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Urbs amplia trabalho para deixar terminais de Curitiba com a manutenção em dia

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

A Urbanização de Curitiba (Urbs) reforçou o programa especial de limpeza e manutenção dos 23 terminais de ônibus da cidade. Além da limpeza diária, com lavação na madrugada e varredura durante o dia, os espaços estão passando por uma faxina geral, com pintura, higienização, conserto de calçadas e domos e manutenção de gradis.

O trabalho é para deixar tudo pronto desde o início do ano, com mais segurança e conforto aos usuários. No fim do ano passado, a ação foi feita nos terminais Caiuá, Santa Felicidade, Pinheirinho, Capão do Imbuia e Guadalupe (metropolitano). No momento, os trabalhos estão sendo realizados nos terminais Capão Raso (fase final), Hauer e Cabral e continuarão até completar os 23 terminais. Desde o ano passado, já foram revitalizados 84,9 mil metros quadrados de área nos terminais.

Além disso, uma equipe de 19 pessoas percorre diariamente os 23 terminais da cidade vistoriando as condições dos espaços. O grupo de “apontadores” da Urbs, formado há cerca de 18 meses, tem como missão de verificar pontos com necessidade de manutenção e agilizar o encaminhamento. “A gente percorre o terminal e se tem a necessidade de alguma manutenção, como a troca de lâmpada, a retirada de mato, de pichação, por exemplo, já abrimos um chamado para que o problema seja solucionado o mais rápido possível” diz a apontadora Terezinha Salete dos Santos, que estava na última sexta-feira (9/1) no Terminal Capão Raso.

Para Portella, a atuação dos apontadores tem sido essencial para manter a qualidade na manutenção dos terminais. “Esses profissionais são os olhos da manutenção. Eles acompanham de perto o dia a dia dos terminais e garantem que os problemas sejam identificados antes mesmo que os usuários notem ou registrem reclamações. É graças a eles que conseguimos agir com agilidade, melhorar as condições dos terminais e oferecer mais conforto e segurança à população”, afirma. 

A medida já teve reflexo na queda no número de reclamações. No último ano, a média de solicitações envolvendo terminais na Central 156 passou de 99 para 63, uma queda de 36%.

Informações: URBS

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