Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Passageiros de São Bernardo do Campo terão sistema moderno de bilhetagem eletrônica

terça-feira, 20 de julho de 2010


Chega de dinheiro e bordo e vales de papel para os passageiros de ônibus de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Mesmo que tardiamente, o sistema municipal de transportes vai contar com um sistema de bilhetagem eletrônica, que deve oferecer maior segurança para usuários e operadores, comodidade e rapidez nas operações.

O Consórcio SBCTrans, liderado pela família Setti Braga, da Auto Viação ABC, com a participação de outros empresários da região, como o grupo de Baltazar José de Souza, investiu cerca de 10 milhões de reais para a implantação do Cartão Legal.

Com sistema fornecido pela empresa de tecnologia em transportes APB Prodata Brasil, a bilhetagem eletrônica será implantada aos poucos.Até o final de 2010, o serviço vai contemplar nove categorias de usuários.

Os primeiros a ser contemplados serão idosos e passageiros com deficiência física, com o Cartão Legal Sênior, para usuários com mais de 60 anos, e em seguida, o Cartão Legal Especial para passageiros com deficiência e que possuem gratuidades garantidas pela lei, como desempregados por exemplo.

Essas duas categorias de passageiros terão cartões especiais que trarão foto, número do RG, nome completo e impressão digital do usuário, que será reconhecida pelo aparelho na catraca.O sistema, garante o consórcio, terá o que é de mais tecnológico em bilhetagem eletrônica.

O Cartão Legal acumulará créditos que serão descontados a medida que o passageiro usar os ônibus da cidade. A tecnologia contempla a leitura do cartão sem necessidade de encostá-lo no validador. Basta aproximar o cartão. Isso oferece mais agilidade dos embarques, pelo fato da catraca ser liberada mais rapidamente.

Um fator de segurança para os passageiros é que, além de não ser mais necessário transportar dinheiro, o que reduz os riscos de assaltos, é que se o cartão for extraviado ou roubado, com a comunicação por parte do usuário, ele será cancelado e o passageiro terá seus créditos recuperados. É um passo a frente nas operações de bilhetagem eletrônica.

Cada cartão possuirá um código, que fica com a SBCTrans. Comunicada, a empresa pode cancelar a unidade, para que o infrator ou criminoso não use os créditos. Além disso, calcula quantos créditos tinha armazenado no momento do roubo e extravio e devolve esse valor em outro cartão. Não há risco de o passageiro por má fé conseguir créditos duplos, pois um cartão deixa de ser válido.

Outra praticidade prometida pelo sistema será a possibilidade de recarga dentro do próprio ônibus. Não haverá necessidade de filas em terminais ou de o usuário se deslocar a um ponto credenciado, como um estabelecimento comercial, por exemplo.

O cartão funcionará como uma espécie de bilhete único na cidade, o que é um avanço na região do ABC Paulista, onde a integração entre linhas dentro de um mesmo município é considerada deficitária.

No prazo de 90 minutos, será possível embarcar em outro ônibus municipal, sem pagar nova tarifa. Aos finais de semana e feriados, esse prazo para usar dois ônibus sem custos sobe para 120 minutos.

O sistema de ônibus de São Bernardo do Campo transporta 58 milhões de passageiros anualmente. O consórcio que opera com exclusividade no município, recebe subsídio de 1 milhão e 600 mil reais por mês.

Fonte: Blog Ônibus Brasil

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960