Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Campinas entrega Terminal revitalizado e duas novas estações

sábado, 15 de maio de 2010


Dando continuidade ao processo de revitalização dos terminais urbanos do município e à ampliação da qualidade dos equipamentos do transporte público, a Prefeitura de Campinas, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), entregou nesta sexta-feira, 14 de maio, as obras de reforma do Terminal Vida Nova; e as novas estações de transferência Parque Itajaí e DIC I.

Durante a inauguração do novo Terminal Vida Nova, o prefeito Hélio de Oliveira Santos destacou as ações de requalificação urbana do Executivo na Região do Ouro Verde. “A Região está ganhando vida própria, fazendo com que, cada vez mais, os moradores não precisem sair daqui, na busca de serviços e mercadorias. Isto é importante para a qualidade de vida da população”, afirmou Dr. Hélio.
A revitalização do Terminal Vida Nova, inaugurado em março de 1999, era uma reivindicação antiga dos usuários do local. Os investimentos na reforma foram da ordem de R$ 70 mil, custeados pela Prefeitura, por meio da EMDEC. A realização das obras também foi uma parceria com a Administração Regional (AR) 12, que fez várias intervenções nas vias do entorno do Terminal. A EMDEC e a AR-12 atuaram em esquema de mutirão.

“A revitalização do Terminal teve um componente importante, que foi a integração de vários setores da Prefeitura na revitalização do local e do entorno, demonstrando que o resultado é mais eficiente quando o trabalho é conjunto. Está obra é mais um tijolo na construção de uma Campinas melhor”, salientou o secretário de Transportes e presidente da EMDEC, Sérgio Torrecillas.
Localizado no canteiro central da Rua José Ferreira de Brito, altura do número 600, o Terminal Vida Nova recebe, diariamente, sete linhas de ônibus da concessionária VB Transportes e Turismo Ltda. (área 1 – azul claro – responsável pelas regiões do Corredor Amoreiras, Vila União e Ouro Verde). São 30 veículos que circulam pelo local por hora, atendendo cerca de 17 mil usuários/dia.
As ações de revitalização do Terminal envolveram nova pintura; recuperação das vias; reforço nas plataformas; piso podotátil (alerta e direcional); e reforma dos banheiros. Cerca de 30 rampas acessíveis foram implantadas no entorno do Terminal. A região também recebeu lombadas para ampliar a segurança.
O gramado existente no Terminal passou por tratamento paisagístico. As sinalizações horizontais e verticais foram recuperadas e reforçadas, no local e no entorno. Além disso, houve a reformulação da comunicação visual; e a ampliação da iluminação.
  • Confira as linhas no Terminal Vida Nova:
    1.22 – Terminal Vida Nova / Campinas Shopping (inclusivo)
    1.26 – Vida Nova I
    1.27 – Vida Nova II
    1.28 – Terminal Vida Nova
    1.30 – Terminal Vida Nova (expressa)
    1.31 – Terminal Vida Nova
    1.32 – Terminal Vida Nova (inclusivo)

Novas estações para o Itajaí e DIC I

  • A Estação de Transferência Parque Itajaí fica na Rua Benjamin Moloisi, ao lado do Centro de Saúde do Itajaí e da CEMEI Ruy de Almeida Barbosa.
    No local, foram instalados dois abrigos no sentido bairro x Centro. A estação recebeu plataforma elevada, piso podotátil e lixeira. No entorno, foram construídas oito rampas acessíveis. As sinalizações verticais (placas) e horizontais (solo) foram recuperadas e reforçadas; assim como o espaço ganhou nova comunicação visual.
  • A Estação Parque Itajaí recebe três linhas de ônibus: 2.12 – Terminal Itajaí (inclusivo); 2.13 – Terminal Itajaí (inclusivo); e 2.14 – Terminal Itajaí (semi expressa). Vinte e quartro veículos circulam pela estação, por hora, beneficiando 5 mil usuários/dia. Os investimentos foram da ordem de R$ 50 mil, feitos pela Prefeitura, por meio da EMDEC.
    DIC I
  • A Estação de Transferência DIC I foi implantada na Rua Guarani Futebol Clube, perto do Centro de Saúde DIC I e em frente ao Condomínio Maceió. Conta com plataformas elevadas nos dois sentidos: Centro x bairro com um abrigo; e bairro x Centro com dois abrigos.
  • A Estação recebeu piso podotátil (alerta e direcional), lixeiras, corrimãos, gradil, rampas acessíveis, nova comunicação visual e projeto paisagístico.
    Além disso, a lombada existente na via foi recuperada e o local ganhou reforço na sinalização.
  • Os investimentos na implantação da Estação DIC I foram de R$ 80 mil, realizados pela Prefeitura, por meio da EMDEC. O espaço proporciona mais conforto, segurança e acessibilidade a cerca de 5 mil usuários/dia do transporte público.
  • A Estação recebe três linhas de ônibus: 1.05 – Cohab I (inclusivo); 1.06 – Cohab II; e 1.17 – DIC VI. Vinte e seis veículos circulam por hora pela estação.
    Estações de transferência
  • As estações de transferência começaram a ser implantadas em Campinas em julho de 2009. Elas fazem parte do processo de modernização e ampliação da qualidade do serviço de transporte público no município, que começou em maio de 2006, com o Sistema InterCamp e o Bilhete Único.
  • De lá para cá, 18 estações já foram inauguradas: Parque dos Eucaliptos, Campina Grande/São Luiz, João Jorge, Parque Industrial, Vila Georgina, Parque Vista Alegre, Adhemar de Barros, Sousas, Icaraí, Senador Saraiva, Moraes Salles, Dona Libânia, Irmã Serafina, Anchieta, Amarais, Expedicionários; e, agora, DIC I e Parque Itajaí.
  • Duas estações estão em processo de implantação: Campos Salles e Parque Prado. E, ao longo deste ano, ainda está prevista a construção de outras nove estações: Francisco Glicério, Campos Elíseos, Carlos Lourenço, Padre Anchieta, Unicamp, PUC II, Shopping Dom Pedro, Shopping Iguatemi e Jardim Planalto de Viracopos.
  • As estações já implantadas e as que estão em fase de construção consumiram, juntas, recursos da ordem de cerca de R$ 10 milhões. Esses valores foram custeados parte pela Prefeitura, por meio da EMDEC, e parte pelas empresas concessionárias do transporte público do município, conforme previsto em contrato de concessão.

Fonte: Prefeitura de Campinas– cliKbr

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960