São milhares os passageiros diariamente se deslocando em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. O metrô transporta por dia 168 mil passageiros. Nos horários de pico, a superlotação está sendo analisada pelos técnicos. Além disso, reclamações de descumprimentos de horários fazem parte do cotidiano dos usuários. Em Canoas, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade implantou várias mudanças nas linhas de ônibus.
A L1 foi desmembrada em duas: L1-Via Ideal-Centro e Nazário-Rua São João-Centro também foi criada a linha Setor1-Nova Estância-Centro. Além disso, a empresa Vicasa estuda a possibilidade de ampliar o estacionamento de embarque e desembarque de passageiros, na Estação Canoas La Salle. O secretário da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade, Luiz Carlos Bertotto, diz que está à disposição para estudar a ampliação do estacionamento das linhas de ônibus integração.
Bertotto revela que vem realizando estudos, com o objetivo de integrar as tarifas de ônibus Sogal com as da Integração. “Estamos em fase de avaliação, mas posso adiantar que pretendemos implantar um sistema único de transporte urbano coletivo. A mudança facilitaria, ainda mais, o acesso dos usuários”.
No município de Sapucaia do Sul, a secretaria de Segurança e Trânsito analisa a possibilidade de ampliar os estacionamentos de embarque e desembarque do final da linha dos coletivos, que estão localizados junto a Estação da Trensurb Sapucaia. “Estamos em fase de estudo e de projeto, mas temos a intenção de ampliar as paradas de ônibus que estão localizadas na Estação Sapucaia”, comenta o secretário Ivan Braz.
A cidade de Esteio apresenta uma das tarifas de ônibus mais baixas da região metropolitana, que é equivalente a R$ 2,10. A passagem oferece aos usuários a possibilidade de embarcar em lotações, que transita nos bairros do município. “A nossa tradição, em Esteio, é manter a tarifa de ônibus com preço baixo.
A tarifa estava estimada em R$ 2.30, mas conseguimos manter o valor equivalente a R$ 2,10”, diz o Secretário da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, Arno Leonhardt. O gerente de operação da Trensurb, Rubens Pazin, explica que a superlotação seria amenizada se a Trensurb adquirisse 32 trens com seis carros, sendo que atualmente disponibiliza somente 25 trens e quatros carros.
“A nossa meta é comprar mais trens, mas precisamos de recursos financeiros para isso acontecer”, argumenta.
Fonte: Correio de Notícias
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