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Inmetro vistoria transporte coletivo no Rio Grande do Sul

quarta-feira, 17 de março de 2010


O Inmetro está realizando vistoria dos cronotacógrafos - instrumentos que registram a velocidade, o tempo e a distância percorrida - instalados no transporte coletivo do Estado. A ação, que segue até novembro, deverá revisar cerca de 8 mil ônibus. No momento, a vistoria acontece nos veículos com final de placa 2.

Em março, serão verificados os ônibus com final de placa 3."O objetivo é garantir que os equipamentos estejam sendo usados de maneira correta", disse o diretor de programas e inovações do Inmetro/RS, Jorge Luiz Seewld. Ele explicou que os cronotacógrafos, de uso obrigatório em ônibus e caminhões, visam reduzir o número de acidentes de trânsito. As revisões começaram em 2008 e na primeira etapa foram vistoriados os veículos de cargas perigosas, como caminhões. "Naquela ocasião, verificamos que os instrumentos necessitavam de ajustes na medição", informou o diretor do Inmetro.

Em todo país são cerca de 60 mil veículos deste porte. Destes, oito mil circulam no Rio Grande do Sul. Os veículos de transporte escolares também estão sendo revisados. A previsão é de que até o início das aulas a verificação esteja concluída. O uso do cronotacógrafo é uma exigência do Código Brasileiro de Trânsito e foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito em 1999. "As verificações serão realizadas de dois em dois anos", disse.

O custo da revisão é de R$ 109,20. O diretor presidente da Associação Gaúcha das Pequenas e Médias Empresas transportadoras de passageiros intermunicipais, Ernani Edgar Kahmann, concorda que o uso dos instrumentos ajuda a diminuir em até 30% o índice de acidentes. No Estado, 279 empresas tem concessão do Daer para fazer as linhas intermunicipais.

Todos os instrumentos verificados até agora estão sendo selados pelo Inmetro. O selo garante que os cronotacógrafos foram revisados e estão de acordo com as condições de uso.

Fonte: Intelog

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Expresso SPTrans Indy 300 supera as expectativas e transporta 21 mil torcedores

As linhas de ônibus especiais criadas pela São Paulo Transporte (SPTrans) para transportar os torcedores da São Paulo Indy 300 teve grande aceitação do público e levou um número 76% superior ao projetado.
Por ocasião da organização do serviço, a SPTrans calculou que aproximadamente 12 mil espectadores usariam o Expresso para chegar ao circuito, mas a população atendeu a orientação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e adotou o transporte público. Foram 21.188 usuários nos dois dias.
O Expresso atendeu bem à demanda e não houve filas nem espera.A exemplo de outras operações especiais, como a corrida de Fórmula 1 e os desfiles de Carnaval, a SPTrans mobilizou seus técnicos para coordenar o esquema de transporte para levar o público ao local da prova, no Parque Anhembi.
No total foram 160 profissionais da SPTrans que viabilizaram o transporte em quatro linhas que partiam de locais diferentes: Expo Center Norte, Metrô Palmeiras/Tietê, Metrô Palmeiras/Barra Funda e Aeroporto de Congonhas.A frota da operação especial da Fórmula Indy foi composta por 62 coletivos para a operação especial no Anhembi.
Todos os ônibus são novos e acessíveis, ou seja, com piso baixo para facilitar o acesso dos passageiros, e fora monitorados à distância, por GPS. O atendimento aos passageiros foi feito em sete idiomas. Quem foi para a corrida usando ônibus pode contar com uma alternativa rápida e eficiente para chegar à região do autódromo.
Fonte: SPTrans
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Passageiros enfrentam problemas no Metrô de SP pelo segundo dia consecutivo



Usuários do Metrô de são Paulo enfrentam nesta terça-feira (16), pelo segundo dia consecutivo, problemas no transporte no horário de pico do período da manhã.
Às 7h08, uma falha em um equipamento na estação Sacomã da linha 2-Verde provocou redução de velocidade dos trens entre as estações Sacomã e Alto do Ipiranga. De acordo com a assessoria do Metrô, o problema foi normalizado às 7h28.
Mais tarde às 7h41, uma composição apresentou falha em uma das portas na estação Praça da Árvore da linha 1-Azul, no sentido Tucuruvi. Os passageiros tiveram de ser retirados e o trem voltou a circular. De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, a falha foi normalizada às 7h46.
Na segunda-feira (15), uma composição apresentou problemas em uma das portas na estação Vergueiro, no sentido Jabaquara, por volta das 6h55. Os passageiros tiveram de desembarcar para seguir em outro trem.
Ainda de acordo com a assessoria do metrô, às 7h a situação tinha se normalizado. Todos os problemas ocorreram no horário de pico do Metrô que, segundo a assessoria, no período da manhã é entre 6h e 9h e no período da tarde entre 17h e 20h.

Fonte: R7
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Ônibus circularam normalmente em Belo Horizonte, após suspensão de greve


Os ônibus circularam normalmente pela Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta terça-feira (16), depois da suspensão da greve de motoristas de cobradores. Na segunda-feira (15), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Minas Gerais determinou que a paralisação fosse interrompida.

A diretoria da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Minas (Fettrominas) se reuniu com o desembargador Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello e todos decidiram pelo encerramento da greve até uma nova reunião, prevista para acontecer na manhã desta terça.

O desembargador suspendeu os efeitos da liminar, que impunha sanções aos grevistas e foi concedida na sexta-feira (12) ao sindicato patronal. Segundo o TRT, os rodoviários dos municípios de Betim (MG), Brumadinho (MG), Itaúna (MG) e Sete Lagoas (MG) já chegaram a um acordo.

A BHTrans informou que o atendimento ao transporte coletivo foi realizado com cerca de 55% da capacidade na segunda-feira. De acordo com Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), o sistema operou com quase 90% da capacidade, mesmo com mais de 50 ônibus depredados. Seis pessoas foram presas por crime contra o patrimônio.

Os trabalhadores reivindicam aumento de 37%, redução na jornada de trabalho para seis horas e fim da circulação de ônibus sem cobradores. O reajuste proposto pelas empresas é de 4,36%.

Fonte: G1

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DF tem 334 ônibus extras nas ruas para amenizar a greve do metrô

terça-feira, 16 de março de 2010


O DFTrans informou que 334 ônibus extras estão circulando pelas ruas do Distrito Federal para amenizar os problemas causados pela greve do metrô. O problema é que o trânsito ficou ainda mais complicado. Cinco cidades estão recebendo esses ônibus: Samambaia, com 90 ônibus extras; Ceilândia com 80; Taguatinga com 94; Guará com 40 extras; e Águas Claras com 30 ônibus extras. O metrô funcionou parcialmente nessa terça-feira pela manhã. A greve dos funcionários, iniciada nesta segunda, prossegue. Os metroviários fazem assembleia na Praça do Relógio, em Taguatinga.
Para as poucas pessoas que procuram o metrô, uma surpresa: alguns trens circulavam. Quem usou o transporte logo cedo, não enfrentou dificuldades.
- Tomei o metrô normalmente. Peguei na Rodoviária e desceu a multidão normal de sempre - diz o militar Antônio Carlos Barros.
- Quando peguei, estava vazio - diz uma passageira.
- Tem menos gente porque todo mundo acha que 100% dos trens não estão funcionando. Hoje está mais difícil pegar ônibus, que estão cheios - acrescenta o estudante Marcus Vinicius.
A determinação do funcionamento parcial do metrô veio nessa segunda-feira, depois de uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que durou 11 horas e não teve muitos avanços nas negociações. Mas a Justiça determinou que, a partir dessa terça-feira, 360 dos 600 funcionários voltassem a trabalhar. Com isso, das 6h até as 9h, 12 trens operaram. Das 9h até as 16h serão seis trens e das 16h às 19h, devem circular 16 trens.
A direção do Metrô/DF admite que os passageiros podem encontrar dificuldades na volta para casa.
- Vai ser uma operação que não é em condições normais. Isso é matemática. Se eu operava com 23, vou operar com 19 para 12 trens, é evidente que isso vai causar transtorno à população - diz o diretor de operações do Metrô/DF, José Dimas Machado.

Fonte: O Globo
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Em Florianópolis, mudança de linhas irrita passageiros


Prefeitura pretende levar mais ônibus ao Terminal Cidade de Florianópolis
Em protesto na plataforma E do Terminal de Integração do Centro (Ticen), em Florianópolis, cerca de 60 pessoas bloquearam a saída de ônibus, ontem, a partir das 9h30min. Elas são contra a transferência de 85 linhas intermunicipais para o Terminal Cidade de Florianópolis, a partir do dia 21.O protesto durou cerca de 40 minutos. Os passageiros fecharam duas vezes, por 15 minutos cada uma, a saída do Ticen.

Os manifestantes dizem que falta estrutura no Cidade de Florianópolis, parcialmente desativado com a inauguração do Ticen, em 2003.Aproximadamente 50 mil passageiros pegam os ônibus intermunicipais. As linhas circulam por cidades da Grande Florianópolis, como Palhoça, São José e Biguaçu.

– Querem nos jogar naquele lixão! Lá está cheio de mendigos, falta segurança e não tem banheiro – disse Marcos Nascimento, do Grupo Liderança da Serraria, de São José.Manifestantes querem pedir ajuda ao Ministério Público

Os passageiros alegam que, com a mudança, ficará complicado para idosos, pessoas com deficiências e gestantes fazerem a integração para outros terminais.

– Quem quiser ir para a Trindade ou para as praias vai precisar vir caminhando até aqui – observou Lúcia Silveira, da Associação de Idosos do Jardim Zanelatto.

Os manifestantes preparam um abaixo-assinado. Eles pretendem levar as assinaturas ao Ministério Público de Santa Catarina.Mesmo com a manifestação, a transferência de linhas foi confirmada pelo secretário de Transportes de Florianópolis, João Batista Nunes.

Ele disse que as linhas intermunicipais foram escolhidas porque, com elas operando no Ticen, o município deixa de arrecadar cerca de R$ 300 mil, o que poderia subsidiar o transporte público. A taxa paga pelas empresas para uso do Ticen vai para Companhia Operadora Terminais Integração. No Terminal Cidade de Florianópolis, vai para a prefeitura.

O secretário informou que a transferência busca dar nova cara à região do terminal antigo. Ele disse que as reformas no Cidade de Florianópolis devem ficar prontas até sexta-feira. Estão previstos banheiros, câmeras de vigilância e nova iluminação.

Fonte: Diário de Santa Catarina
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SP: protesto de usuários de transporte coletivo bloqueia via

Um protesto de moradores da zona sul de São Paulo provocou congestionamentos na manhã desta terça-feira. Cerca de 300 manifestantes interditaram parcialmente a Estrada do M'Boi Mirim, no bairro Jardim Capela, em protesto contra as condições do transporte coletivo na região e a demora no deslocamento, segundo a Polícia Militar.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 8h20, o grupo bloqueava a pista no sentido centro da via, na altura do número 6 mil, causando lentidão por aproximação. A polícia afirmou que o protesto se dirige à subprefeitura de M'Boi Mirim. Viaturas acompanham a passeata para garantir o policiamento da região.

Fonte: Terra

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Em Recife, VLT em Versos e prosas promete revolucionar o transporte da região metropolitana


É tempo de se avançar com o projeto de obras de infraestrutura, que serão necessárias, conforme as disposições da Fifa, para que o Brasil acolha, em 2014, os jogos do campeonato mundial de futebol. São obras de grande porte, a começar pela construção de novos estádios e reforma de outros nas cidades que vão servir de sede à disputa daquele certame, estando prevista ainda melhora no sistema de transporte coletivo, com o objetivo de atender, com mais eficiência, ao público que acorrerá aos locais dos referidos jogos, que trarão também ao Brasil um número considerável de visitantes, como tem se verificado nos países onde foi realizada Copa do Mundo.

A contagem para 2014 se inicia agora em junho, a partir do torneio da África do Sul. É mais do que conveniente se evitar transtornos de última hora. Serão beneficiadas com melhora no seu sistema de transporte coletivo um total de doze cidades, sedes das futuras disputas, entre as quais o Recife, que já assistiu, aliás, jogo daquele certame, quando da sua realizaçãono Brasil, em 1950, um dos momentos mais dramáticos da história do nosso futebol, quando o Uruguai se tornou, em pleno Maracanã, o campeão do mundo, enfrentando o selecionado nacional.

Algumas dessas cidades, segundo foi anunciado, devem contar com a implantação de veículos leves sobre trilhos (VLTs), uma espécie de modernos bondes, que já trafegaram pelas ruas da capital pernambucana, alcançando os seus trilhos a cidade de Olinda, tendo surgido numa época em que o Recife promovia as suas primeiras mudanças urbanísticas. Mostrou-se uma eficiente modalidade de transporte público. "O Recife crescia, sua população aumentava, o comércio desenvolvia-se, o movimento no centro tornava-se cada vez maior, a cidade estendia-se em direção aos subúrbios", recorda o escritor Alves da Mota, em importante obra que enriquece a história do transporte coletivo da nossa capital, intitulada: No tempo do bonde elétrico.

Este é o momento exato para se concretizar projeto de tal envergadura, colocando-se em funcionamento os VLTs,para não somente atender às demandas da Copa de 2014, mas, sobretudo, para assegurar aos recifenses uma nova alternativa de transporte, capaz de garantir eficiência e conforto ao sistema de mobilidade urbana.

Diante dessa perspectiva, teremos um dia condições de reduzir a presença do transporte individual nas ruas da cidade, a exemplo do que ocorre em muitas e muitas cidades do mundo, onde o transporte ferroviário, em suas diferentes versões, é hoje ponto de referência em termos da mobilidade a que nos referimos.

Temos afirmado, neste espaço, que a melhora do transporte público do Recife e adjacências, compreendendo-se assim a denominada região metropolitana, passa pelo processo de ampliação do sistema ferroviário, estendendo-se inclusive as linhas do nosso metrô a outras áreas da cidade. Entretanto, é necessário que se manifeste, entre os dirigentes do planejamento urbano, vontade política, fazendo prevalecer formulações mais racionais no trato de tão importante aspecto das demandas coletivas.

Para se terideia do que representa a implantação de veículos leves sobre trilhos numa cidade das dimensões do Recife, é bastante lembrar que uma só composição de VLT conduz 270 passageiros, em média, enquanto se necessita de quatro ônibus para o transporte do mesmo número de pessoas.

Fonte: Diário de Pernambuco
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