O Inmetro está realizando vistoria dos cronotacógrafos - instrumentos que registram a velocidade, o tempo e a distância percorrida - instalados no transporte coletivo do Estado. A ação, que segue até novembro, deverá revisar cerca de 8 mil ônibus. No momento, a vistoria acontece nos veículos com final de placa 2.
Em março, serão verificados os ônibus com final de placa 3."O objetivo é garantir que os equipamentos estejam sendo usados de maneira correta", disse o diretor de programas e inovações do Inmetro/RS, Jorge Luiz Seewld. Ele explicou que os cronotacógrafos, de uso obrigatório em ônibus e caminhões, visam reduzir o número de acidentes de trânsito. As revisões começaram em 2008 e na primeira etapa foram vistoriados os veículos de cargas perigosas, como caminhões. "Naquela ocasião, verificamos que os instrumentos necessitavam de ajustes na medição", informou o diretor do Inmetro.
Em todo país são cerca de 60 mil veículos deste porte. Destes, oito mil circulam no Rio Grande do Sul. Os veículos de transporte escolares também estão sendo revisados. A previsão é de que até o início das aulas a verificação esteja concluída. O uso do cronotacógrafo é uma exigência do Código Brasileiro de Trânsito e foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito em 1999. "As verificações serão realizadas de dois em dois anos", disse.
O custo da revisão é de R$ 109,20. O diretor presidente da Associação Gaúcha das Pequenas e Médias Empresas transportadoras de passageiros intermunicipais, Ernani Edgar Kahmann, concorda que o uso dos instrumentos ajuda a diminuir em até 30% o índice de acidentes. No Estado, 279 empresas tem concessão do Daer para fazer as linhas intermunicipais.
Todos os instrumentos verificados até agora estão sendo selados pelo Inmetro. O selo garante que os cronotacógrafos foram revisados e estão de acordo com as condições de uso.
Fonte: Intelog
0 comentários:
Postar um comentário