelo excesso de carros”. Ele critica a falta de investimentos no transporte público.

“Temos 2,2 pessoas para cada carro em circulação, um índice muito elevado”, destaca Gastal. “As ciclovias são um transporte limpo, democrático, adotadas no mundo inteiro. É inaceitável que o GDF não invista corretamente para construir vias para os ciclistas. Seria uma forma excelente de tirar os carros da rua e reduzir o trânsito”, diz a promotora de Defesa da Ordem Urbanística Luciana Medeiros, do Ministério Público do DF. Para o governo, o Programa de Transporte Urbano do DF — Brasília Integrada é o único capaz de dar a mobilidade que o DF precisa.

A Brasília de Lucio Costa
"Fixada a rede geral do tráfego de automóvel, estabeleceram-se tanto nos setores centrais como nos residenciais tramas autônomas para o trânsito local dos pedestres a fim de garantir-lhes o uso livre do chão, sem, contudo, levar tal separação a extremos sistemáticos e antinaturais, pois não se deve esquecer que o automóvel, hoje em dia, deixou de ser o inimigo inconciliável do homem, domesticou-se, já faz, por assim dizer, parte da família. Ele só se 'desumaniza, readquirindo vis-à-vis do pedestre, feição ameaçadora e hostil, quando incorporado à massa anônima do tráfego"Memorial do Plano Piloto de BrasíliaA solução para a cidade

"Brasília precisa reformar 100% do sistema de transporte coletivo adotando uma frota moderna, bonita para compor paisagem e eficiente. Só assim as pessoas vão se sentir incentivadas a deixar o carro em casa. É preciso investir no transporte limpo. A cidade é plana, muito propícia ao uso da bicicleta mas, mesmo quem tem interesse não encontra as condições favoráveis. Não há ciclovias ou ciclofaixas, nem local para deixar bicicleta ou tomar banho e trocar de roupa. E por fim, como não há como eliminar os veículos existentes, há que se investir em estacionamentos verticais para eliminar as ocupações de áreas irregulares (calçadas e espaços verdes)"José Lelis de Souza, doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo.

Programa de Transporte Urbano do DF — Brasília Integrada

O projeto Brasília Integrada é apontado pelo governo como a solução para resolver os problemas de trânsito e transporte. Dentro do programa existem muitas vertentes, como a integração entre itinerários de ônibus e metrô, a ampliação das vias, a expansão do metrô e a construção do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), além do incentivo aos meios de transporte alternativos, como bicicletas.

Ampliação da Estrada Parque Taguatinga (EPTG-DF-085)

O fluxo que era de 150 mil veículos deve dobrar a capacidade quando a obra for concluída. Estão sendo feitas algumas passarelas, quatro complexos de viadutos, vias marginais com duas faixas cada, quatro pistas de cada lado na via principal (sendo uma delas exclusiva para ônibus, feita de concreto) e uma ciclovia. São 26km de extensão (ida e volta) a um custo de R$ 245 milhões. O Banco Mundial financia 70% da obra e os 30% restantes são a contrapartida do GDF.

Programa Cicloviário do Distrito Federal

Do projeto inicial, que previa a construção de 600km de ciclovias/ciclofaixas, o governo entregou apenas 42km. Atualmente, 125km estão em obras. Nas próximas semanas, dois dos quatro trechos que vão interligar as cinco estações do metrô de Ceilândia começarão a ser construídos e vão custar R$ 3,8 milhões. Em Santa Maria, há um trecho de 15km que está sendo reformado e, no Recanto das Emas, outros 33km. Rodovias como a Estrada Parque Vicente Pires e a EPTG terão ciclovias. O programa chegou a ter uma gerência para cuidar exclusivamente dos estudos e planejamento das ciclovias, mas ela foi extinta recentemente.

Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)

O governo dividiu as obras em três trechos. O trecho 1 tem 6,5km e vai do aeroporto até o Terminal Sul. Recebeu recursos de R$ 361 milhões do governo federal por meio do Programa de Infraestrutura e Transporte e Mobilidade Urbana, o Pró-Transporte. A verba também será aplicada na duplicação da DF 047 — que liga o aeroporto ao Eixão Sul. As obras devem começar ainda este ano e a previsão é que sejam concluídas em novembro de 2012. O trecho 2 é o maior, com 8,7km. Compreende o percurso entre o Terminal Sul e a 502 Norte.

O viaduto em frente ao Setor Policial Sul e o Centro de Manutenção já começou a ser construído, mas a obra está parada porque o governo ficou devendo documentação que está sendo analisada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O terceiro e último trecho vai da 502 Norte ao Terminal Norte (7,4km), mas ainda não há previsão para ser iniciado.

Estacionamento subterrâneo

O GDF está ajustando o orçamento para licitar a construção, a implantação, a sinalização, a operação e a manutenção de estacionamentos em áreas públicas. Serão criadas 10.574 vagas subterrâneas e de superfície nos setores Comercial Sul, Bancário Norte, Bancário Sul, Autarquias Sul, Hospitalar Norte e na Esplanada. As obras estão estimadas em R$ 300 milhões.

Fonte: Comitê de Obras do Governo do Distrito Federal e Codeplan.
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Curitiba: Terminal do Cachoeira está em situação crítica


Goteiras, paredes pichadas, cachorros, lixo do chão e banheiro sujo. Essa é a realidade que os frequentadores do Terminal do Cachoeira, em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), enfrentam todos os dias quando transitam pelo local. Para a população, o local foi deixado à própria sorte.

O zelador João Chande, que passa no terminal todos os dias, conta que nunca viu alguém fazendo a limpeza do espaço na hora em que pega o ônibus. “É sempre esta sujeira. O banheiro não tem como usar e quando chove tem muita goteira. Eu me sinto péssimo em ter que usar este terminal, mas sou obrigado a usá-lo”, afirma.

Para o auxiliar de produção Jorge Aparecido de Oliveira, o ponto mais crítico do local é o banheiro masculino. “Precisa de muita coragem ou necessidade para usar o banheiro daqui. O cheiro lá dentro é insuportável e ele está sempre entupido. Eu só utilizaria aquilo se realmente precisasse, pois do contrário, nem chegaria perto”, admite.

De acordo com o pedreiro Emílio Horácio Maciel, o Terminal do Cachoeira é um dos mais sujos em que ele circula. “Infelizmente temos que conviver com isso. Fico com a sensação de abandono, pois tudo aqui deixa a desejar e não vejo melhorias para a população. O povo também não ajuda muito, pois costuma colaborar para que o local fique ainda pior, jogando lixo no chão e sujando o banheiro”, avalia.

O diretor administrativo da Secretaria de Administração de Almirante Tamandaré, Luiz Carlos Teixeira, conta que em breve serão contratadas pessoas para fazer a limpeza do terminal, assim como melhorar a vigilância. Há um projeto para reformar o telhado do local, que deve acontecer em 30 dias. Ele disse ainda que deve acontecer uma ampla reforma no espaço no início de 2011, para revitalizar a região. Contudo, o diretor chama a atenção quanto ao banheiro. “Foi feita uma reforma há aproximadamente 30 dias. Porém, os próprios usuários trataram de estragar. Vamos ver o que iremos fazer ali”, conta.

Fonte: Paraná-Online
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