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DF: Ônibus da Planeta voltam a circular, mas coletivos da Viplan permanecem parados

quarta-feira, 21 de julho de 2010


A Viação Planeta que paralisou as atividades, no início da manhã desta quarta-feira (21/7), voltou a circular por volta de 8h. A Viação Planalto (Viplan), que também não circulou desde cedo, permanece em greve.

A Planeta acatou a paralisação relâmpago proposta pelo Sindicato dos Rodoviários durante reunião na noite de ontem (20/7), que tinha o objetivo de anunciar uma assembleia geral no domingo (25/7), às 9h, no Conic.

De acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros e das Empresas de Transporte Coletivo (Setransp), os ônibus começaram a sair das garagens do Setor O, em Ceilândia, por volta das 8h.

O Sindicato dos Rodoviários prepara uma outra paralisação relâmpago nesta tarde por volta das 16h30. Segundo o presidente João Osório, a intenção é reunir a categoria em assembleia para discutir a situação.

"A Viplan continua paralisada e no decorrer do dia haverá mais paralisações", afirma. Sobre o tempo da paralisação, Osório diz que será apenas o tempo suficiente para reunir os rodoviários em assembleia.

A paralisação desta manhã foi motivada pela falta do pagamento dos 40% do adiantamento do salário e do valor da cesta básica, que deveriam ter sido depositados terça-feira (20/7) pelas empresas e estão previstos na convenção coletiva.



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Rodoviários farão nova paralisação nesta quarta-feira em Brasília


O Sindicato dos Rodoviários decidiu, em assembleia realizada na noite desta terça-feira, fazer paralisações relâmpago em diversos pontos do Distrito Federal. A partir das 5h, motoristas e cobradores das empresas Viplan e Planeta, dos terminais de Samambaia e do Setor O, em Ceilândia, cruzarão os braços por pelo menos duas horas.

A paralisação foi determinada pela falta de avanço nas negociações com os empresários para o adiantamento de 40% e do valor da cesta básica, proporcional a R$ 112, que não foram depositados. O presidente do sindicato dos rodoviários, João Osório, não descarta a possibilidade de uma greve geral a partir da próxima semana. "Não temos nada a ver com o governo. Essa semana vamos fazer protestos em vários pontos até que haja uma negociação", declara.

A situação já vem complicada desde a manhã desta terça-feira, quando um grupo de rodoviários das empresas Riacho Grande, Viplan e Viação Planeta comandou uma paralisação-relâmpago e o fluxo ficou interrompido no terminal do Setor O, o maior do DF, e também no terminal da QNQ, ambos em Ceilândia, com cerca de 560 veículos sem circular.

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Paralisação de ônibus à vista em Londrina


Os trabalhadores do transporte coletivo de Londrina rejeitaram, em votação durante esta terça-feira (20), a proposta de reajuste salarial de 6,5% oferecida pelas empresas. Eles já haviam recusado uma série de propostas anteriores.
Uma nova reunião será feita nesta quarta-feira (21), entre representantes dos trabalhadores e das empresas, para discutir o assunto. Se não houver acordo ou avanço nas negociações, um protesto pode ser feito na quinta-feira (22).

“Os trabalhadores estão sob pressão e não suportam mais”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol), João Batista da Silva. Ao todo, foram 951 votantes, dos quais 569 são contrários à proposta, 378 favoráveis e o restante optou por votar em branco ou nulo. “Esse resultado espelha um sinal vermelho para as empresas”, avaliou o sindicalista.
Desde o início das negociações, as empresas já desvincularam o reajuste ao valor da tarifa, que hoje é de R$ 2,10, por determinação judicial. Antes, as empresas dariam o reajuste salarial vinculado à volta do valor das passagens para R$ 2,25. Mesmo com a desvinculação do reajuste ao preço da tarifa, os trabalhadores rejeitaram o acordo. Eles querem um rejuste maior e garantia de que os cobradores não serão demitidos.

“Os trabalhadores não querem circular com ônibus sem cobrador, não querem dirigir nem cobrar a passagem e ter de cuidar dos cadeirantes”, afirmou Batista. Ele deve voltar a negociar com os representantes nesta quarta-feira. A reportagem não conseguiu contato com a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon).

Fonte: Portal RPC
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Motoristas de ônibus de Cuiabá são capacitados pelo Detran


Motoristas do transporte coletivo em Cuiabá estão sendo capacitados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) durante toda esta semana.

Divididos em turmas (matutino e vespertino) e com duração de 15 horas, 82 motoristas da Capital mato-grossense participam do primeiro Curso de Capacitação para Motoristas de Empresas de Transporte Coletivo de Cuiabá.

O curso oferecido pelo Detran-MT tem como objetivo despertar nos motoristas a prática da direção defensiva e comportamento cordial no trânsito. No decorrer das aulas os motoristas veem através de vídeos, fotos e textos como devem agir, além disso, recebem instruções sobre relacionamento interpessoal.

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DF: Ônibus que pararam esta manhã voltaram a circular normalmente no início da tarde

terça-feira, 20 de julho de 2010


Os cerca de 560 ônibus que pararam as atividades, na manhã desta terça-feira (20/7), voltaram a circular normalmente por volta de 13h. A paralisação relâmpago começou logo cedo terminal do Setor O e, segundo a categoria no local, chegou aos terminais do P Sul e da QNR, em Ceilândia, e em Samambaia Sul. Os motoristas e cobradores querem receber o adiantamento de 40 % do salário e o valor da cesta básica, que deveriam ser depositados todo dia 20 e não estavam na conta dos trabalhadores esta manhã.

De acordo com uma dos diretores do Sindicato dos Rodoviários Francisco Andrade, a paralisação relâmpago desta manhã não tem o apoio da entidade representativa da classe. Para o sindicato, a ausência do pagamento é um jogo político dos patrões, uma forma de pressionar um aumento de passagens. A diretoria do sindicato está reunida desde 13h para definir uma posição em relação ao atraso no pagamento. Andrade não descarta a possibilidade de que outra greve geral seja deflagrada.

Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros e das Empresas de Transportes Coletivos (Setransp-DF) afirma que o adiantamento e a cesta básica não foram pagos porque não há dinheiro em caixa para efetuar os depósitos. Segundo o representante dos patrões as empresas Viva Brasília, São José e Grupo Amaral pagaram os funcionários normalmente.

O sindicato destacou que o donos das firmas aguardam uma resposta do Governo do DF sobre a análise das planilhas de custos e a necessidade, alegada pelos patrões, de reajuste salarial. A assessoria de imprensa do GDF destaca que, até o fim desta semana, deve ser divulgada a decisão sobre o aumento ou não das tarifas.

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Passageiros de São Bernardo do Campo terão sistema moderno de bilhetagem eletrônica


Chega de dinheiro e bordo e vales de papel para os passageiros de ônibus de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Mesmo que tardiamente, o sistema municipal de transportes vai contar com um sistema de bilhetagem eletrônica, que deve oferecer maior segurança para usuários e operadores, comodidade e rapidez nas operações.

O Consórcio SBCTrans, liderado pela família Setti Braga, da Auto Viação ABC, com a participação de outros empresários da região, como o grupo de Baltazar José de Souza, investiu cerca de 10 milhões de reais para a implantação do Cartão Legal.

Com sistema fornecido pela empresa de tecnologia em transportes APB Prodata Brasil, a bilhetagem eletrônica será implantada aos poucos.Até o final de 2010, o serviço vai contemplar nove categorias de usuários.

Os primeiros a ser contemplados serão idosos e passageiros com deficiência física, com o Cartão Legal Sênior, para usuários com mais de 60 anos, e em seguida, o Cartão Legal Especial para passageiros com deficiência e que possuem gratuidades garantidas pela lei, como desempregados por exemplo.

Essas duas categorias de passageiros terão cartões especiais que trarão foto, número do RG, nome completo e impressão digital do usuário, que será reconhecida pelo aparelho na catraca.O sistema, garante o consórcio, terá o que é de mais tecnológico em bilhetagem eletrônica.

O Cartão Legal acumulará créditos que serão descontados a medida que o passageiro usar os ônibus da cidade. A tecnologia contempla a leitura do cartão sem necessidade de encostá-lo no validador. Basta aproximar o cartão. Isso oferece mais agilidade dos embarques, pelo fato da catraca ser liberada mais rapidamente.

Um fator de segurança para os passageiros é que, além de não ser mais necessário transportar dinheiro, o que reduz os riscos de assaltos, é que se o cartão for extraviado ou roubado, com a comunicação por parte do usuário, ele será cancelado e o passageiro terá seus créditos recuperados. É um passo a frente nas operações de bilhetagem eletrônica.

Cada cartão possuirá um código, que fica com a SBCTrans. Comunicada, a empresa pode cancelar a unidade, para que o infrator ou criminoso não use os créditos. Além disso, calcula quantos créditos tinha armazenado no momento do roubo e extravio e devolve esse valor em outro cartão. Não há risco de o passageiro por má fé conseguir créditos duplos, pois um cartão deixa de ser válido.

Outra praticidade prometida pelo sistema será a possibilidade de recarga dentro do próprio ônibus. Não haverá necessidade de filas em terminais ou de o usuário se deslocar a um ponto credenciado, como um estabelecimento comercial, por exemplo.

O cartão funcionará como uma espécie de bilhete único na cidade, o que é um avanço na região do ABC Paulista, onde a integração entre linhas dentro de um mesmo município é considerada deficitária.

No prazo de 90 minutos, será possível embarcar em outro ônibus municipal, sem pagar nova tarifa. Aos finais de semana e feriados, esse prazo para usar dois ônibus sem custos sobe para 120 minutos.

O sistema de ônibus de São Bernardo do Campo transporta 58 milhões de passageiros anualmente. O consórcio que opera com exclusividade no município, recebe subsídio de 1 milhão e 600 mil reais por mês.

Fonte: Blog Ônibus Brasil
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Intervenções no trânsito de Cuiabá começam no próximo mês


Do total de 20 intervenções programadas para o trânsito de Cuiabá, seis editais de licitação já foram lançados. As alterações estão previstas no projeto que visa a adequação da cidade para o torneio Mundial da Fifa que acontecerá em 2014. A previsão é de que as obras tenham início em agosto, segundo a Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa).

A capital mato-grossense, junto de Belo Horizonte e Manaus, são as cidades cujas obras são consideradas as mais adiantadas. As intervenções são as obras preparatórias para as verdadeiras adaptações, como a construção de viadutos e túneis. Elas estão orçadas em R$ 142 milhões.

Em 2011 é que acontecerão as obras de mobilidade urbana como a do sistema de Bus Rapid Transit - corredores exclusivos para ônibus.Ele funcionará nos principais corredores de Cuiabá como as avenidas Fernando Corrêa, Historiador Rubens de Mendonça (av. do CPA), XV de Novembro, além da Prainha e av. da FEB serão interditadas. A idéia é estar com tudo funcionando até o fim do ano que vem, para sediar a Copa das Confederações, que acontece em 2012.

Dentre as principais intervenções que acontecerão nos próximos meses está a construção de pontes sobre o rio Coxipó, para dar vazão ao tráfego da avenida Fernando Correa. Ela será interditada para a execução do BRT. Além disso, um túnel cortará a avenida Miguel Sutil, na altura da rua Desembargador Trigo de Loureiro, ao lado do Cuiabá Lar Center, ligando o bairro Consil, ao Aráes.

O objetivo é facilitar o acesso à avenida Mato Grosso e desafogar a avenida do CPA.Em outro ponto da Miguel Sutil, na rua General Ramiro Noronha, os bairros Jardim Cuiabá e Santa Rosa também serão interligados por meio de túneis.

Fonte: De olho em 2014
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Empresa curitibana vai redesenhar o transporte coletivo de Maringá


A prefeitura de Maringá escolheu na segunda-feira (19) a empresa que ficará responsável pela elaboração do projeto do novo sistema de transporte coletivo do município. O trabalho será feito pela Logitrans Logística e Engenharia de Transportes, de Curitiba, que venceu a licitação para o serviço.
De acordo com o gerente do Transporte Público da Secretaria dos Transportes (Setran), Mauro Menegazzo, a empresa realizará uma pesquisa que definirá quais ações serão tomadas pela prefeitura. “Essa avaliação mostrará o que a população quer. Com base nesses dados, vamos definir nossa linha de ação”, explicou.

Atualmente, Maringá conta com 57 linhas e 255 veículos, que transportam cerca de 90 mil passageiros por dia. Entre os pontos que serão analisados pela Logitrans, estão a inclusão, exclusão e modificação de linhas; e adequação de horários dos ônibus. O trabalho deve ser concluído no prazo de oito meses. “Será uma grande reformulação", afirmou Menegazzo.
Apesar de salientar a importância dos estudos para mudança no transporte coletivo, a vereadora Marly Martin (DEM) não deixou de fazer críticas. Para ela, o prazo de oito meses para a conclusão do projeto é exagerado. “É muito tempo para algo que é reivindicado há anos. Isso poderia ser respondido em 30 ou, no máximo, em 60 dias.”

Projeto custará R$ 139,6 mil
O trabalho da Logitrans custará R$ 139,6 mil. Trata-se da proposta com valor mais baixo entre as quatro empresas que participaram da licitação, realizada por convite. Para a comissão que organizou o processo licitatório, o preço proposto pela vencedora está dentro do valor praticado pelo mercado.
Mesmo com o parecer da comissão, a vereadora Marly Martin solicitou que a prefeitura repasse informações sobre as empresas participantes do processo. O objetivo é analisar a existência de um possível direcionamento.

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