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Nova frota de ônibus deve chegar a Manaus em outubro

domingo, 16 de maio de 2010


Durante a semana, o prefeito de Manaus Amazonino Mendes visitou as fábricas da Marcopolo, em Caxias do Sul (RS) e a fábrica de chassis da Volkswagen, em Botucatu (SP). As duas empresas se comprometeram a atender a demanda da capital amazonense em um futuro próximo. A estimativa é de que o processo de livre concorrência e a chegada dos novos ônibus aconteça até outubro deste ano.

A viagem do prefeirto tinha como objetivo inicial a busca de veículos mais adequados para o novo serviço de transporte coletivo que ele planeja para a cidade e que atendam às necessidades da população. A iniciativa já havia sido declarada por Amazonino quando apontou o estado crítico em que os veículos das empresas que prestam serviço de transporte coletivo em Manaus se encontram.

O levantamento traz estudos de viabilidade para o novo sistema, indicando qual o padrão mais adequado para linhas alimentadoras, linhas radiais, linhas tronco, assim como apresentar os modelos, capacidade de entrega, preços e prazos acenados pelas empresas fabricantes para preparar um cronograma para a execução da nova licitação.

Durante sua passagem, o prefeito acompanhou o trabalho nas linhas de montagem e se reuniu com a direção operacional de cada uma delas.Os novos veículos devem ser suficientes para renovar toda a frota local, tornando a de Manaus a frota mais nova do país. As especificações dos novos veículos indicam que todos eles devem ser adaptados para deficientes, isolados termicamente, com a altura interna medindo 2,5m, ou seja, ônibus urbanos tecnicamente corretos. (LG)

Fonte: Portalamazonia
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Fortaleza: Aumento da frota contribui para imobilidade Urbana, Solução é o Transporte Coletivo


Número de carros só aumenta, mas a malha viária não cresce na mesma proporção que o caos no trânsitoA cada dia, a população de Fortaleza sente mais os efeitos do trânsito caótico. A frota da Capital fechou o mês de abril com 661.086 veículos, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Nos quatro primeiros meses do ano, foram 20.250 novas unidades, uma média de 5.062 veículos por mês.

Ano passado, na esteira da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a frota ganhou mais 70.604 veículos. De 1995 a abril de 2010, a frota de Fortaleza cresceu em 379.008 veículos, mais do que o dobro em relação aos 15 anos anteriores, quando as ruas ganharam mais 177.981 carros.

A Copa de 2014 pode ser o prazo que falta para obrigar o poder público a fazer a infraestrutura viária acompanhar o aumento de carros nas ruas. Até lá, não faltam projetos. A Via Expressa, por exemplo, terá a outra margem concluída. A legislação municipal prevê a via como integrante do 1º Anel Viário de Fortaleza, disposta dos dois lados do atual ramal ferroviário de cargas, que receberá veículos leves sobre trilhos. De cada lado, a pista terá cinco faixas de tráfego (três expressas e duas marginais), com corredores exclusivos de transporte público.

Os cruzamentos com as avenidas Padre Antônio Tomás, Antônio Sales e Alberto Sá serão eliminados com a construção de passagens inferiores.

O cruzamento das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges terá um viaduto, o que poderá contribuir para o fim dos engarrafamentos e a redução das ocorrências policiais. Na Raul Barbosa, uma das atuais três faixas será um corredor de transporte.

TRÂNSITO CAÓTICO

Não basta alargar vias - "Alargar vias e investir pura e simplesmente em infraestrutura, como solução para os congestionamentos e o caos urbanos, corresponde à ação de afrouxar o cinto no caso da obesidade". É assim que a professora chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Nadja Dutra Montenegro, responde à indagação de que as obras propostas até 2014, como Metrofor, Transfor e alargamentos de vias, serão suficientes para resolver o problema da mobilidade urbana na Cidade."Para mim esta frase já virou um mantra", diz.

Ela destaca a importância de investir em transporte coletivo de qualidade e também obedecer à legislação vigente quanto ao devido uso do solo. Isso significa que não deveria ser permitido a construção ou mudança de uso de equipamentos a toda hora, como acontece, desrespeitando a Lei de Uso e Ocupação do Solo, por conseguinte, o plano diretor da Cidade, pontua.

Nadja Montenegro sugere que, sempre que for proposta a mudança ou a construção de um novo equipamento, devem ser considerados os impactos de área e no seu entorno, já imputando aos interessados as medidas necessárias ao bom funcionamento do sistema viário. "Deve-se pensar na operação do sistema como um todo, respeitando os usuários, as vias, os veículos e a regulação/gestão".

A especialista pontua que, "pela própria dinâmica da Cidade, nada poderia ser considerado pleno" e ressalta que projetos estruturantes, como metrô e terminais de transportes requerem pesquisas. Por outro lado, não é possível dizer que os projetos serão natimortos. "Teríamos de investigar a atual situação dos desejos de deslocamento da população", explica.Conforme a professora, sem esse conhecimento, "tudo o que vier pode não surtir o efeito desejado". Ou quem sabe, "ainda piorar o que já não está bom". Chama a atenção para um detalhe importante: o dinamismo das cidades. Assim, projetos antigos como o do metrô pode chegar defasado.

O coordenador do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), Daniel Lustosa, reconhece que a cidade já está sentindo os efeitos da falta de mobilidade. "A frota está aumentando demais, muito rápido, e a nossa estrutura não consegue acompanhar essa velocidade", reconhece.

Prioridade

Lustosa afirma que tanto do programa quanto das obras incluídas no Plano Sistêmico da Copa trabalham com o conceito de priorizar o transporte público. Essa prioridade, considera, é fundamental para melhorar a mobilidade urbana e inverter a tendência de preferência pelo transporte particular.

"Quando a população passa a ver uma oferta interessante de serviços, conforto, segurança e, por outro lado, o stress maior [de dirigir], aliado a consciência ambiental, começa a deixar o seu carro em casa", acredita.Para a a mestre em Desenvolvimento Urbano e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), Carla Camila Girão Albuquerque, "como instrumento essencial do planejamento urbano, os planos diretores municipais têm existido quase que somente na teoria, no discurso".

No caso brasileiro e fortalezense, "os projetos urbanos surgem como intervenções pontuais no contexto da cidade a partir do reconhecimento de oportunidades entre elas os eventos de visibilidade mundial que têm a capacidade de desencadear vultosos investimentos".

A arquiteta lembra que outros países usaram estratégias como reabilitar áreas portuárias e revitalizar centros urbanos. Essas obras "têm afetado a configuração formal da cidade e as perspectivas de desenvolvimento de fato". (Ícaro Joathan e Iracema Sales)

Fonte: Diário do Nordeste
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Teresina: Usuários reclamam do valor da passagem no primeiro dia de reajuste


Na manhã deste sábado (15) os teresinenses pagaram mais caro para usar o transporte coletivo urbano na capital.A decisão pelo reajuste na passagem de ônibus foi tomada na última quarta-feira (12) quando o Setut – Sindicato dos Transportes Urbanos de Teresina apresentou proposta ao Sintetro – Sindicato dos Rodoviários que ameaçava grevar como todos os anos.

Com a aceitação da proposta foi acelerado o reajuste da passagem de ônibus que passou de R$ 1.75 para R$ 1.90. A meia passagem usado pelos estudantes era de R$ 0.87 e agora passa a ser R$ 0.95.A revolta na população é grande que alega que em Teresina o novo valor da passagem é um absurdo.

De acordo com informações os estudantes estão programando uma manifestação contra o aumento da passagem na segunda-feira (17) as 10h00 da manhã.

Fonte: TV Canal 13
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Mudança no trânsito de Cuiabá para Copa do Mundo custará R$ 900 milhões

A previsão para gastos em adequações de ruas e avenidas para a Copa do Mundo de 2014 é R$ 900 milhões. O dinheiro inclui a construção de viadutos, trincheiras e alargamento de pistas. As mudanças no transporte coletivo estão entre os investimentos que, segundo os técnicos da Agência Estadual de Projetos da Copa (Agecopa), vão ficar como "legado" para a cidade. Caso Cuiabá não fosse escolhida como cidade-sede, a previsão para implantação do sistema seria cerca de 20 anos.
O investimento é uma exigência da Fifa, que fez estudos e diagnosticou que 60% dos torcedores usam o transporte coletivo para chegar até a arena dos jogos, centros de treinamentos, aeroporto, fan park e hotéis. De acordo com dados da Agecopa, 270 mil pessoas usam transporte coletivo em Cuiabá. Em Várzea Grande são 90 mil e mais 20 mil utilizam o intermunicipal. Os números correspondem ao fluxo diário.
O coordenador de Mobilidade Urbana da Agecopa, Rafael Detoni, explica que será instalado na Capital o Bus Rapid Transit (BRT), que é um corredor específico para ônibus, no qual os veículos ficam separados dos carros particulares. A ideia é fazer com que as alterações no trânsito, como engarrafamento nos horários de pico, não interfiram na rota.
Para chegar ao objetivo, casas serão desapropriadas e imóveis que ocupam a faixa de domínio serão derrubados. Ainda não há uma lista definida dos espaços ocupados, mas a avenida Fernando Corrêa da Costa, Miguel Sutil e Rubens de Mendonça (CPA) terão mais alterações.
O presidente da Agecopa, Adilton Sachetti, fala que a possibilidade de desapropriação está gerando especulação imobiliária e, por este motivo, algumas obras serão divulgadas a partir da liberação dos recursos.
A cidade terá 2 BRT"s. Um deles ligará a região do Coxipó, desde o trevo de acesso ao Tijucal, até a área central, e o segundo ligará a região do CPA ao aeroporto.
Com a instalação, o BRT será alimentado por linhas que saem dos bairros. Os passageiros serão deixados em uma estação que faz a trajetória dentro do corredor. A ação vai reduzir a quantidade de veículos dentro dos bairros, já que um poderá fazer mais viagens e atender a demanda.
Dentro da estação, o usuário vai poder locomover-se para qualquer lugar da cidade. Ainda não foi definido o tipo de ônibus que fará o transporte nos corredores, mas uma fábrica já mandou para cidade um modelo articulado, que fez um teste na área central ontem e será disponibilizado para avaliação das empresas que hoje fazem o transporte.

Fonte: O Documento

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Salvador: Rodoviários ameaçam deflagrar nova greve nesta semana

sábado, 15 de maio de 2010


Em assembleia marcada para a próxima quinta-feira, 20, trabalhadores de transportes rodoviários da Bahia definirão se deflagram greve por tempo indeterminado. Nas reuniões de negociações da campanha salarial 2010, realizadas na última semana, não houve consenso entre empresários do setor e o sindicato da categoria. Eles voltam a discutir esta semana.
A mobilização dos rodoviários inclui não somente o transporte urbano de Salvador, mas também o metropolitano, intermunicipal e interestadual. Em Salvador, região metropolitana e no interior são 5.300 veículos, distribuídos em 1.730 linhas de transporte coletivo.
Neste sábado, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintroba) publicou em um jornal local edital de convocação para a realização de assembleia geral extraordinária dia 20, às 9h, na sede do Sinergia (Sete Portas). Na rua, rodoviários distribuem panfletos à população falando sobre a mobilização. “Esta será uma semana de muitas manifestações”, afirma o diretor de imprensa do sindicato, Hélio Ferreira.
Hélio informa que nesta segunda-feira, durante o dia a direção estará reunida para discutir possibilidades de mobilização e até mesmo a realização de novas assembleias de garagem. Estas não deixam de ser pequenas paralisações, já que o horário de saída dos ônibus é atrasado.
Há 16 dias, o sindicato fez assembleias em 16 empresas no trecho entre a Avenida Suburbana e Pirajá. A saída dos veículos, que deveria ser às 4h, foi ocorrendo aos poucos, das 6h às 10h30, o que ocasionou horas de espera para passageiros. O diretor de relações sindicais do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), Jorge Castro, afirma que o setor está aberto a negociar a fim de evitar transtorno para a população. O Setps, conforme ressalta, sugere o dissídio coletivo.
O diretor da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (Abemtro) Edmar Ribeiro, também mantém a expectativa de fechar acordo esta semana. “Esperamos que o sindicato flexibilize mais na proposta”, diz.
Impasse - Nesta campanha salarial, rodoviários e empresários já realizaram 12 encontros de negociação. Não houve consenso em alguns pontos, como o reajuste salarial (a categoria pede 16,4% e os empresários oferecem 2,89%), redução da jornada de trabalho de 7h20 para 6h e horas excedentes. Os rodoviários não aceitaram as contrapropostas apresentadas pelos empresários.
A última greve geral da categoria foi há quatro anos, em maio de 2006. Durou quatro dias e foi resolvida com a intervenção do Tribunal Regional do Trabalho com dissídio coletivo. Em 1994, o movimento grevista teve duração de dez dias.

Fonte: A Tarde
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Campinas entrega Terminal revitalizado e duas novas estações


Dando continuidade ao processo de revitalização dos terminais urbanos do município e à ampliação da qualidade dos equipamentos do transporte público, a Prefeitura de Campinas, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), entregou nesta sexta-feira, 14 de maio, as obras de reforma do Terminal Vida Nova; e as novas estações de transferência Parque Itajaí e DIC I.

Durante a inauguração do novo Terminal Vida Nova, o prefeito Hélio de Oliveira Santos destacou as ações de requalificação urbana do Executivo na Região do Ouro Verde. “A Região está ganhando vida própria, fazendo com que, cada vez mais, os moradores não precisem sair daqui, na busca de serviços e mercadorias. Isto é importante para a qualidade de vida da população”, afirmou Dr. Hélio.
A revitalização do Terminal Vida Nova, inaugurado em março de 1999, era uma reivindicação antiga dos usuários do local. Os investimentos na reforma foram da ordem de R$ 70 mil, custeados pela Prefeitura, por meio da EMDEC. A realização das obras também foi uma parceria com a Administração Regional (AR) 12, que fez várias intervenções nas vias do entorno do Terminal. A EMDEC e a AR-12 atuaram em esquema de mutirão.

“A revitalização do Terminal teve um componente importante, que foi a integração de vários setores da Prefeitura na revitalização do local e do entorno, demonstrando que o resultado é mais eficiente quando o trabalho é conjunto. Está obra é mais um tijolo na construção de uma Campinas melhor”, salientou o secretário de Transportes e presidente da EMDEC, Sérgio Torrecillas.
Localizado no canteiro central da Rua José Ferreira de Brito, altura do número 600, o Terminal Vida Nova recebe, diariamente, sete linhas de ônibus da concessionária VB Transportes e Turismo Ltda. (área 1 – azul claro – responsável pelas regiões do Corredor Amoreiras, Vila União e Ouro Verde). São 30 veículos que circulam pelo local por hora, atendendo cerca de 17 mil usuários/dia.
As ações de revitalização do Terminal envolveram nova pintura; recuperação das vias; reforço nas plataformas; piso podotátil (alerta e direcional); e reforma dos banheiros. Cerca de 30 rampas acessíveis foram implantadas no entorno do Terminal. A região também recebeu lombadas para ampliar a segurança.
O gramado existente no Terminal passou por tratamento paisagístico. As sinalizações horizontais e verticais foram recuperadas e reforçadas, no local e no entorno. Além disso, houve a reformulação da comunicação visual; e a ampliação da iluminação.
  • Confira as linhas no Terminal Vida Nova:
    1.22 – Terminal Vida Nova / Campinas Shopping (inclusivo)
    1.26 – Vida Nova I
    1.27 – Vida Nova II
    1.28 – Terminal Vida Nova
    1.30 – Terminal Vida Nova (expressa)
    1.31 – Terminal Vida Nova
    1.32 – Terminal Vida Nova (inclusivo)

Novas estações para o Itajaí e DIC I

  • A Estação de Transferência Parque Itajaí fica na Rua Benjamin Moloisi, ao lado do Centro de Saúde do Itajaí e da CEMEI Ruy de Almeida Barbosa.
    No local, foram instalados dois abrigos no sentido bairro x Centro. A estação recebeu plataforma elevada, piso podotátil e lixeira. No entorno, foram construídas oito rampas acessíveis. As sinalizações verticais (placas) e horizontais (solo) foram recuperadas e reforçadas; assim como o espaço ganhou nova comunicação visual.
  • A Estação Parque Itajaí recebe três linhas de ônibus: 2.12 – Terminal Itajaí (inclusivo); 2.13 – Terminal Itajaí (inclusivo); e 2.14 – Terminal Itajaí (semi expressa). Vinte e quartro veículos circulam pela estação, por hora, beneficiando 5 mil usuários/dia. Os investimentos foram da ordem de R$ 50 mil, feitos pela Prefeitura, por meio da EMDEC.
    DIC I
  • A Estação de Transferência DIC I foi implantada na Rua Guarani Futebol Clube, perto do Centro de Saúde DIC I e em frente ao Condomínio Maceió. Conta com plataformas elevadas nos dois sentidos: Centro x bairro com um abrigo; e bairro x Centro com dois abrigos.
  • A Estação recebeu piso podotátil (alerta e direcional), lixeiras, corrimãos, gradil, rampas acessíveis, nova comunicação visual e projeto paisagístico.
    Além disso, a lombada existente na via foi recuperada e o local ganhou reforço na sinalização.
  • Os investimentos na implantação da Estação DIC I foram de R$ 80 mil, realizados pela Prefeitura, por meio da EMDEC. O espaço proporciona mais conforto, segurança e acessibilidade a cerca de 5 mil usuários/dia do transporte público.
  • A Estação recebe três linhas de ônibus: 1.05 – Cohab I (inclusivo); 1.06 – Cohab II; e 1.17 – DIC VI. Vinte e seis veículos circulam por hora pela estação.
    Estações de transferência
  • As estações de transferência começaram a ser implantadas em Campinas em julho de 2009. Elas fazem parte do processo de modernização e ampliação da qualidade do serviço de transporte público no município, que começou em maio de 2006, com o Sistema InterCamp e o Bilhete Único.
  • De lá para cá, 18 estações já foram inauguradas: Parque dos Eucaliptos, Campina Grande/São Luiz, João Jorge, Parque Industrial, Vila Georgina, Parque Vista Alegre, Adhemar de Barros, Sousas, Icaraí, Senador Saraiva, Moraes Salles, Dona Libânia, Irmã Serafina, Anchieta, Amarais, Expedicionários; e, agora, DIC I e Parque Itajaí.
  • Duas estações estão em processo de implantação: Campos Salles e Parque Prado. E, ao longo deste ano, ainda está prevista a construção de outras nove estações: Francisco Glicério, Campos Elíseos, Carlos Lourenço, Padre Anchieta, Unicamp, PUC II, Shopping Dom Pedro, Shopping Iguatemi e Jardim Planalto de Viracopos.
  • As estações já implantadas e as que estão em fase de construção consumiram, juntas, recursos da ordem de cerca de R$ 10 milhões. Esses valores foram custeados parte pela Prefeitura, por meio da EMDEC, e parte pelas empresas concessionárias do transporte público do município, conforme previsto em contrato de concessão.

Fonte: Prefeitura de Campinas– cliKbr

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São Luís: Secretário apoia aplicação de multa por falta de acessibilidade no transporte público


O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Sérgio Tamer, declarou, ontem (13), que está de acordo com a decisão judicial que resultou em multa por descumprimento da Lei de Acessibilidade, que garante mobilidade a cadeirantes em 20% dos coletivos de São Luís. A medida é resultado de Ação Civil Pública (ACP) impetrada em 14 de abril 2001 pela Promotoria do Deficiente Físico.
Tamer vê a decisão como uma conquista em favor dos direitos dos portadores de deficiência. "O nível de cidadania de um povo se conhece pelo sistema de transporte público de sua cidade e, por essa perspectiva, São Luís está necessitando de uma ação mais concreta e também de uma fiscalização sistemática do funcionamento do transporte público", declarou.
O secretário destaca o trabalho realizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que integra a composição da Secretária de Direitos Humanos e Cidadania e cujo objetivo é propor melhorias para o setor por meio de diálogos entre sociedade e governo. "É necessário a exigência do cumprimento da Lei e, em conseqüência, a adaptação dos ônibus, bem como o correto funcionamento daqueles que já dispõem do mecanismo de acessibilidade", declarou Tamer.
Como resultado da ação, quatro empresas de ônibus e a Prefeitura de São Luís foram condenadas pela 5ª Vara da Fazenda. A multa aplicada é de R$ 500,00, por dia, a empresas de transportes públicos não adaptados e de R$ 1000,00 diários à Prefeitura de São Luís. Ainda estão em tramitação 19 processos e mais três ACPs neste âmbito.

Fonte: Jornal Pequeno
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São Paulo: Biblioteca da estação do Brás ultapassa os dois mil sócios e 13800 empréstimos


Prestes a completar um ano de funcionamento, a Biblioteca "Embarque na Leitura", da Estação Brás da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], apresenta números de sucesso. Até o dia 30 de abril, foram feitos 13.872 empréstimos e 2.007 cadastros de leitores. Neste mês, as obras mais retiradas foram "Quarto Escuro, de Louise Welsh, "O Caçador de Pipas", de Khaled Hosseini, e "A Chave de Michelangelo", de S. U. Amorim. O acervo conta com mais de 2.400 títulos dos mais diversos gêneros, desde literatura brasileira, auto-ajuda e infanto-juvenil, até filosofia, religião e lingüística.

Perfil do leitor

Levantamento do Instituto Brasil Leitor apontou que cerca de 46% dos frequentadores têm idade entre 21 e 30 anos. Outros 22% têm de 31 a 40 anos, e 17,5%, de 11 a 20. As mulheres são maioria: 60%, enquanto homens representam 40%.A escolaridade dos leitores ficou distribuída da seguinte forma: 57% têm o ensino médio completo, 13% têm o superior incompleto e 15% terminaram o curso superior. Os outros 15% estão divididos entre fundamental completo, incompleto, ensino médio incompleto, ensino técnico e pós-graduação.O levantamento apontou ainda que as sessões mais procuradas são as de literatura, com cerca de 6.140 empréstimos, e de psicologia e filosofia, com 2.552 retiradas.

Embarque na Leitura

A biblioteca, inaugurada em 2 de junho, é resultado de parceria da CPTM com o Instituto Brasil Leitor [IBL] e a Fosfértil. Trata-se da primeira unidade instalada em estação ferroviária no Brasil.O projeto Embarque na Leitura funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para se cadastrar, o interessado deve apresentar documento de identidade e CPF [original e cópia], comprovante de residência recente [original e cópia] e uma foto 3x4. Menor de 18 anos deve estar acompanhado de um dos pais ou responsável. Cada leitor receberá uma carteirinha de identificação com foto e código de barras.

Fonte: CPTM
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