Chega de dinheiro e bordo e vales de papel para os passageiros de ônibus de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Mesmo que tardiamente, o sistema municipal de transportes vai contar com um sistema de bilhetagem eletrônica, que deve oferecer maior segurança para usuários e operadores, comodidade e rapidez nas operações.
O Consórcio SBCTrans, liderado pela família Setti Braga, da Auto Viação ABC, com a participação de outros empresários da região, como o grupo de Baltazar José de Souza, investiu cerca de 10 milhões de reais para a implantação do Cartão Legal.
Com sistema fornecido pela empresa de tecnologia em transportes APB Prodata Brasil, a bilhetagem eletrônica será implantada aos poucos.Até o final de 2010, o serviço vai contemplar nove categorias de usuários.
Os primeiros a ser contemplados serão idosos e passageiros com deficiência física, com o Cartão Legal Sênior, para usuários com mais de 60 anos, e em seguida, o Cartão Legal Especial para passageiros com deficiência e que possuem gratuidades garantidas pela lei, como desempregados por exemplo.
Essas duas categorias de passageiros terão cartões especiais que trarão foto, número do RG, nome completo e impressão digital do usuário, que será reconhecida pelo aparelho na catraca.O sistema, garante o consórcio, terá o que é de mais tecnológico em bilhetagem eletrônica.
O Cartão Legal acumulará créditos que serão descontados a medida que o passageiro usar os ônibus da cidade. A tecnologia contempla a leitura do cartão sem necessidade de encostá-lo no validador. Basta aproximar o cartão. Isso oferece mais agilidade dos embarques, pelo fato da catraca ser liberada mais rapidamente.
Um fator de segurança para os passageiros é que, além de não ser mais necessário transportar dinheiro, o que reduz os riscos de assaltos, é que se o cartão for extraviado ou roubado, com a comunicação por parte do usuário, ele será cancelado e o passageiro terá seus créditos recuperados. É um passo a frente nas operações de bilhetagem eletrônica.
Cada cartão possuirá um código, que fica com a SBCTrans. Comunicada, a empresa pode cancelar a unidade, para que o infrator ou criminoso não use os créditos. Além disso, calcula quantos créditos tinha armazenado no momento do roubo e extravio e devolve esse valor em outro cartão. Não há risco de o passageiro por má fé conseguir créditos duplos, pois um cartão deixa de ser válido.
Outra praticidade prometida pelo sistema será a possibilidade de recarga dentro do próprio ônibus. Não haverá necessidade de filas em terminais ou de o usuário se deslocar a um ponto credenciado, como um estabelecimento comercial, por exemplo.
O cartão funcionará como uma espécie de bilhete único na cidade, o que é um avanço na região do ABC Paulista, onde a integração entre linhas dentro de um mesmo município é considerada deficitária.
No prazo de 90 minutos, será possível embarcar em outro ônibus municipal, sem pagar nova tarifa. Aos finais de semana e feriados, esse prazo para usar dois ônibus sem custos sobe para 120 minutos.
O sistema de ônibus de São Bernardo do Campo transporta 58 milhões de passageiros anualmente. O consórcio que opera com exclusividade no município, recebe subsídio de 1 milhão e 600 mil reais por mês.
Fonte: Blog Ônibus Brasil
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