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Transporte Público no Recife: Cabe Mais Um?

sexta-feira, 26 de março de 2010


É impressionante o sofrimento da população do Recife e Região Metropolitana para usarem o Transporte público, nos horários de pico, mais pela manhã, usuários vivem a falta de estrutura dos terminais integrados, filas desorganizadas e sem tamanhos refletem a preocupação de como resolver este problema, no terminal do Barro por exemplo, as plataformas de embarque são tão pequenas que muitos usuários tem que se apertarem para subir no coletivo, pior é quem pega a linha UR-03 e UR-05/Barro que nem fila tem, é um por todos e todos por si, é na base da esperteza e desorganização mesmo.

Pessoas que chegam depois entram na frente de quem chegou primeiro e não chega nenhum funcionário para organizar a fila, já no terminal da Joana Bezerra além da insegurança e falta de infra-estrutura, usuários da linha Paulista/Joana Bezerra reclamam da demora dos ônibus.

Já na linha Joana Bezerra/Boa Viagem, os ônibus saem lotados, é tanta gente que usa o transporte público hoje em Recife que nem o metrô está suportando(Foto), pra se ter uma idéia, pela manhã para entrar no vagão só se for na base do empurra-empurra de tão lotado que vai, e não é por demora não, pois o Metrô Recife no horário de Pico tem o Intervalo de 05 minutos de um Metrô para o outro.

Isso apenas justifica o aumento da população e a falta de investimento no setor nos últimos anos, o número de passageiros aumentou de forma significativa e o transporte público não acompanhou o ritmo do crescimento econômico do estado, é semelhante a um apagão, só que este é na questão da mobilidade urbana, o Governo do estado vem tentando amenizar esta situação com a construção de mais terminais integrados como o Pelópidas da Silveira, Caxangá e o do cabo já inaugurados e ainda com previsão de mais inaugurações para o decorrer deste ano como o terminal Tancredo neves que atenderá diretamente 122 mil pessoas, nos dias úteis.
  • A previsão é de que operem no local 17 linhas de ônibus. A área construída será de 2.812,06 m2, em um terreno de 11.660,40 m2. Serão aplicados R$ 8.9 milhões para a construção do TI, além de R$ 1,8 milhão para o acesso viário.
    O governo estadual vem investido fortemente em ações que visam priorizar o transporte coletivo e a mobilidade. Ao longo do próximo ano, além da continuidade da ampliação do SEI projetos como a construção do corredor Norte-Sul (com a implantação do Transporte Rápido por ônibus) e a licitação das linhas que fazem parte do STPP/RMR, serão executados pelo Grande Recife.

Fonte: Blog Meu Transporte

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Estudantes fazem segundo dia de manifestação pelo meio-passe em Belo Horizonte

Estudantes voltaram a fazer manifestação nesta quinta-feira, no centro da capital, para pedir meio-passe no transporte público.
Os estudantes fizeram passeata e depois se concentraram na Praça Sete, no cruzamento das avenidas Amazonas e Afonso Pena. O trânsito chegou a ser interrompido. O líder do governo, vereador Paulo Lamac, informou que a prefeitura deve enviar um projeto à câmara no mês que vem. O projeto prevê meio-passe apenas para estudantes da rede pública, que tenham dificuldades financeiras e que morem longe das escolas.
Fonte: MGTV 1ªEdição
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Feira de Santana: Começam a chegar os ônibus novos


Ônibus novos que vão integrar a frota do transporte coletivo urbano em Feira de Santana começam a chegar na cidade. Dois veículos de um total de 10 que serão apresentados ainda esta semana já estão na garagem da empresa de transporte Princesinha, com nova padronização e equipados com elevador para garantir a acessibilidade de cadeirantes.
Os novos veículos, todos zero quilômetro, foram inspecionados pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta quinta-feira (25), na garagem da empresa. Ele ressaltou que até a véspera da Micareta, que este ano ocorre de 15 a 18 de abril, um total de 25 novos ônibus já estarão em circulação para atender à população feirense.
O gerente da empresa Princesinha, Aluízio Abade, informa que outros quatro ônibus já saíram da fábrica, a Mascarello, em Cascavel, no Paraná, e devem chegar à cidade até final do dia.
Aluízio Abade informa ainda que os veículos possuem carroceria da fábrica Mascarello, com chassis da Agrale, empresa que atualmente vem produzindo ônibus com motores MWM. Com um total de 25 ônibus, que devem chegar à cidade até o dia 15 de abril, estaremos investindo um total de R$ 6 milhões na renovação da frota. Somente no ano passado substituímos outros 25 veículos, perfazendo um total de 51 novos ônibus, ressaltou.
A nova padronização dos ônibus é com faixas laterais nas cores (branca, verde e vermelha) da bandeira de Feira de Santana e cor predominante branca. Já os pára-choques são nas cores vermelha ou verde ou azul, facilitando a especificação do ramal que tem que percorrer.
Durante a inspeção, o prefeito Tarcízio Pimenta esteve acompanhado do secretário de Comunicação Social Edson Borges.

Fonte: JusBrasil
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DF: Metroviários descumprem determinação da justiça e param totalmente

Nenhum trem circulou ontem, mesmo sob pena de multa de R$100 mil. TRT havia determinado que 60% dos trens deveriam circular. Governo ofereceu reajuste salarial de 20% para fim imediato da greve.
Fonte:DFTrans
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Em Marília, pessoas com deficiência não podem contar com ônibus adaptado


O único ônibus disponibilizado pela prefeitura não possui plataforma elevatória. A prefeitura da Cida ainda faz planos para a aquisição de novos veículos.

Pessoas com deficiência que recebem atendimento especializado na Clínica de Fisioterapia da Unimar (Universidade de Marília) não podem contar com ônibus adaptado para o transporte.

O único veículo convencional disponibilizado pela prefeitura não possui plataforma elevatória para cadeiras de rodas. Além disso, a única porta do veículo é pequena, dificultando o acesso. Os pacientes também se queixam que as poltronas são pequenas e desconfortáveis. Pessoas paraplégicas dependem da ajuda de familiares para se deslocarem (no colo) para o interior do ônibus e para a clínica.

Há 18 anos e duas vezes por semana, Daniele, filha do aposentado Divo Merlotti, 61, é atendida na clínica. Ele relata estar há anos cobrando do poder público um veículo adaptado. “É grande o nosso sofrimento. Tenho que pegar a Daniele no colo e carregá-la se eu quiser que ela seja atendida. Já não tenho mais forças para isso. Nossa sorte é que todos se ajudam aqui”, relata.

Segundo estimativa dele, cerca de 80 pacientes são submetidos a tratamento semanal na clínica e se utilizam do transporte disponível. Cadeirante há oito anos, Zuleide de Oliveira Souza, 62 anos, enfrenta as mesmas dificuldades. “Sempre preciso que alguém me carregue, sinto muitas dores”, disse.

Segundo a prefeitura, há um plano para aquisição de três ônibus adaptados para atender toda a cidade e as universidades que oferecem esses serviços à população. O período de aquisição dos ônibus é entre seis e oito meses.

Fonte: Vida Mais Livre
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SuperVia vai registrar queixa contra passageiros que destruíram estação

A SuperVia, concessionária que administra o serviço de trens no Rio, informou nesta quinta-feira (25) que vai registrar queixa contra os passageiros que destruíram parcialmente a estação de Saracuruna, na Baixada Fluminense. Segundo a Polícia Militar, um homem foi preso durante tumulto.
A confusão aconteceu pela manhã, depois que dois trens enguiçaram e a estação ficou lotada. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um fogo dentro de um dos vagões. Uma mulher sofreu escoriações e foi atendida no local.
Um passageiro ta´mbém gravou no celular o incêndio. Outras imagens mostram um rapaz destruindo o teto da bilheteria, que foi invadida por várias pessoas. Um homem saiu carregando um ventilador. Na plataforma, todas as placas de sinalização foram derrubadas. Cadeiras foram arremessadas nos trilhos e documentos da SuperVia ficaram espalhados.
Prejuízos - A SuperVia afirmou que a circulação de trens no ramal de Saracuruna teve de ser suspensa porque passageiros teriam invadidos os trilhos para protestar contra o atraso dos trens. Segundo a empresa, dois trens que partiriam às 6h31 e às 6h58 apresentaram problemas e não puderam sair da estação. A empresa calcula que na hora do tumulto cerca de duas mil pessoas estavam na estação.
Com isso, a estação de Saracuruna ficou lotada e a a circulação do ramal passou a ser feita entre a Central e a estação de Campos Elíseos, nos dois sentidos. Segundo a SuperVia, a PM foi chamada para liberar a linha férrea.
Ainda de acordo com a SuperVia, dois trens com ar condicionado danificados foram retirados de circulação e terão que ser substituídos por composições mais antigas. A concessionária informou que ainda está avaliando a dimensão do prejuízo.
Pela tarde, representantes do Conselho Regional de Engenharia fizeram uma vistoria na estação. A SuperVia garantiu que, apesar dos estragos, o ramal de Saracuruna vai funcionar nesta sexta-feira (26) com o número normal de trens.
Fonte: RJTV
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PN do Iguaçu (PR) terá mais cinco ônibus turísticos


Os turistas que visitam o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), vão ganhar mais cinco ônibus. Os novos veículos são articulados, mais econômicos e possuem capacidade maior de passageiros. Uma unidade já está em fase de experimentação no parque.

Na primeira semana de abril, a concessionária Cataratas do Iguaçu S/A e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade apresentarão a nova frota.

Fonte: Panrotas
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No dia do aniversário, Curitiba ganha o ônibus Ligeirão

quinta-feira, 25 de março de 2010


No dia do aniversário de 317 anos, na segunda-feira, 29 de março, Curitiba ganhará o ônibus Ligeirão, a primeira Linha Direta Expressa que fará a ligação Boqueirão-Centro. O Ligeirão começará a circular às 5h41, saindo do Terminal Boqueirão em direção à estação praça Carlos Gomes.

A linha vai encurtar em pelo menos 15 minutos o tempo de deslocamento entre o bairro e o centro, passando direto por 16 das 17 estações-tubo da avenida Marechal Floriano Peixoto. O Ligeirão só terá paradas nos terminais Hauer e Carmo, e na estação Cefet. Contando os pontos de chegada e saída, o Ligeirão fará cinco paradas, enquanto a linha Boqueirão convencional faz 19 paradas."São avanços significativos no sistema de transporte.

Mais do que uma nova linha de ônibus, o Ligeirão representa um aumento na capacidade e eficiência do sistema, que começa pelo Boqueirão e que, futuramente, poderá ser levado a outros eixos de transporte", afirma o prefeito Beto Richa. O Eixo Boqueirão, formado pela Marechal Floriano, opera com uma frota de 22 ônibus biarticulados e transporta, por dia útil, 70 mil passageiros em média. A estimativa é que em torno de 30 mil passageiros migrem para o Ligeirão ao longo do ano.

O número de passageiros do Ligeirão pode chegar a 40 mil por dia útil, porque a linha será também uma excelente opção para quem se desloca neste trajeto pelos ligeirinhos Sítio Cercado e Boqueirão-Centro Cívico. É que os ligeirinhos compartilham seus trajetos - paralelos aos eixos - com o trânsito em geral, enquanto o Expresso, que é o caso do Ligeirão, segue pelas canaletas.

O Ligeirão faz parte de um grande conjunto de obras e melhorias do transporte que vêm sendo feitas desde 2005, aí incluídos o eixo de transporte da Linha Verde Sul com o ônibus Pinheirinho-Carlos Gomes; a reforma de 19 dos 21 terminais de transporte, a reforma e ampliação de todas as estações-tubo do Inter 2; a renovação em quase 60% da frota de ônibus; e a licitação da operação do sistema de transporte coletivo urbano de Curitiba.

Fonte: Bem Paraná
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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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