Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Em Porto Alegre, Índice de satisfação com o transporte coletivo atinge meta de 2024

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Em 2022, o transporte coletivo de Porto Alegre teve Índice de Satisfação Geral de 5,9. Isso representa mais do que a meta projetada para 2024 (5,7) e acima de meta prevista para o ano passado (5,3).

O indicador resulta de pesquisa realizada pela Capital dentro das atividades propostas pelo grupo Benchmarking QualiÔnibus, programa que visa atrair e manter clientes no sistema, a partir da opinião de usuários.

A nota 5,9 é a representação da distribuição das 1370 respostas em que 58% declararam estar satisfeitos e 2,2% muito satisfeitos. “Desde que lançamos o programa Mais Transporte estamos ampliando a oferta com o foco em qualificar o serviço para o usuário. Essa pesquisa é o reflexo disso. Sabemos que há muito a fazer, mas com a análise diária das nossas equipes e dialogo frequente com as comunidades vamos seguir melhorando o transporte coletivo de Porto Alegre”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

A pesquisa foi realizada em novembro do ano passado com os usuários do transporte coletivo. “Analisar a experiência do usuário com pesquisas de satisfação é muito importante para avaliar a qualidade do serviço e nortear ações futuras para qualificar o sistema de transporte”, explica o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires. 

O indicador com maior satisfação foi 'atendimento ao cliente', com nota 7,3 (67% satisfeitos e 16% muito satisfeitos). Em relação às mudanças na pandemia, 91,6% dos clientes atuais já utilizavam o ônibus em 2019. Desses, 83,7% continuam usando o transporte coletivo na mesma frequência. Entre os clientes que reduziram o uso após a pandemia, mais da metade (56,1%) reduziu seus deslocamentos. Quanto à segurança no sistema de transporte coletivo em relação à Covid-19, 73,8% dos clientes já se sentem seguros.
Qualiônibus - O Programa QualiÔnibus tem por objetivo qualificar o serviço de transporte coletivo por ônibus. Desenvolvido pelo WRI Brasil, com o apoio financeiro e conceitual da FedEx Corporation, o Programa visa a atrair e manter clientes do sistema, melhorar a mobilidade e tornar mais sustentável o transporte nas cidades.

O QualiÔnibus é formado por cinco ferramentas (Pesquisa de Satisfação, Indicadores de Qualidade, Grupo de Benchmarking, Dia Um de Operação e Segurança em Primeiro Lugar) que possibilitam aos provedores do transporte coletivo criar um ciclo virtuoso de benefícios. Ao avaliar e melhorar o desempenho do transporte coletivo, a cidade poderá oferecer um serviço de maior qualidade para a população.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960