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DF: Passageiros reclamam dos terminais de ônibus

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O piso do ônibus que faz a linha Santa Maria/Plano Piloto estava solto. Bastou a TV Globo mostrar e uma semana depois veio a resposta: o ônibus foi consertado e outros 20 foram substituídos.Agora, até o Sindicato dos Rodoviários reconhece. “A situação era precária. A frota era toda vencida e os passageiros ficavam mais na rua do que no serviço. Agora está bom. É difícil ver ônibus na rua”, diz o diretor do sindicato Ériton Ribeiro.
Mas esse não era o único problema enfrentado por quem precisa de ônibus em Santa Maria. A área era para ser um terminal, mas está sem cobertura, sem lugar para sentar e banheiros decentes.“Às vezes, a gente chega já quase no horário de embarcar e ainda tem que esperar quem está no banheiro sair para poder entrar. Fica aquela correria. É muito difícil trabalhar com o terminal nessas condições”, reclama o cobrador Josenildo Alves.
Para piorar, ao lado dos banheiros é onde motoristas e cobradores esperam a hora do ônibus sair. E quando sai. O estacionamento está cheio de buracos e em época de chuva quase sempre tem ônibus atolado. “É um problema nesse terminal. Na chuva é essa buraqueira sempre”, reclama outro usuário.
E se a chuva atrapalha a saída dos ônibus, imagine o sofrimento dos passageiros. A alternativa é esperar do outro lado da pista, na lanchonete, que também é refúgio para esconder da poeira. “Quando passa um vento muito forte, a poeira sobe e o pessoal corre pra cá. Tenta se esconder dentro da loja, mas não adianta muito”, revela o comerciante Waldecir Lopes. O dono da lanchonete até providenciou uma pequena cobertura e bancos. Mas a maioria fica em pé por falta de espaço. “Isso aqui pra ser um terminal, teria que ser melhor. Algo mais adequado para os passageiros. Afinal, a gente também é gente”, fala o montador Antônio Silva.
A resposta do DFTrans é de que os dois terminais de Santa Maria serão reformados ainda este ano. Os projetos já estão prontos. “Eu acredito que mais uns dois meses o edital deverá estar na rua para ser feita a contratação de empresas. Depois da homologação da licitação e a assinatura de contração, são oito meses de construção para poder entregar a obra pronta e funcionando”, afirma José Antônio Caramori, do DFTrans.
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Distrito Federal: Obras do VLT serão retomadas


O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) derrubou nesta segunda-feira (1º/2) a liminar que suspendia as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) . De acordo com decisão do tribunal, a suspensão das obras causaria lesão "ao hoje já caótico sistema de trânsito do Distrito Federal, especialmente tratando-se de iniciativa voltada à implantação de meio de transporte coletivo".

A liminar, concedida no último dia 27, determinava, também, o bloqueio de todos os valores empenhados às empresas do consórcio Brastram, responsável pelas obras, cujas notas ainda não tivessem sido liquidadas. Os processos de empréstimo firmados pelo Distrito Federal com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) também estavam congelados.Com a nova decisão do tribunal as obras do VLT são retomadas nesta terça-feira (2/2), bem como os processos de empréstimo.

"Agora é importante uma conscientização de que essa obra é boa para a cidade", afirmou o procurador-geral do DF, Marcelo Galvão. O pedido de liminar foi feito em ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

A Promotoria alega que o edital de pré-qualificação e contrato são ilegais, porque a concorrência pública foi iniciada antes de o projeto básico da obra ter sido concluído. Além disso, não haveria previsão orçamentária no Plano Plurianual (PPA) ou na Lei Orçamentária Anual (LOA).

"Tinha certeza que a Justiça teria que rever essa decisão, até porque não cometeríamos uma irresponsabilidade dessas de assumir uma obra desse porte sem ter dinheiro para isso", afirmou o secretário de Transportes, Alberto Fraga.
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Sistema de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa avançou e se modernizou nos últimos cinco anos


Investimentos em tecnologia de ponta, a exemplo da bilhetagem eletrônica, que permitiu a implantação da integração temporal e, mais recentemente, metropolitana, a aquisição de modernos e novos ônibus, que poluem menos e são mais confortáveis, incluindo os veículos eficientes equipados com elevadores, são alguns dos avanços do sistema de transporte coletivo de João Pessoa.
Implantadas em parceria entre a atual administração municipal e as seis empresas de ônibus que atuam na cidade (Transnacional, Reunidas, Mandacaruense, São Jorge, Marcos da Silva, Boa Viagem), nos últimos cinco anos, todos esses investimentos resultaram na otimização dos serviços de transporte público da capital paraibana, que já era referência não só no Nordeste brasileiro, mas também em nível nacional como um dos mais eficientes sistemas urbanos do país.

“Os últimos cinco anos foram bastante significativos em termos de evolução do sistema de transporte público da cidade e isso só foi possível porque estabelecemos com o empresariado local uma relação de parceria cujo foco é a melhoria da prestação de serviço”, argumenta o prefeito Ricardo Coutinho.

Ele cita como marco desta evolução a implantação do Terminal de Integração de Passageiros. “Em apenas 100 dias de governo conseguimos inaugurar o terminal físico, pouco tempo depois implantamos a bilhetagem eletrônica que possibilitou a integração temporal e agora a metropolitana, reduzimos a idade média da frota de 7 anos para 3,8 anos, colocando em circulação entre 2005 e 2009, 319 novos ônibus, o equivalente a 65% da frota, além da ampliação de 21 para 89 do número de ônibus eficientes na cidade e agora estamos implantando o monitoramento da frota, isso tudo de 2005 para cá”, argumenta o prefeito, que diz que os avanços nesta área não podem cessar. No último dia 13, foram colocados em circulação outros 33 veículos zero quilômetro, todos com elevadores, sendo três deles articulados.

Além da renovação da frota as empresas de ônibus que atuam na capital investiram em outros benefícios em prol da agilidade, comodidade e segurança dos passageiros de ônibus de João Pessoa.

“A Integração Temporal, que garante aos passageiros que têm o cartão passe-legal pegar um segundo ônibus, durante um determinado espaço de tempo, sem pagar a segunda passagem nos ônibus da cidade, bem como a Integração Metropolitana, que possibilita um desconto de 50% na passagem do segundo ônibus foram avanços significativos e que foram implantados em tempo recorde”, destaca o diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho.

Outra tecnologia que vem sendo adotada em benefício da população são as câmeras no interior dos ônibus, que inibem a ação de criminosos. E apesar de todos esses investimentos realizados nesses últimos cinco anos, João Pessoa continua com a uma das menores tarifas do país (R$ 1,90), sendo a 4ª menor do Brasil. “Isso é um feito que merece destaque, tendo a população como principal beneficiada”, lembra Mário Tourinho.

“Com essas ações procuramos melhorar, cada vez mais, o padrão do sistema operacional que conquistamos, uma vez que disponibilizamos uma frota cuja idade média é a mais nova do Nordeste e uma das mais eficientes do país, além de investir constantemente nos nossos operadores em termos de qualificação para sempre prestarmos um bom e eficiente serviço aos nossos usuários”, complementa Mário Tourinho.
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Em Fortaleza, Sistema fiscaliza ônibus nos terminais


Acompanhamento via satélite verifica localização e velocidade dos ônibus, apontando possíveis alteraçõesNum dia, o ônibus queima a parada; em outro, o motorista está muito apressado e excede a velocidade, quando não demora demais a chegar. Todos esses transtornos podem agora ser evitados se a população registrar suas reclamações.

É que um sistema de monitoramento está sendo implantado nos terminais de ônibus de Fortaleza para acompanhar qualquer alteração de rota ou anormalidade durante as viagens.Além disso, o sistema permite o armazenamento de dados por um longo tempo. O passageiro pode reclamar sobre fatos que tenham ocorrido até uma semana atrás.

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a maioria das demandas dos usuários é relativa a excesso de velocidade e queimas de parada, ou seja, quando os motoristas ignoram as solicitações dos passageiros nos pontos de espera.

Operando desde ontem numa sala no Terminal do Papicu, o sistema funciona sem interrupção e é acompanhado por uma equipe de 11 funcionários, em regime de revezamento. Como já foi testado no Terminal da Parangaba, desde novembro do ano passado, alguns resultados já foram colhidos.

São, em média, 150 reclamações mensais, que podem ser feitas por telefone ou pessoalmente aos fiscais. O recurso será estendido a todos terminais até o fim do ano. O próximo ponto será o Terminal de Antônio Bezerra.
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Para 88% dos paulistanos, prioridade é transporte público

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010


Para 88% dos paulistanos o transporte coletivo deveria ser a prioridade dos governos (estadual e municipal) nos próximos anos para reduzir o trânsito e resolver os problemas de mobilidade urbana na cidade. Este é um dos principais dados da pesquisa realizada pela Toledo & Associados para a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), divulgada no dia 28 de janeiro.
A partir de entrevistas coletadas em novembro do ano passado, o levantamento revela que 8% dos cidadãos defendem que o poder público priorize igualmente o transporte coletivo e o individual, e apenas 4% querem que este último receba a maior parte investimentos.

Entre as medidas que os governos deveriam adotar, segundo os pesquisados, estão: aumentar as linhas de Metrô e trem (74%), construir mais e ampliar os corredores de ônibus (73%) e fiscalizar melhor o trânsito (46%).
Embora desejem o aumento de investimentos no setor, os entrevistados avaliaram de forma mais positiva o transporte público que serve a capital paulista e a região metropolitana de São Paulo, em relação ao ano de 2008.
Ônibus - Na pesquisa de 2009, o serviço de ônibus na cidade foi classificado como bom e excelente por 50% dos entrevistados. Este índice era de 40% no levantamento anterior. O percentual de cidadão que consideram o serviço ruim ou péssimo caiu de 30% para 24% no período.
Entretanto, se comparado com avaliações feitas em anos anteriores, houve uma queda de qualidade na percepção dos cidadãos. Em 2004, 61% dos cidadãos consideravam excelente ou bom o serviço de transporte executado pelos ônibus. Na época, apenas 22% assinalaram as alternativas ruim ou péssimo.
Trens Metropolitanos - A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que opera as linhas de trens em São Paulo, também obteve 50% de excelente e bom, contra 26% de ruim e péssimo. O resultado é 2% melhor do que o obtido na pesquisa anterior (2008). Em 2004, porém, 60% dos entrevistados consideravam o serviço da CPTM excelente ou bom.
Metrô - Já a avaliação do Metrô manteve o mesmo percentual de aprovação do levantamento anterior, com 82% de excelente e bom. O melhor índice de aprovação do serviço foi obtido na pesquisa de 2006, quando 93% dos usuários também assinalaram as alternativas excelente e bom. Na ocasião, apenas 2% os entrevistados afirmaram que o serviço era ruim ou péssimo (contra 5% na pesquisa atual).
Trânsito - Quanto ao comportamento no trânsito, para 40% dos entrevistados, os motociclistas são os que mais desrespeitam as regras nas ruas na cidade. Outros 19% avaliam que a primeira colocação neste ranking negativo deveria ser ocupada pelos motoristas de lotação. Os motoristas de ônibus e de caminhões ficaram empatados com 12% das opiniões para cada categoria profissional.
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No Rio, Passageiros enfrentam problemas no 1º dia útil de bilhete único


Sistema não reconheceu carga nos cartões em alguns locais. Mas, segundo secretário, inconvenientes registrados são mínimos.


O primeiro dia útil de bilhete único no Rio foi de problemas para alguns usuários. Em muitas conduções, os passageiros que já haviam validado seus cartões, foram surpreendidos com saldo de R$ 0 no sistema. Segundo o secretário de transportes Júlio Lopes, no entanto, o registro de casos deste tipo foi mínimo perto do volume de pessoas que conseguiu utilizar normalmente o benefício.

“Recebi o cartão na sexta-feira à tarde, desbloqueei pela internet. O prazo de desbloqueio deles é de até 48 horas, já deu isso e nenhum lugar passou. Me sinto constrangido, não consegui exercer meu direito de cidadão”, reclamou Alexandre Soares, que seguia de Belford Roxo para sua faculdade na Zona Norte do Rio, e teve que pagar a passagem integral. Com o bilhete, ele iria economizar R$ 1,70 por dia. “De ônibus, pagaria R$ 7. Como eu vim com o Bilhete Único, hoje eu gastei R$ 4,40. A viagem de ônibus é mais tranquila do que a que eu fazia de trem para economizar”, disse um outro passageiro.

Segundo Júlio Lopes, os principais problemas registrados foram em Niterói, na Região Metropolitana, e em Maricá, na Região dos Lagos. “É razoável que tenhamos problemas, mas o volume é insignificante perto do 1,8 milhão de pessoas que já começaram a usar o bilhete único hoje”, afirmou o secretário.
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Ônibus terá prioridade nas ruas de Curitiba

O trânsito de Curitiba está em constante mutação. Em 2009, mais binários foram criados, houve proibição de estacionamento em vias e até um guincho passou a rodar pela cidade para rebocar automóveis parados irregularmente. Para este ano, a principal mudança é a implantação de faixas exclusivas para ônibus em algumas ruas de grande movimento. Também estão previstas alterações costumeiras, como novos binários e locais de estacionamento restrito.
Na opinião do presidente do Ins­­tituto de Pesquisa e Plane­jamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Almeida, a revitalização do trânsito nas cidades não pode parar. Caso contrário, a situação é de caos, especialmente em um município que chegou ao fim de 2009 com 1,149 milhão de veículos nas ruas, um aumento de 4,7% em relação ao ano anterior.
A atitude solitária, porém, não resolve os problemas de tráfego. É necessário analisar globalmente a cidade. “Nós procuramos estudar a cidade com uma visão macro. Uma alteração gera consequências para toda a imediação”, explica Mauricio Razera, engenheiro de Trânsito da Urbanização de Curitiba (Urbs).
As mudanças, muitas vezes, são realizadas em função de reclamações ou observações feitas pela população à Urbs. “O trânsito é muito dinâmico. Com o aumento da frota, surgem novas questões. Não só o diagnóstico dos técnicos, mas os problemas citados pela população ajudam nesse planejamento”, avalia Razera. Todas as transformações citadas estão programadas para virar realidade em 2010, nem todas, porém, podem sair do papel, porque algumas ainda estão em projeto e outras em etapa de estudos.
Nova Linha Verde
A intenção da prefeitura de Curi­tiba é iniciar as obras da segunda fase da Linha Verde no segundo semestre deste ano. A segunda etapa será dividida em três lotes. O primeiro, do Jardim Botânico até a Victor Ferreira do Amaral, será colocado em licitação entre fevereiro e março. “A tendência é que as obras do primeiro trecho comecem no se­­gundo semestre”, afirma o presidente do Ippuc, Cléver Al­­meida. Para entregar a Linha Verde Norte até o fim de 2012, dentro do cronograma estipulado, as concorrências para as outras duas fases devem ser lançadas ainda em 2010.
Só para ônibus
A principal novidade de 2010 será a implantação de faixas exclusivas para ônibus em várias vias, como João Negrão, Desembargador Westphalen, Barão do Serro Azul, Avenida Iguaçu e Avenida Água Verde. “Daremos preferência ao transporte coletivo, que carrega vários passageiros simultaneamente, do que ao automóvel, que leva, em geral, uma ou duas pessoas”, diz o técnico de Trânsito da Urbs. “Procuramos facilitar para o carro, mas a urgência é incentivar o transporte público”, acrescenta. Esse processo, contudo, deve ser gradativo. Em um primeiro momento, há a necessidade de reforçar a sinalização das pistas preferenciais. Em algumas vias, como a Iguaçu, serão retirados estacionamentos e a faixa será ampliada. De certa maneira, a tendência é que se transforme em uma espécie de canaleta. O motorista que seguir pela via exclusiva será multado, apenas o acesso aos imóveis será permitido.
Mais binários
Os binários são a solução encontrada pelos técnicos de trânsito para melhorar a fluidez de veículos nas ruas, especialmente as que fazem a ligação do bairro com o Centro. “Eles aumentam em 50% a capacidade da via. Para funcionar, procuramos uma via lateral em que o desvio não seja tão grande”, afirma Razera. “Também facilita para os pedestres, aumentando a segurança”, acrescenta. Pelo menos oito binários devem ser concluídos ou iniciados em 2010: Avenida dos Estados/Amazonas (Água Verde); João Bettega e Luiz Parigot de Souza (Portão); Nilo Peçanha e Albino Silva (São Francisco); Alberto Folloni/Marechal Hermes (Ahú); Mario de Barros/Manoel Eufrásio (Juvevê); Padre Germano Mayer/Camões (Cabral); Jerônimo Durski/Gastão Câmara (Bigorrilho).
Proibido estacionar
O estacionamento vai seguir proibido em algumas ruas e será estendido a outras, como todas as vias rápidas. A proibição também será ampliada até a rápida sentido Pinheirinho na Visconde de Gua­rapuava e aumentada na Ângelo Sampaio, Brigadeiro Franco, Coronel Dulcídio, Silva Jardim e outras ruas. O impedimento deve seguir no horário de pico, com a autorização para estacionar depois de determinado horário e em fins de semana. Cada via, porém, terá condições específicas. “No caso da Visconde, a saturação já mostrou que o fluxo de veículos vai até o final da via. Por isso, existe essa necessidade”, relata Mauricio Razera. Em alguns pontos, será autorizado estacionar a partir das 20 horas.

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Novidades no Cartão BHBUS em 2010


Os cartões BHBUS começaram a ser usados em 2002 com a implantação da Bilhetagem Eletrônica, e desde então circulam em três modelos: BHBUS Usuário - que também existe nas versões Retornável (à venda dentro dos ônibus) e Usuário Identificado (que permite o bloqueio e transferência dos créditos para segunda via); o BHBUS Vale-Transporte - fornecido pela empresa empregadora ao funcionário com carteira assinada e que tenha o benefício do vale-transporte; e o BHBUS Benefício - utilizado por pessoas que têm direito à gratuidade, como agentes oficiais e portadores de necessidades especiais.

A previsão é que ainda no primeiro semestre os usuários possam contar com mais um cartão, o Vai Fácil.O cartão Vai Fácil é similar ao Usuário, sendo que a diferença está no casco do cartão que será distribuído gratuitamente para as pessoas que utilizam os sistemas tronco-alimentares - um grupo de linhas de menor demanda, denominada linhas alimentadoras, é reunido na estação e os passageiros transferidos para um sistema de maior capacidade - denominado troncal. Postos de cadastramento serão instalados nas regionais para as pessoas que se interessarem em receber o cartão.

Além do novo modelo de cartão, os já existentes terão o layout modificado. O objetivo é padronizar os cartões de maneira que os novos lotes tenham um padrão visual único, facilitando assim a identificação pelos usuários. O novo layout utiliza fotos e desenhos dos pontos turísticos de BH, encontrados nos ônibus novos. Os cartões antigos não serão recolhidos e poderão ser utilizados normalmente.
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