Prestes a completar um ano de funcionamento, a Biblioteca "Embarque na Leitura", da Estação Brás da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], apresenta números de sucesso. Até o dia 30 de abril, foram feitos 13.872 empréstimos e 2.007 cadastros de leitores. Neste mês, as obras mais retiradas foram "Quarto Escuro, de Louise Welsh, "O Caçador de Pipas", de Khaled Hosseini, e "A Chave de Michelangelo", de S. U. Amorim. O acervo conta com mais de 2.400 títulos dos mais diversos gêneros, desde literatura brasileira, auto-ajuda e infanto-juvenil, até filosofia, religião e lingüística.
Perfil do leitor
Levantamento do Instituto Brasil Leitor apontou que cerca de 46% dos frequentadores têm idade entre 21 e 30 anos. Outros 22% têm de 31 a 40 anos, e 17,5%, de 11 a 20. As mulheres são maioria: 60%, enquanto homens representam 40%.A escolaridade dos leitores ficou distribuída da seguinte forma: 57% têm o ensino médio completo, 13% têm o superior incompleto e 15% terminaram o curso superior. Os outros 15% estão divididos entre fundamental completo, incompleto, ensino médio incompleto, ensino técnico e pós-graduação.O levantamento apontou ainda que as sessões mais procuradas são as de literatura, com cerca de 6.140 empréstimos, e de psicologia e filosofia, com 2.552 retiradas.
Embarque na Leitura
A biblioteca, inaugurada em 2 de junho, é resultado de parceria da CPTM com o Instituto Brasil Leitor [IBL] e a Fosfértil. Trata-se da primeira unidade instalada em estação ferroviária no Brasil.O projeto Embarque na Leitura funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para se cadastrar, o interessado deve apresentar documento de identidade e CPF [original e cópia], comprovante de residência recente [original e cópia] e uma foto 3x4. Menor de 18 anos deve estar acompanhado de um dos pais ou responsável. Cada leitor receberá uma carteirinha de identificação com foto e código de barras.
Fonte: CPTM
0 comentários:
Postar um comentário