Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Rio: Suposta greve de rodoviários prejudica passageiros de ônibus na Zona Oeste

segunda-feira, 12 de abril de 2010


Passageiros estão enfrentando dificuldades para encontrar ônibus, principalmente na Zona Oeste, no início da manhã desta segunda-feira. Embora não haja informações oficiais sobre uma possível paralisação dos rodoviários, os pontos de ônibus estão lotados em bairros como Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. O movimento nos ramais do Metrô e da Supervia também já começam a apresentar aumento da fluxo de passageiros.

Funcionários da empresas de ônibus Pegaso, Jabor e Zona Oeste cruzaram os braços na madrugada deste segunda-feira. Alguns deles estão concentrados em frente às garagens das companhias, todas na zona oeste, na tentativa de impedir a circulação de coletivos. A paralisação começou por volta das 2h, prejudicando passageiros em bairros das zonas Sul e, principalmente, Oeste do município.
Nelis Marcos Teixeira, presidente da Rio Ônibus, sindicato patronal do setor, reagiu com estranheza à manifestação.
- Fui pego de surpresa, já que o dissídio (5%) foi assinado pelo sindicato dos metroviários. Tive a informação de que essa greve é uma ação política de um grupo de oposição do sindicato - afirmou.
Funcionários da Empresa Real também teriam aderido à paralisação. Segundo o presidente da Rio ônibus, cerca de 35% de cada uma dessas empresas afetadas não estão trabalhando.

Fonte: O Globo
READ MORE - Rio: Suposta greve de rodoviários prejudica passageiros de ônibus na Zona Oeste

Recife: Ônibus climatizados, horário certo e mesmo nível das paradas. Essa é a forma de atrair população para o uso de coletivos


O conceito do transporte público do futuro, aquele do corredor inteligente com ônibus no mesmo nivel das paradas, com horário certo de chegada e partida, com estações climatizadas e pagamento antecipado, a gente já conhece e aguarda a implantação, prevista nos principais corredores de tráfego Norte/Sul, Leste/Oeste e Avenida Norte até a Copa de 2014. Esse conceito, que a gente ensaia fazer aqui, já é realidade em 20 países e a ideia, que não é nova, surgiu em Curitiba na década de 1970 pelas mãos do urbanista Jaime Lerner, o mesmo que elaborou o projeto do Norte/Sul.

A preocupação com o transporte do futuro foi um dos temas debatido ontem no Congresso Internacional Cidades Sustentáveis, promovido pelo Sindicato da Arquitetura e de Engenharia (Sinaenco-PE),no Centro de Convenções, em Olinda. E traz no centro do problema o desafio de aumentar as restrições para os carros individuais e atrair esse público para o coletivo.

Há, no entanto, um consenso de que não basta apenas melhorar a qualidade do transporte nos corredores. As linhas alimentadoras são tão importantes quanto. Os caminhos que antecedem os corredores são longos e penosos e dificultam qualquer logística de deixar o carro em casa. A dona de casa Jaciara Minervina, 32 anos, não tem essa opção. Depende do ônibus. Ontem, enquanto aguardava a condução, numa espera de 40 minutos, em uma parada ao lado do Largo da Paz, no bairro de Afogados, conversava com um olho nas compras e outro na rua. O ônibus, que faz a linha Jaboatão/Centro, da empresa Santa Cruz e ligada ao Sistema Estrutural Integrado (SEI), chegou finalmente. Mas parou muito distante da parada. Não só ele.

"Vou ter que correr agora, senão perco o ônibus", contou. Conseguiu ajuda de outro passageiro e subiu em um ônibus já lotado, atravessando quase metade da pista. Não deu tempo perguntar o que ela esperava do transporte do futuro. A pergunta foi então para o aposentado José Nunes Filho, 76. A resposta veio imediata. "Colocar mais ônibus. A gente espera muitotempo e vem tudo lotado", reclamou. "Isso também, mas o que o senhor gostaria mais?

Por exemplo, paradas de ônibus climatizadas, com o ônibus parando pertinho, sem precisar correr e já saber o horário de chegada. Que tal?", insisto. Ele não tem dúvidas: "Acho que se colocar mais ônibus já fica bom", considerou o aposentado, que não tem nenhum parâmetro para exigir o contrário.

O contrário do que José Nunes conhece é possível e deve ser prioridade para não transformar em caos um trânsito já ruim. Para o engenheiro e ex-professor de trânsito da Universidade de São Paulo (USP), Wagner Colombine, as linhas alimentadoras precisam também se tornar atraentes. Com a experiência de quem ajudou a implantar o Tranporte Rápido por Ônibus (TRO) em outros países, ele explica que a multiplicação dos automóveis não comporta nas vias existentes e o fenômeno dos engarrafamentos deixou de ser dos grandes centros urbanos.

"Há carro demais e ruas de menos. É preciso investir no transporte público em toda sua dimensão, corredores e linhas alimentadoras", enfatizou. Ainda segundo ele, o transporte não motorizado, no caso o pedestre e o ciclista são complementares. "Isso significa calçadas em condições de uso e cliclovias. É isso ou esperar o caos, como já acontece nos grandes centros urbanos", ressaltou.

Fonte: Diário de Pernambuco
READ MORE - Recife: Ônibus climatizados, horário certo e mesmo nível das paradas. Essa é a forma de atrair população para o uso de coletivos

Curitiba: Linha Turismo terá novos modelos de ônibus de dois andares em 2010


A Linha Turismo de Curitiba terá novidades a partir de março de 2010. Para atender os curitibanos e turistas que pretendem conhecer a cidade com um olhar “mais elevado”, a Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) e a prefeitura irão implantar quatro novos ônibus double deck, aqueles de dois andares e com a parte de cima aberta. A novidade, no entanto, não fica apenas no aumento da frota (atualmente são cinco ônibus de dois andares). As quatro novas unidades terão mudanças no projeto.
Segundo Elcio Luiz Karas, gestor de vistoria e cadastro da Urbs, os novos ônibus terão um toldo retrátil na parte superior e suportes para bicicletas e carrinhos de bebê na parte traseira do veículo. “Queremos atrair as pessoas que usam bicicleta a também usar o ônibus de turismo”, afirmou Karas.
O gestor afirmou que as mudanças são adequações e melhorias no sistema. “Vamos adotar o toldo em função do clima de Curitiba, em dias chuvosos a linha fica ociosa. Assim, o ônibus vai poder continuar trabalhando e oferecemos conforto para o usuário”, explicou. O ônibus de dois andares completou um ano no dia 15 de novembro de 2009.
De acordo com o Instituto Municipal de Turismo, da prefeitura de Curitiba, desde a entrada do ônibus foi registrado um crescimento de 54,5% no número de passageiros da Linha Turismo. A comparação foi feita com dados de 2008. A presidente do Instituto, Juliana Vosnika, afirmou que os meses de dezembro, janeiro e julho são os que têm a maior procura, pois coincidem com férias escolares.
“Nos meses de alta os ônibus funcionam às segundas-feiras também. No resto do ano isso não ocorre”, disse Juliana. Os dados da prefeitura mostram que o maior volume de pessoas na Linha Turismo é registrado aos sábados. Em 2009, de janeiro até novembro ocorreram 117.953 embarques aos sábados. Sexta e domingo também são dias de bastante movimento.

  1. Projetos
    A presidente do Instituto Municipal do Turismo, Juliana Vosnika, disse que o órgão está fazendo um estudo de revisão de todos os serviços oferecidos pela Linha Turismo. “Como, por exemplo, a opção de colocar um guia dentro do ônibus para dar informações sobre os locais e distribuir material informativo como panfletos”, explicou. Juliana afirmou que foram pegos exemplos de outras cidades do mundo que oferecem serviço semelhante.
    “Técnicos do instituto estão discutindo com a Urbs para ampliar e melhorar os serviços para o turista. Queremos colocar mais lugares para comprar o tíquete de embarque.” Juliana disse que as ações tomadas pela prefeitura e pela Urbs estão levando em conta o aumento de turistas na cidade, em razão da Copa do Mundo de 2014. Curitiba é uma das sedes do mundial de futebol.
  2. Transporte de bicicletas
    Nos quatro novos ônibus, as pessoas poderão levar as bicicletas nos suportes dos ônibus e deixar as pedaladas apenas para os parques. “Com o equipamento será possível transportar bicicletas. Também será possível colocar carrinhos de bebês. O suporte levará de 3 a 4 bicicletas e 3 carrinhos de bebês. Queremos melhorar o aproveitamento do veículo, possibilitar um conforto e incentivar o uso de bicicletas”, enumerou o gestor da Urbs Elcio Karas.
  3. Serviço
    A Linha Turismo circula a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 45 quilômetros em cerca de 2 horas e meia. O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos de embarque. O passageiro compra uma cartela com cinco tíquetes no valor de R$ 20 e tem direito a um embarque e quatro reembarques.

Fonte: Gazeta do Povo

READ MORE - Curitiba: Linha Turismo terá novos modelos de ônibus de dois andares em 2010

Londrina: Ônibus terão faixa exclusiva na Rua João Cândido a partir desta segunda


A partir desta segunda-feira (12), ônibus e táxis com passageiros terão uma faixa exclusiva na Rua Professor João Cândido, no centro de Londrina. A medida anunciada no fim de março tem como objetivo dar maior fluidez no tráfego de veículos no quadrilátero central. Com a mudança, a via perdeu locais de estacionamento e o itinerário de alguns ônibus precisou ser mudado. No primeiro dia, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai orientar os motoristas.

A faixa exclusiva funcionará das 7 às 19 horas. Diversos lojistas da região reclamaram da falta das vagas de estacionamento. A CMTU argumentou que ampliará vagas, principalmente de carga e descarga, em vias transversais. Empresários pediram que a implantação da terceira faixa fosse adiada, para que o assunto pudesse ser melhor discutido. A prefeitura não atendeu à solicitação.

O diretor de trânsito da CMTU, Wilson de Jesus, explicou que a terceira faixa será entre as Avenida Juscelino Kubitschek e Rua Benjamin Constant. “Os motoristas que quiserem fazer a conversão à direita, deverão dar seta e entrar na terceira faixa 25 metros antes da faixa de pedestres”, explicou o diretor. Segundo ele, num primeiro momento haverá permissão para embarque e desembarque na pista da esquerda. “Mas segunda é o primeiro dia e vamos ver ainda como será a sinalização dos motoristas”, afirmou.

O itinerário dos ônibus que subiam a João Cândido e realizavam a conversão na Rua Pará foi modificado. Todos seguirão diretos pela João Cândido até o Terminal Urbano de Londrina. “A única linha de ônibus que fará a conversão à direita será a 800, entrando na Rua Piauí. Os demais ônibus, que entravam na Paraná, vão subir direto a João Cândido”, informou Jesus. Desta forma, as linhas que antes paravam em pontos nas ruas Pará, Prefeito Hugo Cabral e Benjamin Constant, não mais passarão por eles.

A CMTU levará equipe técnica e de fiscalização para a João Cândido na manhã desta segunda-feira (12). O objetivo é avaliar os resultados da mudança e implantação da terceira faixa. Além disso, funcionários das empresas de transporte coletivo também ficarão monitorando. “Como é o primeiro dia, estaremos lá bem cedo para ver o desenrolar do fluxo. Vamos orientar e ver o comportamento do motorista. Certamente haverá gente com dúvida”, afirmou o diretor de trânsito.
As mudanças na Avenida Duque de Caxias estão programadas para iniciar na próxima semana, já que nesta os agentes da CMTU concentrarão as atividades na avaliação da João Cândido.

Fonte: Jornal de Londrina
READ MORE - Londrina: Ônibus terão faixa exclusiva na Rua João Cândido a partir desta segunda

Teresina sedia capacitação para 2 mil funcionários de ônibus coletivos


De 14 a 16 de abril cerca de 2 mil funcionários das empresas de ônibus participam de atividade de capacitação. A III Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Sipatrans, é o único evento do país que reúne colaboradores de todas as empresas de um mesmo segmento. Além da reciclagem profissional o evento proporciona uma verdadeira integração entre as empresas.

A troca de experiências se verifica no Encocipas - Encontro de Representantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Eles discutem questões como a padronização das ações e a responsabilidade legal das empresas nos acidentes de trabalho.

A prestação de serviços é outro destaque. Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, serão oferecidos vários exames médicos como testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

O evento é promovido pelo Setut em parceria com as seguintes instituições: Strans, Ministério Público do Trabalho, Sintetro, Sup Reg de Trabalho e Emprego, INSS, Sest/Senat, Fundação Municipal de saúde e Polícia Rodoviária Federal.

Fonte: Cidadeverde
READ MORE - Teresina sedia capacitação para 2 mil funcionários de ônibus coletivos

Belém: Prefeitura quer regularizar frota com 150 micro-ônibus


Com direito a carreata e buzinaço, os trabalhadores do transporte alternativo comemoraram ontem a determinação do prefeito de Belém, Duciomar Costa, que solicitou à Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), a elaboração de um projeto que pode garantir a circulação de 150 micro-ônibus, que antes trafegavam de forma irregular.
Depois de seis anos na luta pela legalização do transporte alternativo, esse foi o primeiro passo dado pela prefeitura sinalizando a possível aprovação desse tipo de transporte na cidade. O presidente da Associação dos Trabalhadores do Transporte Alternativo, Francinaldo Barros, disse que o projeto já foi feito pela CTBel e visa liberar inicialmente 150 micro-ônibus de forma legalizada, mas, depois o número deve ser ampliado.
“Temos mais de mil veículos em Belém que fazem o transporte alternativo. O prefeito liberando esses 150, já é uma grande vitória e nos traz esperanças de que um dia poderemos conseguir liberar todos”.
Barros explicou que, se o projeto for aprovado, os primeiros micro-ônibus a circularem nas ruas da cidade serão fiscalizados e irão atuar com os mesmos padrões de uma empresa privada, formada pelas 22 cooperativas de transporte alternativo de Belém.“O importante é que mesmo se não conseguimos legalizar todos os carros, abriremos oportunidades de emprego para os cooperados, porque teremos fiscal, cobrador, motorista e todos os cargos que uma empresa de ônibus normal necessita”.
PREÇOS - Ele também informou que o preço da passagem será o mesmo de um ônibus comum: R$ 1,85. Nos micro-ônibus serão aceitos meia-passagem e oferecerão seguro para os passageiros no caso de acidente e terão como principal diferencial os horários de circulação e as linhas por onde irão trafegar. “Nossa proposta é rodar 24 horas por dia em locais mais afastados, onde o transporte público não chega. Queremos unir o útil ao agradável”.
O diretor do Sindicato dos Rodoviários de Belém, Wilson Rocha, informou que o sindicato não é contra a possível legalização do transporte alternativo na cidade, porém, acredita que a legalização não irá resolver o problema do transporte público na cidade. “Ficamos felizes porque são novas vagas de emprego que estão sendo geradas, mas nem tudo será resolvido com isso”.
Em nota, a CTBel confirmou a informação que já elaborou uma proposta que prevê a concessão para operacionalização do serviço de transporte público de passageiros a 150 micro-ônibus, no qual os operadores terão regras a serem cumpridas, seguindo o que determina a Lei Orgânica do Município de Belém e o Regulamento do Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus do Município de Belém.

Fonte: Diário do Pará

READ MORE - Belém: Prefeitura quer regularizar frota com 150 micro-ônibus

É difícil andar de ônibus e metrô em Canoas


São milhares os passageiros diariamente se deslocando em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. O metrô transporta por dia 168 mil passageiros. Nos horários de pico, a superlotação está sendo analisada pelos técnicos. Além disso, reclamações de descumprimentos de horários fazem parte do cotidiano dos usuários. Em Canoas, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade implantou várias mudanças nas linhas de ônibus.

A L1 foi desmembrada em duas: L1-Via Ideal-Centro e Nazário-Rua São João-Centro também foi criada a linha Setor1-Nova Estância-Centro. Além disso, a empresa Vicasa estuda a possibilidade de ampliar o estacionamento de embarque e desembarque de passageiros, na Estação Canoas La Salle. O secretário da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade, Luiz Carlos Bertotto, diz que está à disposição para estudar a ampliação do estacionamento das linhas de ônibus integração.

Bertotto revela que vem realizando estudos, com o objetivo de integrar as tarifas de ônibus Sogal com as da Integração. “Estamos em fase de avaliação, mas posso adiantar que pretendemos implantar um sistema único de transporte urbano coletivo. A mudança facilitaria, ainda mais, o acesso dos usuários”.

No município de Sapucaia do Sul, a secretaria de Segurança e Trânsito analisa a possibilidade de ampliar os estacionamentos de embarque e desembarque do final da linha dos coletivos, que estão localizados junto a Estação da Trensurb Sapucaia. “Estamos em fase de estudo e de projeto, mas temos a intenção de ampliar as paradas de ônibus que estão localizadas na Estação Sapucaia”, comenta o secretário Ivan Braz.

A cidade de Esteio apresenta uma das tarifas de ônibus mais baixas da região metropolitana, que é equivalente a R$ 2,10. A passagem oferece aos usuários a possibilidade de embarcar em lotações, que transita nos bairros do município. “A nossa tradição, em Esteio, é manter a tarifa de ônibus com preço baixo.

A tarifa estava estimada em R$ 2.30, mas conseguimos manter o valor equivalente a R$ 2,10”, diz o Secretário da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, Arno Leonhardt. O gerente de operação da Trensurb, Rubens Pazin, explica que a superlotação seria amenizada se a Trensurb adquirisse 32 trens com seis carros, sendo que atualmente disponibiliza somente 25 trens e quatros carros.

“A nossa meta é comprar mais trens, mas precisamos de recursos financeiros para isso acontecer”, argumenta.

Fonte: Correio de Notícias

READ MORE - É difícil andar de ônibus e metrô em Canoas

Rio: Passageiros têm mais uma semana para retirar Bilhete Único


Quem ainda não retirou o Bilhete Único tem mais uma semana para fazer o pedido diretamente num dos 19 postos de atendimento do Rio e Grande Rio. A partir do dia 16 de abril, quem quiser aderir ao benefício garantido pelo Governo do Estado terá que fazer o cadastramento pelo site http://www.riobilheteunico.com.br/.

A Secretaria Estadual de Transportes preferiu manter os dois postos que registram maior movimentação abertos, o da Central do Brasil, com média diária de 720 atendimentos, e o do Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro de Niterói, que registra mais de 150 adesões ao programa por dia.


Fonte: O Dia online
READ MORE - Rio: Passageiros têm mais uma semana para retirar Bilhete Único

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960