Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura de SP inicia obras do primeiro BRT da cidade, que beneficiará 400 mil pessoas por dia

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

A Prefeitura de São Paulo deu início às obras do BRT Radial Leste - Trecho I. O novo corredor de ônibus se estenderá do Parque Dom Pedro II, na região central, até a Estação Penha do Metrô, na Zona Leste, com um investimento de R$ 385,9 milhões provenientes do FUNDURB. 

Com 9,8 km de extensão, o primeiro trecho do BRT Radial Leste vai conectar o Terminal Parque Dom Pedro II à Estação Penha, na Rua Professor Miguel Russiano. A nova infraestrutura permitirá mais agilidade nos trajetos, além de ampliar a capacidade de usuários transportados. A expectativa é de que o BRT beneficie cerca de 400 mil pessoas por dia, reduzindo o tempo de viagem entre o Centro e a Zona Leste em até 50%. 

O contrato inclui também a construção da Sala de Apoio Operacional (Sala SAP) junto ao Terminal Parque Dom Pedro II, que será responsável pelo controle, operação e monitoramento de todo o corredor. 

A nova estrutura para transporte coletivo terá faixas exclusivas à esquerda em pavimento rígido, mais durável e adequado para o tráfego pesado de ônibus. Serão implantadas faixas de ultrapassagem nas paradas, passeios acessíveis, melhorias no sistema de iluminação, paisagismo e semáforos inteligentes, que aumentarão a velocidade operacional. Para melhorar a segurança e a estética urbana, as redes de energia elétrica e de telecomunicações serão enterradas. 

Ao longo de toda a extensão do BRT, será implantada uma ciclovia equipada com totens de segurança. Esses totens terão botões de alarme, câmeras de vídeo e um sistema de comunicação direta com as estações e a Central de Controle, permitindo acionamento imediato em caso de emergência. Além disso, haverá a implantação da faixa azul, garantindo maior segurança para motociclistas que utilizam as vias da região. 

Conexões 

O BRT Radial Leste I terá conexões diretas com estações do Metrô e da CPTM. Por meio de passarelas de pedestres, o novo corredor estará diretamente conectado às estações Belém, Tatuapé e Carrão. Para os ciclistas, além da ciclovia em toda a extensão do BRT, também será construída uma ciclopassarela junto ao Viaduto Pires do Rio.  

O BRT Radial Leste vai se integrar ao futuro BRT Aricanduva, que está em fase de licitação, criando uma malha de mobilidade ainda mais eficiente para os moradores da Zona Leste. 

Paradas Modernas e Sustentáveis 

Serão implantadas 12 estações de embarque e desembarque em cada sentido, projetadas para proporcionar conforto e eficiência aos usuários do transporte coletivo. As paradas terão portas automáticas sincronizadas com os ônibus, ar-condicionado e painéis de informação em tempo real sobre horários e eventuais interrupções no serviço. O pagamento da tarifa será feito antecipadamente nas paradas, agilizando o embarque. 

As plataformas serão acessíveis e terão altura de 28 cm, no mesmo nível do piso dos ônibus, facilitando o embarque e desembarque. O projeto foi desenvolvido para que todos os tipos de ônibus operados pela SPTrans possam atender as paradas do BRT. 

As paradas serão alimentadas por energia solar, gerada por painéis instalados em suas coberturas, contribuindo para a sustentabilidade do sistema.  

Sistema Inteligente de Transporte (ITS) 

A Prefeitura está investindo em tecnologia de ponta para otimizar o funcionamento do BRT Radial Leste. O projeto inclui a implantação de um Sistema Inteligente de Transporte (ITS), que permitirá o monitoramento contínuo dos ônibus, garantindo maior eficiência e pontualidade. O ITS também vai gerenciar o fluxo de tráfego, reduzindo o tempo de espera nas paradas e melhorando a fluidez na via. 

O sistema de monitoramento gerará dados em tempo real, que serão essenciais para decisões estratégicas e melhorias contínuas no serviço. Além disso, o sistema de câmeras com vídeo analítico garantirá a vigilância nas estações, contribuindo para a segurança dos passageiros e a prevenção de crimes, incluindo o combate ao assédio. As imagens serão compartilhadas com a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana e serão integradas ao programa Smart Sampa e ao Centro de Controle Operacional do BRT.  

Todos esses fatores contribuirão para o aprimoramento do desempenho e da eficiência da frota, promovendo uma mobilidade urbana mais ágil e levando mais qualidade de vida para a população.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960