Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Fortaleza: Mais de 8 mil cartões de gratuidade já foram confeccionados.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

As políticas públicas de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Fortaleza, dentre outras questões, priorizam ações que promovam condições adequadas de deslocamento dos cidadãos no Sistema de Transporte Público, tanto para as pessoas com deficiência como para a sociedade como um todo. Nesse sentido, diversas iniciativas já foram colocadas em prática desde 2005, que têm proporcionado um aumento no número de pessoas transportadas especialmente por ônibus, mas também pelo sistema complementar (vans) e táxis.
A principal iniciativa foi a criação da Gratuidade para Pessoas com Deficiência nos ônibus, que já acontece há mais de um ano. Mais de 8 mil cartões de gratuidade já foram confeccionados, muitos com direito a acompanhante, e a tendência é que mais de 20 mil pessoas se beneficiem da gratuidade. São cidadãos com diferentes tipos de deficiência, e que atendem a determinados critérios sócio-econômicos, que estão se deslocando gratuitamente para escolas, para o trabalho, para o sistema de saúde e etc. Sem restrições de dias, horários, quantidade de viagens ou destino.
Para atender a essa demanda crescente de pessoas com deficiências no transporte público, a Prefeitura de Fortaleza cobra das empresas de ônibus que adaptem suas frotas com elevadores. De 2005 para cá, houve um aumento de mais de 600% na quantidade de carros adaptados, tendo passado de 22 em 2005 para mais de 150 em 2009.
Com relação às vans, o decreto 0112/2009 estabelece que os veículos também deverão ser adaptados para transportar pessoas com deficiência. De acordo com o documento, os carros que entrarem no sistema, daqui por diante, deverão ser maiores e conter elevador para embarque e desembarque de pessoas em cadeiras de rodas, dentre outras especificações técnicas.Também os táxis, em breve, vão contar com veículos adaptados. Está em fase de conclusão processo licitatório que prevê o preenchimento de mais 320 vagas, sendo 40 para veículos com capacidade para fazer transporte de pessoas com mobilidade reduzida.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960