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Operação Tolerância Zero da PBH já realizou mais de 5,5 mil ações de fiscalização

segunda-feira, 28 de abril de 2025

A operação Tolerância Zero, feita pela Prefeitura de Belo Horizonte, já realizou 5.502 ações de fiscalização e 30.955 ônibus foram vistoriados – alguns deles mais de uma vez - o que representa uma média superior a 480 veículos fiscalizados por semana. As ações geraram 31.929 autuações, 1.178 Autorizações de tráfego (ATs) recolhidas e 23 veículos encaminhados ao pátio do Detran-MG. 

As ações tiveram início em janeiro de 2024 e as operações de fiscalização realizadas diariamente pela Prefeitura são fruto de um trabalho contínuo no sistema de transporte coletivo da capital e levam em consideração as solicitações feitas pelos passageiros. Desde que foram intensificadas as fiscalizações, houve uma queda significativa, de quase 70% no número de veículos abordados que estavam sem a AT válida, prova de que há melhoria e mais qualidade no transporte da capital, além de uma mudança de postura por parte das empresas. 

As fiscalizações são realizadas nas portas das garagens, nas estações e ao longo dos itinerários das linhas - inclusive nos pontos finais. O monitoramento também é realizado pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), por meio do sistema SITBus, que acompanha a movimentação dos veículos via GPS. 

A diretora de planejamento e controle da mobilidade da Sumob, Gabriela Pereira Lopes, destaca que o trabalho conjunto dos agentes da Sumob, BHTrans e Guarda Municipal na melhoria da qualidade do transporte coletivo. “As ações de fiscalização da Prefeitura de Belo Horizonte vem alcançando bons resultados na melhoria dos serviços prestados à população. O trabalho no ano 2024 foi positivo e nos primeiros meses 2025 estamos intensificando as ações que são primordiais para avaliar algumas demandas dos passageiros e viabilizar soluções mais amplas que vão além da fiscalização, como ampliação do número de viagens e o diálogo constante com os consórcios. Para que esse trabalho continue, é fundamental que a população siga contribuindo com sugestões e reclamações, por meio dos canais da Prefeitura, que ajudam no direcionamento das equipes de fiscalização”, salientou Gabriela.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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