Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Campinas ganha a 19ª Estação de Transferência: Campos Salles

quinta-feira, 22 de julho de 2010


Depois de quase quatro meses de obras, a Estação de Transferência Campos Salles está pronta. Num trecho de cerca de 900 metros, entre as avenidas Andrade Neves e Francisco Glicério, as quadras do lado direito da Campos Salles sofreram intervenções nos pontos de embarque e desembarque de ônibus.
Os trabalhos começaram no dia 24 de março e o cronograma de obras foi elaborado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC). As intervenções na via foram realizadas “quadra a quadra”, para minimizar o impacto na fluidez do trânsito e na rotina do comércio.
Sete quadras da Avenida foram beneficiadas: Álvares Machado e Ernesto Kuhlmann; Senador Saraiva e Álvares Machado; José Paulino e Ernesto Kuhlmann; José Paulino e Francisco Glicério; Andrade Neves e Onze de Agosto; Saldanha Marinho e Visconde do Rio Branco; e Visconde do Rio Branco e Avenida Senador Saraiva.
Os pontos receberam novos abrigos, lixeiras, iluminação específica, piso podotátil e comunicação visual com informações importantes aos usuários do transporte público. Além disto, o entorno das quadras recebeu rampas acessíveis, para ampliar a acessibilidade de pessoas com baixa mobilidade e deficiência física; e as sinalizações da Avenida foram reforçadas e recuperadas.
“As estações de transferência fazem parte do processo de revitalização e requalificação urbana, pelo qual Campinas está passando. São estações de cidadania, que deixam a cidade mais saudável e segura”, afirmou o prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos, durante o discurso de inauguração.
Para o secretário de Transportes e presidente da (EMDEC), Sérgio Torrecillas, “todas as mudanças no Centro melhoram o trânsito, mas o objetivo principal é o de melhorar a qualidade do transporte público coletivo, levando mais segurança, conforto e rapidez para a população”.
Campos Salles revitalizada
A Avenida Campos também deve passar por um importante processo de revitalização. Com a implantação da Estação de Transferência, as calçadas do lado direito da Avenida serão reformadas; e, ao invés do antigo mosaico português preto e branco, receberão piso em módulos de concreto e detalhe em mosaico com fundo branco e o desenho de uma andorinha, símbolo da cidade, em preto.
Além do novo calçamento, as fachadas dos comércios serão remodeladas, a publicidade adequada e as bancas ganharão padronização.
Os investimentos para implantação da Estação Campos Salles foram custeados pelo Consórcio Concicamp e estão orçados em cerca de R$ 1 milhão. A implantação da Estação Campos Salles garante muito mais conforto e segurança aos 50 mil usuários que utilizam diariamente o transporte público coletivo no local.
Estações de transferência
As estações de transferência começaram a ser implantadas, em Campinas, em julho de 2009. Elas fazem parte do processo de modernização e ampliação da qualidade do serviço de transporte público no município; que começou em maio de 2006, com o Sistema InterCamp e o Bilhete Único.
De lá para cá, 19 estações já foram inauguradas: Campos Salles, DIC I, Parque Itajaí, Parque dos Eucaliptos, Campina Grande/São Luiz, João Jorge, Parque Industrial, Vila Georgina, Parque Vista Alegre, Adhemar de Barros, Sousas, Icaraí, Senador Saraiva, Moraes Salles, Dona Libânia, Irmã Serafina, Anchieta, Amarais e Expedicionários.
A Estação de Transferência Parque Prado está em fase de finalização. O espaço terá 12 abrigos, com seis pontos de embarque e desembarque, sendo três no sentido Centro x bairro; e os outros três no sentido inverso (bairro x Centro). Eles serão implantados no canteiro central da junção da Avenida Washington Luís com a Rua Lux Aeterna, em frente ao Shopping Prado.

Fonte: EMDEC

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960