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Manaus: A passagem aumentou, porém os ônibus continuam lotados

sábado, 12 de junho de 2010


Após a implantação da nova tarifa de ônibus, ao preço de R$ 2,25, na manhã desta sexta-feira (11), muitos passageiros desconheciam que o valor havia sido reajustado. A informação foi confirmada por alguns cobradores dos veículos usados como “alimentadores” no Terminal 3, da Cidade Nova, que fazem o traslado de passageiros dos bairros até o terminal.
A motorista e cobradora de uma das linhas, Zilda dos Santos Oliveira, diz que muitas pessoas não sabiam da mudança, mas também não chegaram a reclamar quando informadas da nova tarifa. “Algumas pessoas não sabiam do reajuste da passagem, mas não houve nenhum tipo de problema. Todos os que desconheciam o novo valor pagaram normalmente”, afirma a cobradora.
O mesmo afirma a cobradora Valéria da Silva. Para ela, as pessoas não se importaram de pagar a nova tarifa, embora a reclamação do tempo de espera fosse constante entre a maioria.
Para a funcionária pública Elizabete Nunes, que precisa pegar quatro coletivos para ir e voltar do trabalho, o reajuste da tarifa não vai melhorar o serviço. “Nós gastamos muito para andar de ônibus e temos de tirar do nosso bolso. E agora temos mais um aumento. Eu não acredito que o serviço vai melhorar. Já teve outros aumentos e nada mudou”, diz.
A estudante Ana Priscila, 14, abordada pela reportagem enquanto comprava a meia-passagem nos postos do terminal 3, também não acredita que o reajuste vai melhorar o serviço. “O aumento é injusto, porque o serviço não melhora. Se aumenta, deveria ser melhor e não demorar tanto para que o ônibus passe”, reclama a estudante.

Demora e desconforto
No Terminal 3, o desconforto pela surpresa era visível em algumas pessoas, mas não houve tumulto. O fiscal Orígenes Magno, do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte, que atua no local com a função de organizar as filas de entrada nos ônibus, diz que não foi registrado qualquer problema.
“A maior parte das pessoas reclamavam do tempo nas paradas, mas não houve tantos questionamentos sobre o reajuste da passagem”, explica o fiscal, que atua, segundo ele, junto com outros 42 fiscais em todos os cinco terminais de integração da cidade. Policiais Militares presentes no local também não registraram qualquer incidente.
“Nós estamos com um contingente de quatro policiais aqui fazendo a patrulha e não registramos nenhum tipo de confusão entre usuários e funcionários das empresas”, conta o policial militar Oris Lima. Apesar do aumento na tarifa, o serviço continua o mesmo, com os ônibus saindo lotados de locais como o Terminal 3, na Cidade Nova.
O valor da tarifa foi reajustado pelo prefeito Amazonino Mendes na última quarta-feira (9).

Fonte: D24 am
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São Paulo: O transporte público ou o privado está causando o caos?


A política de investimentos em obras no sistema viário para atender só ao transporte individual sinaliza que os ônibus continuarão ruins e que a saída é comprar um veículo para fugir do rodízio.
A aplicação de cerca de R$ 148 milhões em um único túnel, enquanto 34,93% das rotas de ônibus transitam a menos de 15 km/h (fonte: CET-2008), mostra que o fato de os ônibus não andarem não incomoda a Prefeitura.
Uma pista com três faixas na Sena Madureira registra 450 automóveis parados com cerca de 630 pessoas em 1 km de extensão. Quando anda, atende a até 1.500 pessoas/hora por faixa. Ao lado, no "corredor Ibirapuera", mais de 150 ônibus/hora, transportando mais de 10 mil pessoas/hora, se arrastam a menos de 7 km/h no pico da tarde em uma faixa. E nada é feito, quando a operação em duas faixas nos picos resolveria.
A implantação de uma ligação expressa entre duas vias já congestionadas não resolverá o problema de mobilidade. Mais perguntas: os ônibus circularão no túnel e terão tratamento prioritário? Ou teremos mais um grande estacionamento coberto com os carros parados e motores ligados nos horários de pico?

Fonte: Estado de S. Paulo
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EMTU/SP inicia integração de Juquitiba e São Lourenço à linha 5 do Metrô

sexta-feira, 11 de junho de 2010


A partir de 12/06, os moradores de Juquitiba e São Lourenço da Serra contarão com integração tarifária entre as linhas: 030TRO Juquitiba (Barnabés) – Itapecerica da Serra (Valo Velho), via São Lourenço da Serra (Centro) e 030VP1 Juquitiba (Centro) – Itapecerica da Serra (Valo Velho), via São Lourenço da Serra (Centro) e as linhas intermunicipais que têm como destino o Terminal Capão Redondo.
Com essa integração, os usuários vão economizar R$ 0,20 tanto na ida a São Paulo como na volta para Juquitiba e São Lourenço da Serra, além de acessar gratuitamente o transporte sobre trilhos do Metrô e da CPTM por meio do Terminal.
Os usuários das linhas 030TRO e 030VP1 terão integração com as linhas apresentadas abaixo:
001TRO Itapecerica da Serra (Parque Paraíso) – São Paulo (Metrô Capão Redondo)
002TRO Embu (Engenho Velho) – São Paulo (Metrô Capão Redondo), via Itapecerica da Serra (João Mandu)
339TRO Itapecerica da Serra (Potuvera) – São Paulo (Metrô Capão Redondo), via Itapecerica da Serra (Jardim Cinira)
340TRO Itapecerica da Serra (Jardim São Marcos) – São Paulo (Metrô Capão Redondo)
451TRO Itapecerica da Serra (Jardim Branca Flor) – São Paulo (Metrô Capão Redondo)

Para obter o desconto, o usuário deve embarcar em uma das linhas relacionadas na tabela, no ponto da Rodovia Armando Salles (Estrada de Itapecerica) na região do Valo Velho.

A tarifa de R$ 4,80 deverá ser paga da seguinte maneira:

Sentido Terminal Capão Redondo

Pagamento de tarifa na linha 030TRO / 030VP1 (R$ 2,45), com transferência para as linhas 001 / 002 / 339 / 340 / 451, no período de 150 minutos com pagamento de complemento de tarifa no valor de R$ 2,35, e destas realiza nova transferência, esta gratuita para o metrô.

Sentido Juquitiba

Pagamento de tarifa no metrô (R$2,55 ou R$2,65 – dependendo da linha de origem), com transferência gratuita para as linhas 001 / 002 / 339 / 340 / 451 após a validação do cartão BOM, que permitirá no período de 150 minutos a realização de transferência para a linha 030TRO, mediante pagamento de complemento de tarifa no valor de R$2,25

A medida visa à ampliação da acessibilidade dos usuários, permitindo a integração dos ônibus intermunicipais da EMTU/SP, Metrô e trens da CPTM, através da estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás do Metrô, que proporciona transferência gratuita para a Linha 9 – Esmeralda, da CPTM.

Fonte: EMTU-SP

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DF: Rodoviários decidem no domingo sobre nova paralisação


Indicativo de greve está marcado para segunda-feira e estimativa é que mais de um milhão de pessoas sejam prejudicadas. Hoje, os ônibus circularam normalmente.

Os ônibus circularam normalmente nesta sexta-feira, dia 11, e os rodoviários garantiram que não vão fazer outras paralisações até segunda-feira, dia 14. De acordo com o DFTrans, 2.300 ônibus estavam nas ruas na volta para casa. O Sindicato dos Rodoviários garantiu que não vai haver novas paralisações no fim de semana, mas no domingo motoristas e cobradores decidem se realmente vão entrar em greve a partir de segunda-feira.

O sindicato disse que vai cumprir a determinação da Justiça de manter 60% dos ônibus circulando, mas informou que vai recorrer da decisão. A estimativa é que um milhão de pessoas serão prejudicas pela paralisação.

Fonte: DFTV
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Rio de Janeiro: Edital de licitação das linhas de ônibus será publicado na terça-feira


O prefeito Eduardo Paes anunciou, na manhã desta sexta-feira, durante a inauguração de duas creches municipais na Zona Norte, que o edital de licitação das linhas de ônibus, que inclui o bilhete único, será publicado na próxima terça-feira, no Diário Oficial da prefeitura. Paes acredita que até agosto a licitação estará concluída e o bilhete único implantado no município.
As concessões terão validade de 20 anos. A prefeitura vai estipular as metas, mas caberá às empresas formular as propostas técnicas de operação. Ou seja, indicar a quantidade de linhas e o número de ônibus nas quatro regiões em que a cidade será dividida.
O edital de licitação vai determinar, entre outras coisas, que os futuros ônibus serão obrigados a ter suspensão a ar, motor traseiro, câmbio automático, direção hidráulica e escadas rebaixadas. Também serão fixados patamares de ocupação máxima, de intervalos e de distâncias a serem percorridas até os pontos.
Os ônibus que circularem em grandes vias troncais, como a Avenida Brasil, serão articulados e biarticulados, iguais aos de Curitiba, que têm capacidade para transportar até 220 passageiros.
A modernização de toda frota será gradual e deverá ser feita até 2016, preparando a cidade para as Olimpíadas.

Fonte: O Globo
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São Paulo: Serviço Atende transporta mais de 107 mil pessoas por mês


Implantado pela SPTrans em maio de 1996 o Serviço de Atendimento Especial ou Atende, tem como objetivo transportar pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência, impossibilitados de utilizar os meios de transporte público para a realização de tratamentos médicos, estudos, trabalho e até mesmo lazer.

Em 1996 o Serviço operava com 35 vans, atualmente, são 333 veículos adaptados que transportam um total de 6.376 passageiros, sendo 3.658 pessoas com deficiência e 2.718 acompanhantes.

Mensalmente são transportadas pelas vans do serviço 107.288 pessoas. São 61.680 passageiros com deficiência e 45.608 acompanhantes.

Rodando cerca de um milhão de quilômetros por mês, o Serviço Atende leva diariamente usuários das regiões norte, sul, leste e oeste da cidade para hospitais, escolas e empresas.

No sábado e domingo o Atende também está presente através do serviço denominado "eventos aos fins de semana" permitindo assim, o acesso das pessoas com deficiência ao lazer e cultura.Esforços e investimentos não são poupados para garantir o direito básico de ir e vir dos deficientes físicos.

O transporte efetuado pelo Serviço Atende é gratuito. Voltado para pessoas com deficiência severa, com alto grau de dependência. Esse tipo de transporte modifica a vida de milhares de pessoas e reflete o respeito à cidadania.

Fonte: SPTrans
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Projeto que leva leitura ao transporte coletivo é lançado em Paranavaí


O projeto “Leitura no Itinerário da Viação Cidade Paranavaí” vai disponibilizar de 20 a 24 livros em cada ônibus da VCP. O usuário do transporte coletivo terá direito a escolher qualquer obra para ler enquanto estiver no veículo. Se preferir, poderá fazer um empréstimo por período de 30 dias. “Todo o material informativo sobre como o projeto vai funcionar estará no ônibus. Haverá de cinco a seis bolsas, cada uma contendo quatro livros dos mais variados gêneros, inclusive os clássicos da literatura”, explica um dos coordenadores do projeto, Alexandre Costa Santiago, acrescentando que vão oferecer também revistas e jornais.

Cada parceiro desempenha um papel determinante para o sucesso da iniciativa. A Fundação Cultural está oferecendo os livros por meio da Biblioteca Municipal Júlia Wanderley. O Rotary Club Paranavaí Entre Rios patrocinou a confecção das bolsas e ainda fará campanhas de doações de livros. A Viação Cidade Paranavaí fará o controle dos empréstimos e devoluções. “Já o Sesc ficou encarregado da programação cultural. Eles vão oferecer apresentações artísticas dentro dos ônibus, inclusive declamações”, explica Santiago. Conforme os livros serão emprestados a coordenação fará reposições de obras.

Quem quiser levar algum livro para casa terá de preencher um cadastro com dados pessoais. “É a melhor forma para fazermos o projeto dar certo, até porque precisamos localizar o leitor, caso haja algum problema”, justifica o coordenador. Para o êxito da iniciativa, o presidente da Fundação Cultural, Paulo Cesar de Oliveira, também coordenador do projeto, pede que os usuários do transporte coletivo contribuam com críticas e sugestões. “É muito importante a participação da comunidade”, enfatiza.


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Semuttran testa TV no transporte coletivo em Piracicaba


Cerca de dez ônibus circulam pela cidade equipados com monitores de televisão LCD de 22 polegadas que veiculam notícias rápidas e propagandas. A iniciativa faz parte de um projeto piloto do provedor de internet Uol. Se os resultados forem positivos, a idéia poderá vigorar em definitivo no próximo ano, de acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Prates.

Todo o custo do programa é responsabilidade da UOL. A programação da TV mostra notícias rápidas, muitas ligadas à economia, porque o período de permanência dos passageiros nos veículos é pequeno. A novidade divide opiniões entre os usuários. A estudante Márcia Nova, 18, aprova. "A televisão é uma distração, é uma forma do trajeto passar mais rápido. Acho que deveria ser instalado em todos os ônibus.

"Já aposentada Maria Garcia, 68, assustou quando se deparou com o aparelho de TV no veículo. Para ela, o conteúdo deveria ser outro. "Não dá para entender nada, não tem nenhuma notícia interessante. Podia colocar novela, filme, alguma coisa assim", opina. Segundo o secretário, não há tempo previsto para a permanência dos equipamentos nos ônibus. (Juliana Franco)

Fonte: Jornal de Piracicaba
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