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Uberlândia recebe visita do sub-secretário estadual de transportes e obras

sábado, 19 de setembro de 2009

O subsecretário de transportes da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas – SETOP, Fabrício Torres Sampaio, visitou na manhã desta quinta-feira, 17, as estações de ônibus implantadas em Uberlândia e foi acompanhado pelo seu assessor, Diego Henrique Vettori, pelo secretário municipal de trânsito e transportes, Paulo Sérgio Ferreira, e sua assessora, Denise Labréia, além do proprietário da Turilessa, Rubens Lessa.
Responsável pelo gerenciamento do sistema de transporte metropolitano de Belo Horizonte, o subsecretário afirmou que o governo do Estado está investindo para melhorar o transporte na capital e pretende implantar algo semelhante ao modelo uberlandense.
"Nós estamos aqui porque a boa fama do serviço de transporte coletivo de Uberlândia, utilizando este sistema de estações pontos e terminais de integração, já ultrapassou as fronteiras do município, e eu diria que Uberlândia está na nossa frente. Tivemos a oportunidade de acompanhar os teste e verificar que realmente é o que temos de mais moderno hoje no Brasil", disse.
A comitiva percorreu todo o corredor estrutural de ônibus da av. João Naves de Ávila, verificando detalhes técnicos, como abertura de portas, sistema sonoro e luminoso, elevadores e acessibilidade. "O que mais chama a atenção é a facilidade que o usuário tem para embarcar. Antes de chegar ao veículo, já efetuou o pagamento. É uma estrutura moderna, arejada, bem planejada", destacou o subsecretário.
O secretário municipal de trânsito e transportes, Paulo Sérgio Ferreira, enfatizou a satisfação em recebê-lo. "Uberlândia é hoje a segunda cidade brasileira referência em transporte público. Curitiba foi nossa referência no início da implantação e agora somos modelo com a frota de ônibus mais nova do Brasil e com 98% dos veículos adaptados com elevadores", disse.
Ainda lembrou que esta não é a primeira visita que Uberlândia recebe, já tendo passado por aqui diversos secretários de Estado e prefeituras para conhecer a experiência de sucesso da cidade.
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Transporte coletivo ruim incentiva uso do carro em São Paulo

Pesquisa encomendado pelo Movimento Nossa São Paulo ao Ibope, divulgada hoje, mostra que o paulistano até deixaria o carro em casa, se tivesse um transporte coletivo decente. Foram entrevistadas 805 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 28 e 1º. A pesquisa quis saber, por exemplo, o tempo que as pessoas levam para se deslocar todos os dias para sua atividade principal e se trocariam o carro pelo transporte público, caso houvesse boa oferta. A consulta antecede o Dia Mundial sem Carro, que ocorre na terça-feira.
Na comparação com os resultados de 2008, cresceu 13 pontos porcentuais o número de paulistanos com um ou mais carros (de 37% para 50%). E 37% deles compraram o veículo nos últimos 12 meses.
O paulistano, segundo a pesquisa, estaria disposto a deixar o carro em casa, se tivesse transporte público de qualidade. Do total, 43% deixariam de usar o carro, caso houvesse uma boa alternativa de transporte, e 35% provavelmente deixariam.
A população está dividida sobre a proibição aos ônibus fretados (47% dos entrevistados são a favor e 51%, contrários). A liberação de mototáxi na cidade também coloca metade da cidade em campos opostos: 50% são a favor e 48%, contrários. Mas 57% afirmaram que não utilizariam o serviço.
Maioria é a favor da ampliação da avenida Marginal Tietê, mas, se pudesse escolher, optaria por investir os recursos no transporte coletivo - 89% dos entrevistados concordaram com a criação de novas pistas na Marginal Tietê, porém 56% acham que o dinheiro da obra deveria ser utilizado para ampliar linhas de metrô e trem e em corredores de ônibus.
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Quem não já ficou mais do que 30, 40 e até mais que uma hora esperando um ônibus em Recife

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Quem não já ficou mais do que 30, 40 e até mais que uma hora esperando um ônibus em Recife e outras capitais, depois de muitas reportagens sobre os gestores no que diz a melhora no transporte público, o que vemos é um sistema totalmente desestruturado, faltando profissionais competentes para gerir e conseqüentemente a falta de serviço eficiente, neste ano tivemos diversos aumentos de tarifas e o que a maioria dos gestores falaram foram na melhoria da frota, mas será que a frota foi realmente renovada, e se foi será que só a renovação da frota resolveria esta situação, o que estamo9s vendo em todo o Brasil é que não, é claro que existe cidades com um sistema de transporte aceitável como Curitiba e Urbelândia-MG e outras desenvolvendo um projeto futuro como São Paulo, Recife e Belo Horizonte, mas ainda falta muita coisa para o sistema de transporte no Brasil ser considerado com aceitável, como uma pessoa irar deixar seu carro na garagem e usar o transporte coletivo ainda muito deficiente, é preciso investir mais do que estão investindo hoje, como por exemplo na construção de mais corredores exclusivos para ônibus, paradas mais confortáveis, informações de itinerários para os usuários, segurança, profissionais mais qualificados, etc;, senão não sairemos do caos que já se encontram hoje nas grandes metrópoles brasileiras.
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Usuários do transporte público podem acompanhar trajeto da frota em tempo real em Urbelândia


A novidade já está disponível para os usuários. Basta acessar o portal da Prefeitura. Na página principal, clique no link linha de ônibus, que fica no menu “Utilidade Pública”. No topo da página, vai aparecer outro link “Monitoramento on-line”. Depois de escolher a rota, a figura de um ônibus indica o ponto onde o veículo está no momento do acesso. É possível acompanhar o deslocamento dos veículos em tempo real.
Esse mecanismo já era utilizado por servidores da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), para administração, gerenciamento e fiscalização do transporte na cidade. “Agora o cidadão pode também saber se o veículo cumpriu devidamente a rota e o horário. Esse é mais um passo importante que damos no sentido de melhorar o transporte público em Uberlândia”, ressalta o secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira.

O sistema é conhecido como GEOSIT e a tecnologia utilizada é o posicionamento (GPS) junto a rede de transmissão (GPRS) para rastreamento de toda a frota do Sistema Integrado de Transportes (SIT).
A ação faz parte das melhorias que estão sendo implantadas em três fases pela Settran.
Segundo o secretário, a primeira etapa foi concluída no dia 30 de agosto com o fim do processo de licitação. “Uberlândia opera com a frota de ônibus mais nova do Brasil, com todos os veículos com idade inferior a um ano de uso, dos quais 98% estão adaptados com elevadores”, lembra.
Já a implantação de tecnologias como o Geosit, faz parte da segunda etapa do processo, em andamento. Nessa fase, prevista para ser executada em seis meses, motoristas, cobradores e fiscais do transporte coletivo estão recebendo treinamento intensivo. Além disso, estão sendo feitas a revitalização dos terminais e uma pesquisa operacional com o objetivo de redimensionar os trajetos e horários dos ônibus.
A terceira e mais longa etapa, com previsão de três anos de duração, engloba a construção dos quatro novos corredores e terminais de ônibus. “Com tudo isso, esperamos aprimorar o transporte em Uberlândia e dar aos usuários mais conforto, agilidade e condições de acompanhar o trabalho que realizamos”, disse o secretário.
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Fortaleza: Mais de 8 mil cartões de gratuidade já foram confeccionados.

As políticas públicas de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Fortaleza, dentre outras questões, priorizam ações que promovam condições adequadas de deslocamento dos cidadãos no Sistema de Transporte Público, tanto para as pessoas com deficiência como para a sociedade como um todo. Nesse sentido, diversas iniciativas já foram colocadas em prática desde 2005, que têm proporcionado um aumento no número de pessoas transportadas especialmente por ônibus, mas também pelo sistema complementar (vans) e táxis.
A principal iniciativa foi a criação da Gratuidade para Pessoas com Deficiência nos ônibus, que já acontece há mais de um ano. Mais de 8 mil cartões de gratuidade já foram confeccionados, muitos com direito a acompanhante, e a tendência é que mais de 20 mil pessoas se beneficiem da gratuidade. São cidadãos com diferentes tipos de deficiência, e que atendem a determinados critérios sócio-econômicos, que estão se deslocando gratuitamente para escolas, para o trabalho, para o sistema de saúde e etc. Sem restrições de dias, horários, quantidade de viagens ou destino.
Para atender a essa demanda crescente de pessoas com deficiências no transporte público, a Prefeitura de Fortaleza cobra das empresas de ônibus que adaptem suas frotas com elevadores. De 2005 para cá, houve um aumento de mais de 600% na quantidade de carros adaptados, tendo passado de 22 em 2005 para mais de 150 em 2009.
Com relação às vans, o decreto 0112/2009 estabelece que os veículos também deverão ser adaptados para transportar pessoas com deficiência. De acordo com o documento, os carros que entrarem no sistema, daqui por diante, deverão ser maiores e conter elevador para embarque e desembarque de pessoas em cadeiras de rodas, dentre outras especificações técnicas.Também os táxis, em breve, vão contar com veículos adaptados. Está em fase de conclusão processo licitatório que prevê o preenchimento de mais 320 vagas, sendo 40 para veículos com capacidade para fazer transporte de pessoas com mobilidade reduzida.
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Curitiba: Petrobras fornecerá novo diesel para frota de ônibus


O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, oficializou nesta quarta-feira (16), em Curitiba, o fornecimento do novo diesel S-50, que já está sendo utilizado desde o início do mês de agosto pelos 1,7 mil ônibus urbanos da capital e região metropolitana. “O diesel S-50 tem 50 partes por milhão [ppm] de enxofre, o que reduz a emissão de material particulado para o meio ambiente em até 15%”, afirmou.Os demais veículos a diesel da região usam o diesel S-500, que tem 500 ppm de enxofre. “Para a frota de ônibus, conseguimos reduzir em dez vezes o efeito da poluição. Até 2013, todas as regiões metropolitanas do Brasil já devem estar usando o diesel S-50. Os veículos novos que serão produzidos no Brasil, com nova tecnologia, novos motores, utilizarão o diesel S-10, de 10 ppm de enxofre”, adiantou o diretor.Ele ressaltou que estas medidas são importantes na redução dos efeitos da poluição do meio ambiente das grandes cidades e garantiu que essa redução poderá chegar a 80% quando, além do combustível, forem utilizados motores com tecnologia mais avançada.
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Em Manaus, usuários poderão denunciar empresas de transporte coletivo

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou na manhã de hoje (15) um projeto que pretende beneficiar mais de 600 mil usuários do transporte coletivo na capital. As pessoas que utilizam o transporte poderão denunciar as empresas de ônibus através do número de telefone do Instituto Municipal de Transporte Terrestre (IMTT), localizado em placas nos terminais e pontos de parada obrigatória dos coletivos.
O projeto visa alterar a Lei n.º 038, de 02 de maio de 2000, que dispõe sobre a fixação de placas contendo informações aos usuários. O objetivo é detalhar informações sobre horário de saída, itinerário, tempo médio de percurso da rota, local de destino e número de telefone para eventual denúncia do usuário ao IMTT. A autoria do projeto é do vereador Hissa Abrahão (PPS).- As mudanças na lei permitirão que a sociedade exerça o direito de fiscalizar e denunciar as empresas que estejam prestando serviço de má qualidade à população-, afirmou Hissa Abrahão.
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Passagem gratuita para idosos acima de 60 anos em discussão em São Leopoldo

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Está em articulação na Câmara de Vereadores de São Leopoldo um projeto de lei Sugestão – pode se tornar um projeto de lei – que busca a concessão do benefício do transporte coletivo urbano gratuito no Município a pessoas que tenham entre 60 e 65 anos de idade. Ontem, vereadores, representantes da Prefeitura, empresas e entidades de idosos reuniram-se na sede do Legislativo para discutir a proposta, que pode ser votada até o final do mês. O projeto utiliza-se do artigo 39 do Estatuto do Idoso, que faculta à legislação local a concessão do benefício para pessoas entre 60 e 65 anos. Ontem à tarde, foi discutida a extensão do benefício: total, restrita a um número específico de viagens por período ou condicionada à renda do idoso.
Para o representante do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano do Vale do Sinos (Setup), Éder Scherer Teles, é necessário que se criem critérios justos para a concessão do benefício às pessoas na faixa sugerida. "As empresas são favoráveis’’, disse Teles, ontem. "É necessário que se garanta o direito do idoso dentro de um critério e um limite compatível com o que se precisa.’’ As empresas sugeriram que um número específico de passagens seja concedido por mês ou que se condicione o benefício aos idosos abaixo de um patamar de renda, em números que ainda deveriam ser estabelecidos. Já para Prieto, o benefício deve ser concedido sem restrições. "Acho que tem que haver gratuidade de verdade.’’
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